Cruzador vs Fragata

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Cruzador vs Fragata

#1 Mensagem por pmicchi » Seg Abr 17, 2017 1:52 pm

Estava lendo um artigo interessante sobre o navios indianos da classe Kolkata. São navios relativamente grandes (~8,000t), rapidos (+30nos) e bem armados:

- 1 canhão 76mm
- Misseis AA longo alcance Barak-8
- 16 MANs Brahmos supersônicos de longo alcance
- sistemas CIWS abundantes
- Hangar para 2 Sea-Kings
- Sonar e armas ASW
- fartos sensores e contramedidas, principalmente israelenses

O debate gira em torno de ter poucos navios maiores ou um numero maior de navios menores.

Pensando na necessidade da MB, me pergunto se não seria mais interessante ter um navio como esse, capaz (literalmente) de meter medo em alguém do que ter meia dúzia de escoltas genéricas que não metem medo em ninguém.

Não que eu ache que uma marinha possa ser feita com um único navio mas que ao invés de, um dia quem sabe, estarmos discutindo ter 8,10 ou 12 escoltas, por que não pensar em um navio destes e 4, 6 ou 8 escoltas. Ou seja, uma combinação mais inteligente e econômica.

Também levo em conta leitura recente que fiz das fragatas franco-italianas FREMM. São navios caríssimos, atulhados de sensores, armamento e contra-medidas sofisticadas. Me parece impossivel manter um numero elevado unidades com tamanho custo e sofisticação. E sem isso, temos navios muito vulneráveis em cenários de alta intensidade. A redução de quantidades parece inevitável e um aumento de tonelagem de 6,000t para 8,000t garante (sem um aumento proporcional de custo) maior espaço para sensores e armamentos (inclusive quantidade de misseis), assim como capacidade de sobrevivência e capaz de operar helicopteros suficientes para operar de maneira independente (ou talvez, acompanhado de um navio menor).

link do artigo:
http://thediplomat.com/2015/10/the-indi ... ip-debate/

Notem que a critica dos indianos é o elevado custo do navio (cerca de USD600mi) - alto para os padrões indianos. Comparar com o valores que recentemente discutimos para as CV-03 torna tudo muito confuso.




BrunoCP
Júnior
Júnior
Mensagens: 102
Registrado em: Dom Out 02, 2016 2:05 pm

Re: Cruzador vs Fragata

#2 Mensagem por BrunoCP » Seg Abr 17, 2017 2:28 pm

Acho q acima de tudo .. navio hj pra MB tem q ter ''selo ocidental'' . :P .se ela n se interessa por meio Russo .. quem dira indianos ...e a classe Kolkata q deve ter engenharia russa no meio .... acho q o meio mais''proximo'' do tipo q a MB poderia se interessar seria as KDXIII (q pra coreia custa 3 bi de doletas .. eu echo ) .. .. gostaria mt q a MB se interessa pelas Type 52D .. mas são chinesas ai ja viu .... e voltamos aquela maxima .. ninguem acredita numa ''IVER'' a 350 mi (mesmo com preço na internet ) ... provável q essa classe Kolkata. teve seu preço ''maquiado'' .. acho q a India possue apenas 2




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Cruzador vs Fragata

#3 Mensagem por pmicchi » Seg Abr 17, 2017 4:43 pm

BrunoCP escreveu:Acho q acima de tudo .. navio hj pra MB tem q ter ''selo ocidental'' . :P .se ela n se interessa por meio Russo .. quem dira indianos ...e a classe Kolkata q deve ter engenharia russa no meio .... acho q o meio mais''proximo'' do tipo q a MB poderia se interessar seria as KDXIII (q pra coreia custa 3 bi de doletas .. eu echo ) .. .. gostaria mt q a MB se interessa pelas Type 52D .. mas são chinesas ai ja viu .... e voltamos aquela maxima .. ninguem acredita numa ''IVER'' a 350 mi (mesmo com preço na internet ) ... provável q essa classe Kolkata. teve seu preço ''maquiado'' .. acho q a India possue apenas 2
Eu usei o navio apenas como exemplo, não estava cogitando comprarmos um navio indiano. Pelo que vi eles tem 2 ou 3 desses navios planejados e mais 4 de um classe nova aprimorada.

Todavia não seria impossivel um projeto com propulsão e sensores ocidentais ou israelenses, armado com misseis Barak 8 e Brahmos.

Eu não imagino que custaria tanto mas vamos imaginar que um navio desses custasse USD1,6bi (4xCV-03), o que seria mais útil para MB: UM navio desses e quatro CV-03 ou 8 CV-03?

O tópico aqui seria discutir qual a melhor estratégia de construção de uma frota efetiva e se um navio desse porte seria útil, independente de os recurso permitirem isso hoje ou não.




Responder