MB interessada em fragatas porta-misseis classe Adelaide (OHP) australianas

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
jambockrs
Sênior
Sênior
Agradeceu: 427 vezes
Agradeceram: 180 vezes

MB interessada em fragatas porta-misseis classe Adelaide (OHP) australianas

#1 Mensagem por jambockrs » Dom Out 08, 2017 12:49 pm

Meus prezados
COMPRA DE OPORTUNIDADE! MB mostra interesse pelas fragatas porta-mísseis australianas da classe Adelaide (OHP), que serão desprogramadas no fim desse ano
Imagem
Proa da fragata australiana “Melbourne”
A coluna INSIDER foi inteirada, na manhã desta quinta-feira (05.10), por uma fonte militar: a Marinha do Brasil (MB) demonstrou interesse em ficar com as fragatas porta-mísseis da classe Adelaide, que constituem a variante australiana das conhecidas fragatas americanas Tipo Oliver Hazard Perry (tratadas comumente como OHP), e estão perto de serem desativadas.
Dos três navios remanescentes dessa classe na Austrália, apenas os dois mais recentes – o Melbourne (FFG-05), comissionado em fevereiro de 1992, e o Newcastle (FFG-06), que entrou em serviço em dezembro de 1993 – foram efetivamente construídos em território australiano, pela empresa AMECON. A unidade mais antiga, Darwin (FFG-04), incorporada em julho de 1984, foi fabricada no estaleiro Todd, da cidade de Seattle, na costa oeste dos Estados Unidos.
Imagem
A “Darwin”
Todas foram modernizadas no ano de 2000, e todas serão descomissionadas entre o fim deste ano e o início de 2018.
Os chefes navais brasileiros já teriam deixado claro, para a Real Marinha Australiana, a sua intenção de adquirir as embarcações – empreitada na qual não estariam sozinhos, pois as Adelaides também interessam à Força Naval do Chile.
Ainda não foi possível sabe se a MB se interessa por todos os três navios, ou se apenas pelos dois mais “novos” (de 24 e 25 anos de uso).
Imagem
Acima a “caçulinha” “Newcastle” (24 anos de uso), abaixo a “Melbourne” (25 anos de navegação)

Imagem
Ofertas – As fragatas têm 139 m de comprimento, 4.100 toneladas de deslocamento, e hangar para um helicóptero médio tipo MH-16 (Seahawk). À época de seu lançamento alcançavam invejáveis 29 nós de velocidade.
Imagem
Vista aérea da “Newcastle”
Nos últimos anos as fragatas OHP já foram, por diversas vezes, oferecidas à MB pela Marinha estadunidense. Mas as propostas não se mostraram atraentes devido a dois pontos:
(1) as notícias sobre desgaste no sistema de propulsão das unidades e
(2) incertezas acerca de o quanto de seu armamento mais sofisticado essas unidades, transferidas para o Brasil, poderiam conservar.
Os navios australianos, em contrapartida, estão muito bem conservados e (pelo menos os mais novos) poderiam, tranquilamente, continuar ativos por toda a década de 2020.
As Adelaides transportam oito silos verticais tipo Mk.41, para mísseis antiaéreos, e um lançador de mísseis anti-navio modelo Mk.13 na proa, além de dois reparos triplos de tubos lança-torpedos Mk.32.
Em termos de armamento de tubo elas foram equipadas com um canhão Oto Melara de 3 polegadas montado a meia nau, e uma estação CIWS para a produção de barragem de fogo contra ataques aéreos a curta distância.
Imagem
Caso sejam efetivamente compradas pelo Brasil (o preço ainda é mantido em segredo), as Adelaides não poderiam estar no país antes do segundo semestre de 2018.
Fonte: Roberto Lopes site Plano Brasil 5 OUT 2017

Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: MB interessada em fragatas porta-misseis classe Adelaide (OHP) australianas

#2 Mensagem por Penguin » Dom Out 08, 2017 1:22 pm

Não é o ideal (aliás, não há solução ideal possível nesse caso), mas como quebra galho me parece a melhor opção disponível.
De quebra pode operar com 2 SH-60 simultaneamente.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
gogogas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 224 vezes

#3 Mensagem por gogogas » Dom Out 08, 2017 1:25 pm

Se realmente a MB comprar , seria interessante ! deveriam dar baixa nas Niteróis mais velhas e fazer uma nova modernização nas restantes ate que se construa a Tamandarés e ver se o Prosuper sai do papel !
Mas alguns fatos a questionar :
Será que os americanos vão permitir de essas fragatas vir com toda tecnologia embarcada e os armamentos ?
Será que a MB terá grana pra comprar ?
Será ,caso compre esses navios não interfira nas tamandarés ?

Gogogas !
hunter
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 1 vez

#4 Mensagem por hunter » Qua Out 11, 2017 6:19 pm

Alguém pode me dar mais informações sobre esse lançador mk13?! Não encontrei nada que seja claro....

O que eu entendi e que ele pode lançar somente 2 misseis e ele recarrega como??

Desde já agradeço

Obs sou leigo e aprendo muito aqui com vcs

Tikuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 61 vezes

#5 Mensagem por Tikuna » Qua Out 11, 2017 6:45 pm

hunter escreveu:Alguém pode me dar mais informações sobre esse lançador mk13?! Não encontrei nada que seja claro....

Desde já agradeço

Um vídeo vale mais que mil palavras amigo:

E aqui o lançamento de 3 mísseis:

"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 68 vezes

#6 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Out 11, 2017 7:31 pm

SE a MB fosse comprar esses trecos, essa trapizonga deveria ser a primeira coisa a ser desativada, as Adelaide possuem um container MK 41 na proa, hoje o que temos são Aspide 2000 e futuramente o Sea Ceptor, ambos podem ser lançados do Mk 41 (vou partir do princípio de que o Aspide é virtualmente igual ao Sea Sparrow). Logisticamente falando, esse SM2 e o Harpoon não me parecem negócio. Missil anti navio da MB é Exocet, pode-se perfeitamente montar os lançadores a meia nau (as OHP de Taiwan os tem para o missel nativo deles). Se quiser, arranca aquele 76 mm e coloca no lugar da trapizonga, ou bota outro canhão 114 mm que vai acabar sobrando, ou uma chapa de aço mesmo. O CIWS se os americanos não encherem o saco, pode ficar, se não um 40 mm atende. Troca o radar pelo Artisan 3D, se possível (existem OHP com SMART-S) e novas diretoras de tiro, caso queira usar os Sea Ceptor, uns baldes de tinta e pronto, dá para dar uma enganada até sair grana para novas ou outra semi sucata de oportunidade. Não é o melhor, mas na atual situação, qualquer buraco é trincheira.

pmicchi
Sênior
Sênior
Agradeceram: 18 vezes

#7 Mensagem por pmicchi » Qua Out 11, 2017 7:33 pm

hunter escreveu:Alguém pode me dar mais informações sobre esse lançador mk13?! Não encontrei nada que seja claro....

Desde já agradeço

Tenho duvida que os lançadores estejam operacionais. Eles operam misseis Standard de modelo antigo (salvo os australianos tenha feito algum upgrade). O lançador tem uma cadencia de disparo relativamente baixa e uma quantidade limitada de misseis - mas não deixa de ser algo intimidador num cenario de baixa intensidade como o do Atlantico Sul.

Essas fragatas foram projetadas como fragatas de menor custo para patrulha ASW no cenario do Atlantico Norte e apenas em secundariamente como escoltas de unidades de frente.

Elas usam as mesmas turbinas a gas que equipam as nossas corvetas e tanto se reclama dos custos de manutençao e operação.

Pessoalmente, entendo que comprar meios usados mantem o sofrimento de ter unidades com pouca vida util restante que nos obriga a altos custos de operação e manutenção e a ficarmos sempre a procura de alguma sucata que outro pais nao quer mais.

Me parece mais correto aceitar que a realidade orcamentaria só permite manter 5-6 escoltas mas que sejam unidades novas e modernas com boa capacidade, autonomia e vida útil.

Eu critico muito as CV-03 mas melhor uma Tamandaré nova que uma fragata velha dessas.

pmicchi
Sênior
Sênior
Agradeceram: 18 vezes

#8 Mensagem por pmicchi » Qua Out 11, 2017 7:39 pm

Juniorbombeiro escreveu:SE a MB fosse comprar esses trecos, essa trapizonga deveria ser a primeira coisa a ser desativada, as Adelaide possuem um container MK 41 na proa, hoje o que temos são Aspide 2000 e futuramente o Sea Ceptor, ambos podem ser lançados do Mk 41 (vou partir do princípio de que o Aspide é virtualmente igual ao Sea Sparrow). Logisticamente falando, esse SM2 e o Harpoon não me parecem negócio. Missil anti navio da MB é Exocet, pode-se perfeitamente montar os lançadores a meia nau (as OHP de Taiwan os tem para o missel nativo deles). Se quiser, arranca aquele 76 mm e coloca no lugar da trapizonga, ou bota outro canhão 114 mm que vai acabar sobrando, ou uma chapa de aço mesmo. O CIWS se os americanos não encherem o saco, pode ficar, se não um 40 mm atende. Troca o radar pelo Artisan 3D, se possível (existem OHP com SMART-S) e novas diretoras de tiro, caso queira usar os Sea Ceptor, uns baldes de tinta e pronto, dá para dar uma enganada até sair grana para novas ou outra semi sucata de oportunidade. Não é o melhor, mas na atual situação, qualquer buraco é trincheira.
pra fazer tudo isso, melhor comprar um navio novo e reaproveitar todos esses armamentos que voce mencionou.

Tikuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 61 vezes

#9 Mensagem por Tikuna » Qua Out 11, 2017 7:51 pm

pmicchi escreveu: Tenho duvida que os lançadores estejam operacionais. Eles operam misseis Standard de modelo antigo (salvo os australianos tenha feito algum upgrade).
Fizeram. Não operam o SM-1 como a versão americana. Operam o SM-2MR.

"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior

#10 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Out 11, 2017 7:57 pm

Muita coisa já está lá e outras vão estar em navios desativados, as únicas novidades seriam os Sea Ceptor e eventuais radares, existem radares mais baratos, mas se a MB escolheu o Artisan 3D para suas futuras escoltas, bota logo esse. De toda forma, qualquer navio que a MB compre e que queira operar a contento, vai ter que passar por modernização para adaptar o Siconta, o que é um peido para quem tá cagado?

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceram: 184 vezes

#11 Mensagem por Luís Henrique » Qui Out 12, 2017 12:45 am

Tikuna escreveu:
pmicchi escreveu: Tenho duvida que os lançadores estejam operacionais. Eles operam misseis Standard de modelo antigo (salvo os australianos tenha feito algum upgrade).
Fizeram. Não operam o SM-1 como a versão americana. Operam o SM-2MR.

Sim. Eh um navio fortemente armado.

As 40 celular mk-13 que abrigavam mísseis SM-1, após a modernização passaram a abriga mísseis SM-2 mr e mísseis Harpoon.

Instalaram um mk-41 com 8 células para um total de 32 mísseis ESSM.

Os radares e sonares foram modernizados.

Não vejo necessidade de trocar radar pelo artisan, muit menos trocar ESSM por Sea Ceptor.

Para o padrão de nossa MB e da América do Sul, as fragatas da classe Adelaide só precisam de uma Boa revisão e revitalização para poderem operar por 10 ou 15 anos.

Uma configuração padrão poderia ser 8 Harpoon, 32 SM-2 mr e 32 ESSM, além do CIWS, do canhão de 76mm, dos torpedos e capacidade para operar até 2. Sea Hawk.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por Juniorbombeiro » Qui Out 12, 2017 1:01 pm

O problema é que acrescenta mais logística de armamento, na prática não deve fazer muita diferença, mas se tiver que usar...Os ESSM tudo bem, até pq são da família do Sea Sparrow e Aspide e não interfeririam na adoção de Sea Ceptor. Estou apenas tentando usar uma linha de raciocínio lógico, não que eu realmente deseje que a MB compre essas tralhas, quanto mais para modernizar. Mas se comprar, vai ter que mexer nos sistemas para integrar o Siconta, eu aproveitaria para trocar o radar pelo padrão das futuras escoltas.

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#13 Mensagem por Penguin » Qui Out 12, 2017 2:23 pm

Juniorbombeiro escreveu:O problema é que acrescenta mais logística de armamento, na prática não deve fazer muita diferença, mas se tiver que usar...Os ESSM tudo bem, até pq são da família do Sea Sparrow e Aspide e não interfeririam na adoção de Sea Ceptor. Estou apenas tentando usar uma linha de raciocínio lógico, não que eu realmente deseje que a MB compre essas tralhas, quanto mais para modernizar. Mas se comprar, vai ter que mexer nos sistemas para integrar o Siconta, eu aproveitaria para trocar o radar pelo padrão das futuras escoltas.
As Type 22 da MB têm SICONTA?

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior

#14 Mensagem por Juniorbombeiro » Qui Out 12, 2017 2:58 pm

Penguin escreveu:
Juniorbombeiro escreveu:O problema é que acrescenta mais logística de armamento, na prática não deve fazer muita diferença, mas se tiver que usar...Os ESSM tudo bem, até pq são da família do Sea Sparrow e Aspide e não interfeririam na adoção de Sea Ceptor. Estou apenas tentando usar uma linha de raciocínio lógico, não que eu realmente deseje que a MB compre essas tralhas, quanto mais para modernizar. Mas se comprar, vai ter que mexer nos sistemas para integrar o Siconta, eu aproveitaria para trocar o radar pelo padrão das futuras escoltas.
Parece que não, pensei que tinham, mas acho um erro que não precisa ser repetido.

Energys
Sênior
Sênior
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

#15 Mensagem por Energys » Qui Out 12, 2017 3:57 pm

Penguin escreveu:
Não.
O CIC/COC da classe Adelaide foi totalmente modernizado na última atualização, passando a usar o sistema AN/UYQ-70, se não me engano. Seria um gasto absolutamente desnecessário trocá-los.
Outra questão seria troca de radares. Não é como trocar as pilhas de um controle remoto. A integração destes com a arquitetura de C² é caríssima, sendo este outro gasto desnecessário no caso.

Att.

Responder