Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#16 Mensagem por FABIO » Dom Jan 08, 2017 10:25 pm

Pelo que eu saiba a MB vai receber 08 heli AH-15Be não 5 apenas.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#17 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 09, 2017 5:16 pm

Sejam 5 ou 8, paramos por aí mesmo. Esta compra vai ficar como as demais na historia dos helos militares brasileiros: poucos, de oportunidade e sem qualquer planejamento de longo prazo.
Com alguma sorte, e sem alternativas viáveis, a MB se verá obrigada a encomendar mais algumas undes para substituir os UH-14, se é que eles já não serão substituídos por este lote de 16 que será recebido.
Os SP da FAB já foram para o brejo. Os da MB não vão durar muito mais.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#18 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Jan 10, 2017 1:30 am

joao fernando escreveu:Onde ficou o assento do cabo gordo?
Na janelinha da esquerda... [018] [018]




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#19 Mensagem por pmicchi » Qui Jan 12, 2017 9:04 pm

Vocês não acham que valeria o investimento em adquirir um pequeno porta-helicopteros (6000 - 7000 t) para operar ~8 helicopteros desse porte?

Um navio desses custaria relativamente pouco (menos que uma fragata) e permitiria operar tanto os SH-16 em missoes ASE como os AH-15B em ASuW (ou uma combinação de ambos), alem de ser útil em operações anfíbias.

Creio que nao seria dificil desenvolver algo a partir do San Giorgio, por exemplo:
https://en.wikipedia.org/wiki/San_Giorg ... sport_dock




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#20 Mensagem por pmicchi » Qui Jan 12, 2017 9:04 pm

Vocês não acham que valeria o investimento em adquirir um pequeno porta-helicopteros (6000 - 7000 t) para operar ~8 helicopteros desse porte?

Um navio desses custaria relativamente pouco (menos que uma fragata) e permitiria operar tanto os SH-16 em missoes ASE como os AH-15B em ASuW (ou uma combinação de ambos), alem de ser útil em operações anfíbias.

Creio que nao seria dificil desenvolver algo a partir do San Giorgio, por exemplo:
https://en.wikipedia.org/wiki/San_Giorg ... sport_dock




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#21 Mensagem por Lord Nauta » Sex Jan 13, 2017 12:17 am

pmicchi escreveu:Vocês não acham que valeria o investimento em adquirir um pequeno porta-helicopteros (6000 - 7000 t) para operar ~8 helicopteros desse porte?

Um navio desses custaria relativamente pouco (menos que uma fragata) e permitiria operar tanto os SH-16 em missoes ASE como os AH-15B em ASuW (ou uma combinação de ambos), alem de ser útil em operações anfíbias.

Creio que nao seria dificil desenvolver algo a partir do San Giorgio, por exemplo:
https://en.wikipedia.org/wiki/San_Giorg ... sport_dock



Claro que sim! Entretanto estamos no Brasil. Um NAeH de cerca de 10.000 ton para apoio de operações anfíbias, guerra ASuW e ASW, operações humanitárias...etc. Poderia ser equipado também com helo AEW ampliando sua capacidade de guerra ASuW. Um segundo navio poderia ser empregado na missão de navio escola a exemplo do antigo Jeanne d'Arc.

Sds


Lord Nauta




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#22 Mensagem por pmicchi » Seg Jan 16, 2017 2:12 pm

Estava dando uma olhada em alguns LPDs (ST Endurance 140, Makassar). Se uma unidade da Makassar, na versao LPD, custa USD50mi, uma versão porta-helicopteros custaria menos pois se eliminaria a doca, guindastes e outros equipamentos. Basta usar a area da doca como hangar (ou fazer dois niveis de hangares para eliminar um elevador interno)

https://en.wikipedia.org/wiki/Makassar- ... tform_dock

Vale a pena aposentar as type 22 e colocar um desses em operação - dava até para aproveitar alguns equipamentos delas (canhoes 40mm, por exemplo). Se bem que tres seria o ideial para manter dois sempre no mar.

Um navio desse poderia operar como SCS (Sea Control Ships) ao menos na funçao ASW e ASuW, em força tarefa com as fragatas




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#23 Mensagem por LeandroGCard » Seg Jan 16, 2017 2:46 pm

pmicchi escreveu:Vocês não acham que valeria o investimento em adquirir um pequeno porta-helicopteros (6000 - 7000 t) para operar ~8 helicopteros desse porte?

Um navio desses custaria relativamente pouco (menos que uma fragata) e permitiria operar tanto os SH-16 em missoes ASE como os AH-15B em ASuW (ou uma combinação de ambos), alem de ser útil em operações anfíbias.

Creio que nao seria dificil desenvolver algo a partir do San Giorgio, por exemplo:
https://en.wikipedia.org/wiki/San_Giorg ... sport_dock
Sempre fui fã de navios porta helicópteros, desde os menores para a função ASuW (imagine as classes Haruna e Shirane japonesas) até os maiores para apoio a operações dos fuzileiros.

Mas me parece que hoje embarcações dedicadas como o antigo Jeanne D'arc e o Vittorio Veneto não são mais empregados. O conceito atual é utilizar navios de múltiplos propósitos como o Mistral, um conceito mais próximo do próprio San Giorgio.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
P H
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 205
Registrado em: Qua Jun 18, 2014 6:24 pm
Localização: São Paulo
Agradeceram: 15 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#24 Mensagem por P H » Seg Jan 16, 2017 3:02 pm

CFB escreveu:Que legal, e teve gente que foi contra compra destes helis. Alguém sabe qual o padrão de camuflagem que a MB pretende adotar nele?
A Kombi vai ficar com o padrão cinza da MB, o mesmo utilizados nos AH-15A.




Raphael
Avatar do usuário
P H
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 205
Registrado em: Qua Jun 18, 2014 6:24 pm
Localização: São Paulo
Agradeceram: 15 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#25 Mensagem por P H » Seg Jan 16, 2017 3:04 pm

LeandroGCard escreveu:
pmicchi escreveu:Vocês não acham que valeria o investimento em adquirir um pequeno porta-helicopteros (6000 - 7000 t) para operar ~8 helicopteros desse porte?

Um navio desses custaria relativamente pouco (menos que uma fragata) e permitiria operar tanto os SH-16 em missoes ASE como os AH-15B em ASuW (ou uma combinação de ambos), alem de ser útil em operações anfíbias.

Creio que nao seria dificil desenvolver algo a partir do San Giorgio, por exemplo:
https://en.wikipedia.org/wiki/San_Giorg ... sport_dock
Sempre fui fã de navios porta helicópteros, desde os menores para a função ASuW (imagine as classes Haruna e Shirane japonesas) até os maiores para apoio a operações dos fuzileiros.

Mas me parece que hoje embarcações dedicadas como o antigo Jeanne D'arc e o Vittorio Veneto não são mais empregados. O conceito atual é utilizar navios de múltiplos propósitos como o Mistral, um conceito mais próximo do próprio San Giorgio.


Leandro G. Card

Acredito que perdemos uma excelente oportunidade com o Mistral (2 unidades). No final foram para o Egito...




Raphael
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#26 Mensagem por pmicchi » Seg Jan 16, 2017 4:28 pm

Túlio escreveu:Não achei um única fuente que afirmasse ser o alcance do AM-39 Block 2 maior do que 70 km, e isso lançado por jatos...
Que eu saiba, a versão lançada de helicopteros, tem a motorizacao antiga (foguete, não turbojato) e sempre a versao de helicopteros tem alcance menor que dos avioes, por conta do booster que dá o impulso inicial (assim como na versao para navios e bateria costeira)

Não creio que o alcance seja maior que 70km nessa versao. Mas ainda assim é uma otima arma que torna muito perigosa a aproximacao de um navio inimigo que esteja sem cobertura aerea.




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#27 Mensagem por pmicchi » Seg Jan 16, 2017 4:38 pm

LeandroGCard escreveu:
pmicchi escreveu:Vocês não acham que valeria o investimento em adquirir um pequeno porta-helicopteros (6000 - 7000 t) para operar ~8 helicopteros desse porte?

Um navio desses custaria relativamente pouco (menos que uma fragata) e permitiria operar tanto os SH-16 em missoes ASE como os AH-15B em ASuW (ou uma combinação de ambos), alem de ser útil em operações anfíbias.

Creio que nao seria dificil desenvolver algo a partir do San Giorgio, por exemplo:
https://en.wikipedia.org/wiki/San_Giorg ... sport_dock
Sempre fui fã de navios porta helicópteros, desde os menores para a função ASuW (imagine as classes Haruna e Shirane japonesas) até os maiores para apoio a operações dos fuzileiros.

Mas me parece que hoje embarcações dedicadas como o antigo Jeanne D'arc e o Vittorio Veneto não são mais empregados. O conceito atual é utilizar navios de múltiplos propósitos como o Mistral, um conceito mais próximo do próprio San Giorgio.


Leandro G. Card
Uma Makassar consegue operar 4-5 helicopteros medios (como o AH-15 ou o SH-16) na configuração original. Seriam necessários dois navios para controlar um setor, mas vc ganha na versatilidade de poder usar em operações anfibias de desembarque. Só acho a velocidade deles muito baixa (16 nos). Uma velocidade minima de 22-23 nos seria necessária para uma funçao de controle maritimo, eu acho.

4 desses, 8 CV-03, 4 SS e 1 SSN para 2030




Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#28 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Jan 18, 2017 6:54 pm

pmicchi escreveu:
LeandroGCard escreveu:Sempre fui fã de navios porta helicópteros, desde os menores para a função ASuW (imagine as classes Haruna e Shirane japonesas) até os maiores para apoio a operações dos fuzileiros.

Mas me parece que hoje embarcações dedicadas como o antigo Jeanne D'arc e o Vittorio Veneto não são mais empregados. O conceito atual é utilizar navios de múltiplos propósitos como o Mistral, um conceito mais próximo do próprio San Giorgio.


Leandro G. Card
Uma Makassar consegue operar 4-5 helicopteros medios (como o AH-15 ou o SH-16) na configuração original. Seriam necessários dois navios para controlar um setor, mas vc ganha na versatilidade de poder usar em operações anfibias de desembarque. Só acho a velocidade deles muito baixa (16 nos). Uma velocidade minima de 22-23 nos seria necessária para uma funçao de controle maritimo, eu acho.

4 desses, 8 CV-03, 4 SS e 1 SSN para 2030
O HMS Ocean deve entrar para negócio em 2018, não é exatamente um navio pequeno, mas é relativamente novo, a Royal Navy opera 18 helicópteros nele. Também embarca 800 fuzileiros e 40 carros de combate. Esse é o tipo de compra de oportunidade que vale a pena investir.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#29 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 18, 2017 11:46 pm

Honestamente falando, não temos sequer para manter as Niterói operando, imagine-se um navio com o Ocean.

Com que helos iríamos operar nele? Vamos receber 16, sendo que apenas 8 serão da versão primária de transporte/emprego geral. Com o quê iríamos escoltar ele? Com CV-3, Inhaúma ou Barroso? Porque é só o que vai haver em 5 anos.

Por enquanto o Bahia já vai quebrar um galho imenso na parte anfíbia da MB, e olhe lá. Veja-se que ele foi comprado em uma jogada mais que personalista misturada com uma boa dose de babação... enfim.

Seria uma boa compra para a MB? Do ponto de vista operacional com certeza. Mas não faz sentido agora comprar um navio deste quando não temos sequer condições de prover uma escolta adequada para o mesmo.

Por enquanto receber os UH-15/A já vai ser bastante trabalhoso. Temos o Bahia. Vamos nos virando com ele.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: Helibras AH-15B ASuW da marinha do Brasil - Uma Realidade Brasileira!

#30 Mensagem por Tikuna » Sex Fev 03, 2017 10:57 am

enquanto isso os H225M operam sem problemas???

https://www.facebook.com/marinhaoficial ... 107378957/

HATERS VÃO ODIAR




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Responder