Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#226 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Fev 08, 2023 2:03 pm

gabriel219 escreveu: Qua Fev 08, 2023 1:29 pm @cabeça de martelo o peoblema é que Israel oferece um pacote melhor e pelo mesmo preço do que pegamos para nossas Fravetas.

Mas é aquilo, nossa Marinha ainda acha que vai operar aviação de asa fixa embarcada e navios com capacidade antivetor com 6.mil-7 mil toneladas, ao invés de fazer o simples.

Nossas fravetas são as menos armadas da categoria.
Eu estou com uma dor terrivel de cabeça, até tenho dificuldade em pensar.

Ajuda-me aqui, que pacote é que Israel apresentou à MB? Só os sistemas de misseis ou um navio completo? Presumo que tenha sido os sistemas de misseis, onde Israel tem inúmeras opções:

Barak 8, C-Dome, Gabriel V, etc.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#227 Mensagem por gabriel219 » Qua Fev 08, 2023 2:20 pm

cabeça de martelo escreveu: Qua Fev 08, 2023 2:03 pm
gabriel219 escreveu: Qua Fev 08, 2023 1:29 pm @cabeça de martelo o peoblema é que Israel oferece um pacote melhor e pelo mesmo preço do que pegamos para nossas Fravetas.

Mas é aquilo, nossa Marinha ainda acha que vai operar aviação de asa fixa embarcada e navios com capacidade antivetor com 6.mil-7 mil toneladas, ao invés de fazer o simples.

Nossas fravetas são as menos armadas da categoria.
Eu estou com uma dor terrivel de cabeça, até tenho dificuldade em pensar.

Ajuda-me aqui, que pacote é que Israel apresentou à MB? Só os sistemas de misseis ou um navio completo? Presumo que tenha sido os sistemas de misseis, onde Israel tem inúmeras opções:

Barak 8, C-Dome, Gabriel V, etc.
Não tenho ciência de que foi oferecido ou não, mas era opção ante o CAMM-VL, que custa mais que um Barak-ER tendo 1/4 do alcance.

Os motivos da escolha da MB pelo CAMM, deixando as fragatas totalmente indefesa contra vetores é achar que terá um NAe pra proteger a frota contra aeronaves, helicópteros e afins, pois estamos pagando mais caro do que alguns pagaram por C-Dome e Barak-ER em fragatas de deslocamento similar.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#228 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Fev 09, 2023 4:03 am

gabriel219 escreveu: Qua Fev 08, 2023 2:20 pm
cabeça de martelo escreveu: Qua Fev 08, 2023 2:03 pm

Eu estou com uma dor terrivel de cabeça, até tenho dificuldade em pensar.

Ajuda-me aqui, que pacote é que Israel apresentou à MB? Só os sistemas de misseis ou um navio completo? Presumo que tenha sido os sistemas de misseis, onde Israel tem inúmeras opções:

Barak 8, C-Dome, Gabriel V, etc.
Não tenho ciência de que foi oferecido ou não, mas era opção ante o CAMM-VL, que custa mais que um Barak-ER tendo 1/4 do alcance.

Os motivos da escolha da MB pelo CAMM, deixando as fragatas totalmente indefesa contra vetores é achar que terá um NAe pra proteger a frota contra aeronaves, helicópteros e afins, pois estamos pagando mais caro do que alguns pagaram por C-Dome e Barak-ER em fragatas de deslocamento similar.
Se eu fosse brasileiro para mim o mais lixado era ver as A100 Israelitas e depois comparar com as Brasileiras. É praticamente o que eu sinto quando vejo as Meko 200 de qualquer outro país e as Portuguesas.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#229 Mensagem por gabriel219 » Qui Fev 09, 2023 8:13 am

@cabeça de martelo o pior, meu caro, é saber que pagaremos mais caro por sistemas não capazes.

Veja a aviação: o custo de hora dos A-4 já faria a MB adquririr drones pra operar no Atlântico, mas o massa é brincar de TopGun.




Editado pela última vez por gabriel219 em Qui Fev 09, 2023 3:17 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#230 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Fev 09, 2023 8:31 am

Imagem

40 misseis Tamir e 16 misseis Barak 8!

Olha aqui o futuro da marinha de "Guerra" Portuguesa:

Imagem

É só olhares onde está a bandeira... [002]




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#231 Mensagem por gabriel219 » Qui Fev 09, 2023 3:20 pm

cabeça de martelo escreveu: Qui Fev 09, 2023 8:31 am Imagem

40 misseis Tamir e 16 misseis Barak 8!
Era exatamemte isso que eu falava. Pode ter certeza que os CAMM-VL custando seus EUR 1.8 milhões cada - última vez que vi foi em 2018 por esse valor - paga os 40 Tamir e os 16 Barak 8 com tranquilidade.

Mas pra quê, se teremos nosso NAe e o Tom Cruise operando um caça embarcado.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#232 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 09, 2023 9:12 pm

Não que eu goste do CAMM para as FCT, mas, em termos de escolhas, havia pouca coisa lá fora com que equipar os navios da MB, e levou o certame quem afinal tinha o melhor lobby por aqui. Como é em todas as compras militares mundo afora.

Os israelenses com certeza fizeram a sua oferta, assim como russos, chineses, norte americanos, italianos, franceses, e por aí vai. A MB olhou vários sistemas que chegaram até ela como proposta. Mas fato é que o conjunto da obra o CAMM foi selecionado, talvez menos por suas capacidades em si, do que pela proposta no longo prazo de poder acessar outros tipos de sistemas e mísseis a partir das células adotadas no navio, que não sei quais serão. Mas diz-se que há a possibilidade de adotar-se versões que lançam até 4 misseis CAMM, e mesmo outros modelos que a MB deseje.

Enfim, nossas forças se aferram demais a fornecedores conhecidos e testados na Europa e USA, como se não houvesse mais ninguém no mundo. E muitos estão aqui há décadas, não chegaram outro dia como os israelenses. Então, é preciso olhar, também, para além do sistema em si para entender a escolha do CAMM para as Tamandaré. E não estou fazendo uma defesa do mesmo, apenas tentando deixar claro que este tipo de aquisição vai muito além de pura e simples birra com esse ou aquele fornecedor ou sistema por parte da marinha ou de quem quer que seja por aqui.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder