HMS Ocean (L12) para MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

HMS Ocean é uma boa aquisição para MB?

Sim
171
84%
Não
32
16%
 
Total de votos: 203

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#811 Mensagem por Túlio » Qua Dez 23, 2020 1:32 pm

FCarvalho escreveu: Seg Set 30, 2019 1:53 pm Conceito Type 081 LHA. Um dos vários conceitos propostos dos escritórios da indústria naval chinesa para a PLAN.
Note-se que o navio está na casa das 20 mil ton e tem dimensões parecidas com a classe Mistral, sendo um pouco maior que esta. Talvez uma reengenharia desta, provavelmente.
De qualquer forma, nas imagens do link abaixo é possível verificar que além do porta-helicoptero há também versões a partir do mesmo desenho de LHD.

https://www.globalsecurity.org/military/world/china/images/type-81-image01.jpg

https://www.globalsecurity.org/military ... 81-lha.htm

abs
POWS, aí está a exata imagem que eu tinha visto uma vez, me babei todo com as possibilidades mas nunca mais achei de volta (até agora), por alguma razão (errada) pensava que era uma variante da Classe Makassar e vejam só...

Este sem dúvida seria PARA MIM o Dream Vessel para a Imperial, desde que com uma frota de Escoltas decentes (pelo menos uns dois ou três Destróieres ali pela faixa das 8 mil t): formariam um senhor grupo para Missões ASW e ASuW ao longo da nossa costa e mesmo um pouco além, desde que dentro do alcance dos caças da FAB e fora do dos caças e drones de uma FT nucleada em NAe.





PS.: tá vendo, cupincha, não te quoto SÓ PRA ZOAR!!! [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#812 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 23, 2020 1:45 pm

Well, meu caro amigo gaudério, fosse por mim, a gente sentava daqui uns 10 anos com os chinas e conversava sério no sentido de obter soluções desse tipo aí para substituir o Atlântico.

Até mesmo para futuras escoltas destes navios que seriam necessárias. :twisted:

Imagem

https://www.china-arms.com/2019/08/type ... destroyer/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#813 Mensagem por Túlio » Qua Dez 23, 2020 4:21 pm

FCarvalho escreveu: Qua Dez 23, 2020 1:45 pm
Well, meu caro amigo gaudério, fosse por mim, a gente sentava daqui uns 10 anos com os chinas e conversava sério no sentido de obter soluções desse tipo aí para substituir o Atlântico.

Até mesmo para futuras escoltas destes navios que seriam necessárias. :twisted:
And here we go, TINHAS que deixar na reta para eu DISCORDAR:

Não é dez ANOS pra começar as charlas, é dez SEMANAS e isso NO MÁXIMO (considerando-se o tempo para que as teorias conspiranóicas em volta do Zé Topete caiam por terra de vez junto com as baboseiras tipo "The Storm" e "It's Time", o novo POTUS assuma e comece a fazer cara feia pra nós)! Dez anos é para já estar começando a operar os primeiros bichos.

E alguém vai ter que aprender que uma coisa é transferir tecnologias para O BRASIL e outra muito diferente é fazê-lo PARA BRASILEIROS!!!

No primeiro caso (exemplos ELBIT, IVECO e SAAB) se traz a tecnologia para cá mas se monta/compra empresas locais (azar se foram EEDs) e então se começa a fazer aqui; no segundo se dá algum petisco para a EMBRAER ir se distraindo e aprendendo mais alguma coisa.

Essa gente é acostumada a levar cucaracha no beiço faz teeeempo, e novidade: OS CHINAS SÃO AINDA PIORES!!!

É aprender a fechar negócio e já pensar em como a coisa toda será executada, não deixar pro véio "depois a gente vê". Como falamos de belonaves, seria alguma coisa mais ou menos como o feito em Itaguaí mas sem a obrigação de pedir aos chinas licença até pra mudar o tipo de papel higiênico do banheiro, o que permitiria desenvolver e integrar o que fosse feito aqui.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#814 Mensagem por knigh7 » Qua Dez 23, 2020 4:22 pm

A MB, a mais tradicionalista das 3 Forças, fazendo negócio sobre escoltas com a China? :shock: :roll:

Nem se o Brasil entrasse em guerra com a OTAN.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#815 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Dez 23, 2020 4:30 pm

Túlio escreveu: Qua Dez 23, 2020 1:32 pm
POWS, aí está a exata imagem que eu tinha visto uma vez, me babei todo com as possibilidades mas nunca mais achei de volta (até agora), por alguma razão (errada) pensava que era uma variante da Classe Makassar e vejam só...

Este sem dúvida seria PARA MIM o Dream Vessel para a Imperial, desde que com uma frota de Escoltas decentes (pelo menos uns dois ou três Destróieres ali pela faixa das 8 mil t): formariam um senhor grupo para Missões ASW e ASuW ao longo da nossa costa e mesmo um pouco além, desde que dentro do alcance dos caças da FAB e fora do dos caças de uma FT nucleada em NAe.
Melhor investir na aquisição de duas unidades desse modelo aí equipados com helis + drones, ao invés de ficar sonhando com NAes. 8-] 8-] 8-]

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#816 Mensagem por knigh7 » Qua Dez 23, 2020 5:07 pm

Pessoal, sobre algumas colocações que vocês estão fazendo sobre escoltas:

O Almirante de Esquadra Petrônio (atualmente chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas), no ano passado, quando coordenava o programa de reaparelhamento da Marinha disse que a Meko 200 era o sonho da MB;
-A Meko 200 desloca cerca 250 toneladas a mais que as Tamandarés e pode perfeitamente realizar tarefa AAW. Vejam as da Marinha da Argélia. As Meko têm sistemas das mais diversas procedências
-A MB planeja construir 12 escoltas e comissioná-las antes de 2040. Não tem espaço orçamentário para navios de deslocamento maior e o Alte Petrônio já deu uma boa dica.
-O mais provável é que a MB faça opção para mais 2 escoltas da Classe Tamandaré e as outras 6 sejam um modelo baseado na Meko 200.

Meko 200 da Argélia:

Imagem
Imagem




Editado pela última vez por knigh7 em Qua Dez 23, 2020 6:35 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#817 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Dez 23, 2020 6:04 pm

knigh7 escreveu: Qua Dez 23, 2020 5:07 pm Pessoal, sobre algumas colocações que vocês estão fazendo sobre escoltas:

O Almirante de Esquadra Petrônio (atualmente chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas), no ano passado, quando coordenava o programa de reaparelhamento da Marinha disse que as Meko 200 era o sonho da MB;
-A Meko 200 desloca cerca 250 toneladas a mais que as Tamandarés e pode perfeitamente realizar tarefa AAW. Vejam as da Marinha da Argélia. As Meko têm sistemas das mais diversas procedências
-A MB planeja construir 12 escoltas e comissioná-las antes de 2040. Não tem espaço orçamentário para navios de deslocamento maior e o Alte Petrônio já deu uma boa dica.
-O mais provável é que a MB faça opção para mais 2 escoltas da Classe Tamandaré e as outras 6 sejam um modelo baseado na Meko 200.

Meko 200 da Argélia:

Imagem
Imagem
E eu achando que iríamos de Meko A-400. Mas tá bom, melhor A-200 do que nada.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#818 Mensagem por knigh7 » Qua Dez 23, 2020 6:46 pm

Não, não vai ser A-400. O coordenador de reaparelhamento da MB ser mais claro, impossível. A Meko 200 é o suficiente para as capacidades a mais que a MB requer. Vale.ressaltar que ele declarou após a decisao pela A-100.

O problema são os clickbaits da imprensa especializada em defesa cuja tática não difere da imprensa não especializada. Eles precisam de criar notícias para chamar a atenção e ter sempre audiência.

Se um soldado da guarita tiver uma opinião diferente eles transformam em notícia e vão levando o assunto.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#819 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 23, 2020 10:40 pm

Túlio escreveu: Qua Dez 23, 2020 4:21 pm
And here we go, TINHAS que deixar na reta para eu DISCORDAR:
Não é dez ANOS pra começar as charlas, é dez SEMANAS e isso NO MÁXIMO (considerando-se o tempo para que as teorias conspiranóicas em volta do Zé Topete caiam por terra de vez junto com as baboseiras tipo "The Storm" e "It's Time", o novo POTUS assuma e comece a fazer cara feia pra nós)! Dez anos é para já estar começando a operar os primeiros bichos.
E alguém vai ter que aprender que uma coisa é transferir tecnologias para O BRASIL e outra muito diferente é fazê-lo PARA BRASILEIROS!!!
No primeiro caso (exemplos ELBIT, IVECO e SAAB) se traz a tecnologia para cá mas se monta/compra empresas locais (azar se foram EEDs) e então se começa a fazer aqui; no segundo se dá algum petisco para a EMBRAER ir se distraindo e aprendendo mais alguma coisa.
Essa gente é acostumada a levar cucaracha no beiço faz teeeempo, e novidade: OS CHINAS SÃO AINDA PIORES!!!
É aprender a fechar negócio e já pensar em como a coisa toda será executada, não deixar pro véio "depois a gente vê". Como falamos de belonaves, seria alguma coisa mais ou menos como o feito em Itaguaí mas sem a obrigação de pedir aos chinas licença até pra mudar o tipo de papel higiênico do banheiro, o que permitiria desenvolver e integrar o que fosse feito aqui.
Quando falei em dez anos fiz isso pensando em nosso atual status econômico de curto e médio prazo. Duvido que tenhamos alguma melhoria real que possa abrir brechas no orçamento da MB permitindo novos negócios para navios de grande tonelagem, ainda que sejam uma necessidade urgente.
Mas claro, se eventualmente o pessoal aqui entender que os próximos dez anos estarão fechados de forma a assegurar o pouco que temos agora, então, e que o Atlântico ainda tem pelo menos uns 15 anos de vida útil pela frente, fica difícil convencer alguém de que um negócio desses com a China é necessário e urgente para a Marinha.
Por outro lado, falou-se muito em 2a esquadra. Até um terreno teria sido cedido pelo exército na baia de São Marco em São Luís para isso. Detalhamentos e estudos técnicos teriam sido feitos e apontando a área como a mais propícia a este empreendimento. De alguns milhões (ou bilhões) de dólares...
Isto poderia ser a chave para um verdadeiro "negócio da China" para a MB. Dependendo dos valores negociados, a MB poderia mesmo obter os 4 navios desta classe que se presumiu no PAEMB original. Se para cada navio destes é necessário ao menos 2 escoltas, 8 destroyers seria uma boa pedida para começar, além dos (4)LHD de praxe e quiçá os 5 navios logísticos solicitados. Neste aspecto, o componente político seria fulcral para aliviar a barra da MB na questão orçamentária e negocial. O mesmo modelo de financiamento usado nas Tamandaré poderia ser disposto com os chineses.
Se for para fazer isso antes de terminar o projeto das Tamandaré e o Prosub, precisamos necessariamente oferecer algo em troca para os políticos se interessarem no negócio com os chineses. E a base para a 2a esquadra é só um exemplo do que a MB tem de chamarizes para tanto.
Usar, e bem, é outra conversa.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#820 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 23, 2020 10:42 pm

FIGHTERCOM escreveu: Qua Dez 23, 2020 4:30 pm Melhor investir na aquisição de duas unidades desse modelo aí equipados com helis + drones, ao invés de ficar sonhando com NAes. 8-] 8-] 8-]
Abraços,
Wesley
Bom, os chineses também sabem fazer porta-aviões. :twisted: :mrgreen:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#821 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 23, 2020 10:53 pm

knigh7 escreveu: Qua Dez 23, 2020 5:07 pm Pessoal, sobre algumas colocações que vocês estão fazendo sobre escoltas:
O Almirante de Esquadra Petrônio (atualmente chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas), no ano passado, quando coordenava o programa de reaparelhamento da Marinha disse que a Meko 200 era o sonho da MB;
-A Meko 200 desloca cerca 250 toneladas a mais que as Tamandarés e pode perfeitamente realizar tarefa AAW. Vejam as da Marinha da Argélia. As Meko têm sistemas das mais diversas procedências
-A MB planeja construir 12 escoltas e comissioná-las antes de 2040. Não tem espaço orçamentário para navios de deslocamento maior e o Alte Petrônio já deu uma boa dica.
-O mais provável é que a MB faça opção para mais 2 escoltas da Classe Tamandaré e as outras 6 sejam um modelo baseado na Meko 200.
Os alemães chegaram a oferecer uma Meko 200 de 4.000 ton para o programa das Type 31 britânico.
Eles esticaram a Meko 100 até onde puderam para entregar algo parecido com uma fragata para a MB. Mas este projeto tem limitações claras quanto a isso. Ele nunca foi feito para ser uma fragata do nível das Niterói, e menos ainda T-22.
Por outro lado, a A-200 pode ir bem mais longe neste aspecto.
Já que as Tamandaré irão basicamente substituir as Niterói - as corvetas vão ficar sem substitutos na prática - e ficaram muito parecidas com estes navios, apenas com um deslocamento ligeiramente abaixo delas, lançar mão das Meko 200 para se conseguir navios equivalentes as T-22 não seria de todo um problema, já que o modelo tem condições para isso.
A saber apenas como será o quantitativo, já que se alegou que 18 era o número mínimo de escoltas para compor a esquadra.
Por outro lado, um negócio com os chineses que tirasse a essa 2a esquadra do papel nos possibilitaria emendar todas as questões relativas a composição da esquadra, e obviamente, a quantidade de escoltas a serem construídos.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#822 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Dez 24, 2020 12:32 pm

FCarvalho escreveu: Qua Dez 23, 2020 10:42 pm
FIGHTERCOM escreveu: Qua Dez 23, 2020 4:30 pm Melhor investir na aquisição de duas unidades desse modelo aí equipados com helis + drones, ao invés de ficar sonhando com NAes. 8-] 8-] 8-]
Abraços,
Wesley
Bom, os chineses também sabem fazer porta-aviões. :twisted: :mrgreen:
https://pbs.twimg.com/media/Cdwd8fAVIAAQedZ.jpg

:twisted: :twisted: :twisted:




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#823 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 24, 2020 1:19 pm

FIGHTERCOM escreveu: Qui Dez 24, 2020 12:32 pm https://pbs.twimg.com/media/Cdwd8fAVIAAQedZ.jpg
:twisted: :twisted: :twisted:
Ecziste sim... :mrgreen:

https://olhardigital.com.br/2019/10/18/ ... -na-china/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#824 Mensagem por knigh7 » Ter Set 07, 2021 12:53 pm





Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#825 Mensagem por Viking » Ter Set 07, 2021 4:59 pm

knigh7 escreveu: Qua Dez 23, 2020 6:46 pm Não, não vai ser A-400. O coordenador de reaparelhamento da MB ser mais claro, impossível. A Meko 200 é o suficiente para as capacidades a mais que a MB requer. Vale.ressaltar que ele declarou após a decisao pela A-100.

O problema são os clickbaits da imprensa especializada em defesa cuja tática não difere da imprensa não especializada. Eles precisam de criar notícias para chamar a atenção e ter sempre audiência.

Se um soldado da guarita tiver uma opinião diferente eles transformam em notícia e vão levando o assunto.

Prezados senhores,

Atualmente surgiu uma alternativa que poderia ser analisada para um possível segundo lote de navios escolta para a MB, que e o projeto MEKO A 300.Este projeto foi o
oferecido como alternativa ao programa MIECZNIK de renovação da Marinha polonesa. Os navios desta classe tem deslocamento previsto de 5.500 ton. e 130 metros de comprimento.
Acredito que estas construções poderiam ter inicio a partir de 2030 logo após a incorporação das 6 FCT.
Uma previsão factível seria a construção de 6 MEKO A300 entre 2032 e 2040. Desta forma a Esquadra em 2040 estaria mobiliada com 12 navios escolta modernos em quantidade e qualidade compatíveis com as capacidades orçamentárias e logísticas da MB.

Sds

Viking




Responder