HMS Ocean (L12) para MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

HMS Ocean é uma boa aquisição para MB?

Sim
171
84%
Não
32
16%
 
Total de votos: 203

Mensagem
Autor
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#46 Mensagem por juarez castro » Seg Jul 31, 2017 8:32 pm

Bem, como não sabemos o "interesse" dos Jacks em nos vender o navio, acho que ainda podemos afirmar tacitamente que todos os projetos vão parar. Acho que o atual CM não sacrificaria todo o curso de todas os projetos em andamento por causa de um navio, mesmo sendo um bom navio.
Eu acho que a "Rainha" quer nos regalar o Ocean, mas quer algo em troca, talvez um "porto amigo".

G abraço




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#47 Mensagem por Lord Nauta » Seg Jul 31, 2017 9:10 pm

juarez castro escreveu:Carvalho, os questionamentos orçamentários que tu fizeste são bem coerentes. Acredito que a Mb acabe cortando na própria carne se a decisão por adquirir o navio.
Quanto aos helis para equipa-lo, que vai depender de cada missão, a marinha de Esquilos, Lynx, SH60 e as Kombis, futuramente, quem sabe um heli orgânico de ataque, mas com o que se tem se toca a operação, pois raramente será necessário se ter toda a dotação embarcada.

G abraço

O NDM Bahia esta sendo pago em 60 prestações, igual a financiamento de carro. O impacto no orçamento e mínimo. :mrgreen:




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#48 Mensagem por Lord Nauta » Seg Jul 31, 2017 9:12 pm

Em relação a construção de navios tanques e outros navios: :mrgreen:


Fundo da Marinha Mercante - FMM


O Fundo da Marinha Mercante (FMM) é um fundo de natureza contábil destinado a prover recursos para o desenvolvimento da Marinha Mercante e da indústria de construção e reparação naval brasileiras, conforme descrito no artigo 22 da Lei 10.893, de 10 de julho de 2004.

O FMM é administrado pelo Ministério dos Transportes, por intermédio do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM), tendo como agentes financeiros o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os demais bancos oficiais brasileiros.

São recursos do FMM

a) parte do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM);

b) as dotações orçamentárias que lhe forem atribuídas no Orçamento Geral da União;

c) os valores de importância que lhe sejam destinados em lei;

d) o produto do retorno das operações de financiamento concedido e outras receitas resultantes de aplicações financeiras;

e) os provenientes de empréstimos contraídos no País e no exterior;

f) as receitas provenientes de multas aplicadas por infrações de lei, normas, regulamentos e resoluções referentes à arrecadação do AFRMM;

g) reversão dos saldos anuais não aplicados; e

h) receitas de outras fontes.

Os recursos do fundo serão aplicados da seguinte forma:

I - em apoio financeiro reembolsável mediante concessão de empréstimo:

a) prioritariamente, a empresa brasileira de navegação, até 90% (noventa por cento) do valor do projeto aprovado para a construção de embarcação em estaleiro brasileiro e para jumborização (aumento de uma embarcação), conversão, modernização ou reparação de embarcação própria, inclusive para a aquisição e instalação de equipamentos necessários, quando realizadas por estaleiro brasileiro;

b) a empresa brasileira de navegação, a estaleiro e outras empresas ou entidades brasileiras, inclusive as representativas de classe dos setores de Marinha Mercante e de construção naval, para projetos de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico e formação e aperfeiçoamento de recursos humanos voltados para os setores da Marinha Mercante, construção ou reparo naval, até 90% (noventa por cento) do valor do projeto aprovado;

c) a estaleiro brasileiro para financiamento à produção de embarcação destinada a empresa brasileira de navegação, até 90% (noventa por cento) do valor do projeto aprovado e destinada à exportação, até 90% (noventa por cento) do valor do projeto aprovado;

d) à Marinha do Brasil, até 100% (cem por cento) do valor do projeto aprovado, para construção e reparos, em estaleiros brasileiros, de embarcações auxiliares, hidrográficas, oceanográficas, e de embarcações a serem empregadas na proteção do tráfego marítimo nacional;

e) às entidades públicas, instituições de pesquisa e a outros órgãos, inclusive os representativos de classe dos setores de Marinha Mercante e de construção naval, até 100% (cem por cento) do valor do projeto aprovado, para a construção de embarcações auxiliares, hidrográficas e oceanográficas, em estaleiros brasileiros;

f) às empresas brasileiras, até 90% (noventa por cento) do valor do projeto aprovado, para construção, jumborização, conversão, modernização ou reparação, quando realizadas por estaleiro brasileiro, de qualquer tipo de embarcação própria, de aplicação comercial, industrial ou extrativista, no interesse do desenvolvimento da Marinha Mercante e da indústria de construção e reparação naval;

g) aos estaleiros brasileiros, para financiamento de reparo de embarcações, até 90% (noventa por cento) do valor do projeto aprovado;

h) aos estaleiros, arsenais e bases navais brasileiros, para expansão e modernização de suas instalações ou para construção de novas instalações, até 90% (noventa por cento) do valor do projeto aprovado;

i) a empresa de navegação ou estaleiro brasileiros, no apoio financeiro à construção ou produção de embarcações destinadas ao transporte fluvial de passageiros de elevado interesse social, até 100% (cem por cento) do valor do projeto aprovado;

j) a empresa de navegação ou estaleiro brasileiros no apoio financeiro à construção ou produção de embarcações destinadas à pesca, até 100% (cem por cento) do valor do projeto aprovado; e

l) para outras aplicações em investimentos, no interesse da Marinha Mercante e da indústria de construção naval brasileiras;

II - no pagamento ao agente financeiro:

a) de valor correspondente à diferença apurada entre o custo de captação de recursos para o agente financeiro e o custo do financiamento contratado com o beneficiário, sempre que o agente financeiro for o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES;

b) das comissões devidas pela concessão de financiamentos realizados com recursos do FMM e de outras fontes, a título de administração ou risco das operações contratadas até a publicação desta Lei; e

c) de juros equivalentes à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - SELIC, para títulos federais, incidentes sobre os adiantamentos de recursos realizados pelo agente financeiro com recursos de outras fontes, destinados ao pagamento das comissões de risco devidas em operações de repasse de recursos do FMM;

III - no financiamento da diferença entre o custo interno efetivo de construção de embarcações e o valor das operações contratadas, com recursos do FMM e de outras fontes, limitada a 10% (dez por cento) do valor do contrato de construção de embarcação destinada ao mercado interno;

IV - em crédito reserva, até o limite de 20% (vinte por cento) do valor do contrato de financiamento concedido com recursos do FMM e de outras fontes à produção de embarcação destinada à exportação, visando a assegurar o término da obra, no caso de descumprimento da correspondente obrigação de fazer por parte do estaleiro;

V - em programas especiais direcionados à pesca artesanal ou ao transporte de passageiros, considerados atividades prioritárias e de relevante interesse social, com redução de encargos financeiros referentes a juros e atualização monetária, conforme dispuser o Conselho Monetário Nacional, por proposta do Ministro de Estado dos Transportes; e

VI - em despesas relativas à arrecadação, gestão e utilização dos recursos do FMM.




Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#49 Mensagem por FABIO » Seg Jul 31, 2017 9:16 pm

Nauta o FMM vai bancar a construção de alguma navio para MB?




BrunoCP
Júnior
Júnior
Mensagens: 102
Registrado em: Dom Out 02, 2016 2:05 pm

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#50 Mensagem por BrunoCP » Seg Jul 31, 2017 9:53 pm

com esse fundo ...o q falta a MB pra dar um''start'' e ao menos um NT ?




Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#51 Mensagem por FABIO » Seg Jul 31, 2017 9:57 pm

Bruno quem sabe ate navios patrulha de costa e oceanicos :wink:




BrunoCP
Júnior
Júnior
Mensagens: 102
Registrado em: Dom Out 02, 2016 2:05 pm

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#52 Mensagem por BrunoCP » Seg Jul 31, 2017 10:00 pm

FABIO escreveu:Bruno quem sabe ate navios patrulha de costa e oceanicos :wink:
As Amazonas .. Macaes...rebocadores etc .... Bora MB ... Brasil precisa de ''empregos' :mrgreen:




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#53 Mensagem por pmicchi » Ter Ago 01, 2017 9:22 am

juarez castro escreveu:Bem, como não sabemos o "interesse" dos Jacks em nos vender o navio, acho que ainda podemos afirmar tacitamente que todos os projetos vão parar. Acho que o atual CM não sacrificaria todo o curso de todas os projetos em andamento por causa de um navio, mesmo sendo um bom navio.
Eu acho que a "Rainha" quer nos regalar o Ocean, mas quer algo em troca, talvez um "porto amigo".

G abraço
Tenho dúvidas se existe mais algum pais interessado no Ocean. Aqui por perto, talvez o Chile pudesse se interessar mas teria que investir bastante para dotá-lo de helicopteros suficientes.

De qualquer modo, vender por o Ocean salva uma bela grana da RN que teria que arcar com o descarte do navio.

E se não der certo, por menos que o Ocean, a MB poderia adquirir/construir uma Makassar novinha numa versão LPH capaz de operar 6-8 helicopteros. É um navio menor e menos capaz, mas que poderia operar por muito mais tempo.

Enfim, existem opções




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#54 Mensagem por Luís Henrique » Ter Ago 01, 2017 10:24 am

juarez castro escreveu:Bem, como não sabemos o "interesse" dos Jacks em nos vender o navio, acho que ainda podemos afirmar tacitamente que todos os projetos vão parar. Acho que o atual CM não sacrificaria todo o curso de todas os projetos em andamento por causa de um navio, mesmo sendo um bom navio.
Eu acho que a "Rainha" quer nos regalar o Ocean, mas quer algo em troca, talvez um "porto amigo".

G abraço

Além do 'porto amigo' eles podem emplacar as type 26 ou as mais baratas type 31 por aqui.

E até coisas maiores se as verbas melhorarem MUITO no médio prazo.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#55 Mensagem por Energys » Ter Ago 01, 2017 1:25 pm

pmicchi escreveu:
juarez castro escreveu:Bem, como não sabemos o "interesse" dos Jacks em nos vender o navio, acho que ainda podemos afirmar tacitamente que todos os projetos vão parar. Acho que o atual CM não sacrificaria todo o curso de todas os projetos em andamento por causa de um navio, mesmo sendo um bom navio.
Eu acho que a "Rainha" quer nos regalar o Ocean, mas quer algo em troca, talvez um "porto amigo".

G abraço
Tenho dúvidas se existe mais algum pais interessado no Ocean. Aqui por perto, talvez o Chile pudesse se interessar mas teria que investir bastante para dotá-lo de helicopteros suficientes.

De qualquer modo, vender por o Ocean salva uma bela grana da RN que teria que arcar com o descarte do navio.

E se não der certo, por menos que o Ocean, a MB poderia adquirir/construir uma Makassar novinha numa versão LPH capaz de operar 6-8 helicopteros. É um navio menor e menos capaz, mas que poderia operar por muito mais tempo.

Enfim, existem opções
Essa tal classe Makassar que virou "lenda urbana" aqui no Brasil, é mais limitado que o NDM 'Bahia'. Se não for para vir dentro de um pacote de outras aquisições como se ventilou recentemente, não é o projeto de NDD que mais me agrada.

Att.




Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#56 Mensagem por Energys » Ter Ago 01, 2017 1:28 pm

Luís Henrique escreveu:Além do 'porto amigo' eles podem emplacar as type 26 ou as mais baratas type 31 por aqui.

E até coisas maiores se as verbas melhorarem MUITO no médio prazo.
A estimativa recém divulgada do preço unitário das Type 26 não causa muito entusiasmo.

Att.




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#57 Mensagem por pmicchi » Ter Ago 01, 2017 1:42 pm

Energys escreveu:
pmicchi escreveu:Tenho dúvidas se existe mais algum pais interessado no Ocean. Aqui por perto, talvez o Chile pudesse se interessar mas teria que investir bastante para dotá-lo de helicopteros suficientes.

De qualquer modo, vender por o Ocean salva uma bela grana da RN que teria que arcar com o descarte do navio.

E se não der certo, por menos que o Ocean, a MB poderia adquirir/construir uma Makassar novinha numa versão LPH capaz de operar 6-8 helicopteros. É um navio menor e menos capaz, mas que poderia operar por muito mais tempo.

Enfim, existem opções
Essa tal classe Makassar que virou "lenda urbana" aqui no Brasil, é mais limitado que o NDM 'Bahia'. Se não for para vir dentro de um pacote de outras aquisições como se ventilou recentemente, não é o projeto de NDD que mais me agrada.

Att.
Também não me agrada, só mencionei por ser a opção mais barata que conheço.
As Endurance 160 de Singapura parecem mais interessantes, apesar de um pouco mais caras. O interessante destas é que poderiam ser armadas com peças 4,5 pol retiradas das escoltas e serem usadas em apoio de fogo em operações anfíbias.




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#58 Mensagem por Lord Nauta » Ter Ago 01, 2017 7:03 pm

BrunoCP escreveu:com esse fundo ...o q falta a MB pra dar um''start'' e ao menos um NT ?

Também gostaria de saber! :shock:




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#59 Mensagem por juarez castro » Ter Ago 01, 2017 7:58 pm

A leviandade com este troço chamado Makassar, de custar 50 milhões de dólares é de uma primariedade nunca vista. Nem com escravos chineses construindo, isto por baixo não custa menos 200 milhões de dólares pronto e pior e um projeto civil que foi adaptado, é um Ferry Boat travestido de NDD.
Já temos faz de conta que chega, temos jeeps de trilha que fingem ser militares, temos diversos caminhões engoelados também que fingem ser militares, temos um Kombi, mas todo mundo pensa que é um helicóptero militar, acho que chega, essa do Makassar a gente passa.

G abraço




BrunoCP
Júnior
Júnior
Mensagens: 102
Registrado em: Dom Out 02, 2016 2:05 pm

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#60 Mensagem por BrunoCP » Ter Ago 01, 2017 8:36 pm

Lord Nauta escreveu:
BrunoCP escreveu:com esse fundo ...o q falta a MB pra dar um''start'' e ao menos um NT ?

Também gostaria de saber! :shock:
essa MB ... [002]




Responder