DESAER ATL-100

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#316 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 30, 2023 10:44 pm

Cassio escreveu: Qui Nov 30, 2023 3:02 pm De novo esta história?!?
E porque não?
Prefiro uma solução nacional com geração de emprego, renda e PDI para e por brasileiros do que simplesmente enriquecer o bolso de quem já é muito rico lá fora.
A obrigação do Estado em relação à Defesa é justamente incentivar a indústria e a PDI nacional. Se não for o Estado, não espere que a iniciativa privada o faça.
Não no Brasil.
Ademais, o projeto da Avex da asa fixa é para a próxima década. Tem tempo de sobra para arrumar a nossa casa.
Ou preferes deixar tudo na mão de importações de ocasião e aumentar, mais ainda, a nossa dependência externa em um setor sabidamente imprescindível à manutenção de um mínimo de autonomia do país, já castigado até a alma pelo estigma do agro?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: DESAER ATL-100

#317 Mensagem por Cassio » Sex Dez 01, 2023 7:13 am

Enquanto a tal da DESAER não mostrar alguma evolução, saindo do PPT para o mundo real, eu vou continuar duvidando que o tal projeto seja algo factível.

Se existir um real interesse de EB e MB em adquirem uma quantidade razoável de aeronaves, acredito que a Embraer entra na parada e adeus DESAER.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: DESAER ATL-100

#318 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 01, 2023 7:44 am

Cara, na moral, a DESAER está ai há anos, já apresentou isso até pra Árabe e nem Árabe quis investir nisso, mas aqui tem essa viagem na maionese. Internamente, ninguém leva muito à sério esses caras pois são uma Turbomachine piorada, é uma empresa que projeta mas não constrói protótipo. A Turbomachine ao menos produz protótipo e vende um projeto pronto, tanto que a TJ-1000 é produzida pela Avibrás lá em Jambeiro mesmo, mas e a DESAER?

Se esses caras fizeram ao menos um ensaio, sei lá, entra em parceria com alguma empresa pra desenvolver um modelo de ensaio, nem precisa ser um protótipo em si, mas o que a DESAER tem à oferecer além de um ppt e um desejo de dinheiro?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#319 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 01, 2023 10:46 am

Cassio escreveu: Sex Dez 01, 2023 7:13 am Enquanto a tal da DESAER não mostrar alguma evolução, saindo do PPT para o mundo real, eu vou continuar duvidando que o tal projeto seja algo factível.
Se existir um real interesse de EB e MB em adquirem uma quantidade razoável de aeronaves, acredito que a Embraer entra na parada e adeus DESAER.
Como os próprios donos da empresa já disseram, levaram porta na cara seguidamente de BNDES e outros bancos nacionais, e isso várias vezes.
Nenhum banco neste país se interessa por investimentos de risco, como o são naturalmente os projetos voltados para o setor aeronáutico e aeroespacial. Mesmo os bancos estatais que deveriam zelar por tais empreendimentos.
Hora, como é possível fazer um protótipo ou coisa que o valha se ninguém aqui quer financiar o projeto?
Todo mundo sabe que no Brasil o setor financeiro é avesso até o osso a qualquer tipo de investimento em PDI. A Embraer foi e ainda é vítima disso há décadas. Por aqui só se bota dinheiro a curtíssimo prazo e com retorno líquido e certo. Mas sabes bem disso também.
E conseguir dinheiro lá fora sem ao menos ter referenciais concretos no próprio país é quase impossível.
Quanto à demanda, ela existe há mais de 10 anos nas três forças e já debatemos muito isso aqui. Todos sabem disso. E em quantidades que somadas tornam mais que facilitada a montagem de uma linha de produção.
A Avex voltou a planejar asa fixa a si. A FAB tem suas demandas reais, enquanto a aviação naval tem suas próprias prioridades na asa fixa.
O Estado pode fazer o seu trabalho, e incentivar a PDI e a indústria nacional, criando empregos, renda, impostos, pesquisa e desenvolvimento.
Mas, parece que no teu caso, simplesmente é mais fácil deixar tudo isso de lado apenas para a Embraer arrumar mais uma boca com dinheiro público à revelia de quaisquer condições das ffaa's e indiferente aos interesses do país em relação à sua BIDS. Nada contra, é apenas um pensamento racional e lógico de quem quer manter o emprego e pagar as contas no final do mês.




Editado pela última vez por FCarvalho em Sex Dez 01, 2023 10:56 am, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#320 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 01, 2023 10:55 am

gabriel219 escreveu: Sex Dez 01, 2023 7:44 am Cara, na moral, a DESAER está ai há anos, já apresentou isso até pra Árabe e nem Árabe quis investir nisso, mas aqui tem essa viagem na maionese. Internamente, ninguém leva muito à sério esses caras pois são uma Turbomachine piorada, é uma empresa que projeta mas não constrói protótipo. A Turbomachine ao menos produz protótipo e vende um projeto pronto, tanto que a TJ-1000 é produzida pela Avibrás lá em Jambeiro mesmo, mas e a DESAER?
Se esses caras fizeram ao menos um ensaio, sei lá, entra em parceria com alguma empresa pra desenvolver um modelo de ensaio, nem precisa ser um protótipo em si, mas o que a DESAER tem à oferecer além de um ppt e um desejo de dinheiro?
A resposta é simples. Não conseguem porque ninguém neste país que vive de especulação financeira quer ou admite investimentos em setores de risco como o aeronáutico e aeroespacial. Mesmo os bancos públicos, e um tal de BNDES, que não por acaso existe para isso mesmo.
Não financia o projeto da DESAER, mas querem botar dinheiro do nosso bolso, de novo, em gente endividada até a alma com ele lá fora, a bem dos companheiros, e pelo bem maior da revolução... :x
Como já mostrei aqui inúmeras vezes, o mercado interno tem abertura e espaço para os dois projetos da DESAER, mas, como aviação regional no Brasil é um saco de pancada de quase todo mundo no setor, sequer conseguem comprar os aviões que a empresa oferece. E o Estado, responsável pela salubridade deste setor da vida econômica do país está cagando e andando se ele vive ou morre.
Se querem tanto baratear passagens aéreas e ver mais pobres viajando, ao invés de dar mais uma bolsa esmola de 200 reais como querem, seria muito mais lógico e vantajoso investir na aviação regional e colocar mais de 2 mil cidades pequenas e médias dentro do negócio da aviação nacional. E a preços e custos acessíveis a tudo que é pobre que tanto adoram e defendem.
Mas não, é mais simples dar uma esmolinha ali, outra aqui. É o bom e velho pão e circo de sempre.
E brasileiro adora isso.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: DESAER ATL-100

#321 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 01, 2023 11:14 am

Flávio, cara, na boa, recomendo dá uma estudada como funciona esse mundo que claramente você está fora da rotação dele.




Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: DESAER ATL-100

#322 Mensagem por Cassio » Sex Dez 01, 2023 2:05 pm

Caro FCarvalho,

Já participei do envio de propostas de financiamento para o BNDES. É preciso mostrar que tem um projeto consistente, com um bom Business Plan, e com real capacidade de sucesso e de retorno do investimento solicitado.

Não basta bater na porta do banco com um ppt e sair de lá com milhões no bolso. Se fosse assim já teria ido lá faz tempo ... Pois PPT faço muito bem.

E, para sua informação, não estou aqui querendo mais uma boquinha para a Embraer, assim me ofende. O que eu quis demonstrar é ... Mas hora que as forças armadas emitirem um RFI sobre uma aeronave nesta categoria, com interesse de comprar uma quantidade razoável, é quase certo que a Embraer venha a colocar sua proposta. E com todo o seu background e relacionamentos já estabelecidos com as forças armadas, seria muito complicado a proposta em PPT de uma empresa que não passa de um escritório numa encubadora, vencer tão certame.

Não estou querendo favorecer a minha empresa, mas esta é a realidade.

Entretanto se a DESAER começar a mostrar serviço e tirar sua ideia das telas do computador, trazer parcerias, clientes potenciais interessados, etc... Aí suas chances aumentam. Mas o silêncio no rádio não é bom sinal.

E você fala de demanda das forças armadas. Enquanto não tiver interesse formal, é apenas uma demanda futura potencial. Parece ser mais vontade sua do que das FAs.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#323 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 02, 2023 1:56 am

Cassio escreveu: Sex Dez 01, 2023 2:05 pm Caro FCarvalho,
Já participei do envio de propostas de financiamento para o BNDES. É preciso mostrar que tem um projeto consistente, com um bom Business Plan, e com real capacidade de sucesso e de retorno do investimento solicitado.
Não basta bater na porta do banco com um ppt e sair de lá com milhões no bolso. Se fosse assim já teria ido lá faz tempo ... Pois PPT faço muito bem.
E, para sua informação, não estou aqui querendo mais uma boquinha para a Embraer, assim me ofende. O que eu quis demonstrar é ... Mas hora que as forças armadas emitirem um RFI sobre uma aeronave nesta categoria, com interesse de comprar uma quantidade razoável, é quase certo que a Embraer venha a colocar sua proposta. E com todo o seu background e relacionamentos já estabelecidos com as forças armadas, seria muito complicado a proposta em PPT de uma empresa que não passa de um escritório numa encubadora, vencer tão certame.
Não estou querendo favorecer a minha empresa, mas esta é a realidade.
Entretanto se a DESAER começar a mostrar serviço e tirar sua ideia das telas do computador, trazer parcerias, clientes potenciais interessados, etc... Aí suas chances aumentam. Mas o silêncio no rádio não é bom sinal.
E você fala de demanda das forças armadas. Enquanto não tiver interesse formal, é apenas uma demanda futura potencial. Parece ser mais vontade sua do que das FAs.
Olá Cássio.

Conheço os regulamentos e a burrocracia estatal para financiamentos públicos e posso dizer que o BNDES não é diferente de outros fomentadores públicos, e de fato, conseguir dinheiro do governo para investimento em ciência e tecnologia, ou outro setor menos abastado e sem o mesmo sex appeal do agro é quase impossível.

Quanto à demanda das forças, ela existe, com a Avex oficialmente apresentando sua demanda ao governo e o planejamento correspondente. Trata-se da compra de 12 aeronaves leves até o final desta década, com entrada em operação a partir de 2030. A FAB também apresentou sua demanda oficial no começo do ano ao atual governo, apontando o Cessna C-408 como substituto. Nem falaram em concorrência. Como eu disse, são 6 ETA ativos hoje. É só fazer as contas. Existe quase uma centena de C-95\97\98 em operação. A asa fixa na aviação naval é hoje uma incógnita. Porém, os P-95M deverão também ser substituídos. Por qual vetor, não se sabe, e a FAB também não se manifestou a este respeito.

Aliás, a Embraer já tem o projeto do STOUT que seria feito em parceria com a FAB, mas que foi defenestrado em favor da manutenção do pagamento dos boletos do KC-390 e Gripen E\F. Mas esta foi uma escolha da FAB, dada sua incapacidade financeira de arcar com mais este investimento. Conquanto, o projeto foi congelado, não cancelado, como afirma a empresa. Ou seja, na hora que o governo, este ou qualquer outro, resolver quebrar o galho da força aérea, a Embraer por motivos óbvios será a indicada para resolver o problema, tendo a resposta já pronta na forma do STOUT, com as devidas adaptações que o tempo exigir.

Requisitos técnicos já existem na prática, e até discutimos isso no tópico do STOUT aqui. E eles não mudarão em tempo previsível, já que o objetivo continua sendo o mesmo, um substituto capaz de dar conta das missões do Bandeirante, e de quebra do Brasília e Caravan. Se houver um RFI, e não acredito que haja, ele será direcionado ao avião da Embraer.

De qualquer forma, na minha visão, é dever do Estado zelar, proteger e incentivar a BIDS com todos instrumentos possíveis, tal como reza a lei. E investimento de risco é lugar comum quando se fala de C&T e PDI. O ATL-100 foi projetado para atender aos requisitos da Avex quando da primeira tentativa de incorporar a asa fixa. E estes não mudaram de lá para cá, assim como não foram apresentados novos. Ou seja, tecnicamente, o avião da DESAER atende ao que a Avex propôs.

A meu ver, sob quaisquer aspectos de análise de políticas de Estado para a Defesa e a indústria, principalmente o setor aeronáutico\aeroespacial brasileiro, é salutar, racional, lógico e faz bem ao país como um todo que o Estado invista no ATL-100, a priori, no sentido de atender as demandas já apresentadas pelas forças. Os números totais podem ser desconhecidos de público, mas não o são do Ministério da Defesa, do Congresso e menos ainda do Palácio do Planalto.

A questão fulcral é, alguém realmente se importa?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: DESAER ATL-100

#324 Mensagem por Cassio » Sáb Dez 02, 2023 7:07 am

Mas aí é que está... Cadê a demanda das FA??

Se a FAB vai de algo da Embraer como você diz, o que sobra para a DESAER? 12 aeronaves para o EB? Isso não justifica um projeto.

Lembre que a DESAER não quer apenas um cliente, quer alguém que banque não só o desenvolvimento como todo a construção da fábrica.
E a demanda das nossas FA (se existir, pois por enquanto são desejos), não me parece suficiente para tal investimento.
Se a DESAER ficar com o pires na mão esperando por milhões do governo por causa de um ppt, vai morrer sem nada.
Tem que fazer a lição de casa. Se empresas por aí, com protótipos de mísseis, viaturas e sistemas de defesa até já com protótipos estão a míngua, imagina uma startup apenas com um ppt.
E ainda mais para produzir algo que não agrega nada em termos de tecnologia ao pais. Nada que já não tenhamos ou saibamos fazer.
Tivemos a NOVAER que estava a anos luz da DESAER, com produtos voando, com verdão civil oferecida e nem assim não deu em nada. Então não vejo motivos para acreditar na DESAER.
Temos uma enorme frota de aeronaves nos aeroclubes que já está ficando velhinha, temos muita demanda por aeronaves agrícolas... Porque não começar por aí?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#325 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 03, 2023 2:37 pm

Cassio escreveu: Sáb Dez 02, 2023 7:07 am Mas aí é que está... Cadê a demanda das FA??
Se a FAB vai de algo da Embraer como você diz, o que sobra para a DESAER? 12 aeronaves para o EB? Isso não justifica um projeto.
Lembre que a DESAER não quer apenas um cliente, quer alguém que banque não só o desenvolvimento como todo a construção da fábrica.
E a demanda das nossas FA (se existir, pois por enquanto são desejos), não me parece suficiente para tal investimento.
Se a DESAER ficar com o pires na mão esperando por milhões do governo por causa de um ppt, vai morrer sem nada.
Tem que fazer a lição de casa. Se empresas por aí, com protótipos de mísseis, viaturas e sistemas de defesa até já com protótipos estão a míngua, imagina uma startup apenas com um ppt.
E ainda mais para produzir algo que não agrega nada em termos de tecnologia ao pais. Nada que já não tenhamos ou saibamos fazer.
Tivemos a NOVAER que estava a anos luz da DESAER, com produtos voando, com verdão civil oferecida e nem assim não deu em nada. Então não vejo motivos para acreditar na DESAER.
Temos uma enorme frota de aeronaves nos aeroclubes que já está ficando velhinha, temos muita demanda por aeronaves agrícolas... Porque não começar por aí?
Vamos por partes.

A demanda das ffaa's para aeronaves leves da FAB está estabelecida oficialmente, só não foi divulgada à público. Os números foram informados ao PR no começo do ano, enquanto o EB determinou, também oficialmente, sua demanda em 12 aeronaves. Está no planejamento estratégico de uma e outra força armada. A falta de um RFI, RFQ ou RFP neste momento, não quer dizer que a demanda não exista. Ela existe e o poder público tem plena ciência dela. Só não está no cronograma de curto prazo do governo sua realização.

Quanto ao que a DESAER quer, lamento, mas não faço ideia, além daquilo que sabemos de público. Há tempos não há notícias ou informações sobre o estado da empresa. Obviamente que os produtos dela se encaixando naquilo que são as demandas apresentadas pelas forças, é dever do ministério da defesa orientar o que pode e deve ser feito em termos de apoio à BIDS, tal como reza a PND, END e Livro Branco da Defesa. Se o MD é capaz, ou não, ou mesmo tem vontade\intenção de orientar na prática tais encaminhamentos relativos aquela empresa e a aviação de transporte das ffaa's, a saber.

Quanto a agregar tecnologia, penso que nem tudo pode ser feito, ou deixar de se fazer, tendo como premissa obrigatória este aspecto do mundo aeronáutico. O Cessna C-408, e outros aviões similares que estão aí há décadas, são prova de que nem sempre é necessário e\ou impositivo que toda nova solução\produto para o nível de aviação de que se trata o ATL-100 tenha que ser algo revolucionário ou inovador. As vezes, fazer o básico bem feito, e como avanços concretos onde realmente interessa aos operadores é a grande sacada em que novidades tecnológicas podem fazer de fato toda a diferença.

Atualmente a única coisa realmente diferente neste setor é a questão da motorização elétrica e dos novos combustíveis ecológicos. Ambas tecnologias ainda sem maturidade para serem implementadas no curto prazo comercialmente. Para a realidade da maioria, senão todas, as empresas que trabalham no Brasil hoje na aviação geral, transporte regional e táxi aéreo (mercado foco do avião da DESAER), fazer bem o serviço com ganhos reais onde os custos operacionais mais apertam estas empresas já é um baita ganho. E isto o projeto do ATL-100 consegue fazer sem precisar apresentar inovações industriais e tecnológicas desnecessárias. Paras as necessidades das ffaa's, robustez, simplicidade de manutenção e logística, capacidade de carga e pessoal adequadas, e principalmente, alta taxa de disponibilidade, são mais importantes do que novidades tecnológicas e de engenharia. Idem para o setor privado.

É só perguntar para qualquer táxi aéreo aqui da região o que eles acham, se tivessem que escolher entre um ATL-100 e um Caravan para o tipo de trabalho que eles fazem, que não é apenas o que está descrito no CNPJ delas.

Enfim, creio que esperar pelo patrocínio do Estado, mesmo sendo ele a via de acesso mais lógica e racional à concretização dos projetos da DESAER frente às demandas que se tem, públicas e privadas, tão concretas quanto reais, para o médio e longo prazo, infelizmente não irá acontecer em tempo previsto, mesmo MD, MCTI, MJ e demais ministérios e órgãos públicos que poderiam se beneficiar direta e indiretamente dos projetos da empresa, tendo plena ciência da sua existência e dos amplos benefícios para suas atividades fim, além da iniciativa privada, no campo comercial, industrial, tecnológico e PDI.

Como sempre digo, Defesa no Brasil não dá voto, e nem gera marketing pessoal eleitoral. E se não elege político, então não serve para nada. Próximo da fila...




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#326 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 03, 2023 2:52 pm

Cassio escreveu: Sáb Dez 02, 2023 7:07 am Tivemos a NOVAER que estava a anos luz da DESAER, com produtos voando, com verdão civil oferecida e nem assim não deu em nada. Então não vejo motivos para acreditar na DESAER.

Temos uma enorme frota de aeronaves nos aeroclubes que já está ficando velhinha, temos muita demanda por aeronaves agrícolas... Porque não começar por aí?
Duas situações peculiares, independentes, mas complementares entre si.

O caso da NOVAER foi de simples burrice, ou ingenuidade, dos gestores da empresa. Ou talvez de olho grande mesmo.
A empresa já tinha um produto que se mostrava excelente para substituir os T-25 Universal na AFA, mas, fato é que nem FAB, nem MD, nem governo e nem ninguém em Brasília moveram uma palha para apoiar o modelo proposto e seu desenvolvimento. Mesmo todo mundo sabendo da situação dos Universal. Ou seja, de parte da administração pública houve pura e simples omissão e negligência no caso. E a empresa, mesmo diante desta errática situação foi querer inventar fazer um avião pago por estrangeiros sem receber por isso, ou, talvez, acreditando que fosse receber algo uma vez o protótipo estando pronto. Não sei o que escreveram no contrato, mas, eles simplesmente foram passados para trás, de novo, desta vez por empresa privada. Erraram duas vezes ao acreditar que somente tendo bons produtos seria o suficiente para arrumar a vida da empresa. Idem a DESAER.

Com relação a segunda, o problema segue o mesmo da NOAVAER\DESAER. Quem vai propor inovação nestes setores se nem o poder público que um dos maiores clientes investe nele, ou sinaliza facilitar a vida da iniciativa privada no sentido de prover soluções que possam obtidas a partir da indústria local?

Tenho cá para mim que muita gente deve ter pensado nisso também, mas, em um país onde aviação ainda é visto como um hobby de gente estupidamente rica, pobre e indigente não tem vez, e muito menos dá voto na hora que se precisa dele. E pobre não vai em aeroclube, não faz plantação a nível comercial, etc. E por aí vamos.

Quem é que vai querer arriscar em um país onde indústria não tem sequer a mesma relevância de outros setores menos abastados para os engravatados de Brasília?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: DESAER ATL-100

#327 Mensagem por Cassio » Dom Dez 03, 2023 4:58 pm

Não sei onde leu que o projeto de um avião desta categoria deve ser tecnológico ou revolucionário. Eu disse exatamente o oposto.
Por isso um projeto deste não teria novidade em termos de tecnologia para o país.
Quanto ao resto segue o baile... Militares tem desejos, FAs tem demandas de médio prazo, prioridade não há, governo não tem dinheiro para investir... E a DESAER tem PPT!!!

Tudo para dar certo!!! Só que não!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#328 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 03, 2023 9:14 pm

Cassio escreveu: Dom Dez 03, 2023 4:58 pm Não sei onde leu que o projeto de um avião desta categoria deve ser tecnológico ou revolucionário. Eu disse exatamente o oposto.
Por isso um projeto deste não teria novidade em termos de tecnologia para o país.
Quanto ao resto segue o baile... Militares tem desejos, FAs tem demandas de médio prazo, prioridade não há, governo não tem dinheiro para investir... E a DESAER tem PPT!!!
Tudo para dar certo!!! Só que não!
O único detalhe que pareces não dar relevância é que já existe hoje planejamento, cronogramas e custos estabelecidos para investimento na seara pública militar para os vetores apontados, de forma a estabelecer prioridades, e claro, o orçamento necessário para sua consecução. Então, não há como negar a necessidade, a demanda e seu planejamento concreto. Não são desejos, mas planejamento público.
O poder público pode-se até omitir-se, negligenciar o fato, ou mesmo tornar-se indiferente a ele, mas isto é algo que escapa ao domínio e capacidades de resolução dos militares. O MD deveria prestar para alguma coisa, principalmente, nestes casos.
Então, se tudo isso não é suficiente para fazer o MD, congresso e governo se mexerem para resolver a questão, o problema não é das ffaa's, da indústria ou da falta de alternativas\projetos, na verdade é bem outro.
Ademais, exatamente por não ser tecnológico, sequer se deveria aventar importar soluções para a substituição dos aviões da FAB e a inserção da asa fixa do EB, quando temos aqui tudo em mãos.
A parte decisória técnico-administrativa nós já fizemos. FAB e EB sabem exatamente o que querem. A parte política é que f... todo o resto. E para esta, desgraçadamente, nem apoio e\ou empolgação se encontra por estes tempos, a fim de cobrar quem de obrigação. Vida dura essa de país rei do agro.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1898
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: DESAER ATL-100

#329 Mensagem por arcanjo » Sex Dez 15, 2023 5:52 pm

Fábrica de aviões da Desaer em Araxá não sai do papel
Expectativa era erguer unidade às margens do Aeroporto Romeu Zema, na cidade

https://diariodocomercio.com.br/wp-content/uploads/2023/12/FOTO-A-credito-DIVULGACAO-DESAER.jpg

https://diariodocomercio.com.br/economi ... apel/#gref

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#330 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 15, 2023 6:28 pm

O Brasil é agro. E o agro é pop, o agro é tech, o agro é foda, o agro é tudo. :?

Viva-se com este atraso e a eterna relação medíocre tipo casa grande e senzala a que estamos condenados.

Não porque fomos condenado, mas, porque nos condenamos todos os dias a passar à eternidade como mascates de milho, soja e feijão para alimentar as bocas que fomentam as indústrias de outrem.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder