HMS Ocean (L12) para MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

HMS Ocean é uma boa aquisição para MB?

Sim
171
84%
Não
32
16%
 
Total de votos: 203

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
P H
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 205
Registrado em: Qua Jun 18, 2014 6:24 pm
Localização: São Paulo
Agradeceram: 15 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#166 Mensagem por P H » Seg Dez 04, 2017 5:29 pm

Agora a enquete será outra, como será batizado o novo porta-helicópteros da MB?




Raphael
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#167 Mensagem por pmicchi » Seg Dez 04, 2017 5:36 pm

Bom noticia, se for verdade e der tudo certo.

É uma ótima adição ao CFN e ainda engana os leigos que podem achar que a MB adquiriu um navio de combate de verdade para substituir o São Paulo. Vai fazer bonito em desfiles e missões de paz e torço para que nunca precisemos usá-lo para mais que isso.

Eu batizaria o navio como ESPIRITO SANTO, visto que nossa marinha está ao "Deus dará" faz tempo.




Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#168 Mensagem por FABIO » Seg Dez 04, 2017 5:47 pm

Ele vai passar por PMG quando chegar ou não?




Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#169 Mensagem por Tikuna » Seg Dez 04, 2017 5:53 pm

Minas Gerais. é o que penso. e parece que é o que o povo pensa tambem na materia




Editado pela última vez por Tikuna em Seg Dez 04, 2017 6:03 pm, em um total de 1 vez.
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#170 Mensagem por pmicchi » Seg Dez 04, 2017 6:01 pm

O lado ruim é que certamente a MB vai usar essa aquisição para justificar a compra de escoltas, desviando recursos que poderiam ser melhor usados no programa de submarinos. Espero não cairmos nesse erro.




Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#171 Mensagem por vplemes » Seg Dez 04, 2017 6:22 pm

O programa dos submarinos é financiado por um contrato de empréstimo internacional. Como a eventual compra de algumas escoltas usadas poderiam sugar recursos do prosub? É justamente o contrário que está acontecendo. O prosub está sugando as verbas da MB e por isso vamos de escoltas usadas (se comprarmos alguma, o que seriamente duvido muito).




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#172 Mensagem por Bolovo » Seg Dez 04, 2017 6:33 pm

Tikuna escreveu:Minas Gerais. é o que penso. e parece que é o que o povo pensa tambem na materia
Nunca entendi um Estado que nem mar tem dar o nome a tantos navios da Marinha! :lol:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#173 Mensagem por Túlio » Seg Dez 04, 2017 6:35 pm

CREDO, pelo jeito a MB vai seguir igualzinho a ARA, até perder um sub cheio de gente ou coisa pior, só para justificar a existência de montes e mais montes de estreludos & taifeiros & ordenanças, PQP!

Larguei de mão, vou passar a me preocupar com a Marinha de BURKINA FASO que ao menos é mais séria, POWS!!!


EDIT - Pelo menos o FABIO véio deve ter ficado faceiro! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#174 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 04, 2017 8:18 pm

Tem coisas por aqui que realmente não mudam.

E ainda querem falar que a culpa é toda dos políticos.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5441
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 427 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#175 Mensagem por henriquejr » Seg Dez 04, 2017 8:52 pm

Parece que nossas forças armadas estão otimizando os poucos recursos que tem "disponiveis" para dar ênfase às suas missões junto a ONU e, caso se confirme a aquisição do OCEAN, esta tese ficará mais que escancarada. De fato a MB necessita para ontem de um navio deste porte para apoiar as missões de paz em outros continentes (no caso a África). Bom lembrar que temos uma força de fuzileiros navais bem numerosa, bem equipada e adestrada. É a "guerra" presente, que necessita de equipamentos para hoje (navios, aviões, blindados, sobretudo de apoio às tropas e logístico).




.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#176 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 04, 2017 10:24 pm

Não bastasse o mal costume de fazer GLO por aqui como missão primária, agora vamos vamos papel de policia mundo afora... :roll:

Realmente, não precisamos mais de forças armadas, precisamos sim é de uma boa força de auto defesa de fronteiras tupiniquins.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#177 Mensagem por Pablo Maica » Seg Dez 04, 2017 11:44 pm

Se a FAB tivesse encomendado mais uns 20 KC-390, eu estaria desconfiando que participaríamos da operação Overlord II.


Um abraço e t+ :)




JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#178 Mensagem por JL » Ter Dez 05, 2017 1:15 am

Breves comentários:
Prós:
1-) Compramos o navio que era o flag ship da Royal Navy;
2-) Um navio lindo e imponente;
3-) Com tremenda capacidade para operar helicópteros de todo o tipo, além de espaço de sobra, recursos para apoio indo de missões anfíbias a humanitárias etc.
Contras:
1-) Navio muito lento, velocidade de navio de carga;
2-) Será que os ingleses vão deixar os CIWS, se tirarem o navio é um verdadeiro pato, um alvo gigante e não temos como proteger;
3-) Para descontrair: Será que compraram porque ele parece um navio aeródromo?




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#179 Mensagem por FABIO » Ter Dez 05, 2017 1:27 am

OS EUA vão liberar os CIWS o Mattoso Maia já usa.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#180 Mensagem por Bolovo » Ter Dez 05, 2017 2:13 am

FCarvalho escreveu:Não bastasse o mal costume de fazer GLO por aqui como missão primária, agora vamos vamos papel de policia mundo afora... :roll:

Realmente, não precisamos mais de forças armadas, precisamos sim é de uma boa força de auto defesa de fronteiras tupiniquins.

abs.
Eu sempre detestei esse conceito errado onde o papel das forças armadas é "defender as fronteiras". Isso só existe aqui na Bananalândia e tudo mundo bate palmas para isso. As forças armadas só são usadas para defender fronteiras somente em caso de litigio, o que não é o nosso caso. Na maioria dos países civilizados isso é papel das Guardas de Fronteira (no caso da fronteira terrestre) e das Guardas Costeiras (no caso da fronteira marítima). Para citar exemplos, nos EUA existem a Border Patrol e a Coast Guard e na Rússia existe Serviço de Fronteira e a Guarda Costeira (ambas sobre comando da FSB, antiga KGB). No nosso maior vizinho, a Argentina, isso é papel da Gendarmerie Nacional e da Prefeitura Naval. Em maioria desses casos, essas forças ficam subordinadas aos Ministérios da Justiça, Interior, Transportes etc e não na pasta da Defesa. São forças civis ou paramilitares com poder de polícia, mas não são forças militares.

Aqui no Brasil isso fica a cargo da Polícia Federal (que não tem efetivo nenhum pra isso e jamais vai ter), do Exército e da Marinha, que não a toa são forças imensamente grandes. Metade das embarcações da Marinha Brasileira são de patrulha, subordinadas aos distritos navais, que fazem o papel de Guarda Costeira. O Exército tem uns 30 pelotões de fronteira espalhados pela fronteira. Eu sempre achei curioso não existir esse tipo de debate no Brasil, pois eu acho esse conceito totalmente falho. Para mim, o papel principal das forças armadas é lidar com a guerra e não ser uma imensa polícia nacional. Por isso mesmo, eu defendo a criação de uma Guarda Nacional (ou de Fronteira, o que não tem nada a ver com a Força Nacional, essa aberração) e uma Guarda Costeira (o que seria basicamente a emancipação da Capitania dos Portos e os Distritos Navais), forças paramilitares civis subordinadas ao Ministério da Justiça, que fossem responsáveis sobre esse papel de policiamento das fronteiras e deixaria as forças armadas ocupadas somente com as funções envolvendo a defesa nacional.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder