LEPLAC - A plataforma Continental Brasileira

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

LEPLAC - A plataforma Continental Brasileira

#1 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 09, 2017 1:25 pm

COBERTURA ESPECIAL - SISGAAZ - NAVAL

06 de Setembro, 2017 - 10:50 ( Brasília )
LEPLAC - O Brasil além das 200 milhas. Apresentação da Região Sul nas Nações Unidas

http://www.defesanet.com.br/sisgaaaz/no ... es-Unidas/

Este projeto com certeza é um dos mais importantes em termos geo-políticos e econômicos para o Brasil.
Uma lástima que a maioria da população, mesmo vivendo a beira mar, não se dê conta deste.
Aliás, como quase tudo relativo a defesa nacional, o projeto LEPLAC carece ainda de muitos reforços para conseguir chegar a um bom termo, embora o trabalho atual vise somente o alcance dos demais 20% do espaço marítimo pleiteado pelo Brasil.

Duas coisas deveriam chamar-nos a atenção sobre o assunto: a importância crescente da função de vigilância e proteção da ZEE, coisa que deve ser ato primário de uma guarda costeira, e em segundo, o total despreparo, e diria mesmo indiferença, do país em relação a constituição de seu poder naval, entendendo-se este nos seus mais abrangentes significados.

Como não temos um povo preparado e amparado para acompanhar - e cobrar - este tipo de direito que nos cabe, e ao qual o Estado brasileiro está preso, por assim dizer, em função de sua natural e privilegiada posição geográfica, fica a impressão de que conseguindo ou não o intento hora pleiteado, um ar de tanto fez, como tanto faz, seja no mundo político como na sociedade em geral.

Coisas de um país que apesar de nascido de frente para o mar, desde sempre lhe virou as costas e desdenhou de suas potencialidades para além da beleza natural e da manutenção do ócio popular.

Viva-se com isso.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder