Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#1 Mensagem por pmicchi » Qui Abr 06, 2017 11:38 pm

Me informando sobre os navios da classe Amazonas adquiridos pela MB, descobri que além dos 3 comprados temos a licença de fabricação local de outros 5.

Além das funções propriamente de patrulha, me parece que esses navios tem um interessante potencial para serem melhor armados e desempenharem outras funções, complementando "navios de primeira linha" como fragatas e corvetas e ampliando a capacidade de combate da MB.

Toda a força (aérea, marítima ou terrestre) tem que ter um 'hi-lo mix", ou seja, evitar extremos de ter poucas unidades mais capazes ou muitas unidades de capacidade limitada - o ideal é utilizar os recursos financeiros sempre limitados numa combinação dos dois tipos. A USN, por exemplo, adotava crusadores e destroiers avançados para proteção de FTs e fragatas mais baratas para outras funções de escolta e guerra ASW.

Como a aquisição de navios patrulha é necessária "porque não" fazer um pequeno investimento adicional e incrementar a capacidade combativa desses navios?

Antes que alguém comente algo do tipo "todo o orçamento está comprometido com outros projetos", gostaria apenas de discutir os prós e contras de desenvolver esses navios para outras funções e não se ele seria melhor gastar com isso em detrimento de outros projetos.

links com informação básica dos navios:
https://en.wikipedia.org/wiki/Amazonas-class_corvette
http://www.naval-technology.com/project ... l-vessels/

Características que mais me chamaram a atenção:

- Porte e boas capacidade de operar em alto mar
- Boa velocidade maxima (25nos) e autonomia (5.500 nmi e 35 dias no mar)
- plataforma para helicopteros (mas sem hangar), que pode ser usada para transportar 6 containers que podem ser movimentados por um guindaste de 16ton
- alem dos 70 tripulantes, pode transportar 50 "passageiros"
- custo unitario atrativo de USD70mi, graças ao design civil (ou seja, a capacidade de sobrevivencia em combate é limitada)

Potencialmente, é um navio capaz de desempenhar funções de combate em cenários de baixa intensidade e operar em localidades distantes, inclusive levando tropas e equipamentos.

Considerei vários possíveis "upgrades":

Mod. 01 - capacidade ASuW

Instalação de lançadores MAN-SUP (2x2 ou 2x1) no lugar das peças de 25mm ou em outras posições do navio.
Mesmo na falta de um sistema CIWS ganha-se uma capacidade ofensiva importante por um custo pequeno, além de gerar demanda para os MAN-SUP.
Em cenários de maior intensidade, poderiam operar como multiplicadores de força sob a proteção de navios de primeira linha.


Mod 02 - 01+CIWS

Substituição da peça principal de 30mm por outro canhão com capacidade antimissel. A opção mais economica seria o conhecido Trinity 40mm, a alternativa um AK-630 de 30mm russo (melhor custo-beneficio) e a ideal um Bofors 57mm. A Tailandia opera uma versão desse navio com um canhão de 76mm. Também seriam necessários sistemas ECM como lançadores de chaff e radares de controle para os canhões (uma alça optrônica não é suficiente).
Uma outra alternativa seria adicionar um sistema de misseis de curto alcance, com o Simbad-RC e alcance semelhante ao Seawolf usado nas Type 22.

Apesar do custo adicional, cria uma capacidade interessante antisuperficie com capacidade de auto-defesa. Me parece um upgrade necessário para permitir missões de patrulha no exterior, como missões de paz, sujeitas a ataques de MANs lançados de terra ou multiplas pequenas lanchas com armas leves. Regularmente enviamos fragatas nessas missões que poderiam ser cumpridas por navios de operação mais econômica como estes.


Mod 03 - UAV organico

Uma adição importante seria um ou dois UAV VTOL com sensores FLIR e/ou radar.
A eliminação do guindaste permitiria incorporar um pequeno hangar (telescópico?) para helicopteros tripulados, mas não me parece realmente necessário pois esse pequenos UAVs podem ser facilmente acomodados em containers padrão.


Mod 04 - capacidade ASW

A um custo bem mais significativo poderiam ser incluídos sensores antisubmarino (sensores passivos rebocados e/ou sonar de casco). Lançadores de torpedos leves e uso de um UAV capaz de lançar torpedos garantiriam capacidade ofensiva.
Essa modificação tornaria esses navios em escoltas ASW de boa autonomia, liberando o navios de primeira linha para outras missões.


Para os três navios já em operação, eu pensaria apenas no "Mod 01". Para os demais cinco os outros upgrades seriam possíveis. Talvez o Mod 04 não compense pelos custos elevados.




Editado pela última vez por pmicchi em Dom Abr 09, 2017 9:34 am, em um total de 1 vez.
BrunoCP
Júnior
Júnior
Mensagens: 102
Registrado em: Dom Out 02, 2016 2:05 pm

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#2 Mensagem por BrunoCP » Sáb Abr 08, 2017 3:26 pm

Temos as licenças das 5 .. mais com a CV-3 em fase de estudo e execução ... sem previsão pra esses navios .. acredito mais na aquisição das 4 Classe ''River'' da Royal Navy ..q e a predecessora das ''Amazonas'' ...e o q acho




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#3 Mensagem por pmicchi » Qua Abr 19, 2017 11:59 am

alguns artigos interessantes sobre versões melhoradas desse navios:

RN:
http://ukarmedforcescommentary.blogspot ... ation.html
https://newwars.wordpress.com/2009/08/2 ... ternative/

Tailiandia:
https://thaimilitaryandasianregion.word ... -thailand/

e uma possível alternativa com capacidade ASW:


acho que eu não fui tão criativo quanto eu tinha imaginado...




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#4 Mensagem por pmicchi » Sex Jun 09, 2017 5:07 pm

artigo sobre a instalação de MANs nos navios da Guarda Costeira dos EUA:
http://cimsec.org/augment-naval-force-s ... uard/27582

um segundo artigo mostrando que até na Nova Zelandia os NaPaOc são bem armados:
http://futureadf.blogspot.com.br/p/futu ... -navy.html




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#5 Mensagem por pmicchi » Sex Jun 09, 2017 5:10 pm

pmicchi escreveu:artigo sobre a instalação de MANs nos navios da Guarda Costeira dos EUA:
http://cimsec.org/augment-naval-force-s ... uard/27582

um segundo artigo mostrando que até na Nova Zelandia os NaPaOc são bem armados:
http://futureadf.blogspot.com.br/p/futu ... -navy.html

Em tempos de verbas curtas e ameaças limitadas, armar os Navios Patrulha para ASuW é uma maneira de manter uma boa capacidade de combate mesmo com menos navios de primeira linha.




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#6 Mensagem por J.Ricardo » Sex Jun 09, 2017 5:26 pm

Adoraria ver mais Amazonas em nossos distritos, mas na função delas, como NPO, estamos por demais carentes desse tipo de navio, e ficar pendurando coisas demais nelas, só iria encarecer a sua missão primária que é patrulhar nossa ZEE.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#7 Mensagem por Tikuna » Sex Jun 09, 2017 6:58 pm

Sugiro à moderação mesclar os topicos, para evitar duplicidade:

http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... =2&t=18080

Abraços




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#8 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 09, 2017 9:08 pm

A Engepron já tem um projeto de NaPaOc baseado na Barroso. Só falta priorizar a garantia de verba para o mesmo.
Da mesma forma o NaPa 500 BR e o 200 que ainda vem por aí.

Temos condições de fazer esses navios por aqui mesmo sem projetos externos. Mas antes precisando decidir o que é mais importante fazer. Ter uma esquadra de águas azuis ou uma marinha capaz de primariamente proteger seu mar territorial e zona contígua.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#9 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Jun 10, 2017 7:53 pm

FCarvalho escreveu:A Engepron já tem um projeto de NaPaOc baseado na Barroso. Só falta priorizar a garantia de verba para o mesmo.
Da mesma forma o NaPa 500 BR e o 200 que ainda vem por aí.

Temos condições de fazer esses navios por aqui mesmo sem projetos externos. Mas antes precisando decidir o que é mais importante fazer. Ter uma esquadra de águas azuis ou uma marinha capaz de primariamente proteger seu mar territorial e zona contígua.

abs.


Estou cansado de falar que quem tem os projetos não e a EMGEPRON, que não projeta ''porra nenhuma''. Quem projeta e o CENTRO DE PROJETO DE NAVIOS da DEN. Esta OM e que possui um departamento de projeto. A EMGEPRON e responsável por um eventual gerenciamento de possíveis construções e a venda dos navios no exterior.

ENTENDERAM: - A EMGEPRON NÃO TEM NENHUM PROJETO QUEM TEM E O CPN QUE TEM AS INSTALAÇÕES COMO A EMGEPRON NO AMRJ.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#10 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 10, 2017 9:29 pm

Calma Nauta. Muita calma nesta hora. Eu sei disso, mas as vezes as palavras me fogem a mente na hora de escrever.
Aliás não consigo escrever aqui tão rápido quanto penso.
Acontece nas melhores famílias. :wink:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#11 Mensagem por Lord Nauta » Dom Jun 11, 2017 12:45 am

FCarvalho escreveu:Calma Nauta. Muita calma nesta hora. Eu sei disso, mas as vezes as palavras me fogem a mente na hora de escrever.
Aliás não consigo escrever aqui tão rápido quanto penso.
Acontece nas melhores famílias. :wink:

abs.

Sinceras desculpas.
[009] [009] [009]




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#12 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 21, 2017 10:41 pm

3 anos já se passaram, e o quê será que ainda falta, além de dinheiro e vontade? :roll:

https://cdn.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2014/11/NPaOc-BR.jpg

http://www.defesaaereanaval.com.br/euro ... -npaoc-br/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#13 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Jun 21, 2017 11:08 pm

FCarvalho escreveu:3 anos já se passaram, e o quê será que ainda falta, além de dinheiro e vontade? :roll:
Propina?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#14 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 21, 2017 11:38 pm

Marechal-do-ar escreveu:
FCarvalho escreveu:3 anos já se passaram, e o quê será que ainda falta, além de dinheiro e vontade? :roll:
Propina?
É, vai que...

Aonde não rola guaraná nos negócios do Estado, dificilmente as coisas acontecem como deveriam.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#15 Mensagem por J.Ricardo » Qui Jun 22, 2017 10:55 am

Este projeto deveria ser prioritário em nossa MB.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder