CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#661 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 17, 2023 8:47 am

gabriel219 escreveu: Sex Nov 17, 2023 7:57 am Os caras tiveram USD 15 milhões pra fazer isso e tem gente que ainda defende.
Pois, é.




Avatar do usuário
stan
Júnior
Júnior
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Fev 17, 2006 1:15 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#662 Mensagem por stan » Sex Nov 17, 2023 9:13 am

Vai ver que também tem a função de proteger os tripulantes se estiverem fora da torre né :lol:




"ad sumus""
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceram: 4 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#663 Mensagem por Ricardo Rosa » Seg Nov 27, 2023 1:07 pm

Boa tarde!

Me desculpem, mas com esses "trambolhos" na torre, não dá. Observaram os tamanhos das lentes, sua área de refletividade e ainda a ausência total de proteção? Fico imaginando essa coisa em campanha e tomando estilhaços de tudo quanto é lado. Francamente. rsrs




Avatar do usuário
sarto
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 243
Registrado em: Qui Ago 20, 2009 7:02 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#664 Mensagem por sarto » Seg Nov 27, 2023 1:20 pm

Vixe !! Tem que avisar o EB rápido :lol:




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#665 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Nov 27, 2023 4:42 pm

Caralho. Olha o tamanho desses sensores!!!! Essa porra dá pra conseguir imagens de alta resolução de Júpiter.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#666 Mensagem por gabriel219 » Seg Nov 27, 2023 5:13 pm

Como eu disse antes: não vejo absolutamente NENHUMA necessidade dos sensores refrigerados, ZERO. Bastavam sensores menores, uncooled mesmo, com resolução pra reconhecer algo há 2 km e já estava bom demais, qualquer coisa complementava com um UAV meia-boca na viatura, quadrirrotor e já deu.

Nem mesmo o Spike nele justifica isso, era pra ser uma modernização de transição e agora está virando um frankestein bizarro. Esses sensores deveriam estar numa versão VBR do Guarani 6x6 e não no EE-9.

Olhem só a diferença de um sistema não-refrigerado, oferecido pra Colômbia, há anos atrás. Ai tem um LRF, câmera comum e térmica uncooled:

Imagem
https://www.idgsa.com/portfolio/igs-4s- ... por-video/

Desculpem eu ter uma recaída no Gabriel antigo, mas é coisa de doente mental colocar sistema de visão térmica refrigerada num EE-9, mesmo que seja pra superfaturar e ganhar em cima de corrupção, ainda sim é coisa de retardado. Os Generais do EB parecem crianças brincando de casinha e de bonequinho, não parece um trabalho sério.

Não achem que é incompetência da Akaer/Opto, pois um sistema térmico refrigerado é realmente daquele tamanho, só comparar outros no mercado com a mesma proposta e com as mesmas especificações de resolução, inclusive já vi maiores até, a incompetência é do EB pedir aquilo pra equipar uma viatura com blindagem de papel e sub-armada.




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6174
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 426 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#667 Mensagem por Matheus » Qua Nov 29, 2023 11:41 pm

Cascavel NG é apresentado ao Alto Comando do Exército

https://www.forte.jor.br/2023/11/29/cas ... -exercito/




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#668 Mensagem por knigh7 » Qua Nov 29, 2023 11:51 pm

Os generais bananeiros devem estar todos orgulhosos.




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2912
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#669 Mensagem por saullo » Qui Nov 30, 2023 9:55 am

Caramba, horrendo esse troço.
Estão gastando dinheiro nisso aí.
Se merecem.
Pobre país.

Abraços




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#670 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 30, 2023 11:47 am

Ainda acredito que isso aí não será adotado da forma como está. E se for, deveriam botar o TCU pra cima dessa gente.
Gastar dinheiro público fazendo esse tipo de merda só porque não podem comprar mais Centauro II beira a insanidade e abuso do erário público.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#671 Mensagem por gabriel219 » Qui Nov 30, 2023 1:17 pm

saullo escreveu: Qui Nov 30, 2023 9:55 am Caramba, horrendo esse troço.
Estão gastando dinheiro nisso aí.
Se merecem.
Pobre país.

Abraços
Meu Brother, gastaram USD 15 MILHÕES pra uma gambiarra que nem os Russos e Ucranianos teriam a ousadia de fazer.




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#672 Mensagem por Pablo Maica » Qui Nov 30, 2023 10:06 pm

Sempre que eu vejo esse cascavel "Tunado", me vem isso aqui na cabeça:

Imagem


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#673 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 01, 2023 7:26 am

Falando nisso, cadê o milico de rede social, que chegou a ofender os foristas aqui defendendo essa tralha?

Até hoje fico tentando entender do porque um EE-9 "New Gambiarra" faz a missão Rec do que um VBR Guarani com uma torre 30 mm + Msl AC, coisa que Americanos concordam, Russos concordam, Franceses concordam, mas só o fortão de teclado, o brabo, discorda, mas somos meros mortais pra entender dádivas divinas.




Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceram: 4 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#674 Mensagem por Ricardo Rosa » Sex Dez 01, 2023 11:19 am

Bom dia!

Tbm concordo, Guarani com uma torre de 30mm + Msl AC e ponto final. :wink:

Abs!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#675 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 01, 2023 11:33 am

A UT30 BR2 talvez possa ser no futuro pensada como uma solução para esta questão, vide os investimentos sendo feitos na sua atualização. Como todo modelo de torre israelense, ela já vem de fábrica com capacidade de receber mísseis da família Spike, ou outros. Depende do nível de disposição($$) do interessado.

A UT30 MK II sendo montada pela ARES no país também pode fazer esse tipo de serviço. Mas considere-se que esta torre é muito cara para o orçamento do EB, e bem mais do que a versão anterior. Todavia, com certeza a empresa já dispôs a eles todas as informações necessárias sobre as características e desempenho da mesma. Portanto, inclusive em matéria de custos\preços, o exército hoje sabe o que pode, e o que não pode, em relação a este modelo.

Por enquanto estas seriam as opções que temos na prática. Mas, o pessoal da caserna parece reticente quanto a estas opções, visto o envolvimento industrial e tecnológico com o processo de modernização do Cascavel.

De minha parte, se fosse para arrumar uma VBR Guarani, eu investiria na finalização da TORC 30, uma vez que os valores investidos no Cascavel seriam mais que suficientes para terminar o trabalho. E como se sabe, a própria ARES ofereceu ao EB um modelo desta torre específico para a função de reconhecimento, com tudo que tem direito, inclusive mísseis. E há de se lembrar que esta mesma torre poderia ser facilmente adaptada para função AAe, mesmo com mísseis Manpad e um canhão de 35mm ou 40mm, e um radar para orientação.

Caro? Sim, com certeza. Mas se fomos capazes de alocar 15 milhões de dólares para tentar alongar a vida de um bldos com mais de 40 anos de operação nas costas, da mesma forma seríamos capazes de investir igual valor na finalização daquela torre. E a meu ver com muito mais ganhos tecnológicos que o atual projeto do Cascavel.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder