HMS Ocean (L12) para MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

HMS Ocean é uma boa aquisição para MB?

Sim
171
84%
Não
32
16%
 
Total de votos: 203

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36172
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#856 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 12, 2021 7:29 pm

FIGHTERCOM escreveu: Dom Set 12, 2021 10:26 am Curiosamente estava me perguntando dia desses se isso seria possível. Quase coloquei esse questionamento aqui no fórum. Alguém faz ideia de como o Hermes seria recolhido?
Abraços,
Wesley
Eu não conheço a forma de pouso deste drone, se controlada ou sei lá o quê, mas a julgar pelo tamanho, velocidade e MTOW do mesmo, não creio que uma parada que não controlada já no convés de voo no navio seja viável.
Cabos de arrasto removíveis poderiam ser uma solução, mas tem seu custo e complexidade. Redes também poderia ser utilizadas, mas também tem seus custos e complexidades.
Duvido que ele consiga parar mesmo que utilizando toda a extensão do convés.
Frenagem por paraquedas poderia ser pensado. Mas teria que ver se o VANT pode ser modificado no sentido de receber este equipamento, e como isto poderia, ou não, influir no seus desempenho.
Talvez VANT médios e/ou médio-pesados com hélices rotativas sejam uma alternativa menos complicada e mais flexível para utilização a bordo.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#857 Mensagem por knigh7 » Seg Set 13, 2021 12:15 am

FIGHTERCOM escreveu: Dom Set 12, 2021 10:26 am

Curiosamente estava me perguntando dia desses se isso seria possível. Quase coloquei esse questionamento aqui no fórum. Alguém faz ideia de como o Hermes seria recolhido?

Abraços,

Wesley
Por catrapo:

Imagem


No ano passado o Comandante do Atlântico concedeu uma entrevista (numa das revistas impressas, não me lembro qual delas) no qual ele dizia que a MB estava desenvolvendo estudos para a viabilidade de operação do Hermes 450 à partir do navio.




Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#858 Mensagem por Viking » Ter Set 14, 2021 3:36 pm

FCarvalho escreveu: Dom Set 12, 2021 7:16 pm
Viking escreveu: Sáb Set 11, 2021 7:12 pm Eu sou da opinião que a MB deveria avaliar como defesa de ponto AAé do Atlântico a instalação de três sistemas CIWS  Rheinmetall Sea Snake de 30 mm. Este sistema deveria também ser considerado para uma futura atualização da Barroso.

Sds 
Com 3 Niterói dando baixa logo mais, cerca de 6 Bofors 40/70 Mk 3 ficarão liberados para uso em outros navios. Eles podem ser uma solução de consenso para o Atlântico, por mais que não sejam ideias como CIWS. Mas já seria melhor do que apenas os canhões de 30mm hoje que o navio possui.
Da mesma forma os sistemas Albatroz terão 3 sistemas a disposição, e que poderiam ser modernizados com novos modelos dos Aspide e outros sistemas mais modernos agregados do próprio navio.

Bem pensada esta alternativa. Os dois Bofors 40/70 MK.3 da ex- Niterói poderiam ser instalados na popa do Atlântico em 2022 quando ele for docado.
O indicativo visual também poderia ser redimensionado, ficando mais harmônico com a proa do navio. :D :D :D




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36172
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#859 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 14, 2021 4:20 pm

Eu penso ser interessante colocar os Bofors no lugar dos canhões de 30mm nos dois bordos. Assim poderíamos cobrir melhor o navio na sua íntegra em quase todos os ângulos.
Na popa onde ficavam os Phalanx se poderia apor os lançadores de Aspide 2000 aposentados das Niterói, dos quais apenas 2 unidades seriam suficientes para prover defesa AAe de curta e média distância.
E sim, mudar aquele indicativo visual é algo realmente necessário. Além de disforme ficou em contraste com as linhas do navio.
Simplesmente horrível aquele trabalho de pintura. Não sei como não viram isto antes de desperdiçar tinta em algo tão ruim.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1898
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#860 Mensagem por arcanjo » Sex Fev 11, 2022 4:09 pm

Marinha entrega manutenção do NAM ‘Atlântico’ aos ingleses
Contrato é estimado em cerca de 80 milhões de reais

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiuuiMUNDRtB_wg65aUa223RvWz7MVdpBGCQzRDTidJsq3k0v2DD6j0ANSw4nQ978DL7KGUflh3-FO3xF-1v3r9GnEnGqOdsFyzr_EmyJqMRcu0g4L6gFRA4ybQ1AD-Xulnm_XobcMIYDL_Xo_pjkCP0R4kDiNt-wErkhrkdAmdM9J9P566vh7m-PkqrQ=s2000

Por Robson Bonin

A Diretoria Industrial da Marinha fechou um contrato com a empresa inglesa Devonport Royal Dockyard Limited, com dispensa de licitação, no valor de 80 milhões de reais (11,1 milhões de libras) para serviços continuados necessários para prover a manutenção preventiva e corretiva, além da transferência de conhecimentos, para apoiar as atividades de manutenção e reparo, todas relacionadas a equipamentos e sistemas do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”. Trata-se de um navio porta-helicópteros.

Com informações da Veja / Coluna Radar

O extrato de dispensa de licitação foi publicado no DOU:

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhkHMhdrN5J3iKPdL70U-nda228SziwKUfyMn3mr5X5CyctzOI-esX3mNF12A7LYSollapn23SDbGKPDwIy_HSgu7M5JVdCITrj5TFwTBN-Imf8crifx7MQOvjnJGdpT6BzTOHwnhVPi5ryh-T3pnAoHTed_zcc4PojVcTDDAbTbr5RNKAeANQtLbmR1w=s1508

FONTE: Poder Naval

https://www.naval.com.br/blog/2022/02/1 ... -ingleses/

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#861 Mensagem por J.Ricardo » Sex Fev 11, 2022 5:02 pm

Melhor fazer isso do que ficar mexendo igual fizeram com o SP e estragar o navio.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#862 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Fev 11, 2022 5:47 pm

J.Ricardo escreveu: Sex Fev 11, 2022 5:02 pm Melhor fazer isso do que ficar mexendo igual fizeram com o SP e estragar o navio.
Parece que a MB aprendeu.




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36172
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#863 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 11, 2022 5:51 pm

Medida racional e lógica. Vai trazer inúmeros benefícios ao erário e à manutenção e operacionalidade do navio.
As FCT acredito devem seguir a mesma lógica depois de entregues.
A ver como será com a classe Riachuelo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#864 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Abr 13, 2022 7:49 pm





"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54732
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2300 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#865 Mensagem por P44 » Dom Nov 26, 2023 6:11 am

Imagem

A140 com o novo reabastecedor francês Jacques Chevalier




Triste sina ter nascido português 👎
Responder