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EE11 - URUTU: Modernização do sistema pneumático da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal

Enviado: Qua Ago 16, 2017 2:42 am
por jambockrs
Meus prezados
Modernização do sistema pneumático da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal EE 11 - URUTU
Imagem
Jolcemar Guterres dos Santos – 1° Sgt MB Monitor do CI Bld
Varlei Edemundo Batista da Silva – S Ten Adjunto de Comando do CI Bld
Aprovado pelo Cel Ádamo Luiz Colombo da Silveira Comandante do Centro de Instrução de Blindados

A VBTP (Viatura Blindada de Transporte de Pessoal) EE - 11 URUTU, fabricada na década de 70 pela empresa Engesa S/A, é um veículo blindado, anfíbio, com chassi montado sobre rodas, utilizado para transporte de pessoal, possuindo ainda outras aplicações no meio militar, como ambulância, oficina, etc.

Possui alto desempenho em terra e na água, com um sistema de tração total, ou seja, possibilidade de tração 6x4, 6x6 e bloqueio do diferencial traseiro, este montado com um sistema de boomerang¹, e suspensão dianteira independente.

Este tipo de suspensão, tanto traseira como dianteira, permite a VBTP URUTU enfrentar terrenos de difícil deslocamento, absorvendo os impactos provenientes do terreno e garantindo o desempenho exigido para este tipo viatura.
Ao longo de sua fabricação, a VBTP URUTU sofreu algumas modificações, sejam mecânicas ou estruturais. A primeira versão, era dotada de um sistema eletropneumático responsável pelo acionamento mecânico da tração dianteira, reduzida, bloqueio do diferencial traseiro, bomba de porão, pressurização da transmissão e sistema de navegação.

Este texto, visa abordar e dissertar a respeito da modificação desenvolvida no Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (PqRMnt/3), no ano de 2005, visando minimizar falhas e diminuir os custos com a manutenção da viatura.
No ano de 2005, o PqRMnt/3, recebeu a VBTP URUTU, para realizar a manutenção e verificou-se que boa parte apresentava os seguintes sistemas danificados: caixa de transferência e redução com engrenagens quebradas, engrenagens do boomerang quebradas, semi-árvores da tração traseira quebradas, diferenciais danificados, conjunto de acionamento eletropneumático danificados, entre outras avarias na viatura.
Das análises feitas, foi observado que os interruptores elétricos responsáveis pelo acionamento elétrico dos solenóides e estes responsáveis em mudar o sentido dos diversos atuadores da viatura URUTU, criavam uma oxidação e esta vinha a fechar o contato de acionamento involuntário de um determinado sistema, quando em movimento, danificando um determinado sistema.
Também, boa parte dos solenoides elétricos, estavam com seu dispositivo de acionamento interno emperrado, devido à umidade e, assim acabavam provocando vazamento de ar, quando algum sistema era acionado.
Os interruptores do painel localizavam-se em posição muito próxima da direção, tornando-os vulneráveis ao acionamento involuntário por parte do motorista.
Face ao exposto, ainda em 2005, foi incorporado um sistema de acionamento mais simples, composto por um painel com válvulas de controle direcional de fluxo de ar, tubulações flexíveis e engates rápidos nos atuadores, desta forma, tornou-se um sistema mais operacional, mais acessível para as atividades de manutenção, maior confiabilidade e fácil aquisição de peças, eliminando-se os interruptores elétricos, válvulas solenoides, fiação elétrica.

Percebe-se portanto, que com esta modificação, a VBTP URUTU na versão mais antiga, passou a contar com maior confiabilidade para a operação no terreno e com menor custo de manutenção para a Instituição.

Em relação aos cursos de manutenção de chassi da Vtr URUTU, tenho a certeza de que cada vez mais precisaremos de mecânicos com uma visão crítica, por se tratar de uma viatura antiga e de difícil aquisição de peças no comércio. Cabe ressaltar também a importância no que se refere a manutenção preventiva, pois julgo esta de extrema necessidade, devendo ser destinada uma atenção especial por parte da guarnição da viatura, encarregado de manutenção da subunidade e fiscalização contínua por parte da oficina de manutenção da Unidade, com a finalidade de evitar possíveis problemas nos componentes da Vtr URUTU.
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¹ É um componente ENGESA concebido com a finalidade de equipar o veículo com 4 rodas motrizes traseiras por intermédio de um só diferencial.

Re: EE11 - URUTU: Modernização do sistema pneumático da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal

Enviado: Qua Ago 16, 2017 8:12 am
por pmicchi
curiosidade: o Urutu tem bloqueio de diferencial dianteiro e central?

Re: EE11 - URUTU: Modernização do sistema pneumático da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal

Enviado: Qua Ago 16, 2017 11:17 am
por eligioep
pmicchi escreveu:curiosidade: o Urutu tem bloqueio de diferencial dianteiro e central?
Não.
Só bloqueio no eixo traseiro.
Quanto ao central, ele não necessita.

Re: EE11 - URUTU: Modernização do sistema pneumático da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal

Enviado: Qua Ago 16, 2017 4:32 pm
por Juniorbombeiro
Tem diferencial central??? Normalmente essas viaturas mais rústicas e principalmente antigas, dispensam esse luxo.

Re: EE11 - URUTU: Modernização do sistema pneumático da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal

Enviado: Qui Ago 17, 2017 10:32 am
por eligioep
Ele não possui diferencial central. É caixa de transferencial normal, e que pela sua construção (e conceito) já é bloqueada, pois não há, e nem permite, diferença de velocidade entre o diferencial dianteiro e traseiro.

Re: EE11 - URUTU: Modernização do sistema pneumático da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal

Enviado: Qui Ago 17, 2017 1:52 pm
por Energys
Quase infartei! Pensei que fosse mais uma proposta extravagante de modernização. [003] [003]

Att.

Re: EE11 - URUTU: Modernização do sistema pneumático da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal

Enviado: Qui Ago 17, 2017 3:23 pm
por pmicchi
eligioep escreveu:Ele não possui diferencial central. É caixa de transferencial normal, e que pela sua construção (e conceito) já é bloqueada, pois não há, e nem permite, diferença de velocidade entre o diferencial dianteiro e traseiro.
Faz sentido não ter diferencial central. Minha Pajero TR4 tem, mas eu corro um pouco mais nas curvas 8-]

Então o Urutu nao tem diferencial dianteiro, se uma roda dianteira patinar a outra perde tração e ele vira um 6x4?

Re: EE11 - URUTU: Modernização do sistema pneumático da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal

Enviado: Qui Ago 17, 2017 3:43 pm
por joao fernando
pmicchi escreveu:
eligioep escreveu:Ele não possui diferencial central. É caixa de transferencial normal, e que pela sua construção (e conceito) já é bloqueada, pois não há, e nem permite, diferença de velocidade entre o diferencial dianteiro e traseiro.
Faz sentido não ter diferencial central. Minha Pajero TR4 tem, mas eu corro um pouco mais nas curvas 8-]

Então o Urutu nao tem diferencial dianteiro, se uma roda dianteira patinar a outra perde tração e ele vira um 6x4?
Não pq o boomerang está travado lá atras.

Re: EE11 - URUTU: Modernização do sistema pneumático da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal

Enviado: Qui Ago 17, 2017 3:59 pm
por Túlio
Me adescurpem mas ODEIO ler posts e não entender nada, assim, ajudem o índio Véio: bloqueio de diferencial (pois é, fui pesquisar) é mais ou menos isso?

http://www.youtube.com/watch?v=1HdWPWHmJjE

Ou seja, a roda perde aderência, o motorista nota e aciona o diferencial (ou sei lá o que é aquele botão que ele aperta) de modo que a roda "em falso" fica sem receber tração do motor, o qual a desvia para a que tem chão firme por debaixo e pode tracionar. Estou no caminho certo?

Pergunto porque não sei lhufas sobre isso mas quero aprender.

Re: EE11 - URUTU: Modernização do sistema pneumático da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal

Enviado: Qui Ago 17, 2017 4:27 pm
por pmicchi
joao fernando escreveu:
pmicchi escreveu: Faz sentido não ter diferencial central. Minha Pajero TR4 tem, mas eu corro um pouco mais nas curvas 8-]

Então o Urutu nao tem diferencial dianteiro, se uma roda dianteira patinar a outra perde tração e ele vira um 6x4?
Não pq o boomerang está travado lá atras.
O bloqueio do diferencial traseiro não ajuda nisso. Não entendi seu comentario.

Re: EE11 - URUTU: Modernização do sistema pneumático da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal

Enviado: Qui Ago 17, 2017 4:31 pm
por pmicchi
Túlio escreveu:Me adescurpem mas ODEIO ler posts e não entender nada, assim, ajudem o índio Véio: bloqueio de diferencial (pois é, fui pesquisar) é mais ou menos isso?

http://www.youtube.com/watch?v=1HdWPWHmJjE

Ou seja, a roda perde aderência, o motorista nota e aciona o diferencial (ou sei lá o que é aquele botão que ele aperta) de modo que a roda "em falso" fica sem receber tração do motor, o qual a desvia para a que tem chão firme por debaixo e pode tracionar. Estou no caminho certo?

Pergunto porque não sei lhufas sobre isso mas quero aprender.
Na prática o diferencial joga mais potencia na roda que gira mais. Isso ajuda muito nas curvas pois a roda "de fora" gira mais vezes que a roda "de dentro" quando o veiculo faz curvas.

Sem diferencial, a potencia é distribuída por igual nas rodas.

No caso do Urutu, como não há diferencial central, entendo que 50% da potencia vai sempre para o eixo do boomerang e a outra metade sempre para o eixo dianteiro. De ser um tanto dificil fazer curvas com ele na estrada.

Re: EE11 - URUTU: Modernização do sistema pneumático da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal

Enviado: Qui Ago 17, 2017 8:54 pm
por Juniorbombeiro
Túlio escreveu:Me adescurpem mas ODEIO ler posts e não entender nada, assim, ajudem o índio Véio: bloqueio de diferencial (pois é, fui pesquisar) é mais ou menos isso?

http://www.youtube.com/watch?v=1HdWPWHmJjE

Ou seja, a roda perde aderência, o motorista nota e aciona o diferencial (ou sei lá o que é aquele botão que ele aperta) de modo que a roda "em falso" fica sem receber tração do motor, o qual a desvia para a que tem chão firme por debaixo e pode tracionar. Estou no caminho certo?

Pergunto porque não sei lhufas sobre isso mas quero aprender.
Toma véio, pega uma cerva e te diverte. Tem alguns erros de português mas dá pra entender legal. Recomendo fortemente o primeiro vídeo da matéria, explica de forma absurdamente didático o funcionamento do diferencial, foi elaborado pela GM (véio pra caramba) e deveria ser declarado patrimônio histórico da indústria automobilística.

http://www.autoentusiastas.com.br/2015/ ... racao-4x4/

Re: EE11 - URUTU: Modernização do sistema pneumático da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal

Enviado: Sex Ago 18, 2017 10:04 am
por eligioep
Túlio escreveu: Ou seja, a roda perde aderência, o motorista nota e aciona o diferencial (ou sei lá o que é aquele botão que ele aperta) de modo que a roda "em falso" fica sem receber tração do motor, o qual a desvia para a que tem chão firme por debaixo e pode tracionar. Estou no caminho certo?
Xirú,
quase isso. Na verdade o bloqueio distribui a potência (leia-se tração, rotação) 50% para cada roda. Ou seja, iguala, mesmo não havendo tração. Fica como um bloco rígido, sem permitir diferenças entre os lados direito/esquerdo. No caso do Urutu/Cascavel, transmite de maneira igual para as 4 rodas traseiras, visto o boomerang igualar a tração em cada lado, de forma individual. Por isso, quando bloqueado não pode trafegar em estradas de pavimento firme, pois fatalmente, haverá quebra de ponta de eixo.

Re: EE11 - URUTU: Modernização do sistema pneumático da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal

Enviado: Sex Ago 18, 2017 10:15 am
por eligioep
pmicchi escreveu: No caso do Urutu, como não há diferencial central, entendo que 50% da potencia vai sempre para o eixo do boomerang e a outra metade sempre para o eixo dianteiro. De ser um tanto dificil fazer curvas com ele na estrada.
Não. Quando a tração dianteira não está acionada, 100% da potencia vai para o eixo traseiro, e consequentemente, para as 4 rodas traseiras.
A dianteira não possui bloqueio, podendo ocorrer de ficar uma roda girando em falso. Mas é uma hipótese muito extrema.

Re: EE11 - URUTU: Modernização do sistema pneumático da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal

Enviado: Sex Ago 18, 2017 1:38 pm
por pmicchi
eligioep escreveu:
pmicchi escreveu: No caso do Urutu, como não há diferencial central, entendo que 50% da potencia vai sempre para o eixo do boomerang e a outra metade sempre para o eixo dianteiro. De ser um tanto dificil fazer curvas com ele na estrada.
Não. Quando a tração dianteira não está acionada, 100% da potencia vai para o eixo traseiro, e consequentemente, para as 4 rodas traseiras.
A dianteira não possui bloqueio, podendo ocorrer de ficar uma roda girando em falso. Mas é uma hipótese muito extrema.
Na verdade, eu quis dizer o mesmo que vc. Nunca pilotei um blindado mas faço muita trilha de 4x4. Meu carro tem bloqueio central mas não nos eixos traseiro e dianteiro, o que me impede de pegar trilhas mais pesadas. Eu imaginava que qualquer blindado tinha bloqueios central e em todos os eixos.