DESAER ATL-100

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36160
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: DESAER ATL-100

#271 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 16, 2023 2:30 am

Cassio escreveu: Ter Ago 15, 2023 9:36 pm A questão e a dúvida é o porque se desenvolver capacidades que já existem instaladas na base industrial nacional.
Creio que a questão não é desenvolver capacidades, mas, expandir, consolidar e saber administrar bem as que já temos.
Nada impede que novas iniciativas sejam realizadas no setor privado que tragam um plus a mais para a indústria e o mercado aeronáutico civil e militar do país. É dever do Estado zelar para que estas iniciativas encontrem caminho aberto, e azeitado, de preferência, para suas atividades. Até aí tudo bem.
Conquanto o Estado brasileiro nunca foi, e não é reconhecido por ser um facilitador do mercado e da iniciativa privada, pelo contrário, onde pode atrapalhar e tornar a vida mais difícil de quem empreende... :?
Na seara da defesa é mister que o Estado assuma suas responsabilidades e exerça o papel de mediador e integrador das soluções, contando com o apoio e a iniciativa do setor privado onde, como e quando oportuno e necessário for. Mas estamos longe disso também.
A Desaer deu azar de querer nascer em um país assim, onde inciativas diferentes do que estamos acostumados são sempre vistas e recebidas com desconfiança, medo e\ou são motivo de chacota e escárnio público de todo lado.
Enfim, não é o caso de reinventar a roda. É aproveitar, ou não, o que tem aí e investir mais ainda nas competência nacional instalada, com todos os riscos inerentes ao negócio. Para isso o Estado possui MD, ffaa's, técnicos e burocratas aos montes para avaliar e apontar as melhores alternativas.
Países desenvolvidos aceitam bem este dilema. Mas no Brasil, inovação e risco tanto para a administração pública quanto para grande parte da iniciativa privada são anátema ou palavrão.
Viva-se com isso.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36160
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: DESAER ATL-100

#272 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 16, 2023 2:47 am

Apenas para lembrar. Existe uma distância descomunal entre as reais demandas e necessidades materiais da defesa do país com o que as ffaa's pedem em seus planos\orçamentos e o que de fato os governos se dão o trabalho de tirar do papel, segundo seus próprios interesses. Ou a falta deles. O tal PAC recentemente lançado ilustra isso muitíssimo bem.

O governo atual tenta obter ganhos políticos e de imagem com os projetos já postos aí há anos, ou décadas, em alguns casos, como se fosse a última palavra em gestão pública financeira do setor de defesa, quando não passa na verdade de um jogo de empurra usando com palavras e gestos dissimilares.

Tanto que nenhum dos projetos que a Embraer tinha anunciado em anos recentes em parceira com a FAB lograram sequer aparece na lista de projetos estratégicos escolhidos, quando muita gente deve ter pensado que com este governo iria privilegiar novamente a indústria nacional. Não é o que estamos vendo nestes primeiros 8 meses de gestão.

Como tenho dito, os dois projetos da Desaer, uma vez tirados do papel tem a capacidade de cobrir inúmeros hiatos materiais nas três forças em diversas versões, como o foi o Bandeirante á sua época. Pelo menos MB e FAB possuem demanda para ambos os projetos, com a Avex se interessando pelo modelo leve do ATL.

Enfim, não é preciso dizer que nós temos plena capacidade de ditar financeiramente o destino dos projetos da defesa que hora capegam meio que sem rumo desde sempre por aqui. Afinal, se podemos investir mais de 1 trilhão de reais no curto prazo na economia do país, qual o problema em fazê-lo com mais empenho, zelo e vontade no setor de defesa?

A resposta nós encontramos em quem nós resolvemos colocar lá para nos representar. E de fato quem eles representam. Se a nós, a eles mesmos ou a outrem.

Parece que até hoje desde que se vota livremente neste país, para o setor de defesa, ainda não demos uma bola dentro.

Fazer o que.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36160
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: DESAER ATL-100

#273 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 03, 2023 1:07 pm




US$ 21 milhões para o ATL-300 e outros US$ 70 milhões para a fábrica em MG.
A aposta é alta.
Será que o nosso governo desenvolvimentista vai bancar estes projetos ou vai empurrar com a barriga para o próximo, ou para o dia de São Nunca :?:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: DESAER ATL-100

#274 Mensagem por Túlio » Ter Out 03, 2023 1:38 pm

FCarvalho escreveu: Ter Out 03, 2023 1:07 pm
US$ 21 milhões para o ATL-300 e outros US$ 70 milhões para a fábrica em MG.
A aposta é alta.
Será que o nosso governo desenvolvimentista vai bancar estes projetos ou vai empurrar com a barriga para o próximo, ou para o dia de São Nunca :?:
Bueno, uma coisa que falei a respeito mais acima já perdeu a validade: não dá mais pra vender estes desenhos como NFT, pois 95% das quais perderam todo o valor e os 5% que sobraram estão a troco de pinga. [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36160
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: DESAER ATL-100

#275 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 03, 2023 3:38 pm

Com o tal PAC da defesa sendo um embuste do tamanho das pretensões que tem, é bem capaz dos árabes comprarem e levarem embora para casa. A EDGE já deve ter tido contato, ou se não, ainda vai ficar sabendo da DESAER.
Uma chance de ouro para o EAU terem a sua própria indústria aeronáutica e já com filial no Brasil. :P
Aí vamos ver de quem vamos importar o próximo projeto de substituto dos aviões da FAB. :mrgreen:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
Agradeceram: 82 vezes

Re: DESAER ATL-100

#276 Mensagem por Fábio Machado » Qui Out 05, 2023 1:23 pm

FCarvalho escreveu: Ter Out 03, 2023 3:38 pm Com o tal PAC da defesa sendo um embuste do tamanho das pretensões que tem, é bem capaz dos árabes comprarem e levarem embora para casa. A EDGE já deve ter tido contato, ou se não, ainda vai ficar sabendo da DESAER.
Uma chance de ouro para o EAU terem a sua própria indústria aeronáutica e já com filial no Brasil. :P
Aí vamos ver de quem vamos importar o próximo projeto de substituto dos aviões da FAB. :mrgreen:
O problema é que eles estão vendendo uma imagem feita no computador. Tem que ter muita confiança aí. Se o gov paga e depois não leva fica pior. O risco é grande.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36160
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: DESAER ATL-100

#277 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 05, 2023 2:24 pm

Fábio Machado escreveu: Qui Out 05, 2023 1:23 pm
FCarvalho escreveu: Ter Out 03, 2023 3:38 pm Com o tal PAC da defesa sendo um embuste do tamanho das pretensões que tem, é bem capaz dos árabes comprarem e levarem embora para casa. A EDGE já deve ter tido contato, ou se não, ainda vai ficar sabendo da DESAER.
Uma chance de ouro para o EAU terem a sua própria indústria aeronáutica e já com filial no Brasil. :P
Aí vamos ver de quem vamos importar o próximo projeto de substituto dos aviões da FAB. :mrgreen:
O problema é que eles estão vendendo uma imagem feita no computador. Tem que ter muita confiança aí. Se o gov paga e depois não leva fica pior. O risco é grande.
O Bandeirante em 1969 também era. E nós nem tínhamos indústria aeronáutica no país. :wink:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
Agradeceram: 82 vezes

Re: DESAER ATL-100

#278 Mensagem por Fábio Machado » Qui Out 05, 2023 11:03 pm

FCarvalho escreveu: Qui Out 05, 2023 2:24 pm
Fábio Machado escreveu: Qui Out 05, 2023 1:23 pm

O problema é que eles estão vendendo uma imagem feita no computador. Tem que ter muita confiança aí. Se o gov paga e depois não leva fica pior. O risco é grande.
O Bandeirante em 1969 também era. E nós nem tínhamos indústria aeronáutica no país. :wink:
Sim, mas o projeto do Bandeirantes era do CTA, se eu não estiver enganado. Para construi-lo, fizeram uma empresa estatal, que era é a Embraer, ou seja, era um projeto do governo. Situação totalmente diferente da desaer. Repare que as FFAA não se juntam com nenhuma empresa que tem projeto só no papel. Empresas como xmobot e Stela tiveram que mostrar a que vieram para conseguir a atenção das autoridades.




Avatar do usuário
Duka
Avançado
Avançado
Mensagens: 654
Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
Localização: Lajeado, RS
Agradeceram: 140 vezes

Re: DESAER ATL-100

#279 Mensagem por Duka » Sex Out 06, 2023 5:53 am

Sem contar que já temos uma industria aeronáutica consolidada. Em termos de tecnologia, esse Dasaer não vai agregar muita coisa ao país. A própria Embraer colocou em banho maria o Stout, então creio que o mercado para esse tipo de aeronave não seja tão atrativo assim (e a Embraer é conhecida por estudar muito bem onde, como e quando entrar num mercado).

Melhor deixar a grana para coisas mais estratégicas atualmente (vant por exemplo).




Abraços
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 459 vezes

Re: DESAER ATL-100

#280 Mensagem por Cassio » Sex Out 06, 2023 6:44 am

FCarvalho escreveu: Qui Out 05, 2023 2:24 pm
Fábio Machado escreveu: Qui Out 05, 2023 1:23 pm

O problema é que eles estão vendendo uma imagem feita no computador. Tem que ter muita confiança aí. Se o gov paga e depois não leva fica pior. O risco é grande.
O Bandeirante em 1969 também era. E nós nem tínhamos indústria aeronáutica no país. :wink:
Pois é, por isso mesmo. Na época a produção do Bandeirante era uma maneira de se desenvolver a nossa indústria aeronáutica que existia, mas era incipiente. Virou um projeto de estado que ia muito além da aeronave em si.

Agora o cenário é totalmente outro. Nós temos uma indústria aeronáutica consolidada e torna-se arriscado jogar muito dinheiro numa iniciativa que até o momento não passou de Powerpoint, quando as prioridades da força são outras e de uma complexidade e custo maiores.

Acho que se a Desaer conseguir um financiador privado, se eles construírem e voarem um protótipo, e esta aeronave se mostrar promissora... aí, só aí, talvez as FA demonstrem algum interesse.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36160
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: DESAER ATL-100

#281 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 06, 2023 12:20 pm

Fábio Machado escreveu: Qui Out 05, 2023 11:03 pm
FCarvalho escreveu: Qui Out 05, 2023 2:24 pm O Bandeirante em 1969 também era. E nós nem tínhamos indústria aeronáutica no país. :wink:
Sim, mas o projeto do Bandeirantes era do CTA, se eu não estiver enganado. Para construi-lo, fizeram uma empresa estatal, que era é a Embraer, ou seja, era um projeto do governo. Situação totalmente diferente da desaer. Repare que as FFAA não se juntam com nenhuma empresa que tem projeto só no papel. Empresas como xmobot e Stela tiveram que mostrar a que vieram para conseguir a atenção das autoridades.
A DESAER amargou para seu azar 2 anos de pandemia, e por tudo que aconteceu antes e depois desta crise, para uma empresa que não passa de uma starup em uma sala em São José dos Campos, pelo tanto de recursos do próprio bolso que já foi investido nela, e até agora a empresa não foi desmantelada e nem nada, presumo que de alguma forma os donos devem ter encontrado quem queira assumir os riscos do empreendimento, inclusive no que tange o aspecto industrial, vide o terreno em Minas Gerais.

Se depois de tudo o que passamos e ainda apresentando mais um projeto, a empresa não acabou, e foi cada um cuidar da sua vida, é porque no mínimo existe alguma coisas por trás segurando a sua existência.

Talvez com o atual governo exista a possiblidade do BNDES financiar o projeto que, como mostrado no vídeo, tem custos em torno de 70 milhões de dólares para os investimentos na infraestrutura de uma fábrica. E se o banco pode financiar linhas de produção e construção de fábricas, pode e deve também custear o desenvolvimento das aeronaves.

Notar que o pessoal da DESAER já bateu anteriormente na porta do BNDES e levou um sonoro não na cara. Talvez agora as coisas mudem de figura. Afinal, é para isso que o banco existe.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36160
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: DESAER ATL-100

#282 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 06, 2023 12:25 pm

Duka escreveu: Sex Out 06, 2023 5:53 am Sem contar que já temos uma industria aeronáutica consolidada. Em termos de tecnologia, esse Dasaer não vai agregar muita coisa ao país. A própria Embraer colocou em banho maria o Stout, então creio que o mercado para esse tipo de aeronave não seja tão atrativo assim (e a Embraer é conhecida por estudar muito bem onde, como e quando entrar num mercado).
Melhor deixar a grana para coisas mais estratégicas atualmente (vant por exemplo).
Eu não acredito que o MD vá colocar um único centavo sequer no ATL-100\300, ainda que o projeto destes aviões caia como uma luva para as necessidades da FAB e demais forças.

Por outro lado a Embraer também não irá se meter novamente onde não é chamada no caso de novos projetos conjuntos com a FAB, que por agora está mais interessada em sobreviver e manter vivos o KC-390 e o Gripen E\F, o que por si já está sendo muito difícil.

No outro vídeo sobre o STOUT no tópico dos ETA, a empresa deixou o projeto de molho, a espera talvez de um sinal do governo e\ou FAB, ou do mercado, vide que o projeto pode ter aceitação no mercado civil sem maiores problemas. Existe espaço para ele aqui e lá fora. Mas para botar a mão nisso primeiro tem que ver se a empresa vai tirar do próprio bolso ou se vai arrumar quem queira financiar o mesmo, no caso o governo ou outro país. De qualquer forma, o projeto segue em banho maria até uma decisão, que deve demorar, visto que a empresa está focada em outros projetos para os próximos dez anos.

Até lá, aguardamos e vemos o que acontece. Os Bandeirante não vão durar para sempre.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36160
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: DESAER ATL-100

#283 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 06, 2023 12:35 pm

Cassio escreveu: Sex Out 06, 2023 6:44 am
FCarvalho escreveu: Qui Out 05, 2023 2:24 pm O Bandeirante em 1969 também era. E nós nem tínhamos indústria aeronáutica no país. :wink:
Pois é, por isso mesmo. Na época a produção do Bandeirante era uma maneira de se desenvolver a nossa indústria aeronáutica que existia, mas era incipiente. Virou um projeto de estado que ia muito além da aeronave em si.
Agora o cenário é totalmente outro. Nós temos uma indústria aeronáutica consolidada e torna-se arriscado jogar muito dinheiro numa iniciativa que até o momento não passou de Powerpoint, quando as prioridades da força são outras e de uma complexidade e custo maiores.
Acho que se a Desaer conseguir um financiador privado, se eles construírem e voarem um protótipo, e esta aeronave se mostrar promissora... aí, só aí, talvez as FA demonstrem algum interesse.
Como eu disse antes, não acredito que a FAB vá colocar um centavo neste projeto, e também que a DESAER deve ser que nem gato, deve ter umas sete vidas depois de tudo que se passou nos períodos pré e pós pandemia. Muita gente maior que uma starup virou poeira e eles de algum modo continuam aí.

Talvez se o BNDES fizer o seu trabalho, que é financiar a economia, a pesquisa e a produção neste país, a DESAER possa tirar o seus projetos do papel. Os donos já bateram à porta do banco antes, que não lhes foi aberta, sabe-se lá porque. Mas estamos em outros tempos e talvez agora o banco volte a ter mais importância à sua função primária que é financiar o desenvolvimento do país.

E o que a DESAER quer para botar o seu bloco na rua de fato é muito menos do que muita gente por aí leva do banco estatal, inclusive a Embraer. É troco de pinga. Vamos ver o que acontece mais para frente.

Financiar uma nova indústria aeronáutica no país não deveria gerar toda essa celeuma como se isso fosse implicar em problemas para uma empresa gigante e muito bem estabelecida como a Embraer. Pelo contrário, se tivermos um mínimo de racionalidade na questão, a DESAER pode muito bem ser um complemento ao que a Embraer não quer e não julga importante para si em termos de mercado. E existe mercado para os produtos de ambas no Brasil, tanto militar como civil. Mas o Estado precisa fazer a sua parte. Não somos os USA, Rússia e China para deitar e rolar em matéria de iniciativas tecnológicas, ciência e pesquisa. Se a mão do Estado não fizer a sua parte no pouco que conseguimos fazer neste aspecto, então estamos condenados e nos condenando para a eternidade a não passar desta imensa relação casa grande e senzala para o mundo. E fica tudo bem, para os outros, claro.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36160
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: DESAER ATL-100

#284 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 06, 2023 12:52 pm

Muito já foi falado sobre estes projetos da DESAER, e quase virou um problema dialógico sem fim, mas venhamos e convenhamos, quantos empregos, renda, investimento em PDI, indústria, qualificação e formação de mão de obra, impostos e outras questões não menos importantes a concretização destes projetos podem trazer para um país que vive à mingua da suas exportações via agro, e que não geram valor agregado em nada para as contas do país, a não ser permitir que os grandes empresários rurais comprem as suas RAM 3500 zero bala novinhas todo ano?

Para um país que vem numa crescente desindustrialização há anos, e que não faz muita coisa para sanar esta escalada, investir na concretização do ATL-100 e ATL-300 pode ser considerado até mesmo uma obrigação, visto que não temos muitas iniciativas com o mesmo atrativo em termos de PDI e indústria que a DESSAER pode trazer consigo.

Não estou dizendo que a FAB tem obrigação de comprar nada da empresa, mas que o Estado na sua função primária de manter um ambiente favorável e estável para o empreendimento privado tem que fazer o seu dever de casa, seja financiando, quando o mercado financeiro privado não o fizer por falta de interesse ou vontade, seja para fomentar o cito ambiente onde a iniciativa privada não vê perspectivas de lucratividade a curto prazo, como é de praxe no Brasil.

É hora de fazer as contas de verdade e ver quantos empregos e renda geramos para o país com o estabelecimento de mais uma empresa aeronáutica no país. E digo isso pensando em todos os empregos diretos e indiretos que o processo de consolidação da DESAER traz consigo, visto que a empresa, do projeto ao apoio pós venda irá gerar em seu entorno uma miríade de empregos e renda, além de outras iniciativas para a fomentação da parte industrial dos aviões, e também do seu apoio em operação. A lógica é a mesma por trás dos produtos da Embraer.

Ou será que toda a cadeia logística industrial e comercial por trás dos aviões da Embraer no Brasil está aí desde sempre e não depende dela para continuar existindo e mesmo se expandir?

Quanto vale um ATL-100 ou ATL-300 para as forças armadas, órgãos do Estado, e mercado privado que o dinheiro neles investidos não se justifique na multiplicação e na consistência de mais e melhores emprego e renda, industrialização e progresso da PDI no Brasil?

Ou podemos nos dar ao luxo de deixar pra lá este tipo de iniciativa e cada um que se vire do seu jeito, posto que o agro é pop, o agro é tech, o agro é tudo para nós... :roll:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36160
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: DESAER ATL-100

#285 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 06, 2023 1:07 pm

Imagem

https://www.abag.org.br/

Para quem quiser ver notícias e informações sobre o setor civil comercial de aviação geral no Brasil.
E ele não é pequeno.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder