CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#616 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 18, 2023 10:01 am

knigh7 escreveu: Seg Set 18, 2023 8:15 am Os Leo1A5 com falta de peças, daqui a 3 anos não tem mais nenhum operando. Já viu o EB ficar sem CC (mesmo ruim como o M-41?).

É mais provável o EB realizar uma modernização dos Cascaveis mais tímida e fazer um apanhado dos recuros que iriam para ele, dentre outros programas, para adquirir um novo Carro de Combate substituto do alemão que temos.
Aquela proposta da Equitron, que seria em torno de R$ 1.5 milhões cada, sendo que nem precisava de valor a ser investido em protótipo, já que apresentaram uma viatura 95% pronta, faltando alguns sistemas a serem testados, como FCS e, nele, o uso de ATGM.

Essa proposta eu era 100% à favor de modernizar o EE-9 para poupar recursos pro Centauro II e pro futuro MBT, até por ter um potencial de ser 1/4 mais barato que talvez um VBR Guarani tirado do VBTP, muito pesaria uma torre como uma TORC-30, por exemplo.

Mas esse com a Akaer é um absurdo, chega a criar suspeitas, pois não consigo ver como justificar USD 15 milhões pagos para dois protótipos.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#617 Mensagem por knigh7 » Seg Set 18, 2023 3:10 pm

eligioep escreveu: Seg Set 18, 2023 8:38 am Vai ser cancelado.....
Então o chefe do EME no mês passado fala isso daqui:



então já vai ser cancelado?? Hummmm




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#618 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 18, 2023 4:47 pm

As coisas mudam tão rápido hoje em dia que até o EB tem de se ajustar à realidade, e não tentar ajustar a realidade os seus projetos.
Tomara seja cancelado mesmo. Os recursos serão, e são, necessários em muitos outros projetos bem mais mais importantes, e urgentes. O Cascavel teve o seu tempo. Agora é focar no futuro, ou seja, no Centauro II e seja o que Deus aprouver.
Se estes US 15 milhões puderem ser voltados para o desenvolvimento das VBE Guarani é muito melhor para todo mundo. Não temos todo o tempo do mundo, pois essas versões já deveriam estar prontas há anos.
Com a encomenda de mais LMV para as bdas inf\cav mec vai dar tempo de pensar mais para frente em como obter novos lotes do bldo italiano.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#619 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 18, 2023 5:23 pm

Se o EE-9M for cancelado, eu coloco uma fantasia do Assis Brasil e vou lá no STF prestar continência ao Alexandre de Morais. Seria a maior bênção o Exército fazer isso, pena que USD 15 milhões foram pro ralo, pois aposto que essa grana já foi paga pra Akaer, que é conhecida por só fazer algo quando la plata cai na conta, vide a "pão-durice" deles quanto a sistemas de instrumentação.

Tomara que o Exército volte a olhar pro VBR Guarani 6x6, porém sem aquela desnecessária torre 90 mm e sim pra um 30 mm. Substituto perfeito pro EE-9 e a Guerra na Ucrânia demonstra o quão 30 mm são eficientes em engajamentos entre tropas de reconhecimento, vide o extensivo e sucesso do uso dos BTR-82A pela MPR e BTR-4 pela AFU.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#620 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 18, 2023 5:56 pm

Se os protótipos ainda estão em fase inicial de transformação, como se pode ver nas imagens acima é possível que a íntegra do valor do contrato não tenha sido repassada, uma vez que eles são liberados paulatinamente de acordo com cada fase do processo e com a liberação das verbas para o EB.
Agora, fica a pergunta: sendo cancelado, o que já foi investido neste processo será devolvido, perdido ou reinvestido em outro projeto que a AKAER esteja envolvida?
Dinheiro público gasto não volta mais.
Não para o erário no Brasil.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#621 Mensagem por gabriel219 » Ter Set 19, 2023 7:20 am

FCarvalho escreveu: Seg Set 18, 2023 5:56 pm Se os protótipos ainda estão em fase inicial de transformação, como se pode ver nas imagens acima é possível que a íntegra do valor do contrato não tenha sido repassada, uma vez que eles são liberados paulatinamente de acordo com cada fase do processo e com a liberação das verbas para o EB.
Agora, fica a pergunta: sendo cancelado, o que já foi investido neste processo será devolvido, perdido ou reinvestido em outro projeto que a AKAER esteja envolvida?
Dinheiro público gasto não volta mais.
Não para o erário no Brasil.
Duvido muito que não tenha sido repassado tudo ou até a Akaer devolver a grana, até porque aposto que a multa é gorda. Conheço pessoal da Akaer e consigo mapear mais ou menos como eles trabalham e são dessa forma.

Estão errados? Obviamente que não, a Akaer está certíssima se pediu tudo antecipado e, com ele sendo cancelado, não devolver nada, deviam até aplicar uma multa. Errado está no EB em querer transformar o EE-9 num Jaguar do Brás.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#622 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 19, 2023 1:28 pm

Pelo modo de operação do orçamento da União, o que o EB deve ter repassado à Akaer é o suficiente para dispor cada fase da produção dos protótipos. E pelo que se pode ver, ainda estão bem no início do processo, dado que ainda estão modificando o chassi e carroceria dos veículos a fim de adaptar motor, suspensão, e conexos. Essa fase, creio, não deve ser das mais caras, já a parte de eletrônica e sistemas anexos, a coisa é mais problemática.

Não creio que a Fazenda tenha liberado esta verba na íntegra, não seria comum ou lógico, já que os ministérios recebem suas dotações orçamentárias mensalmente. A não ser que os recursos sejam de outras fontes que não o tesouro nacional. Creio que não seja o caso.

Me parece ser, neste sentido, bem crível que haja uma multa ou equivalente caso o contrato seja cancelado. E se o EB decidir mesmo fazê-lo, aposto aqui com os meus botões que eles devem ter negociado, ou pretendem, com a Akaer uma forma de reinvestir o que foi posto nela em outros projetos ou setores onde a empresa possa trabalhar e gastar o que já foi repassado.

O contrário disso seria no mínimo digno de um criterioso escrutínio do TCU.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#623 Mensagem por knigh7 » Ter Out 24, 2023 1:12 am





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#624 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 25, 2023 12:33 pm

Aparentemente o programa segue o seu curso normal.

Independente dos ganhos tecnológicos e industriais que esse processo possa trazer à BIDS, é patente que não trará maiores ganhos em termos de capacidade.

E como um Guarani VBR não está nos planos, vamos continuar no mesmo passo de ganso em modernização da Cav Mec. E gastar de novo daqui uns 10/15 anos para retirar de vez esses bldos de operação. E sabe-se lá quanto estará custando um Centauro 2 da vida.

Esse programa é um tiro no pé que resvalou na cabeça.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#625 Mensagem por gabriel219 » Qua Out 25, 2023 12:59 pm

É um tiro de 12 na cara de quem acorda 04:30 da manhã e pega 2-3 horas de ônibus por dia pra trabalhar e pagar essa cachorrada. Os optrônicos, FCS e outros equipamentos utilizados terão mais vida útil que as próprias viaturas.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#626 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 25, 2023 1:40 pm

No que depender do EB muito provavelmente serão aproveitados em outros veículos bldos que ainda estejam por aí.
Essa deve ser uma das justificativas para continuar a por dinheiro público nesse projeto.
E como defesa no Brasil funciona a troco de caixa, está tudo normal.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#627 Mensagem por knigh7 » Sáb Nov 11, 2023 4:12 pm





Avatar do usuário
stan
Júnior
Júnior
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Fev 17, 2006 1:15 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#628 Mensagem por stan » Sáb Nov 11, 2023 5:34 pm

trapizonga...tem de desistir disso...só forma amontoando espelhinhos....




"ad sumus""
Avatar do usuário
pewdiepie
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Fev 03, 2018 12:36 pm
Agradeceram: 57 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#629 Mensagem por pewdiepie » Dom Nov 12, 2023 12:01 am

O EE-9 Cascavel já era feio... conseguiram deixar o bicho mais feio ainda!




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#630 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 12, 2023 2:46 am

CascaVéia.




Responder