USAF T-X

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60631
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6358 vezes
Contato:

Re: USAF T-X

#106 Mensagem por Túlio » Qui Set 27, 2018 7:25 pm

É, pelo jeito o Talon véio de guerra vai virar história ao longo da próxima década. Fará companhia a outros longevos superstars dos céus como o Phantom, o Tomcat & quetales...

Imagem




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: USAF T-X

#107 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Set 28, 2018 12:33 am

Então tá confirmado o nascimento do baby Hornet, a FAB deve estar babando já.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2081
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: USAF T-X

#108 Mensagem por gogogas » Sex Set 28, 2018 8:04 am

Levando em consideração os acordos com a Boeing e SAAB , creio que este treinador cairia como luva na FAB , poderia substituir os Xavantes que deram baixa e não houve um substituto a altura .




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36264
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: USAF T-X

#109 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 28, 2018 10:39 am

Os suecos arrumaram um treinador lift para a USAF e ao mesmo tempo para si, já que os SK-60 também precisam dar baixa por lá.
A ver quanto tempo a FAB leva até decidir por mais este novo "caça" na sua trupe aérea.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: USAF T-X

#110 Mensagem por J.Ricardo » Sex Set 28, 2018 11:19 am

Nem brinca, deveríamos ficar bem longe desse tipo de solução.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36264
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: USAF T-X

#111 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 28, 2018 12:52 pm

J.Ricardo escreveu: Sex Set 28, 2018 11:19 am Nem brinca, deveríamos ficar bem longe desse tipo de solução.
Eu sei que até hoje a FAB não decidiu se quer ou não um lift a jato. Então, vamos ver o que o futuro nos reserva.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: USAF T-X

#112 Mensagem por J.Ricardo » Sex Set 28, 2018 1:31 pm

Pode acreditar, logo criam uma versão "F" desse avião e os brigadeiros vão ficar todos abanando o rabinho pra ele...
volto a dizer, tomara que fiquemos longe dele.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36264
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: USAF T-X

#113 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 28, 2018 8:43 pm

J.Ricardo escreveu: Sex Set 28, 2018 1:31 pm Pode acreditar, logo criam uma versão "F" desse avião e os brigadeiros vão ficar todos abanando o rabinho pra ele...
volto a dizer, tomara que fiquemos longe dele.
Tendo a crer que no médio prazo assim que o avião se estabelecer na USAF, e na sequência no mercado externo, a começar pela própria Suécia - que com certeza irá adquirir o cito avião - a FAB vai começar a olhar mais seriamente para ele.
A ideia é um lift trainer a jato mesmo, mas nada a ver com o uso que se fazia dos Xavante.
Ademais com a Embraer virando Boeing até no mercado de defesa, bem...
O resto a gente já sabe como pensam as cabeças estreladas por aqui. Afinal, o que é bom pra eles, é bom pra nós. É ninguém duvida disso na FAB nestes últimos 77 anos.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
hotm
Avançado
Avançado
Mensagens: 436
Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: USAF T-X

#114 Mensagem por hotm » Sáb Set 29, 2018 5:23 am

A boeing finalmente ganhou qualquer coisa. :D




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36264
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: USAF T-X

#115 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 29, 2018 1:58 pm

E não foi qualquer coisa. Ganharam na loteria. Um prêmio que irá valer pelos próximos 50 anos.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: USAF T-X

#116 Mensagem por Cassio » Dom Set 30, 2018 8:26 am

A FAB já tem um substituto a altura para o Xavante... É o AT-29, que o substituiu com muita vantagem, pois é uma aeronave muito melhor é mais moderna, e com boa de voo muito mais barata.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36264
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: USAF T-X

#117 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 30, 2018 10:24 am

Cassio escreveu: Dom Set 30, 2018 8:26 am A FAB já tem um substituto a altura para o Xavante... É o AT-29, que o substituiu com muita vantagem, pois é uma aeronave muito melhor é mais moderna, e com boa de voo muito mais barata.
Dentro da FAB há quem concorde, e há quem discorde.
Não existe ainda uma posição fechada sobre este assunto. E vez em quando aqui e ali o lado que defende um treinador a jato ganha espaço, como agora.
Até que se bata o martelo definitivamente sobre isso, vamos de ST.
Eu pessoalmente gostaria de um jato para a conversão operacional em Natal. Desde que fosse apenas isso. Ajudaria inclusive a liberar os ST para a missão principal deles que é ser "o caça" da FAB nas fronteiras. Um papel aliás que ele desempenha sem igual. Poderia até ser melhor, mas como está hoje para uma força aérea sem dinheiro e com muitas outras prioridades, tá até bom demais.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: USAF T-X

#118 Mensagem por Bolovo » Dom Set 30, 2018 1:42 pm

FCarvalho escreveu: Dom Set 30, 2018 10:24 am
Cassio escreveu: Dom Set 30, 2018 8:26 am A FAB já tem um substituto a altura para o Xavante... É o AT-29, que o substituiu com muita vantagem, pois é uma aeronave muito melhor é mais moderna, e com boa de voo muito mais barata.
Dentro da FAB há quem concorde, e há quem discorde.
Não existe ainda uma posição fechada sobre este assunto. E vez em quando aqui e ali o lado que defende um treinador a jato ganha espaço, como agora.
Até que se bata o martelo definitivamente sobre isso, vamos de ST.
Eu pessoalmente gostaria de um jato para a conversão operacional em Natal. Desde que fosse apenas isso. Ajudaria inclusive a liberar os ST para a missão principal deles que é ser "o caça" da FAB nas fronteiras. Um papel aliás que ele desempenha sem igual. Poderia até ser melhor, mas como está hoje para uma força aérea sem dinheiro e com muitas outras prioridades, tá até bom demais.

Abs
Mas veja a França, eles trocaram o jato Alpha Jet pelo Pilatus PC-21 que é da classe do Super Tucano, inclusive tem o mesmo motor com a mesma potência. Isso que eles trocaram o Tucano na mesma leva.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36264
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: USAF T-X

#119 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 30, 2018 3:41 pm

É uma escolha essencialmente estratégia de cada país.

No nosso caso, um lift a jato faria sentido porque não temos, e nem teremos, uma frota grande de caças. Pelo contrário.

Assim, além do treinamento eles podem ajudar a manter com baixo custo as horas de voo necessárias à proficiência dos pilotos de caça.

Não há necessidade de manter muitos desses jatos, apenas o suficiente para fazer a conversão operacional, e secundariamente as horas de voo da caça. Com dois a quatro jatos em rodízio pelos esquadrões é possível fazer isso sem maiores problemas.

Dos 99 ST comprados no início, entre 30 e 40 apenas foram destinados ao 2o/5o GAv. No caso de um jato, provavelmente esses números sejam até menores. E neste caso, a ida dos ST de Natal para os esquadrões do 3o GAv seria muito bem vinda, alçando eles a um outro nível de operacionalidade e disponibilidade. Apenas 3 esquadrões a 18 unidades dá 54 caças. Sobra ainda o suficiente para formar mais dois esquadrões. Algo que a FAB tem em mente há alguns anos mas sem qualquer chance de obter sucesso.

Aí havemos de nós perguntar: hoje o país precisa mais dos ST onde? Em Natal ou nas fronteiras?

ps: com a atual disponibilidade da frota de ST ainda assim seria possível equipar 5 esquadrões, só que com menos unidades. Conquanto, haveria de 12 a 16 em cada um deles. O que já é muito, considerado a realidade da maioria dos esquadrões de caça da FAB.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1899
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: USAF T-X

#120 Mensagem por arcanjo » Seg Out 22, 2018 2:15 pm

22 de outubro de 2018
Saab recebe pedido da Boeing para a aeronave T-X de treinamento avançado de pilotos

https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2017/04/Boeing-T-X-6.jpg

A Saab recebeu um pedido da Boeing para a fase de Desenvolvimento de Engenharia e Manufatura (EMD) da Advanced Pilot Training Aircraft, T-X. O valor deste pedido é aproximadamente US$ 117.6 milhões. O pedido será executado até 2022.

A Saab e a Boeing foram selecionadas pela Força Aérea dos EUA em 27 de setembro para o programa T-X, uma nova era na parceria da Saab e da Boeing no futuro.

O programa T-X é dividido em várias fases. Este pedido diz respeito à primeira fase, EMD, na qual a Saab e a Boeing industrializam a aeronave T-X junto com o cliente. O EMD inclui testes, certificação de voo militar dos EUA e entrega de cinco jatos.

A fase EMD será seguida por uma fase de produção em série.

“Esta encomenda é um passo empolgante para toda uma nova era quando se trata de jatos de treinamento. Ele estabelece as bases para o nosso trabalho conjunto por muitos anos. Estamos ansiosos para dar os próximos passos juntos com a Boeing”, diz Håkan Buskhe, Presidente e CEO da Saab.

A Saab e a Boeing desenvolveram as aeronaves T-X juntas. A Saab é uma parceira de compartilhamento de risco com a Boeing no desenvolvimento. A Boeing é a contratada principal designada para a aquisição do sistema de treinamento de pilotos avançados pela Força Aérea dos EUA.

A Saab atende o mercado global com produtos, serviços e soluções líderes mundiais em defesa militar e segurança civil. A Saab tem operações e funcionários em todos os continentes do mundo. Através de um pensamento inovador, colaborativo e pragmático, a Saab desenvolve, adota e aprimora novas tecnologias para atender às necessidades de mudança dos clientes.

FONTE: Saab

https://www.aereo.jor.br/2018/10/22/saa ... e-pilotos/

abs.

arcanjo




Responder