encouraçados japoneses

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
hancelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 974
Registrado em: Seg Set 19, 2005 10:04 pm
Localização: São Sebastião do Paraiso-MG
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

encouraçados japoneses

#1 Mensagem por hancelo » Dom Fev 28, 2016 2:39 pm

ola a todos e me desculpem o desaparecimento, mas voltando ao topico eu estava pesquisando sobre a marinha japonesa na 2ª guerra mundial e me deparei com um aspecto de certos encouraçados japoneses, as classes kongo,fuso e kawashi tinham torpedos, por que em suas modernizações eles foram retirados?

eu já procurei e não encontrei as respostas, des de já agradeço a quem responder abraços a todos.




O maior patrimônio de uma nação é o espírito de luta de seu povo e a maior ameaça para uma nação é a desagregação desse espírito. (George B. Courtelyou)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: encouraçados japoneses

#2 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Fev 28, 2016 2:54 pm

Não sei a resposta, mas posso imaginar o motivo?

Os encouraçados tinham armas poderosas e de longo alcance, eles praticamente nunca precisavam usar torpedos, assim, não fazia sentido gastar o precioso espaço do navio com torpedos que nunca eram usados.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: encouraçados japoneses

#3 Mensagem por Clermont » Dom Fev 28, 2016 2:59 pm

Marechal-do-ar escreveu:Não sei a resposta, mas posso imaginar o motivo?

Os encouraçados tinham armas poderosas e de longo alcance, eles praticamente nunca precisavam usar torpedos, assim, não fazia sentido gastar o precioso espaço do navio com torpedos que nunca eram usados.
Pois é, eu penso a mesma coisa.

Torpedos eram mais usados em destróieres e cruzadores. Até navios mais pesados como os chamados "couraçados de bolso" do tipo Graf von Spee tinham essas armas. Neste último caso, principalmente para destruir navios mercantes inimigos em operações de Guerra de Corso.




Avatar do usuário
hancelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 974
Registrado em: Seg Set 19, 2005 10:04 pm
Localização: São Sebastião do Paraiso-MG
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

Re: encouraçados japoneses

#4 Mensagem por hancelo » Dom Fev 28, 2016 3:20 pm

realmente, eu tive este pensamento mas queria a resposta de alguem com mais experiencia, obrigado a vcs dois.




O maior patrimônio de uma nação é o espírito de luta de seu povo e a maior ameaça para uma nação é a desagregação desse espírito. (George B. Courtelyou)
gral
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qua Mar 15, 2006 8:47 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 3 vezes

Re: encouraçados japoneses

#5 Mensagem por gral » Seg Fev 29, 2016 12:43 pm

Todos ou quase todos os encouraçados no mundo até a Primeira Guerra Mundial tinham tubos de torpedos em montagens submersas, isto porque até a Primeira Guerra Mundial ainda se esperava que encouraçados fossem combater um ao outro a distâncias onde os torpedos poderiam ser utilizados - não que eles fossem iniciar o combate a estas distâncias, mas se esperava que em algum ponto do combate, as distâncias chegariam a encurtar suficientemente para atingir o alcance útil dos torpedos. Como também se esperava que encouraçados fossem combater formando linhas de batalha(daí "line-of-battle ship", encurtado para "battleship" em inglês), e portanto seguindo um curso com manobrabilidade limitada, torpedos poderiam ser úteis.

Após a Primeira Guerra Mundial, viu-se que as distâncias de combate continuariam maior que o alcance útil dos torpedos, então os torpedos foram abandonados gradualmente nos anos 20 e 30, até porque o compartimento de torpedos era uma vulnerabilidade no sistema de proteção subaquática destes navios. Ainda assim, o encouraçado HMS Rodney utilizou seus torpedos no afundamento do Bismarck, disparando dois e declarando o acerto de um, o que é o único registro de um encouraçado torpedeando outro na história.




Avatar do usuário
hancelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 974
Registrado em: Seg Set 19, 2005 10:04 pm
Localização: São Sebastião do Paraiso-MG
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

Re: encouraçados japoneses

#6 Mensagem por hancelo » Seg Fev 29, 2016 10:21 pm

gral vc não sabe a felicidade de ler isso, muito obrigado, o pessoal com quem estava conversando já estava desdenhando de mim




O maior patrimônio de uma nação é o espírito de luta de seu povo e a maior ameaça para uma nação é a desagregação desse espírito. (George B. Courtelyou)
Responder