BRADAR e os radares nacionais

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#91 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 21, 2022 10:25 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 333 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#92 Mensagem por Aim For The Top » Seg Fev 13, 2023 3:38 pm

Imagem mais recente do M-200 vigilante

Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#93 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 13, 2023 4:24 pm

@Aim For The Top tens alguma ideia de quantos destes radares o EB vai comprar, porque até agora nenhum centavo foi direcionado neste sentido no orçamento desde o lançamento público desta variante.
E como será que está o desenvolvimento do M200 multimissão?
Praticamente nada saiu de novas informações sobre estes radares da Embraer em conjunto com o EB faz bastante tempo.
Com apenas 5 GAAe e 1 GAAe Slv, considerando 1 M200 Vigilante por bateria, e 1 M200 Multimissão por grupo, na teoria, tenho cá minhas dúvidas se haverá demanda suficiente que pague o investimento feito. A não ser que a ideia também seja colocar estes radares na FAB e MB também. Mas mesmo assim, com uma única bateria por força no programa da defesa AAe, fica no mais do mesmo.
O radar contrabateria também não se teve mais notícias sobre em que pé está.
A única coisa comum a todos parece ser que estão dentro dos projetos estratégicos do exército, o que não quer dizer muita coisa, a bem da verdade.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 333 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#94 Mensagem por Aim For The Top » Seg Fev 13, 2023 6:11 pm

@FCarvalho
Imagino que a ideia é enfiar o M-200 goela abaixo das 3 forças, possívelmente até nas 2 "tamandarés modificadas", com o desenvolvimento conjunto de um AAA nacional,inicialmente usando um missíl estrangeiro (provavelmente o IRIST-T).

O M-200 Multimissão é um radar muito peculiar, e acredito que mais de um possa ser utilizado dentro de uma bateria. (tenho dúvidas se ele poder fazer trakeamento e scan ao mesmo tempo, pois inicialmente ele não vai ser um radar AESA, somente phased array,).

E segundo este documento:https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/ ... maraes.pdf ele não serve como um radar de contra-bateria, então imagina que um radar especializado será desenvolvido.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#95 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 14, 2023 12:05 pm

O M200 está sob gestão direta do MD. Então, pela lógica será empregado por todas as ffaa's.Por mim está no caminho certo. Não tem porque importar soluções externas se temos um produto que resolve nossos problemas básicos. Inclusive de um radar naval. É um desenvolvimento natural.

Só desconfio como o MD irá tornar esses radares um produto comercialmente viável, e rentável, já que a Embraer não está fazendo ele só pra dizer "fui eu que fiz". E cair, de novo, na mesma situação do KC-390 não deve ser algo desejável para a empresa.

A atual organização da AAe do EB, e demais forças, não justifica o tamanho e os custos do investimento, mas por outro lado, pensar que a FAB, por exemplo, tem 14 bases aéreas operacionais para defender abre uma brecha nesta perspectiva. Por mais improvável que seja.

Acho complicado um exército que nunca operou na vida um radar contra bateria agora emitir RO, e mais, querer desenvolver um do zero. A ver qual é mais esse milagre l.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 333 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#96 Mensagem por Aim For The Top » Ter Abr 11, 2023 3:55 pm

Pdf com informações sobre os radares da Embraer

https://embraerdefense.digitalws.co/wp- ... ochure.pdf




Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 333 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#97 Mensagem por Aim For The Top » Ter Abr 11, 2023 4:20 pm

Imagem com todos os radares da embraer incluindo M200 Multi-missão e do Radar de Contra-bateria.

Imagem




Avatar do usuário
Strike91
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceram: 87 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#98 Mensagem por Strike91 » Ter Abr 11, 2023 6:56 pm

Aim For The Top escreveu: Ter Abr 11, 2023 4:20 pm Imagem com todos os radares da embraer incluindo M200 Multi-missão e do Radar de Contra-bateria.

Imagem
O portfólio de radares da Embraer tem muito potencial, basta continuar está evoluções/desenvolvimento e principalmente as nossas forças armadas fazerem a parte delas e adquirir os mesmos, até porque demanda existe e muito aqui no BR.




Avatar do usuário
Lucubus
Avançado
Avançado
Mensagens: 371
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
Agradeceram: 166 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#99 Mensagem por Lucubus » Ter Abr 11, 2023 8:34 pm

Aim For The Top escreveu: Ter Abr 11, 2023 4:20 pm Imagem com todos os radares da embraer incluindo M200 Multi-missão e do Radar de Contra-bateria.

Imagem
Falta acrescentar o BradarSar

Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#100 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 13, 2023 6:59 pm

E olha que esses modelos aí são apenas os demandados pelo EB. Imagina se a empresa conseguir botar as mãos nos projetos da FAB e MB, que ainda nem saíram do papel.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Strike91
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceram: 87 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#101 Mensagem por Strike91 » Qui Abr 13, 2023 7:21 pm





Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 333 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#102 Mensagem por Aim For The Top » Qui Abr 13, 2023 7:29 pm

FCarvalho escreveu: Qui Abr 13, 2023 6:59 pm E olha que esses modelos aí são apenas os demandados pelo EB. Imagina se a empresa conseguir botar as mãos nos projetos da FAB e MB, que ainda nem saíram do papel.
Embraer:
A Embraer tem buscado ainda oportunidades de cooperação junto a Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira, visando aplicar as capacidades desenvolvidas nacionalmente em favor das necessidades específicas de cada Força. Nesse sentido, a Embraer assinou recentemente um acordo de cooperação técnica com a Marinha, em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, em Sistemas de Radares e Interferidores, pois ambas as instituições possuem reconhecidas competências e projetos nas áreas do acordo e estudarão, de forma colaborativa, soluções sustentáveis para o aumento da capacidade operacional da Força Naval com alto conteúdo tecnológico nacional.
:lol:

https://www.defesaaereanaval.com.br/def ... -nacionais




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#103 Mensagem por knigh7 » Sex Abr 14, 2023 9:16 pm

A Embraer assinou com o EB na LAAD o contrato de desenvolvimento do radar de contrabateria:

Imagem
https://embraer.com/br/pt/noticias?slug ... -nacionais




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#104 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 15, 2023 6:06 pm

Torço por dois desdobramentos. Um sistema AEW aéreo para VANT e aviões pequeno e médios, e mesmo vetores VTOL como helos, e um radar de patrulha naval.
Vamos precisar, também.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 333 vezes

Re: BRADAR e os radares nacionais

#105 Mensagem por Aim For The Top » Qua Jun 21, 2023 3:33 pm





Responder