Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2791 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Dez 07, 2023 9:27 am

Lá para 2030 e vamos ver.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2792 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 07, 2023 10:59 am

cabeça de martelo escreveu: Qui Dez 07, 2023 9:27 am Lá para 2030 e vamos ver.
Não duvido que a FAP tenha condições técnicas e pessoal para operar bem o F-35, mas, venhamos e convenhamos, o caça norte americano tem se mostrado até agora um buraco sem fundo para todos os seus operadores. Não que seja mal caça, mas, o projeto em si como um todo até hoje não conseguiu provar a que veio, e continuamente segue a mostrar um problema atrás do outro, o que só torna o mesmo mais caro e mais difícil de lidar.

Para a realidade de forças aéreas que, como a FAP, tem limitações orçamentárias que outros países na Europa não tem, é muito difícil acreditar que se consiga tirar tudo o que este caça pode de fato oferecer, mesmo a troco de homogeinização com as demais frotas no continente. Simplesmente ele não consegue não parar de arrumar problemas a todos os seus operadores. A começar pela própria USAF que já está passada para o caça da LM.

Mas, vai que resolvem alguma coisa até a próxima década.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2793 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Dez 07, 2023 11:34 am

Eu sou mais bolos... neste caso KF-21.

Imagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2794 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 07, 2023 12:03 pm

Se os sul coreanos conseguirem mostrar na prática tudo o que se diz nas feiras e eventos pela KAI, seria o modelo mais acertado não apenas à FAP, como outras forças aéreas europeias.
Diz-se que o valor projetado está na casa dos US$ 65 milhões. Até aí tudo bem. O que é mais importante neste aspecto são os custos operacionais e de manutenção, que a KAI até agora não mostrou concretamente a que veio.
Mas isto deve-se saber só lá para o final da década quando eles estiverem voando pela ROKAF.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2795 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Dez 08, 2023 12:35 pm

Imagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2796 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Dez 09, 2023 9:13 am

Defence 360° escreveu:O simulador de voo do tipo FFMS de Categoria D da @RheinmetallAG que a Esquadra 506 "Rinocerontes" da 🇵🇹 @fap_pt receberá em 2024, permitirá simular em terra diversas missões aéreas realizadas pela aeronave de transporte multi-missão @embraer KC-390 Millennium.
Imagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2797 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Dez 12, 2023 8:50 am

cabeça de martelo escreveu: Sáb Dez 09, 2023 9:13 am
Defence 360° escreveu:O simulador de voo do tipo FFMS de Categoria D da @RheinmetallAG que a Esquadra 506 "Rinocerontes" da 🇵🇹 @fap_pt receberá em 2024, permitirá simular em terra diversas missões aéreas realizadas pela aeronave de transporte multi-missão @embraer KC-390 Millennium.
Imagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2798 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 12, 2023 10:41 am

Mais um benefício para Portugal advindo dos investimentos no KC-390.
Isto está saindo melhor que a encomenda.
Para quem queria insistir em manter Hércules tunados a troco de pinga, até que não está mal.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2375
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2799 Mensagem por EduClau » Ter Dez 12, 2023 12:31 pm

Não pra eles, só malefícios, perderam o A400, MRTT e até chegaram no zero naval, tudo culpa dos kacês e da Embraer.

:)




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2800 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Dez 12, 2023 1:35 pm

FCarvalho escreveu: Ter Dez 12, 2023 10:41 am Mais um benefício para Portugal advindo dos investimentos no KC-390.
Isto está saindo melhor que a encomenda.
Para quem queria insistir em manter Hércules tunados a troco de pinga, até que não está mal.
Por falar em C130.





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2375
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2801 Mensagem por EduClau » Ter Dez 12, 2023 4:13 pm

Agora sério e acho que até já tinha escrito antes, é que apesar das postagens meio provocativas eu também penso que uma compra de uns 2 (ou até 3) KCs por Portugal, como os sócios checos, já estaria de bom tamanho e sobraria uns cascalho$ para outros programas.

Sds




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54732
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2300 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2802 Mensagem por P44 » Ter Dez 12, 2023 4:25 pm

FCarvalho escreveu: Qua Nov 29, 2023 10:34 am Essa eu pago meus dois centavos para ver.
Até a Roménia vai ter primeiro que nós




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54732
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2300 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2803 Mensagem por P44 » Ter Dez 12, 2023 4:28 pm

EduClau escreveu: Ter Dez 12, 2023 12:31 pm Não pra eles, só malefícios, perderam o A400, MRTT e até chegaram no zero naval, tudo culpa dos kacês e da Embraer.

:)
O problema foi o que absorveu de verba que levou a que tudo o resto fosse encostado.

Eu preferia a modernização de pelo menos alguns F16 para o padrão Viper ao invés da mais que provavel aquisição de 12 ST para satisfazer os caprichos de certos "interesses"




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2804 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Dez 13, 2023 6:39 am

P44 escreveu: Ter Dez 12, 2023 4:28 pm
EduClau escreveu: Ter Dez 12, 2023 12:31 pm Não pra eles, só malefícios, perderam o A400, MRTT e até chegaram no zero naval, tudo culpa dos kacês e da Embraer.

:)
O problema foi o que absorveu de verba que levou a que tudo o resto fosse encostado.

Eu preferia a modernização de pelo menos alguns F16 para o padrão Viper ao invés da mais que provavel aquisição de 12 ST para satisfazer os caprichos de certos "interesses"
Até porque pela quantidade de PILAV formados todos os anos metade desses ST cumpriam perfeitamente a missão. Eu próprio escrevi várias vezes que se fosse mais do que 6 seria mais um programa "Embraer".




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2805 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Dez 13, 2023 8:15 am

Capacidade Live, Virtual, Constructive (LVC)

O novo simulador de F-16 (DART - Deployable Affordable Readiness Trainer) instalado na Base Aérea nº 5 é um centro de treino tático combinado, que apoia o treino dos pilotos em operações Ar-Ar e Ar-Solo, de forma integrada com os controladores JTAC em missões de Apoio Aéreo Próximo (CAS) e com os controladores de defesa aérea (GCI).
É o primeiro simulador em Portugal que permite uma capacidade de treino em ambiente LVC, possibilitando a participação num mesmo cenário de pilotos em voo real, com pilotos no simulador e controladores de defesa aérea e JTAC, assim como, entidades geradas por computador (por exemplo ameaças ou outras forças).
Ao explorar as capacidades LVC, a Força Aérea Portuguesa entra numa nova era, conseguindo treinar missões em cenários complexos, com risco reduzido e menor impacto logístico e de forma mais eficiente.

Video - https://www.linkedin.com/posts/jo%C3%A3o-vicente-78a69217_capacidade-live-virtual-constructive-lvc-activity-7140618562318094336-qxyQ?utm_source=share&utm_medium=member_desktop




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder