Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#136 Mensagem por pmicchi » Seg Mar 05, 2018 1:04 pm

Imagino que daria para aproveitar muita coisa de navios desativados nesses navios patrulha oceânicos. Mesmo as peças de 4,5 pol poderiam ser incorporadas nesse navio. Apesar de ser um "overkill" na função de patrulha, seria uma economia em relação à compra de peças de 76mm e daria uma capacidade secundária de apoio de fogo em operações anfíbias.

Na verdade, um canhão de 76 mm já é um overkill e encarece bastante o projeto. Mesmo um canhão de 40mm na proa já daria conta e vamos ter peças de sobra no futuro.

A decisão tem que levar em conta as opções do momento. Hoje por hoje, eu economizaria na compra e avaliaria os prós e contras de um extremo ou outro.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#137 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 05, 2018 1:50 pm

Concordo. O problema é dar um termo para o projeto das CCT e verificar a partir daí o que vamos poder aproveitar. Até 2025 todas as Niterói praticamente estão sendo retiradas de serviço ou em estado tal que como navios de guerra não terão mais valor algum dado o peso da idade e de seus equipamentos.

Assim, muito do que há nelas com certeza será aproveitado seja no Ocean, ou em qualquer outro navio comprado de oportunidade que vierem por estes anos.

Os patrulha poderiam se contentar com um Trinity na proa, concordo, mas para isso temos que ver primeiro quando irão ficar disponíveis. E mais complicado, quando a MB conseguirá ter recursos para construir os NaPaOc BR.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#138 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 21, 2018 8:29 am

O navio patrulha Zaire realizou exercício conjunto com o navio da Marinha do Brasil NPO Amazonas em águas de S. Tomé.

A bordo do NRP Zaire foram efetuadas diversas instruções práticas com o objetivo treinar os militares santomenses da futura guarnição do navio. Em simultâneo, a bordo do navio Amazonas foram realizadas diversas séries de abordagem, em que os fuzileiros de S. Tomé e Príncipe, que se encontram no curso de abordagem ministrado pelos fuzileiros portugueses, tiveram oportunidade de pôr em prática o conhecimento adquirido até ao momento.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fonte: Marinha Portuguesa




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceram: 4 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#139 Mensagem por Ricardo Rosa » Qua Mar 21, 2018 11:30 am

Bom dia!

Caramba, o NPOc Amazonas continua sem radar principal? A Marinha não mencionou, diversas vezes, que está cuidando com muito carinho do ciclo de vida e manutenção dessas unidades? Será que o reparo do equipamento é tão caro assim? Sinceramente, precisamos dar créditos, porém algumas coisas não tem explicação.

Abraços!




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#140 Mensagem por pmicchi » Qua Mar 21, 2018 1:24 pm

Tipo da missão que teria que ser feita por uma fragata se não tivessemos NPaOc como as Amazonas.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#141 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 21, 2018 10:16 pm

Se formos espertos, o projeto do CPN vira uma prioridade na próxima gestão e damos um tempo, e o descanso merecido, as fragatas que aí estão.

As CCT que se planeja darão conta do recado por um tempo, até que tenhamos condições de realmente dispor de navios maiores e melhores para as missões adequadas a estes.

Na costa africana, o que mais deveríamos ter era NaPaOc marcando presença. Mas o pessoal aqui acha que fragata pode dar conta de tudo...

Enfim, vamos ver como as coisas ficam mais para frente. Ou se não ficam.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#142 Mensagem por J.Ricardo » Qui Mar 22, 2018 11:50 am

Sim, e pensar que temos um belo projeto de NPO, que poderia gerar exportações, que atenderia os requisitos da MB e que o Brasil precisa urgentemente.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#143 Mensagem por pmicchi » Qui Mar 22, 2018 1:42 pm

J.Ricardo escreveu:Sim, e pensar que temos um belo projeto de NPO, que poderia gerar exportações, que atenderia os requisitos da MB e que o Brasil precisa urgentemente.
na AS, vários paises optaram pelo Fassmer OPV 80 e outros, como o Uruguai, ainda desejam comprar navios assim - mercado existe. Creio que o Brasil pode oferecer um projeto melhor e mais versátil de NaPaOc.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#144 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Mar 22, 2018 2:38 pm

Se eu der um pontapé numa pedra é possível que sai de baixo um novo projecto de NPO. O que não falta por aí são projectos de estaleiros conceituados, com a governos bastante fortes por trás a apoiá-los nas suas vendas.

Menos pessoal, bem menos!




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54732
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2300 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#145 Mensagem por P44 » Qui Mar 22, 2018 4:16 pm

O nosso Arsenal do Alfeite tem projectos bem interessantes que nunca vao sair do papel :(




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#146 Mensagem por J.Ricardo » Qui Mar 22, 2018 5:26 pm

Não acho que deveríamos ser menos Cabeça, um NPO é o que mais precisamos hoje, acho perfeitamente cabível investir nesses navios e acho que são viáveis também para exportação.
Aquele projeto baseado na Barroso, atualizado, seria fantástico para o Brasil.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#147 Mensagem por Túlio » Qui Mar 22, 2018 8:42 pm

J.Ricardo escreveu:Não acho que deveríamos ser menos Cabeça, um NPO é o que mais precisamos hoje, acho perfeitamente cabível investir nesses navios e acho que são viáveis também para exportação.
Aquele projeto baseado na Barroso, atualizado, seria fantástico para o Brasil.

Cupincha, creio que o HAMMERHEAD se refere a querermos fazer TUDO ao mesmo tempo, corveta, fragata, sub, patrulha e exportar pro mundo todo, quando não fazemos praticamente nada do "recheio" deles, nem uma jostinha de Mtr .50 (nem 7,62, na verdade), radar, rádio, motor, FLIR, josta nenhuma, só casco e pouco mais (e não temos dinheiro para construir nada além dos subs justamente porque "fecharam" direito o financiamento com os estrangeiros, senão nem isso)...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#148 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 22, 2018 11:17 pm

A coisa deveria seguir assim: orçamento da MB para patrulhas e navios de apoio. Qualquer outra coisa fora disso, financiamento externo.

Tenho certeza que ao menos um NaPaOc BR por ano a gente conseguia comprar.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#149 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mar 23, 2018 7:51 am

Túlio escreveu:
J.Ricardo escreveu:Não acho que deveríamos ser menos Cabeça, um NPO é o que mais precisamos hoje, acho perfeitamente cabível investir nesses navios e acho que são viáveis também para exportação.
Aquele projeto baseado na Barroso, atualizado, seria fantástico para o Brasil.

Cupincha, creio que o HAMMERHEAD se refere a querermos fazer TUDO ao mesmo tempo, corveta, fragata, sub, patrulha e exportar pro mundo todo, quando não fazemos praticamente nada do "recheio" deles, nem uma jostinha de Mtr .50 (nem 7,62, na verdade), radar, rádio, motor, FLIR, josta nenhuma, só casco e pouco mais (e não temos dinheiro para construir nada além dos subs justamente porque "fecharam" direito o financiamento com os estrangeiros, senão nem isso)...




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#150 Mensagem por pmicchi » Sex Mar 23, 2018 9:04 am

Túlio escreveu:
Cupincha, creio que o HAMMERHEAD se refere a querermos fazer TUDO ao mesmo tempo, corveta, fragata, sub, patrulha e exportar pro mundo todo, quando não fazemos praticamente nada do "recheio" deles, nem uma jostinha de Mtr .50 (nem 7,62, na verdade), radar, rádio, motor, FLIR, josta nenhuma, só casco e pouco mais (e não temos dinheiro para construir nada além dos subs justamente porque "fecharam" direito o financiamento com os estrangeiros, senão nem isso)...
Sim e não.

Não pq um NaPaOc poderia ser fabricado com um alto índice de nacionalização: radares 2D, sistema de controle de combate, motores diesel, MAN-SUPs. O Brasil também tem bons programas de financiamento às exportações e somado à proximidade politica com alguns paises, poderia sim alavancar exportações na Africa, America do Sul e Ásia.

Sim, pq também acho que a MB fica atirando pra muitas direções e as coisas não avançam. Melhor seria interromper o processo da CV-03 e o PROSUPER e direcionar os recursos para patrulheiros oceanicos armados e o programa de submarinos. Duas escoltas novas e modernas, compradas no exterior com financiamento de longo prazo, cobririam nossas necessidades minimas de escolta juntamente com a Barroso - permitindo a rápida baixa das Type 22 e das Niterói. Eu ainda pensaria numa pequena modernização das Inhaúma remanescentes e de um sistema AA adequado para o Ocean.




Responder