Corpo de Fuzileiros (MUNDO)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37823
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Corpo de Fuzileiros (MUNDO)

#1 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Mai 12, 2016 10:31 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2059
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros (MUNDO)

#2 Mensagem por Frederico Vitor » Qui Mai 12, 2016 4:01 pm





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros (MUNDO)

#3 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 12, 2016 4:14 pm

Excelente idéia para um tópico. Tiraste a idéia da minha cabeça. Parabéns.
Temos muitas coisas para ver em termos de forças navais anfíbias por aí.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2059
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros (MUNDO)

#4 Mensagem por Frederico Vitor » Qui Mai 12, 2016 4:19 pm





Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2059
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros (MUNDO)

#5 Mensagem por Frederico Vitor » Qui Mai 12, 2016 4:24 pm





Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2059
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros (MUNDO)

#6 Mensagem por Frederico Vitor » Qui Mai 12, 2016 4:29 pm





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros (MUNDO)

#7 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 12, 2016 4:40 pm

A notar que, depois do CFN, os fuzileiros navais colombianos tem a maior força do gênero da América Latina, e não raro, com o melhor preparo operacional. Eles são como uma espécie de mini-USMC, assim como nós, em termos de organização, formação e doutrina.

Em todo caso, é interessante notar que lá também a Infanteria de Marina passa por um programa de expansão, modernização e reorganização, talvez menos em relação ao problema interno com as FARC, já meio que resolvido, do que propriamente pelas mudanças doutrinais internas da marinha colombiana, além claro, do apoio da classe política deles.

Infelizmente, é pouco ou quase nenhuma as relações entre as duas forças. Reforço o que o Lord Nauta tem dito no tópico do PAMEB aqui no navais, temos várias opções de produtos na área naval na AS, mas sabe-se lá porque, a MB/CFN tradicionalmente não tem olhado para estas opções geradas aqui mesmo por nossos vizinhos.

Há essa mania que a gente tem de ser metido a gente grande... :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2059
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros (MUNDO)

#8 Mensagem por Frederico Vitor » Qui Mai 12, 2016 4:50 pm





Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2059
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros (MUNDO)

#9 Mensagem por Frederico Vitor » Qui Mai 12, 2016 4:58 pm

FCarvalho escreveu:A notar que, depois do CFN, os fuzileiros navais colombianos tem a maior força do gênero da América Latina, e não raro, com o melhor preparo operacional. Eles são como uma espécie de mini-USMC, assim como nós, em termos de organização, formação e doutrina.

Em todo caso, é interessante notar que lá também a Infanteria de Marina passa por um programa de expansão, modernização e reorganização, talvez menos em relação ao problema interno com as FARC, já meio que resolvido, do que propriamente pelas mudanças doutrinais internas da marinha colombiana, além claro, do apoio da classe política deles.

Infelizmente, é pouco ou quase nenhuma as relações entre as duas forças. Reforço o que o Lord Nauta tem dito no tópico do PAMEB aqui no navais, temos várias opções de produtos na área naval na AS, mas sabe-se lá porque, a MB/CFN tradicionalmente não tem olhado para estas opções geradas aqui mesmo por nossos vizinhos.

Há essa mania que a gente tem de ser metido a gente grande... :roll:

abs.
Numericamente falando, a Infantería de Marina de Colombia é respeitável. Porém, em termos de meios, em especial viaturas, como por exemplo, carros de combate, viaturas blindadas de transporte tropa ou viaturas blindadas anfíbias, tal inventário inexiste. Pode ser que, até então, a doutrina deles estava voltada para o combate às guerrilhas internas. Agora "pacificado", talvez possam voltar a olhar para a questão de projeção de força.

Lembrando que eles operam hovercraft (Griffon 2000TD):

http://4.bp.blogspot.com/-zfJtw7zoSKw/VA36mKvfspI/AAAAAAAADpI/93_rh1J90fI/s1600/hovercraft%2BGriffon%2B2000TD%2BColombia.jpg




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros (MUNDO)

#10 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 12, 2016 6:02 pm

Essa é exatamente a questão Frederico. Ao longo dos anos os fuzileiros colombianos evoluíram de basicamente uma tropa de guarda para uma força de combate anti-guerrilha, como a realidade colombiana interpunha. Neste sentido é que não há surpresa que a organização deles tenha se voltado praticamente para este tipo de operação.

Mas como se pode observar, naturalmente vem sendo feito um esforço de melhorar e reorganizar a questão material, de modo a tornar a Infanteria de Marina uma organização mais preparada para atuar como força anfíbia, seja na projeção de poder, seja na perspectiva de proteção dos interesses colombianos interna e externamente. E para isso estão sendo feitos investimentos relativamente razoáveis nestes últimos anos. O negócio é tentar chegar a um patamar de operacionalidade que permita a Marina de Colombia não apenas cuidar da questão da segurança lacustre interna, mas sobretudo, e também, da parte marítima do litoral colombiano, a fim de apoiar as ações navais. Mas até onde possa saber este é, ainda, um projeto de longo prazo. Vamos ver seus frutos a partir dos anos de 2020, se tudo der certo no plano interno, claro.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37823
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros (MUNDO)

#11 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Mai 17, 2016 7:46 am

Corpo de Fuzileiros Holandês







:arrow: https://en.wikipedia.org/wiki/Netherlands_Marine_Corps

Esta força tem uma particularidade muito grande, ao contrário de outros Corpos de Fuzileiros, cada "Marine Combat Group" (unidade de escalão Batalhão), e constituída por "Raiding Squadron" (unidades de escalão Companhia) que são comandadas por um Major e que gozam de uma elevada autonomia. Em cada "Marine Combat Group" há um "Raiding Squadron" que têm a capacidade de se projectar através de Saltos de Abertura Automática. Na prática os Fuzileiros Holandeses são o que os Norte-Americanos chamam de SOF e o mais parecido que eles têm é o 75º Ranger Regiment.

Em Portugal com a nova organização dos Fuzileiros e novas funções, os nossos tornam-se numa espécie de "Comandos" Navais tal como os Holandeses.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros (MUNDO)

#12 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 17, 2016 12:57 pm

Quando se tem uma força pequena, e bem ajustada, é possível se elevar a outra categoria de preparo e treinamento as tropas. No caso os holandeses tem essa possibilidade, assim como os vossos fuzos.

Em todo caso, os americanos podem até dispor no USMC de forças realmente a nível de comandos tendo em vista eles serem algo realmente fora da curva em termos de efetivos, preparo e composição.

Contudo, acho que uma força anfíbia deve estar condizente com os arranjos político-estratégico que regem os interesses do país. Neste sentido, a marinha holandesa dispõe a si de uma capacidade anfíbia operacional extramente bem azeitada e consoante com a capacidade de seus fuzileiros.

Um dia a gente aqui ainda chega lá. :wink:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37823
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros (MUNDO)

#13 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Mai 17, 2016 1:11 pm

O mais parecido que o USMC tem aos nossos Fuzileiros é o Special-Purpose Marine Air-Ground Task Force. Uma dessas forças está em Espanha na Base Aérea de Moron e em 2 anos já cá vieram treinar 5 vezes.





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37823
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros (MUNDO)

#14 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mai 18, 2016 11:43 am

Japanese Marines - JGSDF Western Army Infantry Regiment



:arrow: https://en.wikipedia.org/wiki/Western_A ... y_Regiment

É uma unidade do Exército, mas penso que pode estar aqui.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros (MUNDO)

#15 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 18, 2016 12:44 pm

Interessante. Há algo na constituição japonesa que impeça a existência de um corpo de fuzileiros na marinha imperial?

Para uma força naval do tamanho da nipônica, e com tantos territórios fora do complexo geográfico central das ilhas, é até estranho que uma força anfíbia esteja atrelada ao exército e não à marinha, e por ainda por cima, de tamanho reduzido. Aliás, a marinha japonesa não teria seus próprios infantes?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder