PRONAE

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: PRONAE

#211 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 05, 2023 11:53 am





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: PRONAE

#212 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 24, 2024 1:22 pm

Um novo porta-aviões para a Marinha do Brasil?

https://www.naval.com.br/blog/2024/02/2 ... do-brasil/
“Se o senhor me der hoje um porta-aviões, eu não tenho como operar esse porta-aviões. Não tenho recursos no custeio para combustível, para manutenção. Eu preciso necessariamente, a despeito de outras fontes que visam a obtenção dos meios, preciso da capacidade de manter esses meios”.
Alte Esq Marcos Sampaio Olsen

Vai começar tudo de novo? :roll:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: PRONAE

#213 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Fev 25, 2024 7:48 am

FCarvalho escreveu: Sáb Fev 24, 2024 1:22 pm Um novo porta-aviões para a Marinha do Brasil?

https://www.naval.com.br/blog/2024/02/2 ... do-brasil/
“Se o senhor me der hoje um porta-aviões, eu não tenho como operar esse porta-aviões. Não tenho recursos no custeio para combustível, para manutenção. Eu preciso necessariamente, a despeito de outras fontes que visam a obtenção dos meios, preciso da capacidade de manter esses meios”.
Alte Esq Marcos Sampaio Olsen

Vai começar tudo de novo? :roll:
Em um momento em que a MB carece se escoltas, pensar em um NAe chega ser uma ofensa. O mais sábio seria anunciar, no curto prazo, um segundo lote de fragatas e a aquisição de NaPaOc.

Já para médio/longo prazo, buscar um complemento para o NAM Atlântico. Mas que seja um LHD, nada de NAe.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 849
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 77 vezes

Re: PRONAE

#214 Mensagem por mauri » Dom Fev 25, 2024 9:57 am

FIGHTERCOM escreveu: Dom Fev 25, 2024 7:48 am
FCarvalho escreveu: Sáb Fev 24, 2024 1:22 pm Um novo porta-aviões para a Marinha do Brasil?

https://www.naval.com.br/blog/2024/02/2 ... do-brasil/



Alte Esq Marcos Sampaio Olsen

Vai começar tudo de novo? :roll:
Em um momento em que a MB carece se escoltas, pensar em um NAe chega ser uma ofensa. O mais sábio seria anunciar, no curto prazo, um segundo lote de fragatas e a aquisição de NaPaOc.

Já para médio/longo prazo, buscar um complemento para o NAM Atlântico. Mas que seja um LHD, nada de NAe.


Abraços,

Wesley
Precisamos sim construir um navio-aeródromo descente, mas não de parteleira e de segunda mão, precisamos de um nacional e a longo prazo, já está na hora de começar o planejamento para isso.

Além dele, é preciso se pensar em um novo Caça Naval para substituir os AF1, além de um Drone Naval eficiente.

A Marinha jamais poderá desistir de ter uma aviação naval, seja quais forem as dificuldades de manter ou adquirir os outros meios.

Eu acredito que se promovermos uma política de enxugamento dentro de nossas FAs para combater, os desvios, os privilégios, a corrupção e a politicagem teremos dinheiro para isso.

Mas infelizmente o primeiro exemplo deste tipo de combate, deve partir dos políicos, mas com o Congresso que temos, com a utilização cada vez maior das verbas públicas para fins eleitorais fica dificil as FAs serem a primeira a darem exemplo, as emendas parlamentares secretas, é um bom exemplo da tamanha vergonha que os politicos nos dão.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: PRONAE

#215 Mensagem por Túlio » Dom Fev 25, 2024 12:24 pm

mauri escreveu: Dom Fev 25, 2024 9:57 am
FIGHTERCOM escreveu: Dom Fev 25, 2024 7:48 am
Em um momento em que a MB carece se escoltas, pensar em um NAe chega ser uma ofensa. O mais sábio seria anunciar, no curto prazo, um segundo lote de fragatas e a aquisição de NaPaOc.

Já para médio/longo prazo, buscar um complemento para o NAM Atlântico. Mas que seja um LHD, nada de NAe.


Abraços,

Wesley
Precisamos sim construir um navio-aeródromo descente, mas não de parteleira e de segunda mão, precisamos de um nacional e a longo prazo, já está na hora de começar o planejamento para isso.

Além dele, é preciso se pensar em um novo Caça Naval para substituir os AF1, além de um Drone Naval eficiente.

A Marinha jamais poderá desistir de ter uma aviação naval, seja quais forem as dificuldades de manter ou adquirir os outros meios.

Eu acredito que se promovermos uma política de enxugamento dentro de nossas FAs para combater, os desvios, os privilégios, a corrupção e a politicagem teremos dinheiro para isso.

Mas infelizmente o primeiro exemplo deste tipo de combate, deve partir dos políicos, mas com o Congresso que temos, com a utilização cada vez maior das verbas públicas para fins eleitorais fica dificil as FAs serem a primeira a darem exemplo, as emendas parlamentares secretas, é um bom exemplo da tamanha vergonha que os politicos nos dão.
A MIRJ vai ter que postergar inutilidades (para nós) como NAe e caças; Painho 1.0 deixou claro que seu foco era (e provavelmente ainda é) SSN, e não será Painho 2.0 que irá dar "meia volta, volver": NAe com caças é bunitim pra pagar de rico e assustar vizinho pobre e até algum coitado da costa oeste da África, mas SSN assusta até grandes potências com sua autonomia, furtividade e imprevisibilidade. E o hôme, se viver isso tudo, terá (pelo menos) dois mandatos, seja na lisura, seja no $te.

Ele, por mais que doa a muitos de nós, é o único governante que já tivemos cujo ego é suficientemente colossal para querer projetar-se (e ao Brasil) no protagonismo global, em vez de se contentar em ser capitão do mato dos ianques, bifes ou dos chinas, como até os Pedros foram.

Detesto admitir mas aprecio isso e vejo claramente a diferença de custo-benefício entre NAe e SSN: com o que se gasta pra fazer e manter um só Super-Opalão, sua meia centena de aeronaves e grande escolta dá pra pelo menos uns 4 SSN (o primeiro é sempre o mais caro e problemático) escoltáveis, em seus deslocamentos em águas marrons de e para a base, pelas meras 4 "fravetas" já em construção e mesmo os Scorpênis.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: PRONAE

#216 Mensagem por gabriel219 » Dom Fev 25, 2024 2:00 pm

O primeiro já não foi na lisura, imagine o segundo.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: PRONAE

#217 Mensagem por Túlio » Dom Fev 25, 2024 2:52 pm

gabriel219 escreveu: Dom Fev 25, 2024 2:00 pm O primeiro já não foi na lisura, imagine o segundo.

Isto ficou subentendido, Gabriel... [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: PRONAE

#218 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Fev 25, 2024 3:32 pm

mauri escreveu: Dom Fev 25, 2024 9:57 am
FIGHTERCOM escreveu: Dom Fev 25, 2024 7:48 am
Em um momento em que a MB carece se escoltas, pensar em um NAe chega ser uma ofensa. O mais sábio seria anunciar, no curto prazo, um segundo lote de fragatas e a aquisição de NaPaOc.

Já para médio/longo prazo, buscar um complemento para o NAM Atlântico. Mas que seja um LHD, nada de NAe.


Abraços,

Wesley
Precisamos sim construir um navio-aeródromo descente, mas não de parteleira e de segunda mão, precisamos de um nacional e a longo prazo, já está na hora de começar o planejamento para isso.

Além dele, é preciso se pensar em um novo Caça Naval para substituir os AF1, além de um Drone Naval eficiente.

A Marinha jamais poderá desistir de ter uma aviação naval, seja quais forem as dificuldades de manter ou adquirir os outros meios.

Eu acredito que se promovermos uma política de enxugamento dentro de nossas FAs para combater, os desvios, os privilégios, a corrupção e a politicagem teremos dinheiro para isso.

Mas infelizmente o primeiro exemplo deste tipo de combate, deve partir dos políicos, mas com o Congresso que temos, com a utilização cada vez maior das verbas públicas para fins eleitorais fica dificil as FAs serem a primeira a darem exemplo, as emendas parlamentares secretas, é um bom exemplo da tamanha vergonha que os politicos nos dão.
Não, não precisamos! O resto é fanfic.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: PRONAE

#219 Mensagem por Túlio » Dom Fev 25, 2024 4:43 pm

FIGHTERCOM escreveu: Dom Fev 25, 2024 3:32 pm
mauri escreveu: Dom Fev 25, 2024 9:57 am

Precisamos sim construir um navio-aeródromo descente, mas não de parteleira e de segunda mão, precisamos de um nacional e a longo prazo, já está na hora de começar o planejamento para isso.

Além dele, é preciso se pensar em um novo Caça Naval para substituir os AF1, além de um Drone Naval eficiente.

A Marinha jamais poderá desistir de ter uma aviação naval, seja quais forem as dificuldades de manter ou adquirir os outros meios.

Eu acredito que se promovermos uma política de enxugamento dentro de nossas FAs para combater, os desvios, os privilégios, a corrupção e a politicagem teremos dinheiro para isso.

Mas infelizmente o primeiro exemplo deste tipo de combate, deve partir dos políicos, mas com o Congresso que temos, com a utilização cada vez maior das verbas públicas para fins eleitorais fica dificil as FAs serem a primeira a darem exemplo, as emendas parlamentares secretas, é um bom exemplo da tamanha vergonha que os politicos nos dão.
Não, não precisamos! O resto é fanfic.


Abraços,

Wesley
Ô cupincha, o Mauri véio passou anos falando só de política, agora tá entrando em Defesa; tá certo que os posts tão meio @FCarvalho-style mas convenhamos, o Flávio véio é mais antigo q eu mesmo e posta o mesmo que 20 anos atrás: há esperança pro Mauri, vamos torcer... 🤞




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: PRONAE

#220 Mensagem por gabriel219 » Dom Fev 25, 2024 5:35 pm

Túlio escreveu: Dom Fev 25, 2024 2:52 pm Isto ficou subentendido, Gabriel... [003] [003] [003] [003]
Ai dentu!!!

Mas vamos ser sinceros, NAe? SSNs são muito superiores para nós, o resto é aviação em terra e artilharia de costa de longo alcance, com mísseis supersônicos e hipersônicos. Capaz desse combo custar o mesmo que um NAe e toda sua frota, aliás não teríamos que comprar apenas um NAe, mas ao menos uns 6-8 Contras de uns 7000ts para escolta, pois esquece fazer escolta de NAe com as FCTs, que mal tem AAe pra elas mesmas!

Se caso nosso país encabeçasse uma aliança militar no AN, entre AL e Costa da África, faria sentido ter NAe, mas como aqui um quer matar o outro, então foda-se NAe.




Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 849
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 77 vezes

Re: PRONAE

#221 Mensagem por mauri » Dom Fev 25, 2024 7:29 pm

Túlio escreveu: Dom Fev 25, 2024 4:43 pm
FIGHTERCOM escreveu: Dom Fev 25, 2024 3:32 pm
Não, não precisamos! O resto é fanfic.


Abraços,

Wesley
Ô cupincha, o Mauri véio passou anos falando só de política, agora tá entrando em Defesa; tá certo que os posts tão meio @FCarvalho-style mas convenhamos, o Flávio véio é mais antigo q eu mesmo e posta o mesmo que 20 anos atrás: há esperança pro Mauri, vamos torcer... 🤞
Rapaz, o meu problema é só ferrugem mesmo, eu sou mais antigo que vocês todos em matéria de participar de Forum Militares, sou do tempo da linha discada, participei do primeiro que surgiu, que foi o da Revista ASAS.

Mas como eu não acompanhei a evolução dos tempos, estou meio sem graça....rsrsrsrs

Mas depois da Genealogia, a Tecnolgia Militar é meu Hobby favorito!!

Saudações pra todos.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: PRONAE

#222 Mensagem por Túlio » Dom Fev 25, 2024 8:16 pm

mauri escreveu: Dom Fev 25, 2024 7:29 pm
Túlio escreveu: Dom Fev 25, 2024 4:43 pm

Ô cupincha, o Mauri véio passou anos falando só de política, agora tá entrando em Defesa; tá certo que os posts tão meio @FCarvalho-style mas convenhamos, o Flávio véio é mais antigo q eu mesmo e posta o mesmo que 20 anos atrás: há esperança pro Mauri, vamos torcer... 🤞
Rapaz, o meu problema é só ferrugem mesmo, eu sou mais antigo que vocês todos em matéria de participar de Forum Militares, sou do tempo da linha discada, participei do primeiro que surgiu, que foi o da Revista ASAS.

Mas como eu não acompanhei a evolução dos tempos, estou meio sem graça....rsrsrsrs

Mas depois da Genealogia, a Tecnolgia Militar é meu Hobby favorito!!

Saudações pra todos.
Eu também andava por aí desde quase a virada do século mas a internet, além de quase vazia para o que me interessava (Defesa), quando começou a se mexer neste sentido era uma interface pior que a outra, lembro de o DEFESANET (sem publicidades) passar uma semana ou até mais sem publicar nada novo e de tentar interagir com o Beraldi sobre armas leves no Fórum Sistemas de Armas, só pra ver meu post sumir num turbilhão, me pareceu que nada era indexado; o formato que me agradou foi phPBB mas num tale de Asas de Guerra, onde fui experimentar interação online (tá nos meus primeiros posts aqui), levei um corridão e pensei "geeks de josta" dae saí.

Mesmo conhecendo o Site DB desde os começos, só me interessei em fazer parte umas duas semanas antes de ti, índio véio, e aí sim, nunca me arrependi, pois o que tem de conhecimento entesourado aqui não tá no gibi. [009]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 849
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 77 vezes

Re: PRONAE

#223 Mensagem por mauri » Dom Fev 25, 2024 8:49 pm

Túlio escreveu: Dom Fev 25, 2024 8:16 pm
mauri escreveu: Dom Fev 25, 2024 7:29 pm

Rapaz, o meu problema é só ferrugem mesmo, eu sou mais antigo que vocês todos em matéria de participar de Forum Militares, sou do tempo da linha discada, participei do primeiro que surgiu, que foi o da Revista ASAS.

Mas como eu não acompanhei a evolução dos tempos, estou meio sem graça....rsrsrsrs

Mas depois da Genealogia, a Tecnolgia Militar é meu Hobby favorito!!

Saudações pra todos.
Eu também andava por aí desde quase a virada do século mas a internet, além de quase vazia para o que me interessava (Defesa), quando começou a se mexer neste sentido era uma interface pior que a outra, lembro de o DEFESANET (sem publicidades) passar uma semana ou até mais sem publicar nada novo e de tentar interagir com o Beraldi sobre armas leves no Fórum Sistemas de Armas, só pra ver meu post sumir num turbilhão, me pareceu que nada era indexado; o formato que me agradou foi phPBB mas num tale de Asas de Guerra, onde fui experimentar interação online (tá nos meus primeiros posts aqui), levei um corridão e pensei "geeks de josta" dae saí.

Mesmo conhecendo o Site DB desde os começos, só me interessei em fazer parte umas duas semanas antes de ti, índio véio, e aí sim, nunca me arrependi, pois o que tem de conhecimento entesourado aqui não tá no gibi. [009]
Verdade, mesmo com o adeus ao Alta Vista e ao Cadê, nada paga o quanto fomos felizes nestes fóruns, é uma pena que aos poucos foram todos morrendo, restando este para nossa alegria.

Quem teve a grande emoção de ver cada Sonda ultrapassar a órbita terrestre, quem teve a felicidade de ver um Vulcan inglês armado com um míssil antirradiação ser apreendido e estudado.

Quem viu o Brasil comprar com sucesso o míssil que foi um sucesso nas Malvinas, pense na felicidade de ver o Brasil comprar a Mirragem 2000.

E pense na alegria no primeiro enriquecimento de urânio, para não ficar, off Toppic, pense em nossa felicidade quando aqui chegou o Foch, nosso primeiro e único Nae, mas que pelo visto de alguns colegas é dispensável.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: PRONAE

#224 Mensagem por Túlio » Dom Fev 25, 2024 9:16 pm

mauri escreveu: Dom Fev 25, 2024 8:49 pm
Verdade, mesmo com o adeus ao Alta Vista e ao Cadê, nada paga o quanto fomos felizes nestes fóruns, é uma pena que aos poucos foram todos morrendo, restando este para nossa alegria.
Não por muito tempo, sinto informar, mas o formato está irremediavelmente obsoleto e, ou o dono da bola, @Vinicius Pimenta retoma seu lugar, ou vai ficar largado, pois pretendo ir cuidar só dos meus assuntos ali pela metade desta década, e falta menos de dois anos.
mauri escreveu: Dom Fev 25, 2024 8:49 pm Quem teve a grande emoção de ver cada Sonda ultrapassar a órbita terrestre, quem teve a felicidade de ver um Vulcan inglês armado com um míssil antirradiação ser apreendido e estudado.

Quem viu o Brasil comprar com sucesso o míssil que foi um sucesso nas Malvinas, pense na felicidade de ver o Brasil comprar a Mirragem 2000.

E pense na alegria no primeiro enriquecimento de urânio, para não ficar, off Toppic, pense em nossa felicidade quando aqui chegou o Foch, nosso primeiro e único Nae, mas que pelo visto de alguns colegas é dispensável.
São coisas assim, como a resposta técnica e definitiva sobre a véia questão "como o M-113 não consegue acompanhar o Leo1 se ambos têm a mesma velocidade" que me dão pena do fim do nosso véio DB, mas é inevitável, temo.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: PRONAE

#225 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 26, 2024 12:46 am

FIGHTERCOM escreveu: Dom Fev 25, 2024 7:48 am
FCarvalho escreveu: Sáb Fev 24, 2024 1:22 pm Um novo porta-aviões para a Marinha do Brasil?
https://www.naval.com.br/blog/2024/02/2 ... do-brasil/
Alte Esq Marcos Sampaio Olsen
Vai começar tudo de novo? :roll:
Em um momento em que a MB carece se escoltas, pensar em um NAe chega ser uma ofensa. O mais sábio seria anunciar, no curto prazo, um segundo lote de fragatas e a aquisição de NaPaOc.
Já para médio/longo prazo, buscar um complemento para o NAM Atlântico. Mas que seja um LHD, nada de NAe.
Abraços,
Wesley
Creio que a resposta do Alte Olsen à pergunta do PR vai nesta direção.
A mim ficou bem claro que não adianta querer Nae sem ter recursos para mantê-lo.
Sonhar com marinha de águas azuis quando não saímos nem da praia é vexatório e ridículo.
Mas os políticos não querem saber disso. O negócio é impressionar e parecer bem na fita.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder