RJ sob intervenção federal - segurança pública

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
P H
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 207
Registrado em: Qua Jun 18, 2014 6:24 pm
Localização: São Paulo
Agradeceram: 16 vezes

RJ sob intervenção federal - segurança pública

#1 Mensagem por P H » Sex Fev 16, 2018 2:32 pm

Colegas Foristas,

Abri este tópico para concentrarmos nossas discussões sobre o tema.


O presidente Michel Temer (PMDB) assinou no começo da tarde desta sexta-feira (16) decreto que intervém na segurança do Rio de Janeiro. Decreta intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública.


O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso X, da Constituição,
DECRETA:

Art. 1º Fica decretada intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro até 31 dedezembro de 2018.

§ 1º A intervenção de que trata o caput se limita à área de segurança pública, conforme o disposto no Capítulo III do Título V da Constituição e no Título V da Constituição do Estado do Rio de Janeiro.

§ 2º O objetivo da intervenção é pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no Estado do Rio de Janeiro.

Art. 2º Fica nomeado para o cargo de Interventor o General de Exército Walter Souza Braga Netto.

Parágrafo único. O cargo de Interventor é de natureza militar.

Art. 3º As atribuições do Interventor são aquelas previstas no art. 145 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro necessárias às ações de segurança pública, previstas no Título V da Constituição do Estado do Rio de Janeiro.

§ 1º O Interventor fica subordinado ao Presidente da República e não está sujeito às normas estaduais que conflitarem com as medidas necessárias à execução da intervenção.

§ 2º O Interventor poderá requisitar, se necessário, os recursos financeiros, tecnológicos, estruturais e humanos do Estado do Rio de Janeiro afetos ao objeto e necessários à consecução do objetivo da intervenção

§ 3º O Interventor poderá requisitar a quaisquer órgãos, civis e militares, da administração pública federal, os meios necessários para consecução do objetivo da intervenção.

§ 4º As atribuições previstas no art. 145 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro que não tiverem relação direta ou indireta com a segurança pública permanecerão sob a titularidade do Governador do Estado do Rio de Janeiro.

§ 5º O Interventor, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, exercerá o controle operacional de todos os órgãos estaduais de segurança pública previstos no art. 144 da Constituição e no Título V da Constituição do Estado do Rio de Janeiro.

Art. 4º Poderão ser requisitados, durante o período da intervenção, os bens, serviços e servidores afetos às áreas da Secretaria de Estado de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, para emprego nas ações de segurança pública determinadas pelo Interventor.

Art. 5º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.



Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ul ... -do-rj.htm




Editado pela última vez por P H em Sex Fev 16, 2018 5:27 pm, em um total de 1 vez.
Raphael
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6752
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 769 vezes

Re: RJ sob intervenção federal - segurança pública

#2 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Fev 16, 2018 2:59 pm

30 anos tarde demais




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2061
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: RJ sob intervenção federal - segurança pública

#3 Mensagem por Frederico Vitor » Sex Fev 16, 2018 3:18 pm

Será um belo laboratório para o projeto velado do governo de converter o EB em uma 'gendarmaria verde-oliva'.




Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2061
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: RJ sob intervenção federal - segurança pública

#4 Mensagem por Frederico Vitor » Sex Fev 16, 2018 3:26 pm

Intervenção no Rio: Licença para matar

O Antagonista apurou que a ideia do Exército é repetir no Rio a estratégia da primeira fase de ocupação no Haiti, quando os soldados tinham licença para “abater qualquer alvo hostil”.

A intervenção terá várias fases, com diferentes regras de engajamento. Os soldados estarão sujeitos apenas à Justiça Militar.

fonte: https://www.oantagonista.com/brasil/int ... ara-matar/
Interventor terá poderes limitados

O decreto de intervenção assinado por Michel Temer é bem diferente do que queria a cúpula do Exército.

O general-interventor terá poderes limitados, só poderá requisitar reforço e não conseguirá punir agentes de segurança, inclusive da PM.

O Exército também não terá poder de polícia e nem licença para atirar em elementos hostis.

fonte: https://www.oantagonista.com/brasil/int ... limitados/




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: RJ sob intervenção federal - segurança pública

#5 Mensagem por Bolovo » Sex Fev 16, 2018 3:49 pm

Frederico Vitor escreveu:Será um belo laboratório para o projeto velado do governo de converter o EB em uma 'gendarmaria verde-oliva'.
Pensei a mesma coisa.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6752
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 769 vezes

Re: RJ sob intervenção federal - segurança pública

#6 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Fev 16, 2018 4:56 pm

Frederico Vitor escreveu:
Interventor terá poderes limitados

O decreto de intervenção assinado por Michel Temer é bem diferente do que queria a cúpula do Exército.

O general-interventor terá poderes limitados, só poderá requisitar reforço e não conseguirá punir agentes de segurança, inclusive da PM.

O Exército também não terá poder de polícia e nem licença para atirar em elementos hostis.

fonte: https://www.oantagonista.com/brasil/int ... limitados/

Já começou mal essa intervenção.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1952
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: RJ sob intervenção federal - segurança pública

#7 Mensagem por gusmano » Sex Fev 16, 2018 9:01 pm

resumindo, para ingles ver.




Avatar do usuário
ernando
Júnior
Júnior
Mensagens: 87
Registrado em: Ter Jul 17, 2007 1:39 pm
Agradeceram: 15 vezes

Re: RJ sob intervenção federal - segurança pública

#8 Mensagem por ernando » Sex Fev 16, 2018 9:15 pm

Conclusão: nada muda, apenas um Secretário de Segurança Pública de luxo. Admiro-me que o Exército de Caxias tenha aceitado tal piada, resolverá nada e sairá queimado.




"A maneira de apreciarmos uma coisa é dizermos a nós próprios que a podemos perder."
G. K. Chesterton
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36502
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: RJ sob intervenção federal - segurança pública

#9 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 16, 2018 9:29 pm

Se eu fosse comandante do EB e meus soldados não pudessem “abater qualquer alvo hostil” me oporia na hora a este fake de intervenção.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
vargasem
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 158
Registrado em: Sex Set 08, 2006 2:03 pm
Agradeceram: 24 vezes

Re: RJ sob intervenção federal - segurança pública

#10 Mensagem por vargasem » Sáb Fev 17, 2018 12:12 am

FCarvalho escreveu:Se eu fosse comandante do EB e meus soldados não pudessem “abater qualquer alvo hostil” me oporia na hora a este fake de intervenção.

abs
De graça não negão!!!!

http://www.eb.mil.br/documents/16768/85 ... 2%BA%20005

1. O Sr. Presidente da República, no uso de suas atribuições constitucionais, nomeou Interventor Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro, o General de Exército Walter Souza Braga Netto, Comandante Militar do Leste.
2. O Comandante do Exército, após reunião com o Alto - Comando do Exército, analisou os impactos dessa decisão para a Força Terrestre e determinou que todos os esforços convergissem para a concretização da missão atribuída ao Oficial - General.
3. O Comandante do Exército, acompanhado pelo General Braga Netto, foi recebido pelo Sr. Presidente da República em audiência nesta tarde, onde foram apresentados alguns pontos que devem ser detalhados e regulamentados em Decreto Presidencial complementar.
4. O Comandante do Exército, em face da gravidade da crise, entende que a solução exigirá comprometimento, sinergia e sacrifício dos poderes constitucionais, das instituições e, eventualmente, da população




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6379 vezes
Contato:

Re: RJ sob intervenção federal - segurança pública

#11 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 17, 2018 12:28 pm

Pois eu achei bom (claro, estou no aguardo para ver se dá mesmo algum resultado positivo). Como está é que não pode ficar, o Rio é o cartão postal do Brasil, tigrada! Como, para tentar salvar ao menos um pouco da minha capacidade de conversação em Inglês, charlo bastante pela net, volta e meia tenho que aturar perguntas do tipo "hey bad ass, lotta shoot-outs last week?", como se aqui nos cafundós fosse a mesma coisa que nos grandes centros urbanos. Daí tenho que ficar explicando sempre a mesma coisa, POWS!!!

Pois para muita gente (incluindo a "nossa" Marinha) estrangeira, o Rio é o Brasil. Algo precisa ser feito! Melhor tentar e errar do que deixar por conta do beleléu...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38089
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2627 vezes

Re: RJ sob intervenção federal - segurança pública

#12 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Fev 17, 2018 1:14 pm





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9343
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: RJ sob intervenção federal - segurança pública

#13 Mensagem por Brasileiro » Sáb Fev 17, 2018 7:27 pm

Túlio escreveu:Pois eu achei bom (claro, estou no aguardo para ver se dá mesmo algum resultado positivo). Como está é que não pode ficar, o Rio é o cartão postal do Brasil, tigrada! Como, para tentar salvar ao menos um pouco da minha capacidade de conversação em Inglês, charlo bastante pela net, volta e meia tenho que aturar perguntas do tipo "hey bad ass, lotta shoot-outs last week?", como se aqui nos cafundós fosse a mesma coisa que nos grandes centros urbanos. Daí tenho que ficar explicando sempre a mesma coisa, POWS!!!

Pois para muita gente (incluindo a "nossa" Marinha) estrangeira, o Rio é o Brasil. Algo precisa ser feito! Melhor tentar e errar do que deixar por conta do beleléu...
Sim, chamaram os "bombeiros" e alguma coisa positiva vai sim sair, pois 'pior que está não fica', aliás, pode ficar bem pior sim, então justifica uma medida mais drástica.

O problema, Túlio, é que, da forma como está sendo feito, não se sabe onde queremos chegar com isso, nem onde estamos ao certo. Tinha de ter sido auditada toda a estrutura de segurança do RJ, para apresentar isto à sociedade e ao interventor, que naturalmente vai tomar suas ações baseado naquilo e com pleno conhecimento do que tem em mãos, se possível, apresentando abertamente suas propostas. Aliás, propostas que sejam sustentáveis para após a ação, onde nova auditoria fosse feita, e comparado e apresentado à sociedade os resultados objetivos e o que foi feito.

Do jeito que está, é só mais uma intervenção de emergência, no meio de tantas outras feitas desde pelo menos os anos 90. Só que mais dramática e só, de forma que não se dá pra esperar um resultado diferente de todas as 'mini-intervenções' que vimos acontecer.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36502
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: RJ sob intervenção federal - segurança pública

#14 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 17, 2018 8:13 pm

sem querer ser chato mas já o sendo, existe um tópico sobre o mesmo assunto na parte de conflitos. penso que seria de bom alvitre juntar os dois tópico, ou lá ou cá, a fim de proporcionar um melhor debate.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
GIL
Sênior
Sênior
Mensagens: 736
Registrado em: Dom Dez 28, 2008 8:17 am
Agradeceram: 131 vezes

Re: RJ sob intervenção federal - segurança pública

#15 Mensagem por GIL » Sáb Fev 17, 2018 9:51 pm

Túlio escreveu:Pois eu achei bom (claro, estou no aguardo para ver se dá mesmo algum resultado positivo). Como está é que não pode ficar, o Rio é o cartão postal do Brasil, tigrada! Como, para tentar salvar ao menos um pouco da minha capacidade de conversação em Inglês, charlo bastante pela net, volta e meia tenho que aturar perguntas do tipo "hey bad ass, lotta shoot-outs last week?", como se aqui nos cafundós fosse a mesma coisa que nos grandes centros urbanos. Daí tenho que ficar explicando sempre a mesma coisa, POWS!!!

Pois para muita gente (incluindo a "nossa" Marinha) estrangeira, o Rio é o Brasil. Algo precisa ser feito! Melhor tentar e errar do que deixar por conta do beleléu...
Tu faz umas colocações tremendamente perfeitas
Efetivamente o Rio de Janeiro é a cara visivel do Brasil lá fora, existem paises onde inclusive o termo Carioca é sinonimo de brasileiro.


Acho sinceramente, que essa intervenção dado as limitações juridicas vai ser algo para ingles ver (aproveitando essas datas carnavalescas, vai ser puro confete) ainda que possa gerar uma falsa sensação de segurança, pouca coisa vai sair dai alem disso.
Estou conforme contigo de que a passividade é o pior que nos tem passado, porém essa iniciativa vai ser pouco mais que inocua.

Sou carioca, caminho pros 55 anos, vivi portanto as varias fases da degradação sofrida pelo Rio em suas varias facetas que começou na década de 60.
Degradação que ajuda a entender porque chegarmos hoje a onde estamos.
Eu normalmente busco ser educado (obrigação de todos) meu perfil de comentarios se enquadra muitas vezes dentro do que podemos chamar politicamente incorreto. Talvez porque com a idade vou ficando com menos paciencia e menos tolerancia do que tinha quando era jovem (teria que suceder o contrario possivelmente).

Como a maioria das pessoas do forum não são do Rio considero oportuno explicar pouco do seu contexto historico para que assim o pessoal possa entender melhor o porque dele estar hoje como esta.

Vou ser algo prolixo, sugiro pipocas.
Aqui começa a nossa viagem no tunel do tempo (baixo lógicamente, o meu ponto de vista).


Década de 60 (Mudança da capital)

Quando o governo federal deixou o Rio (não vou deliberar sobre se foi inteligente ou estupida a decisão de construir Brasilia ou se foi inteligente ou estupido alejar o poder de toda a possivel pressão popular da época)

O governo federal tinha muitos compromissos, obrigações e responsabilidades nessa cidade. Muita coisa da cidade do Rio (antigo Estado da Guanabara) era federal e as verbas para seu custeio foram levadas para Brasília (como seria natural) porem deixaram a região totalmente abandonada a sua sorte (algo não muito natural, nem inteligente).

Década de 70 (Milagre economico e fusão)

Já viviamos o milagre economico, graças a ele o Rio de Janeiro com sua geografia sui generis (relevo de montanhas) vio como a migração massiva e descontrolada permitiu que desbocaramos na favelização de grande parte dessa cidade, praticamente no dia de hoje não existe bairro do Rio que não tenha as suas favelas de estimação. (planejamento pifio, controle de natalidade zero, o resultado ficou evidente)

Associado a isso veio a desastrosa ideia da Fusão, do velho estado da Guanabara (que passava a se chamar cidade do Rio de Janeiro) com o então Estado do Rio de Janeiro que foi culminada se a memoria não me falha lá por 75.
Curiosidade: Por então Carioca designava apenas aqueles nascidos nesse pequeno estado, os que nasciam no então estado do Rio eram chamados Fluminenses.

Do dia para noite a atual cidade do Rio de Janeiro, sem ajuda nenhuma passou a ser responsavel do cuidado de grande parte da população da baixada fluminense e de outras regiões perifericas a nova cidade.

Para não me delongar darei apenas exemplo de uma das muitas perdas ou atrasos, que a cidade sofreu, em razão da fusão:
O Guandu foi uma das multiplas obras, daquele que foi para mim o melhor politico do Rio das ultimas décadas, Carlos Lacerda.
Quando o sistemas de aguas do Guandu foi construido existia a previsão de que até o ano 2000 a população dessa cidade não teria problemas com a falta de agua (parece até coisa de primeiro mundo, algo feito com tal planejamento).

Bom, a solução que as cabeças pensantes da época tiveram foi a de desviar as aguas do Guandu para serem usadas para abastecer a imensa população da baixada fluminense, como resultado disso, passamos a sofrer no ex distrito federal, ex estado da Guanabara, atual cidade do Rio de Janeiro constantes racionamentos e/ou cortes de agua nos serviços publicos.

Imaginem que maravilha estar naquele clima tão maravilhoso onde as 7 da manhã ja temos 37º C e uma umidade que sobrepassa os 90% e a gente não ter agua para usar.

Um adendo sobre a fusão...
Me imagino que algo similar (quardado as devidas diferenças) passou com a Alemanha ocidental (RFA) ao absorver a parte oriental (RDA), só que naquele caso, a fusão Germana não carecia de problemas enquanto a recursos financeiros.

Década de 80 (a volta das eleições, o ascenso da esquerda no Rio e a crise nacional devido ao fracasso do plano cruzado)

Com ela chegou (as primeiras eleições) chegou ao governo do estado a esquerda mais destrutiva.

Não sei se chegou graças a cisma sofrida no seio do MDB com a saida do Chagas Freitas arrastando com eles varios nomes desse partido, graças a labia e carisma do senhor Leonel de Moura Brizola (que o diabo guarde sua alma) ou ao espirito animico do carioca que na epoca já estava desgostoso com a União, se vcs observarem nos anos subsequentes o carioca quase sempre votou em candidatos de partidos que faziam oposição aos partidos que governavam a federação (voto com raiz na indignação e no protesto)
Pode que fosse por um compendio dessas varias coisas o que fez com que a esquerda chegasse lña, mais desde que chegou lá quase nunca largou ela largou o osso ou fez algo de efetivo pra solucionar essa enorme problema (mais bem todo o contrario)

O fato e que com ascenso do Brizola ao poder, os narcos passaram a ter total imunidade no estado do Rio de Janeiro, e como eu tenho essa informação? Nessa epoca minha familia tinha amizade com gente que fazia parte da secretaria de segurança do estado (um deles chegou a ser numero 2 da mesma num governo estadual posterior), a policia estadual na epoca tinha as mãos atadas (os pés tambem) enquanto ao combate ao crime organizado.

Enquanto por um lado a policia estava privada de combater les, por outro lado viamos fotos do senhor Brizola participando em churrascos com conheçidos narcotraficantes da época (soa um pouco a Tropa de elite 2 verdade)

Nessa epóca o Rio sofreu o seu primeiro arrastão numa praia (foi em Ipanema num fds), nessa epoca o Rio sofreu o seu primeiro sequestro (foi o do Medina) casualmente odiado pelo Brizola, que veio a gerar posteriormente uma onda de sequestros que graças ao medo veio a propiciar o primeiro esvaziamento economico do estado, ja que varios executivos a nivel de direção de grandes empresas da epoca que viviam no Rio, fizeram o translado da sua sede para São Paulo, nessa época começamos a ver com mais constancia as famosas balas perdidas.

E assim senhores foi como essa cidade foi deixando de se chamar Rio de Janeiro para se chamar Hell de Janeiro

Um detalhe não menor seria recordar que o estado do Rio durante toda essa década de 80 foi relegado ao total ostracismo pelo governo federal no ambito financeiro (nada de novo no front) dado que o então presidente Sarney não tinha ao senhor Brizola na lista dos seus melhores amigos.

Essa tendencia de completo abandono so veio acabar anos depois, quando do primeiro grande investimento no Rio passado muito tempo que foi por então famosa linha vermelha (casualmente no governo Collor de Melo)

E assim, entre os sucessivos abandonos efetuados pela federação, a favelização da mesma e o ascenso imparavel da esquerda desde 83 chegamos ao retrato atual desse narco estado.

Não por casualidade, Brizola foi governador em mais de uma ocasião, não por casualidade tivemos gente como Benedita, Garotinho, Rosinha, etc... no poder supremo desse estado.

Cuidado, não sou anti esquerda :? sou contra essa esquerda destrutiva, rastreira e populista que encontrou nessa cidade um caldo de cultivo para que o estado chegara na situação atual, porém o Brasil como um todo também esta perdendo essa guerra, não é casualidade que sejamos o pais com mais assasinatos no mundo de maneira sistematica.

Tudo isso sucede de maneira quase natural graças a nossa tradicional inanição, associada a um compendio de coisas nas ultimas décadas no panorama nacional, subida da esquerda ao poder nacional em meados dos 90 e a infiltração da mesma em todos os estamentos, apoiando grupos de direitos humanos para todo tipo de lacra e verme existente e a implantação da tirania do politicamente correto .
Se no dia de hoje falamos mal de algo, ao momento terminamos etiquetado de ista (facista, racista, etc...) e assim com essa conheçida estrategia na base de constantes ataques essa gente busca nos manter sempre na defensiva, fazendo valer a sua lei e destruindo pelo caminho a familia e o que resta da nossa perversa sociedade.

E ela (a esquerda brasileira) somente não esta unida, porque PT e PSDB não rotaram no poder para dominar o Brasil como eles haviam pactado no seu momento.

Sobre HELL DE JANEIRO

A situação atual dessa cidade é facil de ser resolvida, porém falta ter decencia e aquilo roxo (ademais de vontade politica e segurança juridica para os poderes da ordem).

Dizer que o problema é social (de pobreza) e que deveria de ser resolvido sem o devido uso da força é uma tremenda simplicidade, diria inclusive que é uma basofia, e porque argumento dessa forma? porque se isso fosse verdade toda a America Latina (a exceção do cone sul), quase toda África e boa parte da Asia, seria infinitamente mais violentos que o Brasil e isso não sucede.

O que eu faria se tivesse poder decisorio na politica nacional para eliminar o flagelo da violencia (falarei somente agora da violencia gerada pelos narcos) sem abordar outros tipos de problemas.

Iria derrubamdo eles como um castelo de naipes ou como um efeito domino, favela por favela, comando tras comando.

Uma vez preparado o cerco total de uma favela (com uso de todas as forças militares e devido amparo juridico e de logistica), com toda a informação previa dos serviços de inteligencia, então entraria pelas favelas com a mesma contundencia que Israel entra pela Faixa de Gaza (olhando logicamente de não misturar a gente honesta da favela com os narcos ou quem les apoiam, porém sabedor que nesse contexto se faz o que se pode).

A Ordem seria exterminar com o cancer (até porque se deixar parte dele vivo cria metastasis) capturando entretanto alguns individuos importantes vivos para o seu devido interrogatorio, já que a mão extensa da lei tem que chegar ate as altas esferas desse nocivo negocio que não vive precisamente na favela.

Em pouco tempo o Rio iria estar mais que pacificado, iria estar limpo, porque esta claro que para essa gente a cadeia sequer chega a ser uma solução, agora bem, eu posso estar errado e algum iluminado pode ter alguma ideia melhor que a minha, uma ideia que nos ensine a combater o cancer com aspirina em vez de com quimioterapia e poder vencer los com uma politica de paz e amor ditaminada or esses governos apoiadas encima por psicologos e gente dos direitos humanos e civis (sic) e a galera do politicamente correto.

Na minha defesa cabe dizer que na década de 90 deixei de viver no Rio a causa da violencia (que me atingiu pessoalmente), e que ao final agora, me importa muito pouco ou nada o que passe nessa cidade ao dia de hoje, a explicação cronologica de cima era para explicar um pouco da historia recente da minha cidade e deixar claro e ratificar que o Brasil como dizia Charles De Gaulle não é um país serio.

Seguramente vou morrer sem retornar a minha cidade natal isso é algo que já tenho assumido, o que de certa forma me gera certa indignação como exilado que sou.

O carioca maiormente se considera antes Brasileiro e logo carioca e isso também é a sua perdição.

Outro dia comentei num topico de um artigo de um site de defesa, algo curioso sobre a nossa estimada Federação.
O meu comentario não esta baseado em uma ideia nova, vem de outras epocas ou agora com Movimento São Paulo independente, O Sul é o meu pais ou Muro Já.
Em todo caso estaria baseado em um sentimento novo e que acredite que vaia a mais com pessoas de outros estados do Brasil
Eu apenas traslado essa ideia para o estado do Rio de Janeiro.

Atualmente a Federação Brasileira se assemelha muito a um cafetão, onde as prostitutas são os seus estados, como pode ser que o RS esteja na M sendo o estado que é tendo a gente que tem, como pode ser que um estado rico como o Rio esteja na M, se fossemos um estado de USA estariamos como o Texas.
E esses não são somente os unicos estados sodomizados pelos poderes tácitos da União.

Como aqui se trata apenas de desejos e especulações, vamos lá

De antemão aviso que não sou entendido em temas de estrategias militares assim que os puristas me perdoem se cometo alguma heresia na minha pessoal estrategia de secessão.

Depois de tudo o que comentei acima posso afirmar que o golpe de misericordia ao estado veio com o pre-sal onde o petroleo que ja saia quase gratis pro Brasil durante todas essas décadas (investimento feito pela federação nele já faz tempo que foi amortizado) passou a ser usado para bancar todas as corruptelas a nvl nacional e com o estado ficando com cada vez menos recursos gerados pelas suas riquezas não renovaveis

Se eu fosse governador do Rio e tendo o apoio incondicional das FAs e meios de ordem locais, propiciaria a votação de um referendo de secessão para dar um verdadeiro toque a nação, se o apoio a ideia fosse maioritario esse movimento ficaria legitimado, buscaria negociar então um novo tipo de modelo federal para o Brasil onde os estados e municipios não fossem Kengas do estado, algo similar ao que existe em USA ou Alemanha com os seus landers (a gosto do cliente)

A opção numero um seria estar dentro do Brasil num contexto diferente.

De não consequir nada e não ser possivel sensibilizar a união, então passaria a opção seguinet que seria negociar o reconhecimento a nossa independencia atraves de uma negociação democratica com Brasilia.

E se isso tambem fracasa, passaria para atuar de outra maneira (ja teria muita coisa preparada previamente chegados a esse ponto, armas e munição compradas no mercado negro, etc...)

O meu primeiro ato seria declarar a independencia do Rio de Janeiro, criando estruturas de estado (já teria logicamente planos de defesa e de criação dessas estruturas de pais preparados numa especie de livro branco,( SNI proprio, controle de fronteiras, fazenda propria como demais estruturas de estado, constituição ja preparada)

A declaração de independencia viria de sorpresa, em pleno carnaval aproveitando que o Brasil esta metido na sua bebedeira tradicional
(Já imaginaram uma nação com carnaval e independencia sendo comemorados juntos, que festa de arromba)
então chegaria o segundo passo de seria buscar destruir por sorpresa, o poder aereo brasileiro nas outras bases de ser possivel com esses caças ainda no chão, uma vez que tivessemos a supremacia aerea negociariamos com Brasilia já em outras condições e se a federação ainda assim nos fosse hostil

o movimento seguinte seria bombardear o congresso nacional ou qualquer estrutura estrategica que pudesse supor um problema para a sobrevivencia da nação carioca para fazer o Brasil claudicar de manter o Rio nessa corrupta e injusta federação.

Uma vez o Brasil tivesse aceitado, passaria a me ocupar de outro problema serio o da criminalidade carioca [004]
os presidios seriam dignos porem de carater espartano e os criminosos teriam que trabalhar para se manterem (não são meus filhos para serem sustentados por mim), não creio que tivessemos super ocupação como passa agora ou necessidade de construir novos presidios, narcos, violadores, corruptos e corruptores seriam executados sumariamente
Isso sim seria um dia glorioso para essa nova nação

Em 2/3 décadas o Brasil seria seguramente a mesma M, mais o Rio seria outro uma nova Dubai, porem sem deserto e com outras vantagens anhadidas, uma vez estivessemos pacificado e com as devidas estruturas turisticas (financiadas pela industria petrolifera), em pouco tempo seriamos TOP5 em turismo mundial com a criação da Riviera Carioca (emulando a Riviera Maia) sairiamos dos mediocres 2 millhoes de turistas e teriamos como objetivo rivalizar com França, Espanha ou USA a meta seria ter 50 milhões de turistas, os cassinos logicamente seriam legalizados, ao final teriamos que recuperar o glamour perdido.
Logicamente que as estruturas adequadas passam por ter uma baia de Guanabara despoluida de verdade porque a cultura carioca do turismo iria florecer a partir dela (urbi et orbi), passariamos de ter portos e aeroportos mediocres a ser referencia mundial
Mudaria a face do Rio como sucedeu com Barcelona nos anos 90.

O tripe da economia do Rio seria baseado na industria do petroleo, da industria do turismo e da industria de alta tecnologia (ainda que a agricultura não seria de maneira alguma descuidada) porém iria incentivar que a nossa agricultura fosse derivada a produção de produtos agricolas de alta qualidade com designação de origem como passa com o agro dos grandes paises europeos.

Para ter uma industria de alta tecnologia seguiria o modelo da Coreia do Sul com fortes investimentos em P&D e na educação de base, voltariamos a implantar a cultura do esforço e seria obrigatorio ter educação moral e civica nos primordios da nossa educação escolar.

Porém tranquilo brasileiros de boa vontade, vcs não necessitariam aprender ingles para viver em USA, nem sonhar em ter um Green card
Ao final o Rio de Janeiro sempre estaria disposto a receber os cientificos brasileiros dando inclusive a dupla cidadania para eles para que pudessem viver para sempre com a sua familia nessa nova nação.

E por certo, a defesa seria um tema que não descuidariamos, não me importaria que a grandiosa nação carioca fosse o xerife de USA na região, sempre que os norte americanos nos deram o status similar ao de Israel quardado as proporções geradas pelos interesses geopoliticos da zona e levando em conta que não teriamos conformado um poderoso lobby naquele pais.

Se USA não segurara a pemba, não teria o menor problema em ter essa relação com a UE ou com a emergente China.
Não deixando logicamente de me levar bem com todos de uma maneira bem pragmatica, ao final nossos interesses vem primeiro.

E por certo, não esquetem com o CLA a gente vai ter interesse de alugar essa base de vcs, não precisa tampouco se preocupar com a Embraer, se a Boeing le compra, a gente no futuro le resgata pro Rio de Janeiro ou traz a galera da novaer pra criar algo de produção local, Sampa não seria prejudicada (o cluster aeronauto seria compartido) o meu Rio teria uma relação especial com os estados que uma vez levaram juntos o negligente Brasil nas costas (SP, RS*, Minas, PR e o vizinho e amigo ES).

*RS é um estado e uma gente que sempre admirei (morei em POA um ano).

Pese ao grande investimento que teriamos com a industria local de defesa, o que não pudessemos fazer com tecnologia propria fariamos baixo licença produzindo o 100% da mesma para ter uma verdadeira autonomia, les posso garantir como novo presidente dessa nação irmã (sempre que não nos toquem os culh...) , que o novo pais não terá pretensões territoriais sobre nenhum vizinho, nossa meta seria somente dominar a região comercialmente. :mrgreen:

Quando expliquei essa ideia por primeira vez (e de uma forma não tão explaiada como nesse topico) teve um cara que disse que eu juntava na mesma frase, traição, secessão e genocidio na mesma frase (por aquilo da entrada nas favelas como Israel pela Faixa de Gaza).

Não pude dizer que o comentario dele não guardava uma logica correta, segundo como se mire.
Porém me senti um pouco como George Whashington (aindo que reconheço que isso são palavras maiores)

Casseta isso quase que parece um manifesto :lol: :lol:
RIO ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS :shock:




Editado pela última vez por GIL em Sáb Fev 17, 2018 10:39 pm, em um total de 1 vez.
Responder