EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

PARCERIA tecnológica e de mercado, mas cada uma permanece independente
61
36%
ASSOCIAÇÃO, onde há interpolações mas continuam independentes
53
31%
FUSÃO, onde ambas se tornam uma só
8
5%
COMPRA, onde a Boeing absorve a EMBRAER e todos os seus produtos
10
6%
NÃO para tudo, as coisas devem permanecer como estão
38
22%
 
Total de votos: 170

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60635
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#1156 Mensagem por Túlio » Qui Abr 23, 2020 11:38 am

Cássio, as maiores sempre são as últimas a cair, isso se caem. Imaginar EUA sem BOEING, UE sem AIRBUS e Brasil sem EMBRAER (pela ordem, as três maiores) é pura birutagem, a meu ver, os governos têm o máximo interesse em preservar, tanto que TODAS têm Programas Militares em andamento. E vai ser assim, os caras vão ter que botar $$$ dos meus impostos (e pago com prazer) para manter de pé, nem que seja aumentando encomendas para as FFAA, iniciando novos desenvolvimentos (provavelmente militares) tecnológicos, o que não dá pra fazer é deixar quebrar. E aí entra o teu exemplo da 2GM, a citada Boeing (a única das três que já existia e produzia aviões comerciais) simplesmente foi redirecionada para desenvolvimento e produção de aeronaves militares. Como não há guerra (por enquanto :twisted: ), o caminho vai ser o de sempre, milhares de pessoas vão perder o emprego, as empresas encolhem e aguardam por tempos melhores, vivendo apenas de seus contratos, programas e outras muletas governamentais. É o véio "perde-se alguns anéis para salvar os dedos".

Repito, EUA sem BOEING, UE sem AIRBUS e Brasil sem EMBRAER? Brabo! Num caso tão desgraçado assim, nós poderíamos esquecer da PETROBRAS também (que tá tacando rolha em poço direto, pois o petróleo vai levar vários anos para voltar a míseros USD 40 pb), que é estatal, mas idem da VALE, privada, pois as commodities minerais que produz continuam caindo e sem data para pelo menos estabilizar, quanto mais subir de novo. Até o AGRIBUSINESS se desmancha, porque não adianta plantar nem criar se não tem como escoar a produção nem receber os insumos.

É apenas questão de tempo para que até os governos mais POLITICAMENTE CORRECTOS percebam que como está não pode ficar, para salvar uma pequena parte da população estão sacrificando a própria existência nacional. Vão começar a reabrir tudo e azar dos fracos, sempre foi assim em momentos extremos, e não tem mi-mi-millennial que mude isso. Lembrei agora de uma cena de O Poderoso Chefão, quando o Clemenza, ensinando o Michael Corleone a fazer macarrão e comentando sobre a iminente guerra com as Cinco Famílias, diz algo que, traduzido, soa mais ou menos como "até que faz bem, ajuda a limpar o sangue ruim"...
"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#1157 Mensagem por Cassio » Qui Abr 23, 2020 12:25 pm

Tulio, veremos né. O futuro nunca foi tão incerto.
Uma coisa é certa, depois de 2020 o mundo será outro.
Não acho que empresas como as que cortou vão fechar as portas... Mas podem sim simplesmente quebrar e, como disse, continuando a existir com socorro federal.
Mas acho que as empresas vão encolher, vão abandonar negócios e produtos, e vão retardar pesquisas, investimentos e até lançamento de novos produtos.
Mas a luta agora, mesmo destas empresas, e pela sobrevivência. Estão tomando medidas extremas para que consigam sobreviver.
Estas empresas que curtir são grandes, estratégicas e tal... Mas podem quebrar e fechar sim. É difícil, mas não são eternas.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36295
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#1158 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 23, 2020 1:05 pm

No caso em específico do Brasil, a demanda por novos projetos na área militar nas três forças é tão reprimida que se o GF quiser, nos próximos anos pode sustentar partes, ou a Embraer inteira com eles.
A contar todas as áreas de atuação hoje da EDS, e de suas empresas coligadas, temos um mercado interno que por sí só consegue, ao menos no curto prazo e médio prazo, manter a empresa com o nariz fora da água.
Mesmo no setor comercial, há como fazer com que os E-2 mantenham suas linhas abertas favorecendo o financiamento dos mesmos em negócios de pai para filho com as áereas nacionais, grandes ou não. Ou com qualquer um que queira fazer negócios aqui ou lá fora com eles.
Me parece que uma coisa é fato. Ao menos no que depender da FAB, não existe a menor possibilidade da Embraer quebrar. Se o ministério da economia irá concordar com isso, a ver.
Mas o presidente é militar. Duvido que ele, mesmo tosco intelectualmente, admita que uma empresa estratégica como a Embraer, dentre outras no Brasil, tenham a sua existência ameaçada. Nem os "comunistas" da oposição, ou os corruptos do centrão, e nem ninguém no campo político-partidário aceitaria sem bater pé a derrocada final da Embraer.
Tenho dúvidas de que esta venda se concretize. Esse ano com certeza não.
Mas como um dia depois do outro, assim também são os anos.
Uma coisa de cada vez.

abs
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#1159 Mensagem por Marcelo Ponciano » Sex Abr 24, 2020 8:21 pm

GRANDE DIA PARA SER ESQUERDISTA:



Quando Deus escreveu o episódio de hoje na Netflix do Paraíso ele deu o seguinte título: A Revanche da Esquerda.

Só que a gente teve que usar ajuda divina pra se vingar...aquele Jesus comuna nunca enganou né. :lol:
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#1160 Mensagem por Cassio » Sex Abr 24, 2020 8:46 pm

E o que isso tem as ver com ser esquerdista... Meu Deus!!!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60635
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#1161 Mensagem por Túlio » Sex Abr 24, 2020 10:40 pm

Cassio escreveu: Sex Abr 24, 2020 8:46 pm E o que isso tem as ver com ser esquerdista... Meu Deus!!!
Nada, esse pessoal é tudo creepo, nunca vi gente que gosta tanto de comemorar desgraça. Olha só, festejando o coronga... :lol: :lol: :lol: :lol:
"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#1162 Mensagem por Marcelo Ponciano » Sex Abr 24, 2020 11:06 pm

Túlio escreveu: Sex Abr 24, 2020 10:40 pm
Cassio escreveu: Sex Abr 24, 2020 8:46 pm E o que isso tem as ver com ser esquerdista... Meu Deus!!!
Nada, esse pessoal é tudo creepo, nunca vi gente que gosta tanto de comemorar desgraça. Olha só, festejando o coronga... :lol: :lol: :lol: :lol:
Desgraça??? Isso é milagre!!!

Pergunta se a Boeing está fazendo peças de respiradores lá nos EUA e mandando para o Brasil...A Embraer está!!!

Uma coisa que o coronavírus ensinou é que não se desindustrializa uma país em favor de multinacionais. Elas estarão cangando e andando para nós quando precisarmos.

Se vocês não concordam com as pautas da esquerda, milagres os obrigam a concordar!!!

Edit: tirei Deus da joga, porque né...não tenho procuração do "Hômi lá de Cima"!!!
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60635
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#1163 Mensagem por Túlio » Sex Abr 24, 2020 11:11 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Sex Abr 24, 2020 11:06 pm

Desgraça??? Isso é milagre!!!

Pergunta se a Boeing está fazendo peças de respiradores lá nos EUA e mandando para o Brasil...A Embraer está!!!

Uma coisa que o coronavírus ensinou é que não se desindustrializa uma país em favor de multinacionais. Elas estarão cangando e andando para nós quando precisarmos.

Se vocês não concordam com as pautas da esquerda, milagres os obrigam a concordar!!!

A pergunta do Cássio foi o que isso tem a ver com "esquerda", e não tem, é tudo creepo; nada precisa fazer sentido, basta fechar direitinho com a narrativa... [003] [003] [003] [003]
"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36295
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#1164 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 25, 2020 1:01 am

Quando isto for oficializado de fato pela Embraer, vou me dar o trabalho de atestar a informação.
Por enquanto, é só mais uma notícia nesta guerra de fakes entre luluzinhas e bolinhas.
De qualquer forma, em sendo verdade, voltamos ao que já tinha comentado aqui. A Embraer deve ter um plano B para esta situação. Qual será ele? A ver.

abs
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36295
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#1165 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 25, 2020 2:25 am

É, parece que o negócio está fazendo água mesmo.

Acordo Boeing-Embraer atinge obstáculo perto do prazo final
Por Fernando Va lduga - 24/04/2020

https://www.cavok.com.br/blog/acordo-bo ... 9N2C5GiDms

Boeing deve desistir da compra da Embraer
5 horas ago 5 horas ago

https://www.edrotacultural.com.br/boein ... eSZXi-ZoyI

A ver as consequências futuras. Talvez a Embraer precise mais do que nunca de uma ajudinha estatal. Mas não poderia ser no pior momento possível.

abs
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#1166 Mensagem por Marcelo Ponciano » Sáb Abr 25, 2020 3:02 am

O coronavirus nos mostrou que na hora da dificuldade é cada um por si e ninguém por ninguém.

Hoje é uma pandemia, amanhã uma guerra.

Esse tipo de empresa, com esse tipo de tecnologia, não se entrega como estavam fazendo.

Já não basta terem consumido a Mectron. Estavam levando a Embraer. Amanhã seria a Avibras.

Golpe de sorte se esse acordo der água. Se o brasileiro não protege sua soberania, pelo menos o acaso protegeu.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#1167 Mensagem por Cassio » Sáb Abr 25, 2020 7:48 am

Deixando de lado a insanidade do tal Marcelo...

E respondendo ao F Carvalho... Que eu saiba o plano B é suspender o negócio por hora, e retomar as negociações daqui a alguns meses, em busca de um novo acordo. Talvez se reduza o valor e a %, sei lá.

Mas caso não vingue o acordo, o governo não tenha como colocar dinheiro e o mercado não reaja rapidamente... Talvez o plano B seja simplesmente encolher para sobreviver. Uma forma de fazer isso é, por exemplo vender a Yaborã para outros, ou simplesmente abandonar a aviação comercial, como já fizeram outras empresas como a Saab e BAe. De qualquer forma, nestes dois cenários, o acordo com a Boeing teria sido muito melhor.
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#1168 Mensagem por Cassio » Sáb Abr 25, 2020 8:50 am

https://airinsight.com/scope-clause-and-covid-19/

Artigo interessante. E da um instante panorama do que pode estar por vir.
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#1169 Mensagem por Cassio » Sáb Abr 25, 2020 9:16 am

A Embraer soltou uma nota oficial, a CVM, dizendo que a notícia não é verdadeira. Que a data limite para o acordo foi atingida, mas é uma data inicial e que as negociações prosseguem, e que uma prorrogação está sendo negociada.
O cenário mudou, as negociações se complicaram. Mas dizer que o negócio foi cancelado é meio precipitado.
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#1170 Mensagem por Cassio » Sáb Abr 25, 2020 9:16 am

A Embraer soltou uma nota oficial, a CVM, dizendo que a notícia não é verdadeira. Que a data limite para o acordo foi atingida, mas é uma data inicial e que as negociações prosseguem, e que uma prorrogação está sendo negociada.
O cenário mudou, as negociações se complicaram. Mas dizer que o negócio foi cancelado é meio precipitado.
Trancado