Partido Novo

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Partido Novo

#1 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 18, 2015 11:44 am

Boa dia a todos.

https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-frc3/v/t1.0-1/p160x160/552674_427870240585804_2012747068_n.jpg?oh=03859edcc632750d46bab462e5150abe&oe=567A0C77&__gda__=1450585654_b24fb10b28e67a998cc7e497e362a6ad
www.novo.org.br/

A bem de poder partilhar algumas idéias e suscitar o debate, abro aqui este tópico sobre este projeto para um novo partido, que se pretende apor seus conceitos sobre a gestão pública.

Entrei em contato com eles, e formalmente o partido ainda está em fase de homologação e registro. Não há ainda um plano de governo formado oficialmente, e eles estão abertos à participação de quem quiser colaborar com as discussões, ainda que sem compromisso com a nova sigla.

Questionei-os sobre o assunto defesa, e como disse, não há qualquer formatação quanto a questão no momento, posto que a idéia é fazer com que as diretrizes sejam estabelecidas em acordo com a maior participação de interessados no tema, tanto quanto possível.

É bom deixar claro que não sou filiado e menos ainda propagandista da sigla, mas confesso que sou partidário de muitas das idéias defendidas por eles. Entretanto, continuo aferrado ao meu princípio de que, até prova em contrário, partidos e políticos é tudo a mesma coisa. Só diferencia-se depois que chega ao poder, quando então vemos então a sua verdadeira face.

Creio que os que se interessarem podem entrar pessoalmente em contato com eles e questioná-los a despeito dos temas que discutimos aqui. E no meu entender, se for o caso, creio que este pequeno espaço inicado aqui pode servir como referência para eles quanto ao que se possa propor em termos de uma agenda verdadeiramente séria e honesta quanto às questões da defesa nacional.

Mais uma oportunidade, quem sabe, de poder contribuir com o que todos aqui entendem ser algo mais importante que as canalhices, conveniências e discricionariedades pessoais reinantes no nosso pais.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Partido Novo

#2 Mensagem por LeandroGCard » Ter Ago 18, 2015 12:22 pm

FCarvalho escreveu:Boa dia a todos.

https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-frc3/v/t1.0-1/p160x160/552674_427870240585804_2012747068_n.jpg?oh=03859edcc632750d46bab462e5150abe&oe=567A0C77&__gda__=1450585654_b24fb10b28e67a998cc7e497e362a6ad
http://www.novo.org.br/

A bem de poder partilhar algumas idéias e suscitar o debate, abro aqui este tópico sobre este projeto para um novo partido, que se pretende apor seus conceitos sobre a gestão pública.

Entrei em contato com eles, e formalmente o partido ainda está em fase de homologação e registro. Não há ainda um plano de governo formado oficialmente, e eles estão abertos à participação de quem quiser colaborar com as discussões, ainda que sem compromisso com a nova sigla.

Questionei-os sobre o assunto defesa, e como disse, não há qualquer formatação quanto a questão no momento, posto que a idéia é fazer com que as diretrizes sejam estabelecidas em acordo com a maior participação de interessados no tema, tanto quanto possível.

É bom deixar claro que não sou filiado e menos ainda propagandista da sigla, mas confesso que sou partidário de muitas das idéias defendidas por eles. Entretanto, continuo aferrado ao meu princípio de que, até prova em contrário, partidos e políticos é tudo a mesma coisa. Só diferencia-se depois que chega ao poder, quando então vemos então a sua verdadeira face.

Creio que os que se interessarem podem entrar pessoalmente em contato com eles e questioná-los a despeito dos temas que discutimos aqui. E no meu entender, se for o caso, creio que este pequeno espaço inicado aqui pode servir como referência para eles quanto ao que se possa propor em termos de uma agenda verdadeiramente séria e honesta quanto às questões da defesa nacional.

Mais uma oportunidade, quem sabe, de poder contribuir com o que todos aqui entendem ser algo mais importante que as canalhices, conveniências e discricionariedades pessoais reinantes no nosso pais.

abs.
Dei uma olhada no site deles, e me pareceu algo meio ideológico e ingênuo. Eles colocam certas afirmações como básicas, mas que na verdade deveriam ser demonstradas ao invés de assumidas à priori (e se forem estudas a fundo muitas não se sustentam nos exemplos práticos disponíveis pelo mundo). Como por exemplo dizer que os serviços prestados pelo estado sempre terão custo (não necessariamente preço) maior que o da iniciativa privada. Tente dizer isso em um país escandinavo e vão rir na sua cara :roll: .

Outro exemplo é já assumirem como objetivo a redução do estado, sem entrar no ponto de que o estado brasileiro não é grande em comparação com o dos países desenvolvidos, muito pelo contrário. Eles até mencionam a questão realmente importante que é a eficiência deste estado, mas parecem assumir que o estado é ineficiente por definição (veja item anterior), esquecendo que isso não é necessariamente assim fora do Brasil. Quando falam em eficiência do estado não parecem preocupados em que ele produza resultados melhores mas apenas que tenha menor custo, o que não é necessariamente a melhor solução.

Desta forma a discussão fica limitada por condicionantes falsas que no entanto são adotadas como reais por questões ideológicas, e não se podem buscar as soluções de forma mais amplas mas apenas dentro destes limites pré-definidos. Desta forma não vejo o que eles acrescentariam de útil ao debate nacional.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Partido Novo

#3 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 18, 2015 1:20 pm

Olá Leandro.

Pelo que pude verificar, a fundamentação básica das idéias deles advém, por assim dizer, pelo fato de que o partido tem sua origem em pessoas que são, em grande parte, oriundas do tal terceiro setor, ou seja, gente que empreende e adminstra seus próprios negócios, e que mal ou bem, só viu, ou conheceu, a mão pesada, e ineficiente, do Estado brasileiro.

Ideologicamente falando, o pensamento deles é uma mistura meio translouada de liberalismo radical com uma espécie de social-democracia, com um ensejo bem minúsculo na parte social. É talvez uma síntese pouco viçosa de PSDB + Dem, sem as artimanhas de sempre do PMDB.

Mas enfim, talvez haja espaço ali para uma discussão séria sobre defesa. E a bem da verdade, partindo-se da premissa que o partido ainda não está totalmente fundamentado, inclusive ideologicamente, pode ser que haja uma luz neste túnel.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Partido Novo

#4 Mensagem por Bourne » Ter Ago 18, 2015 2:58 pm

LeandroGCard escreveu:Dei uma olhada no site deles, e me pareceu algo meio ideológico e ingênuo. Eles colocam certas afirmações como básicas, mas que na verdade deveriam ser demonstradas ao invés de assumidas à priori (e se forem estudas a fundo muitas não se sustentam nos exemplos práticos disponíveis pelo mundo). Como por exemplo dizer que os serviços prestados pelo estado sempre terão custo (não necessariamente preço) maior que o da iniciativa privada. Tente dizer isso em um país escandinavo e vão rir na sua cara :roll: .

Outro exemplo é já assumirem como objetivo a redução do estado, sem entrar no ponto de que o estado brasileiro não é grande em comparação com o dos países desenvolvidos, muito pelo contrário. Eles até mencionam a questão realmente importante que é a eficiência deste estado, mas parecem assumir que o estado é ineficiente por definição (veja item anterior), esquecendo que isso não é necessariamente assim fora do Brasil. Quando falam em eficiência do estado não parecem preocupados em que ele produza resultados melhores mas apenas que tenha menor custo, o que não é necessariamente a melhor solução.

Desta forma a discussão fica limitada por condicionantes falsas que no entanto são adotadas como reais por questões ideológicas, e não se podem buscar as soluções de forma mais amplas mas apenas dentro destes limites pré-definidos. Desta forma não vejo o que eles acrescentariam de útil ao debate nacional.


Leandro G. Card
É um partido alegórico como PCO e PSTU, mas do lado do mimimimimises. Eles não querem resolver problemas ou ter uma fundamentação sobre o que fazer, mas sim vender seu mundo encantado ideológico. A parte da redução do estado é fundamentado na lógica mimimimimises. Não se importam no desenho das políticas públicas ou benefícios por julgarem que o estado é ruim e ponto.

Não diria nem que é um partido libertário como existem nos EUA e UE, mas uma versão quixotes e sulamericanizada.

É um dos fundadores é ex-vice-presidente do itaú e a comunidade do Instituto Mises Brasil - IMB.




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Partido Novo

#5 Mensagem por LeandroGCard » Ter Ago 18, 2015 4:54 pm

FCarvalho escreveu:Mas enfim, talvez haja espaço ali para uma discussão séria sobre defesa. E a bem da verdade, partindo-se da premissa que o partido ainda não está totalmente fundamentado, inclusive ideologicamente, pode ser que haja uma luz neste túnel.

abs.
Sei não.

Eles já se definem por querer estado mínimo. A defesa é uma atribuição do estado. Portanto... eles não serão partidários também de uma defesa mínima?

Pelo jeitão do que li, acho que a única defesa com a qual eles se importarão será com relação aos crimes contra o patrimônio e o comunismo... :roll: .


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60646
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6367 vezes
Contato:

Re: Partido Novo

#6 Mensagem por Túlio » Ter Ago 18, 2015 5:14 pm

A rigor, MAIS UM partido me parece uma mera redundância misturada com oportunismo: partido NOVO que, se (para, na verdade) começar a subir vai ter que acabar na mão de políticos VELHOS, muda o quê?

Daí passa a valer a máxima do Fórum-Filhote: PARTIDO NOVO DE C* É GUASCA! [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Partido Novo

#7 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 19, 2015 10:53 am

LeandroGCard escreveu:
FCarvalho escreveu:Mas enfim, talvez haja espaço ali para uma discussão séria sobre defesa. E a bem da verdade, partindo-se da premissa que o partido ainda não está totalmente fundamentado, inclusive ideologicamente, pode ser que haja uma luz neste túnel.
abs.
Sei não.
Eles já se definem por querer estado mínimo. A defesa é uma atribuição do estado. Portanto... eles não serão partidários também de uma defesa mínima?
Pelo jeitão do que li, acho que a única defesa com a qual eles se importarão será com relação aos crimes contra o patrimônio e o comunismo... :roll: .
Leandro G. Card
Olá Leandro.

Acho que o conceito de defesa mínima para a nossa realidade no Brasil já é vivida há tempos. Na verdade, desde sempre. Não o que eles fariam dediferente para deixar menor o que já é basicamente algo muito aquém das nossas necessidades. Mas claro, sempre vai haver quem ache que o que está aí é muito, já que não temos guerras e nem previsão para isso no curto prazo. Mas então é questão de saber como abordar o problema.

Eles mesmos não sabem nada sobre defesa, pelo que pude apurar. Então, como disse, talvez esteja aí uma oportunidade de fomentar uma discussão séria sobre isso. inclisive sobre o tamanho "ideal" da defesa que queremos, e seus custo para o país.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
joabraga13
Júnior
Júnior
Mensagens: 95
Registrado em: Ter Jan 29, 2013 1:05 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: Partido Novo

#8 Mensagem por joabraga13 » Qua Ago 19, 2015 2:54 pm

Olá galera,

Acompanho a muito tempo o fórum mas hj é a minha primeira postagem, hahaha.

Sobre o Partido Novo, pelo que eu vejo e participo no Facebook e outros meios é um partido liberal com a intenção de diminuir o estado, mas não de deixar ele mais fraco. Tem idéias de reduzir os custos do estado diminuindo suas atribuições e concentrar naquilo que realmente cabe a ele, que é educação, saúde e segurança. Isso não quer dizer que eles pensam em "acabar" ou em deixar as Forças Armadas enfraquecidas ou algo assim, mas de diminuir os impostos, aumentar competitividade entre as empresas, ampliar o empreendedorismo no Brasil e é a favor da meritocracia. Além disso ele está em formação, aceitando idéias libertárias e conservadoras. O NOVO ainda assumiu ser contra o Estatuto do Desarmamento e pensa que o cidadão deverá ter a opção de escolha de ter ou não uma arma de fogo.

Com relação a ser mais um partido como os outros é cedo ainda de se dizer, mas o ideal liberal está crescendo assustadoramente no Brasil (os próprios líderes das manifestações de 15 de março, 12 de abril e 16 de agosto são liberais) e nenhum partido politico representa essa parcela da população.

Não vejo problemas de termos um partido de centro/centro-direita em país dominado por partidos de esquerda e torço para que esse partido dê certo.




Editado pela última vez por joabraga13 em Ter Ago 25, 2015 10:53 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
joabraga13
Júnior
Júnior
Mensagens: 95
Registrado em: Ter Jan 29, 2013 1:05 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: Partido Novo

#9 Mensagem por joabraga13 » Ter Ago 25, 2015 10:51 am

Hoje as 19hs será julgado o registro do Partido Novo. Caso seja deferido, o partido poderá lançar candidatos para as eleições municipais de 2016.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Partido Novo

#10 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 26, 2015 6:25 pm

A desição foi postegarda pelo TSE para amanhã.

fonte: G1

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Algus
Avançado
Avançado
Mensagens: 507
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 2:17 pm
Agradeceram: 48 vezes

Re: Partido Novo

#11 Mensagem por Algus » Qui Ago 27, 2015 12:42 pm

Desconheço seguidor do Mises que defenda maior atenção às forças armadas, pelo contrário, já cheguei a ouvir que as forças armadas deveriam ser privatizadas (o_o), que esta era a tendência dos EUA e que deveríamos fazer o mesmo.




Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Partido Novo

#12 Mensagem por Wingate » Qui Ago 27, 2015 12:51 pm

Do jeito que a coisa anda, em vez de PARTIDO NOVO, melhor seria um PARTIDO ALTO... :roll:





Wingate




Avatar do usuário
joabraga13
Júnior
Júnior
Mensagens: 95
Registrado em: Ter Jan 29, 2013 1:05 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: Partido Novo

#13 Mensagem por joabraga13 » Qui Ago 27, 2015 2:46 pm

Algus escreveu:Desconheço seguidor do Mises que defenda maior atenção às forças armadas, pelo contrário, já cheguei a ouvir que as forças armadas deveriam ser privatizadas (o_o), que esta era a tendência dos EUA e que deveríamos fazer o mesmo.
Realmente existem pessoas que pensam assim, são os anarco-capitalistas mas eles não tem representatividade no Partido. Os ideais do NOVO me parecem ser de centro-direita, tanto que ao falar de políticos que poderiam servir de inspiração, são citados Ronald Reagan e Margaret Thatcher.

Abs !




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Partido Novo

#14 Mensagem por J.Ricardo » Qui Ago 27, 2015 2:58 pm

O NOVO é um tipo de partido que sumiu e esta voltando agora, é um partido de direita e liberal, o PL que deveria ter esta posição é uma legenda vendida e o DEM ainda anda meio bêbado por aí...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Partido Novo

#15 Mensagem por Juniorbombeiro » Qui Ago 27, 2015 3:37 pm

joabraga13 escreveu:
Algus escreveu:Desconheço seguidor do Mises que defenda maior atenção às forças armadas, pelo contrário, já cheguei a ouvir que as forças armadas deveriam ser privatizadas (o_o), que esta era a tendência dos EUA e que deveríamos fazer o mesmo.
Realmente existem pessoas que pensam assim, são os anarco-capitalistas mas eles não tem representatividade no Partido. Os ideais do NOVO me parecem ser de centro-direita, tanto que ao falar de políticos que poderiam servir de inspiração, são citados Ronald Reagan e Margaret Thatcher.

Abs !
Cacilda...começaram mal com as inspirações heim???? Essa ideologia liberal não deu certo nem nos Estados Unidos, nem na Europa, aqui que o Estado já é mínimo...vão querer que sobre o que? Mais uma iniciativa financiada pelo Instituto Millenium para nos por de joelhos ao capital transnacional.
Como dizia o Paulo Henrique Amorim sobre o finado do Jatinho sem dono:
"O que é novo não presta e o que presta não é novo".




Responder