Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#121 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 02, 2018 11:59 pm

Qual o problema com o NaPaOc BR do CPN?
Ele basicamente é uma Barroso mais curta e modernizada.
E se a CV3 vingar no atual processo, mais um facilitador para a consecução dessa classe de Navios tão necessária.
Porque será que implicam com tudo que tem um BR no final por aqui?

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#122 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Mar 03, 2018 3:44 am

FCarvalho escreveu:Qual o problema com o NaPaOc BR do CPN?
Ele basicamente é uma Barroso mais curta e modernizada.
E se a CV3 vingar no atual processo, mais um facilitador para a consecução dessa classe de Navios tão necessária.
Porque será que implicam com tudo que tem um BR no final por aqui?

Abs



Problema nenhum. O projeto e considerado como alternativa factível. O menor entusiasmo e somente por falta de R$ em meio de tantas prioridades. :mrgreen:
Em havendo R$ e este o projeto que a MB vai adotar para seus novos NaPaOc. [009] [009] [009]




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#123 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 03, 2018 11:25 am

Olá Nauta, a MB já tem um referencial de custos para este projeto do CPN para os NaPaOc BR?
Se a Barroso chegou a custar US 250 milhões, podemos presumir que para ter em encaixe economicamente viável na MB estes navios não podem ultrapassar mais que 1/3 desse valor - ou até menos se possível - se quiserem vingar por aqui. Dado os aspectos mais simples de sua construção e projeto por tratar-se de um navio de patrulha, evidentemente.

ps: este projeto pode alcançar mesmo um índice de nacionalização na casa dos 80% a 90%, se bem feito, posto que até mesmo seus sistemas de radares e C4ISR podem ser feitos por aqui mesmo, em reais. Aliás, tirando o sistema de propulsão, diesel, acredito, e o canhão de proa, praticamente tudo que se possa pensar apor no mesmo tem fabrico local, ainda que a um custo maior. Mas pelo menos é em reais.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#124 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Mar 03, 2018 12:37 pm

FCarvalho escreveu:Se a Barroso chegou a custar US 250 milhões, podemos presumir que para ter em encaixe economicamente viável na MB estes navios não podem ultrapassar mais que 1/3 desse valor
1/2 já é para comemorar, além disso já é viagem.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#125 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 03, 2018 12:40 pm

Marechal-do-ar escreveu:
FCarvalho escreveu:Se a Barroso chegou a custar US 250 milhões, podemos presumir que para ter em encaixe economicamente viável na MB estes navios não podem ultrapassar mais que 1/3 desse valor
1/2 já é para comemorar, além disso já é viagem.
Se ele entrar nesse negócio das CCT, pode ser que venha a melhorar isso aí. Caso não, a MB vai ter de dar muitas explicações porque um navio de patrulha custa mais de cem milhões de dólares.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#126 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Mar 03, 2018 1:03 pm

Para a MB é muito fácil se explicar: custo Brasil.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#127 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 03, 2018 1:14 pm

Então ela pode se preparar para continuar a ficar sem e com a sucata alheia.
Instrumentos legais ela tem para cortas custos de produção de seus projetos. Só não usa se não quiser.
Quer dizer, se o MD não quiser, né. :?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#128 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Mar 03, 2018 5:34 pm

FCarvalho escreveu:Instrumentos legais ela tem para cortas custos de produção de seus projetos.
Que instrumentos?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#129 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 03, 2018 10:00 pm

A legislação que apoia a BID quanto a questão de impostos.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#130 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Mar 03, 2018 10:17 pm

Não é só impostos...

O que, aliás, projetos de defesa já são muito favorecidos.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#131 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 04, 2018 12:59 am

Sim, concordo. É todo um sistema complexo de relações que tem de ser considerados. Mas a possibilidade existe. O que não existe, ao que me parece, é vontade de fazer as coisas acontecerem.
E em não havendo vontade, bem, aí fica difícil até para arrumar simples botes.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#132 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mar 04, 2018 11:34 am

Fazer as coisas acontecerem, você diz, em relação a impostos? Cara... Isso já é feito...

A questão de custo Brasil nesse caso, fica por conta da baixa produtividade e inevitável burocracia, quanto a vontade de fazer essa segunda parte acontecer, ai estamos falando de uma briga e tanto...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#133 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 04, 2018 7:20 pm

É por isso que temos um MD que só serve para testa de ferro e chefes nas ffaa's tão mais preocupados com o seu próprio umbigo.
Tem que ser feito um trabalho de formiguinha no congresso, no planalto, na sociedade, na industria e nas academias enfim, envolver todos os atores responsáveis pela cadeia completa,
Sem isso vamos estar dando murro em ponta de faca.
Tudo bem que a industria tem de ser ajudada neste campo, mas a ajuda deve apresentar limites, e principalmente, cobrança quanto a resultados.
Enquanto estivermos no famoso toma lá dá cá, vamos continuar nesse eterno circulo vicioso do qual nunca se sai.
Mas a coisa toda tem de começar a mudar de baixo para cima, com a reeducação e formação das novas gerações de militares, além da óbvia renovação do quadro político e do pensamento da sociedade sobre o tema, não apenas especificamente sobre defesa, mas tudo o que ela envolve.
Resumindo em uma palavra: ensinar o povo a pensar em geoestratégia.
E isso se aprende na escola.
Vai levar muito tempo, mas um dia a gente chega lá.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#134 Mensagem por pmicchi » Seg Mar 05, 2018 10:19 am

FCarvalho escreveu:
Se ele entrar nesse negócio das CCT, pode ser que venha a melhorar isso aí. Caso não, a MB vai ter de dar muitas explicações porque um navio de patrulha custa mais de cem milhões de dólares.

abs
Não deveria custar mais. Temos vários exemplos, dentro e fora do setor de defesa, em que empresas brasileiras produzem à custos competitivos.

Uma dúvida: esse projeto nacional segue as mesmas características de construção e resistencia à danos de combate de uma corveta ou se ajusta a padrões civis mais economicos?
Queria entender em que medida o projeto é de uma mini-Barroso ou é um novo projeto...

Interessante notar que o projeto CV-03 incorpora varios sistemas e armamentos importados pois não temos nada equivalente produzido localmente. No caso de um navio patrulha, muito mais pode ser incorporado (radares 2D, MANs, etc) pois os requisitos de desempenho são menores. Quem sabe até um sonar nacional poderia ser testado num navio desses (o que foge da funçao principal de um NaPaOc mas vale pela oportunidade).




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#135 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 05, 2018 11:38 am

pmicchi escreveu:
FCarvalho escreveu:Se ele entrar nesse negócio das CCT, pode ser que venha a melhorar isso aí. Caso não, a MB vai ter de dar muitas explicações porque um navio de patrulha custa mais de cem milhões de dólares.
Não deveria custar mais. Temos vários exemplos, dentro e fora do setor de defesa, em que empresas brasileiras produzem à custos competitivos.
Uma dúvida: esse projeto nacional segue as mesmas características de construção e resistencia à danos de combate de uma corveta ou se ajusta a padrões civis mais economicos?
Queria entender em que medida o projeto é de uma mini-Barroso ou é um novo projeto...
Interessante notar que o projeto CV-03 incorpora varios sistemas e armamentos importados pois não temos nada equivalente produzido localmente. No caso de um navio patrulha, muito mais pode ser incorporado (radares 2D, MANs, etc) pois os requisitos de desempenho são menores. Quem sabe até um sonar nacional poderia ser testado num navio desses (o que foge da funçao principal de um NaPaOc mas vale pela oportunidade).
A questão do custo deve estar na pauta do almirantado há tempos. Mas fato é que o tal custo Brasil, como o Marechal colocou acima, é um fator que deve ser levado em conta e que dificilmente não impactará no projeto destes navios.

O navio do CPN segue basicamente as mesmas linhas da Barroso quanto ao casco, só que será um navio com 90 mts. As mudanças mais significativas acontecem na superestrutura que é bem diferente daquela corveta, e tem a bem da verdade, muitas das características da CV-3. E como se trata de um navio patrulha, seu desenho e construção devem seguir padrões mais civis do que militares. Isso ajuda a diminuir os custos com certeza, além de facilitar a introdução de insumos nacionais no mesmo.

Quanto a seu armamento, até o presente momento, apenas a Corced está na lista de material nacional. O resto, canhão de proa e as metralhadoras laterais de 20mm tudo será importado, ou aproveitado do que estiver disponível nos estoques da MB. As T-22 possuem 2 cada uma. Então daria para equipar ao menos 4 patrulhas com elas. Não espere mais que isso para estes navios.

ps: o novo projeto dos Napa BR dispõe de capacidade para receber misseis AAe. com certeza da classe dos Manpads. é de subentender então que os patrulhas oceânicos, tenham a mesma capacidade. ambos os projetos segue padrões de construção modular. neste sentido, dependendo das necessidades de cada cliente, vários sistemas poderão ser apostos nos mesmos. no nosso caso, um canhão 76 e duas metralhadoras 20mm parecem satisfazer a MB.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder