Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#46 Mensagem por FCarvalho » Dom Jul 16, 2017 7:49 pm

O projeto do NaPaOc BR do CPN é baseado na Barroso. O quem tem nele é exatamente o que descreves.
O problema é: porque um navio simples assim não é prioridade para a MB, mas uma porra de quase 500 milhões sim?
Se não somos capazes de fazer um navio assim, a solução é simples: manda fazer fora, e depois põe o recheio, nacional de preferencia, aqui.
Deve dar para o gasto e sairia até mais barato.
Mas parece que o tal do complexo da MB com as águas marrons continua dando as ordens lá pelo almirantado.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#47 Mensagem por FABIO » Dom Jul 16, 2017 8:55 pm

O navio patrulha Maracana já esta no AMRJ??




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#48 Mensagem por J.Ricardo » Seg Jul 17, 2017 4:36 pm

Imagem

http://www.defesanet.com.br/prosuper/no ... rasileiro/

Dá e sobra para a patrulha de nossa ZEE.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
BrunoCP
Júnior
Júnior
Mensagens: 102
Registrado em: Dom Out 02, 2016 2:05 pm

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#49 Mensagem por BrunoCP » Seg Jul 17, 2017 7:41 pm

Umas 8 Amazonas . .com um hangar pra heli médio .. com algo do porte de um AW159 Wildcat da vida .ou um heli mais ''simples'' pra apoio ,patrulha e regaste (um EC-135 da vida ) cobriria com folga nossa patrulha ZEE (junto as Macaes ) .. a um custo de q ? 2 Tamandarés ? ( e olha só .. as primeiras ''River'' da Royal Navy tb seria um complemento mt interessante.. teríamos 3+4+8=15 meios de PO.. novos e semi novos pra ''ja'' ) .. será q um revisão no projeto das ''Amazonas'' junta a Baesystem seria algo proibitivo ? Criar uma subclasse a partir das ''Amazonas'' seria tb algo de outro mundo ? .... O q falta ? Qual a desculpa ? e um navio barato .. novo . q cumpre com folga o q uma '''inhauma'' da vida faz (existem alguma 100 % full ?) entao pq n ? qual o problema ? tempo ja acabou pra esperar algum tipo de milagre ...
N e por nada n .. mais esse comportamento pouco ''pragmático'' no geral me faz lembrar o comportamento de uma criança mimada ... '''se n for como eu quero .. do meu jeito .. n serve e n quero !!buaaa buaa buaa!!! .. culpa do gov federal !!''' é triste




BrunoCP
Júnior
Júnior
Mensagens: 102
Registrado em: Dom Out 02, 2016 2:05 pm

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#50 Mensagem por BrunoCP » Seg Jul 17, 2017 7:43 pm

BrunoCP escreveu:Umas 8 Amazonas . .com um hangar pra heli médio .. com algo do porte de um AW159 Wildcat da vida .ou um heli mais ''simples'' pra apoio ,patrulha e regaste (um EC-135 da vida ) cobriria com folga nossa patrulha ZEE (junto as Macaes ) .. a um custo de q ? 2 Tamandarés ? ( e olha só .. as primeiras ''River'' da Royal Navy tb seria um complemento mt interessante.. teríamos 3+4+8=15 meios de PO.. novos e semi novos pra ''ja'' ) .. será q um revisão no projeto das ''Amazonas'' junta a Baesystem seria algo proibitivo ? Criar uma subclasse a partir das ''Amazonas'' seria tb algo de outro mundo ? .... O q falta ? Qual a desculpa ? e um navio barato .. novo . q cumpre com folga o q uma '''inhauma'' da vida faz (existem alguma 100 % full ?) entao pq n ? qual o problema ? tempo ja acabou pra esperar algum tipo de milagre ...
N e por nada n .. mais esse comportamento pouco ''pragmático'' no geral me faz lembrar o comportamento de uma criança mimada ... '''se n for como eu quero .. do meu jeito .. n serve e n quero !!buaaa buaa buaa!!! .. culpa do gov federal !!''' é triste
comportamento da MB .. diga-se ....antes q alguem interprete de forma errada




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#51 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 17, 2017 11:27 pm

A MB aceita ser taxada de qualquer coisa, menos de guarda costeira... :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#52 Mensagem por pmicchi » Sex Jul 21, 2017 11:29 pm

FCarvalho escreveu:A MB aceita ser taxada de qualquer coisa, menos de guarda costeira... :roll:

abs.
Até por esse motivo "politico-psicológico", acredito que uma versão Amazonas levemente armada seria mais interessante. A inclusão de MANs e sistemas passivos de defesa antimissil, acrescentam algum custo mas elevam os navios para uma categoria de navio de combate. Um sistema simples AA de ponto, como o Mistral-RC, também seria interessante.

Uma versão mais simples da Tamandaré, tambem seria uma opção, com sensores mais simples e apenas com um canhão médio e uma plataforma maior sem hangar, para uso multifuncional como nas Amazonas.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#53 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 22, 2017 4:27 pm

A versão NaPaOc da Tamandaré já existe e é baseada na Barroso.

https://www.marinha.mil.br/cpn/node/45

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#54 Mensagem por pmicchi » Ter Jul 25, 2017 6:13 pm

FCarvalho escreveu:A versão NaPaOc da Tamandaré já existe e é baseada na Barroso.

https://www.marinha.mil.br/cpn/node/45

abs.
comparando friamente com a Amazonas, me parece que perde em tempo de operação e flexibilidade de uso.




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#55 Mensagem por Lord Nauta » Ter Jul 25, 2017 10:20 pm

pmicchi escreveu:
FCarvalho escreveu:A versão NaPaOc da Tamandaré já existe e é baseada na Barroso.

https://www.marinha.mil.br/cpn/node/45

abs.
comparando friamente com a Amazonas, me parece que perde em tempo de operação e flexibilidade de uso.

E difícil comparações. O que sabemos e que o ''projeto'' e baseado no casco da Barroso. Entretanto e um navio que não existe.

Sds

Lord Nauta




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#56 Mensagem por juarez castro » Qua Jul 26, 2017 11:04 pm

Lord Nauta escreveu:
pmicchi escreveu: comparando friamente com a Amazonas, me parece que perde em tempo de operação e flexibilidade de uso.

E difícil comparações. O que sabemos e que o ''projeto'' e baseado no casco da Barroso. Entretanto e um navio que não existe.

Sds

Lord Nauta
Nauta, não seria possível utilizar o casco da Barroso tal e qual, alterando apenas armamento e sistemas de combate?

G abraço




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#57 Mensagem por Lord Nauta » Qua Jul 26, 2017 11:23 pm

juarez castro escreveu:
Lord Nauta escreveu:
E difícil comparações. O que sabemos e que o ''projeto'' e baseado no casco da Barroso. Entretanto e um navio que não existe.

Sds

Lord Nauta
Nauta, não seria possível utilizar o casco da Barroso tal e qual, alterando apenas armamento e sistemas de combate?

G abraço

E sempre possível. Entretanto este novo navio deveria ter o projeto todo revisado, por exemplo, para ser construído em blocos. Entre outras modificações a propulsão deveria ser alterada, os sistemas de armas e sensores também, além de um movo arranjo de acomodações e a introdução de espaços modulares.

Sds


Lord Nauta




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#58 Mensagem por pmicchi » Qui Jul 27, 2017 10:31 am

com base no que aprendi no forum (grato, colegas), imagino que a Barroso, por ser projetada em padrões militares, resulte num projeto mais caro que um projeto padrão "semi-civil" como a Amazonas. Também acho os conceitos bem diferentes, a plataforma grande sem hangar, o guindaste para movimentar cargas, o espaço modular para até 50 passageiros faltam nesse projeto nacional.

Se for para ir nessa linha, seria o caso de construir as Tamandaré mas não instalar sensores e armamentos caros para que opere como NaPaOc até que outras escoltas deem baixa e só nesse momento, fazer uma modernização instalando radares 3D, sonares, misseis AA e passar elas para funções de primeira linha.




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#59 Mensagem por Lord Nauta » Qui Jul 27, 2017 4:29 pm

pmicchi escreveu:com base no que aprendi no forum (grato, colegas), imagino que a Barroso, por ser projetada em padrões militares, resulte num projeto mais caro que um projeto padrão "semi-civil" como a Amazonas. Também acho os conceitos bem diferentes, a plataforma grande sem hangar, o guindaste para movimentar cargas, o espaço modular para até 50 passageiros faltam nesse projeto nacional.

Se for para ir nessa linha, seria o caso de construir as Tamandaré mas não instalar sensores e armamentos caros para que opere como NaPaOc até que outras escoltas deem baixa e só nesse momento, fazer uma modernização instalando radares 3D, sonares, misseis AA e passar elas para funções de primeira linha.

:roll:
Perspectiva interessante. As FF da classe Lafayette, por exemplo, foram construídas segundo esta linha de raciocínio. Entretanto apesar de ser uma ideia factível, que até permitiria ampliar o nº de navios a serem construídos inicialmente, não podemos esquecer nunca em qual país habitamos. :mrgreen:
Em relação aos NaPaOc sou da opinião que a MB deveria contratar a construção de mais exemplares da classe Amazonas na BAE System e parar de vez com esta ''masturbação'' mental em relação a este tipo de navio.

Sds


Lord Nauta




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#60 Mensagem por pmicchi » Qui Jul 27, 2017 4:48 pm

Eu entendi que a MB tem a licença para fabricação local de até 5 Amazonas. Imagino que estaleiros nacionais poderiam dar conta do recado e/ou mesmo o AMRJ.

Para a função de patrulha, me parece que as Amazonas são ideais mas se a grana tá tão curta que não dá pra construir 4 Tamandarés completas mais 5 Amazonas - parece que sim - talvez fosse o caso de encomendar 6 Tamandarés "de controle marítimo" (evitarei chamar de "navio patrulha" pois é depreciativo). Fazendo 6 ao inves de 4 o custo fica mais baixo, além da economia com os sensores e armamento mais caros




Responder