DESAER ATL-100

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36177
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#286 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 06, 2023 1:15 pm

Investimento em aviação regional deve chegar a R$ 1 bilhão em 2 anos

https://www.abtc.org.br/index.php/notic ... -anos.html


Notícia de 2019, mas ainda bem atual, visto que mal ou bem o setor privado estará à frente da maioria dos aeroportos regionais no país até o final desta década. E se o governo também não fizer a sua parte, mesmo todos esses bilhões prometidos das empresas privadas não será bem utilizado se não tivermos a capacidade de prover as empresas regionais os insumos necessários para poder manter e expandir seus negócios.

Oferecer alternativas nacionais à aviação regional é também uma forma de financiar o desenvolvimento do país. A corrente é longa e expansiva.




Editado pela última vez por FCarvalho em Sex Out 06, 2023 1:26 pm, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36177
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#287 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 06, 2023 1:19 pm

ECONOMIA
Aviação regional perde demanda crescente sem interiorização
É necessário investir em infraestrutura aeroportuária para que aviação regional cresça e conecte o paísov

https://www.jota.info/coberturas-especi ... l-06042021

Um outro exemplo da necessidade do Estado fazer a sua parte na manutenção de um sistema e ambiente econômico favorável ao investimento privado de forma a fomentar novas iniciativas e assegurar a expansão das já existentes.
Neste aspecto, também investir na industrialização do país via modal aeronáutico é algo tão simples e lógico quanto necessário.
Todos os grandes países, com setores aeronáuticos potentes tem isso muito claro e patente.
E nós não somos, e não podemos nos dar ao luxo de ser, caso queiramos ir além de mero exportadores de grãos.




Editado pela última vez por FCarvalho em Sex Out 06, 2023 1:26 pm, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36177
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#288 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 06, 2023 1:25 pm

Quem são? Para onde vão?: o segmento aéreo regional no Brasil
Ana Paula Camilo Pereira

https://journals.openedition.org/confins/11419?lang=pt

Com as privatizações dos grandes aeroportos trazendo consigo no modelo atual a obrigatória gestão de aeroportos regionais e secundários, vislumbra-se para os próximos anos muitos investimentos em novas aeronaves, o aumento da malha aérea e também da infraestrutura.
É um bom momento que o setor está tendo, e as expectativas de investimento e melhoria de condições gerais para a aviação regional e suas empresas traz a esperança de que o setor finalmente consiga sair do ostracismo em que está jogado desde sempre.
Haverá investimento privado em diversas áreas. Aproveitar o momento gerando emprego e renda além de produtos adequados ao setor também é algo que podemos e devemos fazer em vista das capacidades que temos aqui.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: DESAER ATL-100

#289 Mensagem por Cassio » Sáb Out 07, 2023 4:03 am

O problema é que não basta ir ao BNDES com um ppt debaixo do braço para conseguir a grana.
O banco precisa de garantias, precisa ter claro como o dinheiro vai retornar.
Precisa ter segurança de que a empresa é capaz de tocar os projetos.
Nada disso foi desmonstrado ainda.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36177
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#290 Mensagem por FCarvalho » Sáb Out 07, 2023 9:58 pm

Cassio escreveu: Sáb Out 07, 2023 4:03 am O problema é que não basta ir ao BNDES com um ppt debaixo do braço para conseguir a grana.
O banco precisa de garantias, precisa ter claro como o dinheiro vai retornar.
Precisa ter segurança de que a empresa é capaz de tocar os projetos.
Nada disso foi desmonstrado ainda.
Até onde sabemos de público, a DESAER tem os projetos dos seus aviões há mais de 5 anos, desde que foram apresentados. Eu particularmente tenho em mente que se a empresa não faliu por pura e simples falta de interesse do mercado nas suas ideias é porque tem eles no mínimo tem algo de concreto nas mãos, ou as costas muito largas.

Outras iniciativas como estas por muito menos fecharam e ninguém mais ouviu falar. É no mínimo estranho que o governo de MG e a prefeitura da cidade dizem irão construir a fábrica deles cederia terrenos e tudo o mais para uma empresa que não tem mais do que PPT nas mãos.

Tem caroço nesse angu. A DESAER não é apenas mais do mesmo que se vê muito por aí. São gente que sabe o que faz e onde pisa. Não são neófitos. De alguma forma eles devem ter lá um ás na manga para não terem sido defenestrados até hoje e acabar de vez com essa história de ATL.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Duka
Avançado
Avançado
Mensagens: 654
Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
Localização: Lajeado, RS
Agradeceram: 140 vezes

Re: DESAER ATL-100

#291 Mensagem por Duka » Ter Out 10, 2023 12:34 pm

Sei não...
Junho/22 -> obra deve começar em setembro/22
Abril/23 -> obra deve começar em maio/23

"Os responsáveis pela Desaer encaminharam no dia 17 de março, em resposta à prefeitura, informações que o cronograma se encontra atrasado em função das recentes alterações ocorridas na economia mundial, com reflexos no Brasil.

Em sua justificativa a empresa cita os efeitos da pandemia da Covid-19 da Guerra entre a Rússia e a Ucrânia, além de inflação, taxa de juros e problemas recentes de crédito no Brasil e em bancos americanos serem os maiores impactantes nas negociações que estavam em andamento da empresa.

“Não obstante, a Desaer tem convicção de que, dada a qualidade do seu projeto e tão logo os mercados de capitais se ajustem ao novo normal de risco e rentabilidade, conseguirá avançar nas negociações com os investidores (o que ainda que a passos lentos, já vem acontecendo) e, assim, poder apresentar um cronograma fidedigno de obras”, informou o ofício encaminhado pela empresa à Prefeitura
."

Essa "empresa" não vai chegar a lugar algum. Tem um projeto de CAD, alguma vontade e mais nada. Nem $ pra começar nem muito menos interessados... Enrolar político de município com conversa mirabolante é a coisa mais fácil do mundo (até porque o simples anúncio já rende votos na próxima eleição).

https://www.portalimbiara.com.br/notici ... no-projeto




Abraços
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36177
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#292 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 11, 2023 5:34 pm

A ver se esta nova bofetada na cara da aviação de transporte da FAB arruma em termos de novidades para ela no futuro a curto e médio prazo.

Porque usar avião VIP e KC-390 para missão de repatriação a quase 10 mil km de distância é de lascar. :|




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: DESAER ATL-100

#293 Mensagem por Cassio » Qua Out 11, 2023 10:22 pm

É só pegar este projeto da DESAER e botar nas mãos da Embraer, que o redesenha e o transforma num produto real. Não precisa se arriscar criando outra empresa do zero quando já existe uma que pode dar conta do recado.

Demoraria muito. São meia dúzia de pessoas que sabem projetar algumas partes de um avião, mas carecem de experiência de certificação, industrial e de suporte. Isso não se aprende da noite para o dia. Ahhh e são apenas mais ou menos fazendo apresentações em Powerpoint!!! kkkk




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36177
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#294 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 12, 2023 12:47 pm

Cassio escreveu: Qua Out 11, 2023 10:22 pm É só pegar este projeto da DESAER e botar nas mãos da Embraer, que o redesenha e o transforma num produto real. Não precisa se arriscar criando outra empresa do zero quando já existe uma que pode dar conta do recado.
Demoraria muito. São meia dúzia de pessoas que sabem projetar algumas partes de um avião, mas carecem de experiência de certificação, industrial e de suporte. Isso não se aprende da noite para o dia. Ahhh e são apenas mais ou menos fazendo apresentações em Powerpoint!!! kkkk
O problema não é se o avião está pronto ou não, se o projeto é viável ou não, se a empresa pode arcar com as consequências de tentar vender um produto que não sai de um computador, mas se o mercado interno, o principal de qualquer projeto de aeronave, entende que ele pode ser de fato um produto acertado à sua realidade.

O que vemos até agora é que a Desaer não consegue sequer atrair a atenção do mercado de aviação tupiniquim, que vive à míngua e dependente das esmolas governamentais para operar a aviação geral e regional, enquanto as grandes deitam e rolam no mercado com o seu jogo de cartas marcadas de sempre, sem espaço para concorrência real e efetiva.

Infelizmente no Brasil investimento de risco é considerado anátema em quase todas as áreas de empreendimento. Por isso, também, que PDI não se cria neste país, a não ser com o quase nada que o poder público se digna a colocar no setor. É uma cultura pusilánime que só se presta a ganhos de curtíssimo prazo e a exploração financeira.

Tirar algum dinheiro dos bancos brasileiros para qualquer coisa que não se mostre imediatamente lucrativa e concreta, não tem negócio. Mesmo os bancos de fomento estatais dificilmente liberam financiamento para qualquer coisa que não se mostre de antemão com retorno garantido e seguro.

E ademais, mesmo que a Embraer adotasse os projetos da Desaer, a primeira coisa que faria é bater na porta da FAB perguntando por apoio e interesse, e só depois de levar um sonoro não, iria procurar o mercado civil interno e externo. Se a Desaer tivesse uma Embraer da vida como garantidor dos seus projetos, é mister afirmar que o BNDES abriria de primeira as portas dos cofres para tirar estes aviões do papel. Mas como os caras da Desaer não tem as costas largas, vão continuar a labuta de bater de porta em porta até encontrar alguém que se disponha a investir em um projeto que por si se mostra adequado à realidade da aviação geral e regional do Brasil, e diria América Latina, África e outros lugares pitorescos menos abastados.

Mas isso nunca foi suficiente para o mercado financeiro brasileiro, pouco acostumado a investimentos de risco em ciência e tecnologia, PDI, empreendedorismo, etc, e totalmente avesso a qualquer ganhos que não sejam de curtíssimo prazo, frutos de especulação financeira.

Fazer o que se no Brasil se coisas importantes como estas em qualquer país civilizado e desenvolvido não rendem votos, e muito menos lucros altíssimos de curto prazo. :roll: :roll:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36177
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#295 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 12, 2023 1:13 pm

Estava procurando informações na internet sobre empresas regionais de aviação ativas no Brasil, e o que encontrei apenas confirmou o que já sabia. O setor foi praticamente assassinado no país, e hoje sequer é uma sombra do que já foi a 30 ou 40 anos atrás. Ponto.

É impossível lançar qualquer projeto de avião no país que esteja respaldado neste setor de empreendimento, marcado pelo fisiologismo, corporativismo e pela estagnação em vista das limitações impostas pelo poder público via burocracia e o afamado custo Brasil. Não tem nem como sair do papel diante do descalabro existente.

As raras empresas que existem, aquelas que não são uma subsidiária ou coligada as 4 grandes, vivem a eterna angústia de operar na prática sem qualquer apoio governamental para sua atividade naquilo que é mister do Estado, e pelos altos custos de se operar aviões no Brasil.

Não é por menos que a Embraer não consegue vender seus aviões no próprio país, e mais ainda a Desaer conseguir interessados em comprar os seus, vide a quase total falta de apoio concreto do poder público para a interiorização da aviação. Há discursos de sobra e pouca ou nenhuma ação efetiva para melhorar e adequar aeroportos, infraestrutura aeroportuária e vias de acesso, bem como dar previsibilidade e regularidade a preços e custos no setor. Acesso facilitado a financiamento público e privado é outra coisa prometida e nunca cumprida, vide o que dispus no post anterior.

Só posso lamentar, e muito, que projetos como os aviões da Desaer que teriam tudo para serem bestsellers na aviação regional estão fadados a talvez nunca sair do papel vide o quadro caótico que o setor de aviação regional vive no país. E contar e\ou esperar pelo mercado externo é muito mais difícil ainda se a empresa não conseguir vender em casa.

Só posso desejar muito boa sorte para os donos da Desaer. Eles vão precisar muito mais do que sorte para conseguirem se manter no negócio.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: DESAER ATL-100

#296 Mensagem por Cassio » Qui Out 12, 2023 1:50 pm

E os caras da DESAER, que entendo estejam cientes de tudo isso que falou, insistem em propor um produto para o qual não há interesse do mercado... E ainda propõe o ATL300?
Já que daí projetos de PowerPoint, deveriam propor outras coisas, em outros mercados... Mas já estão a anos insistindo neste produto...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36177
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#297 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 12, 2023 1:57 pm

A última deste tópico hoje.

Contei ao menos 14 empresas de taxi aéreo que tem sua base em Manaus, e que operam daqui para vários locais na região norte e além, no caso daquelas que possuem jatos executivos.

Praticamente uma unanimidade é o uso do Cessna Caravan em quase todas as empresas, com esta aeronave fazendo todo tipo de rota e transporte de pax e cargas para o interior, principalmente. Existem alguns anfíbios operando, mas a maioria é com trem de pouso fixo. O outro avião mais usado é o vetusto Bandeirante que ainda possui poucos exemplares em atividade, mas já com sérias limitações de custos para serem mantidos.

Pelo que pude constatar, praticamente nenhuma destas empresas tem capacidade financeira para operar nada além de um Caravan ou semelhante, vide os altíssimos custos de se operar aviões na região norte, e as limitações que sobram em termos de infraestrutura e o tal custo Brasil. O tamanho da frota de aviões de cada empresa varia de acordo com suas operações, investimentos, e dos donos, claro, mas não passa da primeira dezena. Regra geral é dispor de bem menos que isso.

A título de ilustração, se cada uma das 14 empresas que verifiquei pudesse comprar um único ATL-100, que pretende ser um concorrente direto do Cessna Caravan, apesar de maior, mas prometido na mesma faixa de preço dele, segundo a Desaer, seria possível vender 14 aviões por cerca de 77 milhões de dólares. Valor que já pagaria o investimento feito na estruturação da fábrica dos ATL em Minas Gerais, conforme divulgado pela imprensa. Se considerarmos que Belém possui números parecidos, ou talvez até maiores de empresas de táxi aéreo, temos então um mercado potencial para cerca de 30 ATL-100. A situação das empresas em Belém não difere muito de Manaus em termos de frota, malha, operações e potencial financeiro.

Considerando as demais 5 capitais da região norte com menos empresas que aquelas duas grandes metropolis da região norte, dispondo de cerca de 5 a 10 empresas de táxi aéreo, podemos imaginar um mercado potencial para o avião leve da Desaer de até 70 a 80 aeronaves. Sempre pensando que seria apenas 1 avião por empresa. Um mercado de mais de 440 milhões de dólares. E quase todo ele tende a parar novamente nas mãos da Cessna em vista do C-408, a preços relativamente maiores que o proposto para o ATL-100.

Por fim, é preciso dizer que a média de idade dos aviões das empresas de táxi aéreo da região é bem alta, com a maioria dos Caravan contando já mais de 10 a 15 anos de atividade, e são raros os aviões mais novos que isso. Se botarmos na conta os Bandeirante, este número salta em escala proporcional ao tempo do projeto do mesmo. Haverá no curto e médio prazo a necessidade imperiosa destes Caravan serem substituídos por outro modelo, e como se trata de empresas via de regra pequenas, nada além de um C-408 interessa a maioria delas, pois é um avião que se encaixa perfeitamente nas suas operações. Assim como o ATL-100 o seria, se chegar a sair do papel.

Pouco ou nada se fala da aviação geral e regional no Brasil, mas se formos ver nas entrelinhas, é ela que mantém o setor aeronáutico comercial brasileiro vivo e com o nariz fora d1água entre uma crise e outra do setor e do país. Esse trabalho de formiguinha que ninguém dá valor e que na maioria das vezes é feito sem reconhecimento e importância alguma de parte do Estado e da sociedade é fundamental para a existência e subsistência de muitos brasileiros que vivem a parte dos grandes centros urbanos, mas que sem eles, as comodidades do dia a dia que temos seriam um pouco mais caras e quiçá inexistentes.

Pelo visto, apenas olhando estes rabiscos superficiais que hora escrevo, dá até para entender a insistência do donos da Desaer em manter o projetos e a empresa ativos. Se na minha região que é das mais pobres e menos recursos tem para investimento em qualquer coisa, e mesmo assim podemos encontrar um mercado relativamente grande para os aviões da Desaer, se voltarmos o olhar para a região sul e sudeste, onde o dinheiro realmente circula, então faz todo sentido do mundo manter o ATL-100 vivo até que se encontre quem se disponha a financiar a empresa. O resto será história para contar.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36177
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#298 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 12, 2023 2:05 pm

Cassio escreveu: Qui Out 12, 2023 1:50 pm E os caras da DESAER, que entendo estejam cientes de tudo isso que falou, insistem em propor um produto para o qual não há interesse do mercado... E ainda propõe o ATL300?
Já que daí projetos de PowerPoint, deveriam propor outras coisas, em outros mercados... Mas já estão a anos insistindo neste produto...
Pelo que sei, os donos estão procurando financiamento fora do país, porque desse mato aqui não sai cachorro.

Por outro lado, como dispus no post acima, é lamentável que se tenha um mercado latente em relação as empresas de táxi aéreo, e mesmo assim, eles não encontram quem no Brasil se disponha a investir no projeto.

Só dá para lamentar, e cobrar certos engravatados encastelados e alheios à realidade da maioria em Brasília que o papel do Estado seja feito com mais responsabilidade e objetividade. Afinal, com ou sem power point, a Desaer é uma empresa brasileira, com produtos brasileiros e que geraria emprego, renda, investimentos e impostos aqui no Brasil, para brasileiros.

O contrário disso é continuarmos financiando com o nosso dinheiro a Cessna, para ela manter emprego, renda e investimentos nos USA. :roll:

Porque da Embraer também não sai nada para este setor do mercado nacional tão cedo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: DESAER ATL-100

#299 Mensagem por Cassio » Qui Out 12, 2023 5:10 pm

FCarvalho escreveu: Qui Out 12, 2023 2:05 pm
Cassio escreveu: Qui Out 12, 2023 1:50 pm E os caras da DESAER, que entendo estejam cientes de tudo isso que falou, insistem em propor um produto para o qual não há interesse do mercado... E ainda propõe o ATL300?
Já que daí projetos de PowerPoint, deveriam propor outras coisas, em outros mercados... Mas já estão a anos insistindo neste produto...
Pelo que sei, os donos estão procurando financiamento fora do país, porque desse mato aqui não sai cachorro.

Por outro lado, como dispus no post acima, é lamentável que se tenha um mercado latente em relação as empresas de táxi aéreo, e mesmo assim, eles não encontram quem no Brasil se disponha a investir no projeto.

Só dá para lamentar, e cobrar certos engravatados encastelados e alheios à realidade da maioria em Brasília que o papel do Estado seja feito com mais responsabilidade e objetividade. Afinal, com ou sem power point, a Desaer é uma empresa brasileira, com produtos brasileiros e que geraria emprego, renda, investimentos e impostos aqui no Brasil, para brasileiros.

O contrário disso é continuarmos financiando com o nosso dinheiro a Cessna, para ela manter emprego, renda e investimentos nos USA. :roll:

Porque da Embraer também não sai nada para este setor do mercado nacional tão cedo.
Não sei porque ela aprendeu que para prosperar não pode olhar para o mercado regional nacional, simplesmente porque não tem demanda... e mesmo se os astros se alinharem e tudo der certo e a aviação regional no Brasil ressurgir... mesmo assim a demanda gerada não seria capaz de gerar uma demanda suficiente para uma produção continuada em maior escala. Sendo assim tem que se olhar para o mercado externo desde o início.

Aqui dentro a chance dos caras é emplacar a substituição dos Bandeirantes... mas a FAB também tem suas prioridades, que são bem outras.

Buscar investimentos no exterior não é fácil... e caso arrumem, podem levar tudo embora. Mas mesmo isso parece difícil para quem tem apenas ppt.

Por isso eu acho que precisam logo achar alguém que banque um protótipo, para que possa voar por aí e dar credibilidade ao projeto. Mas tem que ser um protótipo já certificável, senão...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36177
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#300 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 13, 2023 11:38 am

Como disse, o mercado interno regional está falido e jogado as traças faz muito tempo, apesar dos discursos oficiais. O que antes as regionais faziam, com muita sorte parte dos táxis aéreos ainda consegue sustentar mas a muito custo. Onde eles não chegam, as pessoas tem que se virar do jeito que der, porque o Estado caga e anda se vivem ou morrem por falta de uma simples pista de pouso ou um teco teco que possa chegar neles. Mas Isto funciona mais nas regiões que justamente mais precisam da aviação regional e geral. Sul e sudeste estão muito bem obrigado servidos deste tipo e modal.

E sim, concordo que depender do mercado interno para qualquer coisa é simplesmente inviável, já que não há qualquer tipo de incentivo ao setor de parte de quem deveria fazê-lo.

Talvez com as privatizações dos principais hub regionais trazendo consigo a obrigação da tutela de aeroportos no interior alguma coisa mude no longo prazo, já que as empresas operadoras serão obrigadas a gerar investimentos em aeroportos que hoje não dão lucro, ou se muito, é marginal. De qualquer jeito terão que atrair outras empresas para fazer a coisa toda funcionar a contento. E neste aspecto, trazer as grandes do setor e o pouco ou nada que existe na regional vai ser muito importante.

Enfim, vender em casa é condição sine qua non para exportar. No caso da Desaer, se eles conseguirem os recursos necessários para montar os protótipos que sirvam de base para o desenvolvimento do avião, melhor. O pessoal aqui costuma comprar só o que pode ver e testar. E isto pode trazer para eles uma luz no final do túnel em relação as empresas nacionais. Se venderem o ATL-100 no Brasil, o mercado externo tende a investir no avião por consequência. Ninguém compra nada que nem no país de origem é utilizado. Até a FAB quiçá se interessaria nele caso consigam que o avião saia do papel. Este é o grande desafio para eles.

Não vamos substituir os Bandeirante, Brasília e Caravan tão cedo, vide a falta de recursos. E eles aquentam mais um tempo. Talvez seja o caso de se estar esperando que a Desaer consiga um pequeno grande milagre de arrumar os fundos para colocar o ATL-100 no mundo real. Fica mais fácil conseguir verbas do erário público quando se tem algo nacional que seja palpável e concreto para investir. E o governo atual se presta bem a este tipo de coisa.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder