BRADAR e os radares nacionais

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#31 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 03, 2021 2:33 pm

Penso que este deva ser um dos projetos mais sigilosos em desenvolvimento no Brasil atualmente. Ele literalmente desapareceu do mapa nos últimos anos.
Mas uma coisa que me deixou curioso é aquelas "tampas" abertas em cima do container para a elevação do radar secundário. Isso não atrapalha a o radar primário logo abaixo, mesmo ele sendo AESA?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60646
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6367 vezes
Contato:

Re: BRADAR e os radares nacionais

#32 Mensagem por Túlio » Sex Dez 03, 2021 2:52 pm

Aim For The Top escreveu: Sex Dez 03, 2021 2:26 pm Comparando com outros radares em conteiners de 20 pés nenhum outro no mundo tem a cápacidade de combinar o radar primario e secundário, o M200 é um produto único e de fato revolucionario
Não estou de PILANTRAGEM, apenas algumas dúvidas:

:arrow: O radar é AESA ou PESA?

:arrow: Sendo AESA, quem desenvolveu e quem faz os TRMs? Módulos de potência e processamento de sinais também;

:arrow: Por fim, se entendi direito, o primário (grosso modo, dá a direção e distância do alvo em azimute) é o que vai acima e parece ser MSA, enquanto o secundário (dá a posição precisa do alvo em altitude e atitude, repassando aos meios de Defesa Aérea) parece ser PESA ou AESA, correto?

RAZÃO - Conheço pouco dos detalhes do assunto, seria legal aprender mais (apenas algum link já ajudaria).




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 495
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 334 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#33 Mensagem por Aim For The Top » Sex Dez 03, 2021 3:31 pm

Túlio escreveu: Sex Dez 03, 2021 2:52 pm
Aim For The Top escreveu: Sex Dez 03, 2021 2:26 pm Comparando com outros radares em conteiners de 20 pés nenhum outro no mundo tem a cápacidade de combinar o radar primario e secundário, o M200 é um produto único e de fato revolucionario
Não estou de PILANTRAGEM, apenas algumas dúvidas:

:arrow: O radar é AESA ou PESA?

existe um documento do Ctex que coloca as plácas do P200 como AESA, mais eu não tenho ele aqui, vou procurar

:arrow: Sendo AESA, quem desenvolveu e quem faz os TRMs? Módulos de potência e processamento de sinais também;

Não tenho ideia, saberemos se algúm iluminado fazer essa pergunta no dia 10

:arrow: Por fim, se entendi direito, o primário (grosso modo, dá a direção e distância do alvo em azimute) é o que vai acima e parece ser MSA, enquanto o secundário (dá a posição precisa do alvo em altitude e atitude, repassando aos meios de Defesa Aérea) parece ser PESA ou AESA, correto?

Correto

RAZÃO - Conheço pouco dos detalhes do assunto, seria legal aprender mais (apenas algum link já ajudaria).
https://estrategiaglobal.blog.br/2015/0 ... ltura.html
A diferença entre um RADAR primário e secundário é que o segundo, além de transmitir um pulso eletromagnético e recebê-lo de volta (eco) permitindo saber a localização de um alvo, também envia um sinal codificado . Se essa aeronave possuir um transponder (IFF ou TCAS), por exemplo, será reenviado ao RADAR um sinal, também codificado, com dados mais específicos como origem, modelo da aeronave, etc.

https://www.cpqd.com.br/wp-content/uplo ... Defesa.pdf
ná pagina 29 tem a melhor explicação




Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 495
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 334 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#34 Mensagem por Aim For The Top » Sex Dez 03, 2021 3:47 pm

Procurando o pdf antigo achei esse documento com Novíssimas informações sobre o M200, parece que seram 2 versões
São 576 elementos de antenas cada painel. Tanto o M60 quanto o M200 vigilante não parecem ser adequados para detecção de Drones, e indica que o próximo desenvolvimento será o Radar Multifunção, que também sera um radar contra-bateria e anti-UAV

http://www.esacosaae.eb.mil.br/images/p ... as/009.pdf

O radar não parece ser AESA




Editado pela última vez por Aim For The Top em Sex Dez 03, 2021 10:24 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 495
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 334 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#35 Mensagem por Aim For The Top » Sex Dez 03, 2021 3:54 pm

Minha antecipação para o evento no dia 10 agora é 0, acabei descobrindo tudo o que eu tinha em dúvida :(
fazer o que...




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60646
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6367 vezes
Contato:

Re: BRADAR e os radares nacionais

#36 Mensagem por Túlio » Sex Dez 03, 2021 3:57 pm

Aim For The Top escreveu: Sex Dez 03, 2021 3:47 pm Procurando o pdf antigo achei esse documento com Novíssimas informações sobre o M200, parece que seram 2 versões
São 576 elementos de antenas cada painel.

http://www.esacosaae.eb.mil.br/images/p ... as/009.pdf

O radar não parece ser AESA
Muito mas MUITO bom, há um bocado de info valiosa, como o SABER 60 não ter capacidade antidrone, é importante saber que o EB passou a levar em conta essa possibilidade e que soluções para cobrir este gap acabarão sendo adotadas.

Muito tri mesmo, tks!!! [009]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60646
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6367 vezes
Contato:

Re: BRADAR e os radares nacionais

#37 Mensagem por Túlio » Sex Dez 03, 2021 4:14 pm

Outra coisa que notei é que parece muito com um SPY-1 (radar que equipa os navios "AEGIS") que, mesmo sendo PESA, ninguém é DOIDO de chegar perto. Acabei de ler o resto do PDF e gostei de quase tudo (inclusive a sugestão de emprego naval do -200, tipo um "mini-Aegis" que, pelas dimensões, poderia caber perfeitamente até num barco com as dimensões das CV-3, ou seja, relativamente pequeno mas com aperfeiçoamentos que só foram introduzidos no FARS/-1K) mas especialmente de ver que há menções à importância da capacidade de detecção de drones (especialmente os pequenos) pelo texto inteiro, e isso é muito bom, mostra que tem gente bem acordada sobre o lado para o qual as coisas parecem estar indo...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 495
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 334 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#38 Mensagem por Aim For The Top » Sex Dez 03, 2021 9:17 pm

matéria sobreo o ENIGMA (página 29 do documento) em testes no ano de 2019 na africa do sul.

https://estrategiaglobal.blog.br/2019/0 ... nigma.html




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#39 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 03, 2021 9:41 pm

Aim For The Top escreveu: Sex Dez 03, 2021 3:47 pm Procurando o pdf antigo achei esse documento com Novíssimas informações sobre o M200, parece que seram 2 versões
São 576 elementos de antenas cada painel. Tanto o M60 quanto o M200 não parecem ser adequados para detecção de Drones, e indica que o próximo desenvolvimento será o Radar Multifunção, que também sera um radar contra-bateria e anti-UAV

http://www.esacosaae.eb.mil.br/images/p ... as/009.pdf

O radar não parece ser AESA
O Saber M200 segundo o CTEx é AESA:

Imagem

http://www.ctex.eb.mil.br/projetos-em-a ... saber-m200




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#40 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 04, 2021 11:53 am

Espero que as soluções tecnológicas apontadas neste radar sirvam de ponta de lança para, também, ocupar os diversos nichos de demanda que FAB e MB possuem em seus planejamentos estratégicos no futuro.
Se ele der certo para equipar a AAe das forças, será também uma ótima solução para outras áreas em que precisamos avançar em termos de radares.

Em tempo, quem está 'escrevendo' o sistema C2 para a AAe no Brasil? Será nacional ou importado?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6179
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#41 Mensagem por Matheus » Sáb Dez 04, 2021 1:41 pm

Essa semana vi notícia sobre o radar OTH (acho que é isso) fabricado no Brasil e que tem um instalado na na costa na região nordeste. Diz que em teste alcançou mais de 400 km na localização de navios e 14 unidades dariam conta de todo litoral brasileiro.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60646
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6367 vezes
Contato:

Re: BRADAR e os radares nacionais

#42 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 04, 2021 1:50 pm

Matheus escreveu: Sáb Dez 04, 2021 1:41 pm Essa semana vi notícia sobre o radar OTH (acho que é isso) fabricado no Brasil e que tem um instalado na na costa na região nordeste. Diz que em teste alcançou mais de 400 km na localização de navios e 14 unidades dariam conta de todo litoral brasileiro.
Mas já faz anos que já tem um operando aqui no RS (Farol de Albardão), é o OTH 0100 da IACIT, índio véio.






"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6179
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#43 Mensagem por Matheus » Sáb Dez 04, 2021 1:54 pm

Achei que fosse no nordeste. A notícia foi essa:

https://www.naval.com.br/blog/2021/12/0 ... s-no-pais/

Será que prestou?




Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 495
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 334 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#44 Mensagem por Aim For The Top » Sáb Dez 04, 2021 2:13 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Dez 04, 2021 11:53 am Espero que as soluções tecnológicas apontadas neste radar sirvam de ponta de lança para, também, ocupar os diversos nichos de demanda que FAB e MB possuem em seus planejamentos estratégicos no futuro.
Se ele der certo para equipar a AAe das forças, será também uma ótima solução para outras áreas em que precisamos avançar em termos de radares.

Em tempo, quem está 'escrevendo' o sistema C2 para a AAe no Brasil? Será nacional ou importado?
Imagino que seja a Atech já que ela é a atual System House tupiniquim.




Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#45 Mensagem por Energys » Sáb Dez 04, 2021 2:18 pm

Aim For The Top escreveu: Sex Dez 03, 2021 3:47 pm Procurando o pdf antigo achei esse documento com Novíssimas informações sobre o M200, parece que seram 2 versões
São 576 elementos de antenas cada painel. Tanto o M60 quanto o M200 vigilante não parecem ser adequados para detecção de Drones, e indica que o próximo desenvolvimento será o Radar Multifunção, que também sera um radar contra-bateria e anti-UAV

http://www.esacosaae.eb.mil.br/images/p ... as/009.pdf

O radar não parece ser AESA
Você postou um link que em duas páginas diz sobre os radares da família M200: "Radar tipo phased array com varredura eletrônica".

Att.




Responder