Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
lynx
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Seg Abr 13, 2009 10:39 pm
Agradeceram: 97 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#61 Mensagem por lynx » Ter Ago 22, 2017 1:18 pm

Já deu para ver que vc nunca trabalhou com aviação, porque senão "teria a concepção" de que qualquer redução no tempo de disponibilidade da aeronave custa dinheiro. E a redução dos intervalos entre inspeções diminui a disponibilidade, consequentemente, custa dinheiro.
Você já viu um plug com limalhas? É comum ou não ter limalhas? Nesse caso aí do desenho, se tiver limalhas menores que o gap você faz o que a respeito? E quanto à quantidade, faz o que? Quem está autorizado a dar o parecer?




Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#62 Mensagem por Juniorbombeiro » Ter Ago 22, 2017 2:15 pm

E quem foi que falou que eu trabalhei em aviação??? Não sabia que era pré requisito para participar desse fórum aliás. Você acha que plug com limalhas tem só em avião??? Se tiver limalhas menores que o Gap? Tá explicadinho lá o que tem que fazer, qual o critério de aceitação, o normal é não ter obviamente.
Eu fiz uma pergunta simples, se vc não sabe ou não quer responder não precisa ficar me atacando, é só falar. Claro que custa dinheiro, mas custa quanto??? 200, 200 mil???




lynx
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Seg Abr 13, 2009 10:39 pm
Agradeceram: 97 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#63 Mensagem por lynx » Ter Ago 22, 2017 4:47 pm

Pois é Junior. Nem eu nem vc sabemos, pois se vc encontrar algum tipo de partícula no plug vc vai ter que fazer alguma coisa a respeito. O plug não está ali para verificar um único componente. Se vc encontra alguma coisa diferente do que diz aí no seu site, vai ter que analisar e essa análise pode ser profunda ou não, dependendo do que for encontrado e em qual quantidade. Enquanto isso, a aeronave poderá ou não ser indisponibilizada, seguindo o que disser o seu manual. Quem vai dizer se as partículas encontradas estão dentro do padrão A ou B é um supervisor de CQ, que não está ali para atender apenas uma aeronave. O HH começou a encarecer. Se o manual mandar retirar o filtro para inspeção, por exemplo, vai demandar substituir o anel de vedação. Em aviação esse item não é reutilizavel. Tem no paiol? Nas nossas FFAA, por exemplo, nem sempre... e a aeronave tá parada...
Uma vistoria de plugs é simples somente quando não detecta nada. Por isso as aeronaves são desenhadas para sofrerem esse tipo de vistoria apenas nas inspeções horárias e calendáricas, quando a aeronave já está parada. Mas, se por força de uma restrição operacional, como nesse caso do H225, vc encontra alguma coisa, não pode esperar a próxima inspeção para fazer alguma coisa.
E analisar o que está "explicadinho lá" não tem nada de simples. Por isso existem mecânicos qualificados. Senão bastava um leigo, mais barato.
Não você não precisa ter experiência para falar em foruns. Mas era melhor ter um mínimo de conhecimento para emitir juizos de valor sobre algum procedimento ser caro ou não, ser demorado ou não. E veja só... verificar um plug pode ser uma incrível dor de cabeça e muito caro.




Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#64 Mensagem por Juniorbombeiro » Ter Ago 22, 2017 6:34 pm

Eu não emiti juízo de valor nenhum, apenas perguntei quanto custa. Acho que quem acompanha esse fórum sabe muito bem quem vive emitindo juízo de valor é dando diagnóstico sobre determinados equipamentos. O manual não manda retirar filtro nenhum, e eu não preciso nem ler ele pra saber disso, inspeção visual de filtro é simplesmente ver se o indicador de saturação (clogging indicator) e/ou by-pass por diferença de pressão não estão acionados, o que seria um indício de que o filtro não está mais sendo efetivo, seja pq esgotou a vida útil ou alguma porcaria aconteceu e entupiu, e claro, aproveita e vê se não tem nenhum dano ou vazamento, também não vai liberar se tiver um chafariz de óleo. Não precisa ser mecânico voador com insígnia no braço ou estrelinha no ombro para saber isso, qualquer boca de porco com dois neurônios aprende, é só dizer pra ele: ó Zé, se essa piroquinha estiver pra fora ou esse ponteiro estiver no vermelho, tem problema, não deixa essa merda decolar.
Também não é ficar sacando plug a cada dez horas que vai dizer se a manutenção é cara, se o helicóptero estiver "debulhando" engrenagem, não interessa se foi identificado no plug, na luzinha, no filtro ou no caralho a quatro. Vai ter que investigar da mesma forma. Isso é tão somente uma forma (meio precária temos que admitir) de identificação de um possível defeito (manutenção preditiva), o diagnóstico e tratamento, para o caso de indicação positiva, é outra história.




Avatar do usuário
P H
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 205
Registrado em: Qua Jun 18, 2014 6:24 pm
Localização: São Paulo
Agradeceram: 15 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#65 Mensagem por P H » Qua Ago 23, 2017 8:11 am

É verdade essa questão da inspeção em 10 horas de operação?




Raphael
Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#66 Mensagem por vplemes » Qua Ago 23, 2017 8:34 am

Verdade verdadeira! rsrs

Fora outras limitações operacionais, tipo limite de Gs. Estamos pagando caro e ainda não estamos podendo usufruir adequadamente da aeronave. Mas como dinheiro de impostos é dinheiro sem dono, ninguém faz nada. Ao contrário do offshore, onde o dinheiro tem dono e estão cobrando da Airbus pelo trambique na justiça.




Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#67 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Ago 23, 2017 10:02 am

Claro que é verdade, mas o que ninguém fala é que é uma inspeção, um check na verdade (não é manutenção) que deve durar uns 10 min. (se é que dura isso) e que não exige nenhuma qualificação absurda para ser feita. Quanto isso está tendo de impacto em indisponibilidade das nossas aeronaves??? Restrição de Gs, vocês viram isso aonde??? Está escrito em algum lugar ou foi o Juarez que falou???




Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#68 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Ago 23, 2017 10:10 am

Imagem

Imagem




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#69 Mensagem por joao fernando » Qua Ago 23, 2017 10:30 am

Com inspeção ou sem inspeção o heli anda voando por ai, e a MB anda fazendo operação com eles. problemas todos tem, basta ver o próprio P3 que perdeu a asa na primeira versão e foi remodelado.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#70 Mensagem por vplemes » Qua Ago 23, 2017 12:06 pm

Juniorbombeiro escreveu:Claro que é verdade, mas o que ninguém fala é que é uma inspeção, um check na verdade (não é manutenção) que deve durar uns 10 min. (se é que dura isso) e que não exige nenhuma qualificação absurda para ser feita. Quanto isso está tendo de impacto em indisponibilidade das nossas aeronaves??? Restrição de Gs, vocês viram isso aonde??? Está escrito em algum lugar ou foi o Juarez que falou???
Quanto ao Juarez, apesar de ser um pouco casca grossa é um ex-militar com excelente trânsito no meio e uma bagagem expressiva na área de manutenção aeronáutica e é de péssimo gosto, pra não falar que é falha de caráter, ficar usando o nome de uma pessoa que não pode responder. O colega Lynx foi oficial da MB por décadas, participou da comissão técnica encarregada desse Heli, foi piloto de offshore durante anos, fora outras coisas do seu currículo que não vou ficar falando para não ficar demais esse post. Esse tipo de discussão com você sempre vai ficar parecendo cachorro correndo atrás do próprio rabo. Não chega a lugar algum, já que você usa sofismo como tática de "argumentação".




Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2375
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#71 Mensagem por EduClau » Qua Ago 23, 2017 12:11 pm

Esse tipo de qualificação é nada perto da dos pilotos de teclado vetorados pelo partido.
Aí está a verdade absoluta e ponto.

:mrgreen:




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1938
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#72 Mensagem por gusmano » Qua Ago 23, 2017 12:29 pm

vplemes escreveu:
Juniorbombeiro escreveu:Claro que é verdade, mas o que ninguém fala é que é uma inspeção, um check na verdade (não é manutenção) que deve durar uns 10 min. (se é que dura isso) e que não exige nenhuma qualificação absurda para ser feita. Quanto isso está tendo de impacto em indisponibilidade das nossas aeronaves??? Restrição de Gs, vocês viram isso aonde??? Está escrito em algum lugar ou foi o Juarez que falou???
Quanto ao Juarez, apesar de ser um pouco casca grossa é um ex-militar com excelente trânsito no meio e uma bagagem expressiva na área de manutenção aeronáutica e é de péssimo gosto, pra não falar que é falha de caráter, ficar usando o nome de uma pessoa que não pode responder. O colega Lynx foi oficial da MB por décadas, participou da comissão técnica encarregada desse Heli, foi piloto de offshore durante anos, fora outras coisas do seu currículo que não vou ficar falando para não ficar demais esse post. Esse tipo de discussão com você sempre vai ficar parecendo cachorro correndo atrás do próprio rabo. Não chega a lugar algum, já que você usa sofismo como tática de "argumentação".
Juarez estava aqui até semana passada e só não esta mais por causa dele mesmo. Acho que devemos nos ater aos fatos, os fatos são:

A causa raiz ainda esta em investigação
Foram adotos alguns procedimentos adicionais para não ter que groundear a frota inteira.


Mais algum ?




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2913
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#73 Mensagem por saullo » Qua Ago 23, 2017 1:30 pm

O que tem é que demora pra caramba para achar uma solução para esse problema.
Chego a pensar que acharam a solução, mas pode ser que seja cara demais para implementar e então se vai levando.

Abraços




Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#74 Mensagem por vplemes » Qua Ago 23, 2017 2:36 pm

gusmano escreveu:
vplemes escreveu: Quanto ao Juarez, apesar de ser um pouco casca grossa é um ex-militar com excelente trânsito no meio e uma bagagem expressiva na área de manutenção aeronáutica e é de péssimo gosto, pra não falar que é falha de caráter, ficar usando o nome de uma pessoa que não pode responder. O colega Lynx foi oficial da MB por décadas, participou da comissão técnica encarregada desse Heli, foi piloto de offshore durante anos, fora outras coisas do seu currículo que não vou ficar falando para não ficar demais esse post. Esse tipo de discussão com você sempre vai ficar parecendo cachorro correndo atrás do próprio rabo. Não chega a lugar algum, já que você usa sofismo como tática de "argumentação".
Juarez estava aqui até semana passada e só não esta mais por causa dele mesmo. Acho que devemos nos ater aos fatos, os fatos são:

A causa raiz ainda esta em investigação
Foram adotos alguns procedimentos adicionais para não ter que groundear a frota inteira.


Mais algum ?
Procedimentos adicionais, não. Restrições operacionais! Que encarecem a operação e diminui a disponibilidade das aeronaves. Por isso que foi dito que onde o dinheiro tem dono (empresas offshore) ninguém mais compra essas aeronaves e estão processando a Airbus. Como dinheiro de imposto não tem dono nem quem brigue por ele, vamos continuar recebendo, pagando e operando de forma meia boca essas aeronaves.




Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#75 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Ago 23, 2017 3:56 pm

vplemes escreveu:
Juniorbombeiro escreveu:Claro que é verdade, mas o que ninguém fala é que é uma inspeção, um check na verdade (não é manutenção) que deve durar uns 10 min. (se é que dura isso) e que não exige nenhuma qualificação absurda para ser feita. Quanto isso está tendo de impacto em indisponibilidade das nossas aeronaves??? Restrição de Gs, vocês viram isso aonde??? Está escrito em algum lugar ou foi o Juarez que falou???
Quanto ao Juarez, apesar de ser um pouco casca grossa é um ex-militar com excelente trânsito no meio e uma bagagem expressiva na área de manutenção aeronáutica e é de péssimo gosto, pra não falar que é falha de caráter, ficar usando o nome de uma pessoa que não pode responder. O colega Lynx foi oficial da MB por décadas, participou da comissão técnica encarregada desse Heli, foi piloto de offshore durante anos, fora outras coisas do seu currículo que não vou ficar falando para não ficar demais esse post. Esse tipo de discussão com você sempre vai ficar parecendo cachorro correndo atrás do próprio rabo. Não chega a lugar algum, já que você usa sofismo como tática de "argumentação".
Sofisma??? Cara, tudo o que eu falo eu coloco alguma fonte pública para lastrear, pode até ser sujeito a interpretação, mas cada um pode pegar a informação e baseada nela pesquisar e estudar para chegar a conclusão que quiser, ponto. Enquanto outros preferem se esconder atrás de uma suposta superioridade e alegar que são fontes restritas que não podem ser reveladas. Me desculpem os ofendidos, me denunciem a moderação se quiserem, mas pra mim, ficar dizendo que helicóptero tal não voa, não faz curva, não sai da oficina, debulha engrenagem, não faz rooving, etc, etc e não fundamentar e mostrar onde está escrito não passa de trolagem e isso não tem nada a ver com ideologia ou partido, até pq os caras que mais tem rabo preso com a Helibras não tem nada a ver com esquerda ou PT. Quem parece que tem ideologia nesse fórum são os adoradores do FMS, isso sim. Aqui até onde eu sei todo mundo é a mesma coisa, quem quiser adorar e venerar seus gurus e entidades, sugiro montar uma igreja. Já me mandaram até tomar no cú aqui (e eu nunca denunciei ninguém, diga-se de passagem), e tu vem me falar em caráter??? Nem foi por minha causa aliás que ele foi suspenso, já deve até estar terminando a suspensão dele, e ele é bem crescido (acredito eu) para rebater e contestar a opinião que eu tenho dele. O choro é livre.




Responder