NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#151 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Mai 04, 2021 8:29 pm

Não havendo nenhum problema estrutural, não deve ser nem um pouco difícil manter os T-25. A manutenção do Lycoming O-540 é amplamente dominada aqui no Brasil, e os aviônicos são... bem.... inexistentes...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#152 Mensagem por Cassio » Ter Mai 04, 2021 8:57 pm

Segundo um oficial da FAB, amigo meu, o T-25 poderia carregar o caixão do T-27...
Aeronave robusta, fácil e barata de manter.
A frota dos T-27 era grande e foi possível separar as melhores células para AFA. Isso deu um alívio para a AFA.




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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#153 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 05, 2021 12:18 pm

Me pergunto o seguinte: quanto tempo mais os T-25 aguentam, já que os Tucano serão modernizados e ficarão por aí no mínimo mais uns 15 a 20 anos?
Lembrar que os Universal são usados na formação de cadetes que via de regra costumam errar na mão na hora de pilotar, já que estão em processo de aprendizagem. E isso é natural em qualquer curso de pilotagem. As barbeiragens são comuns neste tipo de ensino. E o avião sofre bastante nas mãos deles. Isso de certa forma cooperar para a degradação das células e a consequente diminuição da vida útil.




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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#154 Mensagem por Túlio » Qua Mai 05, 2021 1:23 pm

FCarvalho escreveu: Qua Mai 05, 2021 12:18 pm Me pergunto o seguinte: quanto tempo mais os T-25 aguentam, já que os Tucano serão modernizados e ficarão por aí no mínimo mais uns 15 a 20 anos?
Lembrar que os Universal são usados na formação de cadetes que via de regra costumam errar na mão na hora de pilotar, já que estão em processo de aprendizagem. E isso é natural em qualquer curso de pilotagem. As barbeiragens são comuns neste tipo de ensino. E o avião sofre bastante nas mãos deles. Isso de certa forma cooperar para a degradação das células e a consequente diminuição da vida útil.
Charla, tem Paulistinha dos anos 40 ainda voando e é sempre em Instrução; o que mata avião (e carro, navio, trem, MBT, o que for) não é tanto a CONDUÇÃO mas principalmente a MANUTENÇÃO; se não for bem feita vira em nada e até acaba caindo como aquele 146 que matou o time de futebol e que era de 1999 (ou seja, novo para uma aeronave Comercial).




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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#155 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 06, 2021 11:31 am

Túlio escreveu: Qua Mai 05, 2021 1:23 pm
Charla, tem Paulistinha dos anos 40 ainda voando e é sempre em Instrução; o que mata avião (e carro, navio, trem, MBT, o que for) não é tanto a CONDUÇÃO mas principalmente a MANUTENÇÃO; se não for bem feita vira em nada e até acaba caindo como aquele 146 que matou o time de futebol e que era de 1999 (ou seja, novo para uma aeronave Comercial).
Qualquer coisa que voe tem data de validade e um dia vai ter que ser aposentada. Por melhor que seja a manutenção. Os T-25 não são diferentes. Tanto que a maior parte da frota original nem voa mais e está servindo de peça de reposição para o que ainda tem na linha de voo. Este é apenas um recurso para manter uma solução de continuidade para a falta de opção (será?) da FAB em apor novos meios para a formação na AFA.
Enfim, eles podem voar ainda muitos anos na FAB, mas a que custo/benefício? Afinal, é um avião dos anos 1980 ainda voando em plena terceira década do século XXI. Qual a validade disso para o currículo da formação dos cadetes hoje?
Não estou criticando o avião em si, apenas tentando fazer uma reflexão sobre a utilidade de se dispor de um modelo antigo para a formação de jovens que carregam no bolso aparelhos com memória quiçá centenas de vezes maior que o avião que pilotam.




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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#156 Mensagem por Túlio » Qui Mai 06, 2021 11:56 am

FCarvalho escreveu: Qui Mai 06, 2021 11:31 am
Qualquer coisa que voe tem data de validade e um dia vai ter que ser aposentada. Por melhor que seja a manutenção. Os T-25 não são diferentes. Tanto que a maior parte da frota original nem voa mais e está servindo de peça de reposição para o que ainda tem na linha de voo. Este é apenas um recurso para manter uma solução de continuidade para a falta de opção (será?) da FAB em apor novos meios para a formação na AFA.
Enfim, eles podem voar ainda muitos anos na FAB, mas a que custo/benefício? Afinal, é um avião dos anos 1980 ainda voando em plena terceira década do século XXI. Qual a validade disso para o currículo da formação dos cadetes hoje?
Não estou criticando o avião em si, apenas tentando fazer uma reflexão sobre a utilidade de se dispor de um modelo antigo para a formação de jovens que carregam no bolso aparelhos com memória quiçá centenas de vezes maior que o avião que pilotam.
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Acreditarias que o BILL CLINTON e o PRÍNCIPE ANDREW voavam "nisso"? É um 727, pra lá de obsoleto, que se tornou famigerado como o "Lolita Express". Mas o POTUS e um então herdeiro da Casa Real Britânica não deveriam ter medo de voar em um trambolho que, segundo o Aviation Master, Ph. D. pela prestigiosa UCY (Universidade Caiafa do Youtube), "Dinho" (Uiii :mrgreen: ) Carvalho vetaria de imediato? Só que a MANUTENÇÃO era TOP!

Ou seja, teco-teco é o que interessa e tem que ser da última moda, tipo na FAA, onde o que não falta é variedade de modelos de treinadores, e o resto a gente vê depois? :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#157 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 06, 2021 1:46 pm

Túlio escreveu: Qui Mai 06, 2021 11:56 am
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Acreditarias que o BILL CLINTON e o PRÍNCIPE ANDREW voavam "nisso"? É um 727, pra lá de obsoleto, que se tornou famigerado como o "Lolita Express". Mas o POTUS e um então herdeiro da Casa Real Britânica não deveriam ter medo de voar em um trambolho que, segundo o Aviation Master, Ph. D. pela prestigiosa UCY (Universidade Caiafa do Youtube), "Dinho" (Uiii :mrgreen: ) Carvalho vetaria de imediato? Só que a MANUTENÇÃO era TOP!
Ou seja, teco-teco é o que interessa e tem que ser da última moda, tipo na FAA, onde o que não falta é variedade de modelos de treinadores, e o resto a gente vê depois? :lol: :lol: :lol: :lol:
Vamos lá tiozão. :twisted:

O T-25 ainda pode voar muitos anos? Pode. Mas a que custo? Isso influencia a formação dos cadetes? Sim. Por quê? Porque o trabalho dele é simplesmente ensinar as regras de como se voa um avião. Para isso até um Zlin 242 serve. E é tão ou mais barato de operar quanto o T-25. Mas nós não fizemos isso porque a FAB não tem recursos para colocar nada novo no lugar dele. Se é que precisa.
Ademais, ficar catando peças em museus, desertos ou sucatões da vida não é das mais honestas e seguras formas de se manter um avião voando.
Os B-52 vão voar até completarem seu centenário. Mas isso é a USAF. Eles tem centenas de B-52 estocados para servir de peça de reposição e ainda vão trocar, finalmente, as turbinas pois o que tem lá não dá mais. E isso vai economizar algumas centenas de milhões de dólares para o erário público.
Eu de fato não sei quanto custa manter um T-25 voando, mas para a FAB se dispor a modernizar os Tucano e não este também, é no mínimo de se perguntar o por quê, não achas.
O que ele tem de bom é ser simples, e supostamente, barato de operar e manter.
Mas vamos ser honestos, o que é mais simples para um menino(a) que nasceu em 2003 entender:

Isto:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fe/Neiva_T-25..._Universal_%28621%29%2C_Brazil_-_Air_Force_AN1129036.jpg

Ou isso:
https://aeromagazine.uol.com.br/media/versions/embraer-t-27m-tucano_2_fixed_big.jpg

Até onde eu conheço essa tal geração Z ou Y, K, W ou seja lá o alfabeto que for, a mente deles está muito mais adaptada as demandas das telas, IA e processadores em Terabytes do mundo moderno do que aos reloginhos que meus avós estavam acostumados a olhar a hora.

Estamos falando de formação de novos aviadores que já chegam na academia com muito mais informações (sobre quase tudo) do que seus futuros orientadores. E mesmo beirando a superficialidade, a geração atual tem muito mais facilidade de aprender novas coisas do que os caras que se formaram lá atrás nos primeiros T-25. Não é a mesma coisa. O avião em si pode até ser bom para fazer o básico, mas daqui a pouco a FAB recebe Gripen E/F e já há na força gente questionando se os Super Tucano em Natal serão suficientes. Não é uma crítica ao avião em si mas uma chamada a reflexão sobre o processo formativo então vigente.
Eu particularmente entendo que o T-25 por melhor que seja, igualmente o T-27, podem durar o tempo que for na AFA. Mas uma hora alguém vai questionar o fato de pilotos da primeira linha estarem voando em caças de 4,5a G enquanto os cadetes voam em aeronaves com quase 50 anos de vida operacional nas costas.
Novamente, não é uma crítica aos aviões em si, mas à lógica do processo formativo atual. Ele foi bom até agora, para fazer a molecada ir do Universal ao F-5EM. Mas o Gripen E/F vem aí. E isso não é pouca coisa para a FAB. É a nossa pequena grande revolução não só na aviação de caça, mas em todos os setores que orbitam ao redor da missão primária da força que é voar e fazer voar.




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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#158 Mensagem por Túlio » Qui Mai 06, 2021 2:06 pm

FCarvalho escreveu: Qui Mai 06, 2021 1:46 pm
Mas vamos ser honestos, o que é mais simples para um menino(a) que nasceu em 2003 entender:

Isto:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fe/Neiva_T-25..._Universal_%28621%29%2C_Brazil_-_Air_Force_AN1129036.jpg

Ou isso:
https://aeromagazine.uol.com.br/media/versions/embraer-t-27m-tucano_2_fixed_big.jpg

Até onde eu conheço essa tal geração Z ou Y, K, W ou seja lá o alfabeto que for, a mente deles está muito mais adaptada as demandas das telas, IA e processadores em Terabytes do mundo moderno do que aos reloginhos que meus avós estavam acostumados a olhar a hora.

Estamos falando de formação de novos aviadores que já chegam na academia com muito mais informações (sobre quase tudo) do que seus futuros orientadores. E mesmo beirando a superficialidade, a geração atual tem muito mais facilidade de aprender novas coisas do que os caras que se formaram lá atrás nos primeiros T-25. Não é a mesma coisa.
Vamos ver: falas da mesma garotada que, quando não tem interesse em ser militar mas quer aprender a voar, vai a um Aeroclube e se breveta num dos teco-tecos que tem lá? Qual Aeroclube tem $$$ para trocar os reloginhos por Glass Cockpit? E os garotas e garotas e garotes por acaso reclamam ou aprendem menos?

Bobear e usam o GPS de seus indefectíveis Smartphones para fazer Navegação. E uma parte um dia será Piloto/a/e até de Boeing e Airbus...

AQUI É BRASIL, POWS!!! :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#159 Mensagem por gogogas » Qui Mai 06, 2021 2:53 pm

Acredito que quase toda a frota da FAB esta aposentando os relógios , Bandeco e Bandeirulha Modernizado , Hércules, Amazonas etc ....
Acredito que só os H-50 , T-25 e uma mistura de relógios com telas nos AMX são os únicos na FAB a ter relógios kkkkkk




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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#160 Mensagem por arcanjo » Seg Nov 15, 2021 1:54 pm



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:shock:

abs.

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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#161 Mensagem por Túlio » Seg Nov 15, 2021 3:43 pm

arcanjo escreveu: Seg Nov 15, 2021 1:54 pm

Imagem

:shock:

abs.

arcanjo
:lol: :lol: :lol: :lol:


:arrow: B-250 - motor do Super Tucano; será que cola? Bueno, num colou, então:

:arrow: B-350 - motor do C-295; será que cola? Bueno, se não colar:

:arrow: B-450 - motor do Juliet; será que cola? Bueno, se não colar:

:arrow: B-550 - motor do A-400; será que cola? Bueno, se não colar a gente desiste. Pelo menos batemos o recorde do AN-2 como o maior monomotor a hélice do mundo! [003] [003] [003] [003]




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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#162 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 15, 2021 4:36 pm

Essa gente já pagou ao menos o que deve à Novaer?




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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#163 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Nov 16, 2021 7:50 pm

FCarvalho escreveu: Seg Nov 15, 2021 4:36 pm Essa gente já pagou ao menos o que deve à Novaer?
Pagou nada.

PS: que coisa bizarra é esse B350.




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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#164 Mensagem por Túlio » Ter Nov 16, 2021 7:57 pm

Alguém aí sabe fazer CUTAWAY? Eu estaria disposto a pagar (BRL) para, sob minhas especificações, ser desenhado um B-450 e, se ficasse legal, também um B-550.

MP, pls.




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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#165 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 16, 2021 9:02 pm

Eu queria saber que foi que desenhou essa porcaria aí.
Afinal, de quem é o direito autoral sobre o B-250? A Novaer ou os árabes?




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