Navio de Apoio Logístico MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Navio de Apoio Logístico MB

#16 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 01, 2018 3:03 pm

Super Flanker escreveu:Desculpem a ignorância, mas o que faz um navio de apoio logístico? E atualmente quais navios possuímos que realiza essa missão?
Um navio de apoio logístico hoje é praticamente um "posto Ipiranga" flutuante. :mrgreen:

Ele é uma junção de posto de gasolina, duty free, oficina e pronto socorro em um mesmo casco, servindo como apoio a uma força tarefa nucleada em Nae, Porta-Helos/Navio Assalto, ou ainda em navios capitais de mais de 7 mil tons.

Hoje o que a MB possui neste aspecto, e que funciona, é o G-23 Navio Tanque Alte Gastão Mota, que recentemente voltou a operar na esquadra depois de um longo período de manutenção.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0a/Alte_Gast%C3%A3o_Motta2009.jpg/800px-Alte_Gast%C3%A3o_Motta2009.jpg

Mas ele não pode ser considerado um navio de apoio logístico, posto que transporta apenas combustíveis para outros navios, sem capacidade de levar carga seca.

Quem pode quebrar o galho hoje de navio logístico é o G-40 Bahia, que pode transporta víveres, munição e fazer a transferência de combustível em alto mar. Mas o navio não foi feito para isso, apesar de poder exercer esta tarefa. Torna-se assim uma solução paliativa.

O que se precisa mesmo é substituir e/ou complementar o nosso navio tanque por um logístico de verdade como os acima mencionados, ainda que usados.

Mas isso vai ficar, ao que parece, para a próxima compra de oportunidade.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Navio de Apoio Logístico MB

#17 Mensagem por Wingate » Qui Fev 01, 2018 3:53 pm

Pergunta de leigo: um navio cargueiro comum poderia ser transformado em um Navio de Apoio Logístico?

Se afirmativo, poderia-se construir esses navios no Brasil. Ou não?

SDS,

Wingate




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Navio de Apoio Logístico MB

#18 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Fev 01, 2018 3:55 pm

Wingate, sim, se não me engano alguns navios de apoio americanos são baseados em cargueiros civis, e poderiam ser construídos na Brasil, a questão é o custo Brasil mesmo.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Centauro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Set 15, 2009 6:15 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Navio de Apoio Logístico MB

#19 Mensagem por Centauro » Qui Fev 01, 2018 8:46 pm

Já quase tivemos um navio assim, se não me engano seria o G-40 Atlântico Sul, no site Navios de Guerra Brasileiros tem informações sobre ele.




“Quero a ordem e a liberdade, mas quando esta perigar, minha espada estará pronta para defendê-la. As dificuldades não me quebrantam o ânimo” Marechal Manoel Luis Osorio
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Navio de Apoio Logístico MB

#20 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 01, 2018 11:07 pm

Foi uma oportunidade perdida. Mas a adaptação de navios hoje para nós não seria um bom investimento. Os custos seriam maiores do que comprar um navio de origem, mesmo que usado.

Nos próximos 5 anos vários navios estarão dando baixa na Europa, e teremos a chance de conseguir um bom negócio.

Pelo menos um navio logístico é necessário. Se conseguirmos dois ou três, melhor ainda.

Mas como disse, esse assunto ficará para a próxima compra de oportunidade. O Ocean vai precisar e bem mais que o Gastão Mota pode oferecer.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1430
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 34 vezes

Re: Navio de Apoio Logístico MB

#21 Mensagem por Super Flanker » Sex Fev 02, 2018 9:34 am

FCarvalho escreveu:
Super Flanker escreveu:Desculpem a ignorância, mas o que faz um navio de apoio logístico? E atualmente quais navios possuímos que realiza essa missão?
Um navio de apoio logístico hoje é praticamente um "posto Ipiranga" flutuante. :mrgreen:

Ele é uma junção de posto de gasolina, duty free, oficina e pronto socorro em um mesmo casco, servindo como apoio a uma força tarefa nucleada em Nae, Porta-Helos/Navio Assalto, ou ainda em navios capitais de mais de 7 mil tons.

Hoje o que a MB possui neste aspecto, e que funciona, é o G-23 Navio Tanque Alte Gastão Mota, que recentemente voltou a operar na esquadra depois de um longo período de manutenção.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0a/Alte_Gast%C3%A3o_Motta2009.jpg/800px-Alte_Gast%C3%A3o_Motta2009.jpg

Mas ele não pode ser considerado um navio de apoio logístico, posto que transporta apenas combustíveis para outros navios, sem capacidade de levar carga seca.

Quem pode quebrar o galho hoje de navio logístico é o G-40 Bahia, que pode transporta víveres, munição e fazer a transferência de combustível em alto mar. Mas o navio não foi feito para isso, apesar de poder exercer esta tarefa. Torna-se assim uma solução paliativa.

O que se precisa mesmo é substituir e/ou complementar o nosso navio tanque por um logístico de verdade como os acima mencionados, ainda que usados.

Mas isso vai ficar, ao que parece, para a próxima compra de oportunidade.

abs
Entendi, muito obrigado Carvalho.




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: Navio de Apoio Logístico MB

#22 Mensagem por Tikuna » Qua Fev 07, 2018 8:03 am

FCarvalho escreveu:Notícia antiga, mas ainda assim atual. Até hoje ninguém sabe no que deu.

Brasil juntou-se como observador no programa do Navio de Apoio Logístico (LSS) da Itália
12 de outubro de 2016

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/10/Logistics-Support-Ship-LSS.jpg

http://www.naval.com.br/blog/2016/10/12 ... da-italia/

abs
Pra mim é o navio ideal:

5.695 t (5.605 long tons) (6,700 m3) of NATO F76 diesel fuel
3.000 t (2.953 long tons) (3,700 m3) of NATO F44/JP5 aviation fuel
800 t (790 long tons) of fresh water
220 t (220 long tons) of ammunitions
40 t (39 long tons) of meals (30,000 food rations)
15 t (15 long tons) of lubricant in barrels
20 t (20 long tons) of solid goods
up to 8 x ISO1C standard containers, 28 t (28 long tons) each one


Será lançado ao mar nos próximos meses.




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Navio de Apoio Logístico MB

#23 Mensagem por pmicchi » Sex Fev 09, 2018 7:56 pm

O italianos colocam esses Oto-Melara de 76mm em qualquer navio que tem. Deve ser algum acordo de marketing ...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Navio de Apoio Logístico MB

#24 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 09, 2018 10:31 pm

ué? é uma empresa italiana, que fabrica um canhão italiano, posto em um navio italiano para a marinha italiana.
que há de surpreendente nisso?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Navio de Apoio Logístico MB

#25 Mensagem por joao fernando » Sáb Fev 10, 2018 11:17 am

FCarvalho escreveu:ué? é uma empresa italiana, que fabrica um canhão italiano, posto em um navio italiano para a marinha italiana.
que há de surpreendente nisso?

abs.
Brasileiro qdo vê navio armado fica espantado




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Navio de Apoio Logístico MB

#26 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 11, 2018 5:00 pm

A MB não tem como resolver no curto/médio prazo a questão dos 5 navios de apoio logísticos previstos no antigo PAEMB, mas pode a partir do negócio das CCT tentar algo que traga pelo menos uma solução temporária seja na forma de navios usados, seja na forma de projetos de médio/longo prazo.

Existem vários projetos de navios novos tanto na Europa como do extremo oriente, e que poderiam servir de off set ou algo assim na hora de negociar as CT

De qualquer forma, o CPN tem um projeto próprio, e como tais navios não demandam toda a complexidade que uma fragata exige em termos de projeto e construção, o preço dele poderia ser algo que coubesse no orçamento naval, de forma que ao menos uma unidade pudesse ser adquirida por ano. Em 10 anos conseguiríamos todos os navios. Com ou sem apoio de parcerias externas.

Imagem

https://www.marinha.mil.br/cpn/content/ ... -logistico

Qualquer semelhança com o projeto italiano talvez não seja mera coincidência. :mrgreen:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Navio de Apoio Logístico MB

#27 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 09, 2020 12:47 am

Revendo este programa praticamente extinto nos planos da MB enquanto projeto de iniciativa da indústria naval nacional, o site do CPN não mostra mais o referido projeto acima. E não apenas este. Basicamente o que sobrou foram os navios patrulha do antigo PEAMB. Tudo o mais foi literalmente apagado.

Resta agora a esperar por algum lance de sorte e tentar emplacar um navio por oportunidade, o que no curto e médio prazo está se mostrando cada vez mais uma alternativa inviável.

A indústria naval brasileira não teria problemas técnicos em projetar e construir um navio com as características desejadas pela MB para um navio de apoio logístico, mas falta interesse das próprios estaleiros e escritórios de projeto para isso em função da completa ausência de previsibilidade orçamentária para gestar um projeto como este.

A ideia original era construir cinco navios. Hoje, basicamente não temos nenhum navio do tipo e os que existem apenas quebram o galho no apoio ao Atlântico e a esquadra.

Talvez retomar a ideia de um navio projetado e construido aqui seria algo a se pensar seriamente dado que o retorno comercial, tecnológico, político e econômico para todas as partes envolvidas seriam bem grandes.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Navio de Apoio Logístico MB

#28 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 09, 2020 12:51 am

Queremos indústria naval no Brasil?

24/01/2020

Esta pergunta, que vale alguns bilhões de dólares e milhares de empregos no Brasil, precisa ser respondida pelo Governo Federal através de uma Política de Estado.

Historicamente, a indústria naval brasileira sempre viveu de soluços. São anos de bonança com obras e empregos e, depois, anos de terra arrasada, com grande desemprego, como estamos passando nos últimos quatro anos.

Mundialmente, os países que têm a indústria naval como um segmento importante implementam políticas para o desenvolvimento e a manutenção dessa indústria, o que é de conhecimento de quem entende minimamente do assunto, como podemos demonstrar abaixo.

Na China, o governo central é sócio dos estaleiros e garante, através de intervenção direta, que os preços praticados sejam muito mais baratos que os observados no mercado mundial, somando-se a isso, ainda, o fato de que os empregados chineses não têm os benefícios que hoje são pagos por toda a indústria brasileira.

No Japão, observa-se uma estreita cooperação do setor marítimo com o sistema bancário do país, fazendo com que os financiamentos sejam concedidos com taxas de juros muito atrativas, chegando a ser perto de zero por cento ao ano. A alta produtividade da indústria naval, adquirida após mais de 20 anos de investimentos no setor, e a existência de uma indústria de navipeças com atendimento praticamente de 100% das necessidades fazem com que a indústria daquele país seja muito procurada por armadores internacionais.

Na Coreia do Sul, os preços são cerca de 13% a 40% mais baixos que os próprios custos de produção, devido ao apoio governamental e à ampliação e instalação dos estaleiros como unidades de produção no ‘estado da arte’, com especialização no nicho de navios de grande porte, especialmente os VLCCs. Mas isso só foi possível, também, após 30 anos de investimentos no setor incentivados pelo governo local.

Nos EUA, o “Jones Act” é o compromisso de Estado da economia americana com o crescimento do emprego e a soberania nacional. Essa lei, basicamente, obriga que a cabotagem seja feita por navios de bandeira americana produzidos em estaleiros americanos e de propriedade de cidadãos americanos.

Como podemos ver, os países que têm uma indústria naval forte, independentemente de seu espectro político, só são fortes nessa indústria devido à intervenção do Estado. Não é razoável, portanto, supor que teremos uma indústria naval forte no Brasil se não tivermos o apoio de uma Política de Estado patrocinada pelo Governo Federal.

O Governo atual cobra do setor que ele seja competitivo. Podemos afirmar que, em igualdade de condições, somos competitivos — mas só em igualdade de condições, porque, enquanto tivermos os custos trabalhistas e tributários que temos e não forem sanadas as deficiências na infraestrutura logística do país que encarecem nossos custos, aliados à falta de navipeças no Brasil, não teremos como sermos competitivos, apesar da excelente qualidade da mão de obra brasileira.

A indústria naval precisa de perenidade em encomendas por pelo menos 20 anos, pois, sem isso, não conseguiremos atingir os índices internacionais de produtividade. Precisamos de linhas de crédito competitivas e de um Fundo Garantidor para estruturação de financiamentos, além de um conteúdo local adequado para que tenhamos uma indústria de navipeças no Brasil em condições de atender nossas necessidades para que, com isso, possamos baratear nossos custos.

Além disso, precisamos de uma reforma tributária eficaz para que possamos ter preços competitivos com os praticados no mercado internacional e, com isso, não dependermos somente da demanda local.

Escutamos constantemente que esta indústria já foi muito ajudada pelo Governo e não decolou. Isso não é verdade, pois quem conhece nossa indústria sabe que entregamos mais de 500 embarcações em pouco mais de oito anos: navios petroleiros, gaseiros, de apoio marítimo (PSVs, AHTSs, PLSVs e outros), bem como várias plataformas marítimas, completas ou com montagem e integração de módulos. E tudo isso foi feito com qualidade muito superior às obras navais que hoje recebemos, vindas da China e de outros países asiáticos.

No Brasil, setores como a indústria automobilística e a agricultura recebem subsídios diretos do Estado brasileiro há muitas dezenas de anos e não vemos nenhuma perspectiva de modificação nessa prática, apesar do discurso de que o mercado tem de ser o parâmetro. No caso desses dois setores, não só o mercado, mas também os subsídios, é que ditam o crescimento.

Portanto, a resposta à pergunta que vale bilhões de dólares e milhares de empregos no Brasil, que a indústria naval aguarda, deve vir da vontade de criar uma Política de Estado adequada por parte do Governo Federal.

Ariovaldo Rocha – Presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval)

Publicado em Portos e Navios

http://sinaval.org.br/2020/01/queremos- ... no-brasil/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2073
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: Navio de Apoio Logístico MB

#29 Mensagem por gogogas » Qui Abr 09, 2020 4:50 pm

Acredito que a MB deve estar mirando algum navio usado , já que a prioridade é as Tamandares e os NAPAOC




Gogogas !
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Navio de Apoio Logístico MB

#30 Mensagem por J.Ricardo » Qui Abr 09, 2020 5:13 pm

Marechal-do-ar escreveu: Qui Fev 01, 2018 3:55 pm Wingate, sim, se não me engano alguns navios de apoio americanos são baseados em cargueiros civis, e poderiam ser construídos na Brasil, a questão é o custo Brasil mesmo.
Olha que um Navio de Apoio desse porte seria um fenômeno heim... :lol:
E temos toda a esperteza para construir esse bruto.

Imagem

O problema é a escolta para proteger esse monstro...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder