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Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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#1 Mensagem por talharim » Qua Mai 06, 2015 7:01 pm

A Emgepron deveria ser extinta ? É uma instituiçao ineficiente,onerosa suga recursos importantes gera duplicidade de atividade com a iniciativa privada mais experiente e competente é uma instituiçao desagregadora dentro da MB visto as noticias recorrentes durantes os ultimos 20 anos sobre sua rebeldia da cadeia de comando da MB em desmentir ordens superiores etc .............

A USNAVY contrata a Northrop e a Lockheed , a Royal Nay a Bae ,a Marinha Francesa a DCNS ,a Marinha Espanhola a Navantia ,a Marinha Japonesa a Mitsubishi ,a Marinha Coreana a Hyundai e todos os outros paises do mundo e de outras galaxias fazem o mesmo ou seja contratar estaleiros privados para projetar,construir,gerenciar,atualizar,manutenir e ate mesmo operar .

Para a MB e outras marinhas citadas acima fica a tarefa apenas de fiscalizar isso deveria ser o correto .




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#2 Mensagem por Skyway » Qua Mai 06, 2015 8:48 pm

Oi? Você ta bem Talha? :lol:

A EMGEPRON não se coloca contra a MB e nem concorre com a indústria naval em nada uma vez que não projeta nem constrói nem um caiaque de fibra de vidro. :lol:

Não acredita em tudo que lê por aí véio.




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#3 Mensagem por akivrx78 » Qua Mai 06, 2015 8:52 pm

Apenas uma observação a marinha japonesa contrata a Mitsubishi mas quem projeta os meios navais é a TRDI um centro de pesquisa do ministério de defesa.

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http://www.mod.go.jp/trdi/saiyou/images ... souken.pdf
Esta piscina de 347 metros para desenvolver cascos de navios militares foi construida em 1930 e pertence a TRDI.

Nesta instituição se desenvolve e testa as tecnologias básicas de um projeto, quando todos os ingredientes que eles acham necessário desenvolver estiver pronto eles contratam empresas privadas para dar conta do resto.

No Japão são poucas empresas que tem setores dedicados a pesquisa militar, então a solução foi contratar engenheiros civis para trabalhar na TRDI ela catalisa as tecnologias desenvolvida pela indústria civil para reaplicar em projetos militares.

Quando não possui o conhecimento necessário e encontra alguma coisa interessante ela vai atrás de outros centros de pesquisa e faz parcerias com outras instituições para obter o conhecimento necessário.

No Brasil temos a Emgepron o CTA e o CTEx cada instituição faz o que quer com suas verbas, no Japão a TRDI fica responsável pelas 3 instituições unificadas, eles apresentam estudos teóricos aos militares do que é possível desenvolver, prazos e custos, se interessar aos militares de qualquer força, eles passam a projetar em alguns casos eles mesmo produzem e testam o prototipo, se aprovado pelos militares, se abre uma concorrência para produzir o produto e se repassa todo o conhecimento para a iniciativa privada tocar o projeto.

Por exemplo o sub que eles pretendem vender para Austrália o projeto pertence a instituição do estado por isto as empresas japonesas não querem participar de uma licitação com empresas europeias quem decide o que se pode negociar é o governo japonês não a construtora naval.

Imagem
Tem um porem esta instituição para apresentar resultados tem verba anual de US$1.5 Bilhão para aplicar em projetos...

[]s




Editado pela última vez por akivrx78 em Sex Mai 08, 2015 5:33 pm, em um total de 3 vezes.
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#4 Mensagem por Skyway » Qua Mai 06, 2015 9:01 pm

akivrx78 escreveu: No Brasil temos a Emgepron o CTA e o CTEx

[]s
Só esclarecendo que a Emgepron não tem absolutamente nada a ver com o CTA e o CTEx. A Emgepron só gerencia e promove os produtos nacionais. Ela não projeta, não desenvolve, não constrói....




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#5 Mensagem por akivrx78 » Qua Mai 06, 2015 10:11 pm

Um... obrigado se for apenas para gerenciar e tentar vender produtos nacionais parece ser inútil mesmo.

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Para fazer este serviço aquela tal de agencia de compras unificada do MD não serve? Se é que realmente foi criado, depois que o NJ saiu não se escuta quase nada do MD na mídia.




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#6 Mensagem por Skyway » Qua Mai 06, 2015 10:29 pm

A utilidade dela pode ser questionada sem problemas, desde que dentro do escopo dela. Não sei se é inútil, acho que não até porque não é a única instituição/empresa voltada exclusivamente ou majoritariamente para gerenciar projetos. Mas acredito que boa parte dessa "má impressão" quanto a Emgepron se da justamente pela confusão quanto a sua função. Não estou dizendo que ela não seja ineficiente, realmente não sei, mas apenas destacando o porque tem tanta gente com "raiva" dela.




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#7 Mensagem por akivrx78 » Qui Mai 07, 2015 12:04 am

Entendido, então quem será o órgão responsável que projeta os navios? CPN? DEN? CTMSP?
Centro de Projetos de Navios
"Aqui nascem os Navios da Esquadra"

Histórico

Ao final da década de 1970, a Marinha do Brasil decidiu implementar na Diretoria de Engenharia Naval (DEN) e na então Diretoria de Armamento e Comunicações da Marinha (DACM) a capacitação para executar o projeto básico de navios de guerra, até então conduzido pelo Arsenal de marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). À DACM foi atribuída a responsabilidade pelo projeto dos sistemas de combate e à DEN, o projeto da denominada plataforma. A capacitação e a responsabilidade pelo projeto de construção foram mantidas no AMRJ.

Estudos realizados no Setor do Material, em cumprimento às Orientações Ministeriais de 1995 concluíram, em março de 1996, pela conveniência em se concentrar em único local os recursos para execução do projeto básico de navios de superfície e de submarinos. Tal decisão assegurava que o projeto fosse conduzido de forma simultânea e integrada, simplificando e aperfeiçoando os métodos e processos de execução e otimizando a aplicação de recursos humanos e materiais.

Em setembro de 1996, o Diretor-Geral do Material da Marinha (DGMM) transmitiu ao então Ministro da Marinha os documentos que consubstanciavam a proposta de criação do Centro de Projetos de Navios (CPN), elaborados em consonância com orientações propostas em março de 1996 pelo DGMM, com instruções do Estado Maior da Armada e aprovadas pelo Ministéio da Marinha (MM).

Em 23 de dezembro de 1996, o MM., pela Portaria nº 0448, criou o CPN, Organização Militar (OM) com autonomia administrativa, subordinada diretamente à Diretoria-Geral do Material da Marinha e sob a direção de Capitão-de-Mar-e-Guerra do Corpo de Engenheiros da Marinha.

Em 06 de janeiro de 1997, o DGMM criou o Núcleo de Implantação do Centro de Projetos de Navios, com a atribuição de promover as providências necessárias à ativação da OM.

Em 29 de agosto de 1997, o Centro de Projetos de Navios foi ativado, pelo DGMM, como Organização Militar Prestadora de Serviço (OMPS).

https://www1.mar.mil.br/cpn/historico

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https://www1.mar.mil.br/cpn/estudos_de_exequibilidade




Por acaso encontrei isto no face.

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No dia de ontem, 5/5/2015, recebemos a segunda aprovação dos testes programados para a nossa graxa MASTERLUB AL-30 na turbina do gerador do SUBMARINO NUCLEAR "SN 10 Alvaro Alberto" em construção no CTMSP - Centro Tecnológico da MARINHA DO BRASIL em São Paulo. Muito nos orgulha esta participação no projeto de maior expressão científica de desenvolvimento tecnológico do hemisfério sul na atualidade.
A aprovação se deu ao mesmo tempo em que a turbina do gerador atingiu sua maior velocidade até então: 3.593 RPM. Esforço máximo nos testes de 6 horas com temperatura de 240°C

https://www.facebook.com/lubrotec




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#8 Mensagem por Lucas Lasota » Qui Mai 07, 2015 4:26 am

A DCNS é pública.




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#9 Mensagem por talharim » Qui Mai 07, 2015 7:45 am

Entao pq a MB decide comprar um navio ou um projeto de navio no exterior e no dia seguinte aparece a Emgepron noticiando que tem um projeto proprio para o mesmo navio ou projeto ? Que putaria é essa ? Que porra de briga de egos inflamados é esse entre os almirantes ?




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#10 Mensagem por alex » Qui Mai 07, 2015 9:44 am

Realmente a impressão não é boa. Compra projeto do Macae da França e aparece um new Macae, compra projeto do Amazonas e aparece um projeto em uma feira de um NAPAOC brasileiro. Enquanto isso não aparece projeto de navio mineiro, transporte e combate.




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#11 Mensagem por Skyway » Qui Mai 07, 2015 9:56 am

Eu não tenho as respostas para essas perguntas, talvez alguém de dentro pudesse esclarecer quais os motivos disso virem a tona dessa forma.

Eu só sei que existe um esforço pra criar exatamente essa imagem que o Talha aparentemente comprou, de que existe uma briga de egos e um contrariando o outro. Ora bolas, o Marino postou no outro fórum algo muito claro em relação a isso: A MB não é um puteiro.

Querem vender essa imagem de contestação, e tem uma pá de gente comprando. Por isso falei para não acreditar em tudo que sai por aí.

Quem disse que a MB decide por uma coisa, e a Emgepron aparece do nada com outra similar? :wink:

Enfim.




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#12 Mensagem por JL » Qui Mai 07, 2015 11:28 am

Essa questão do OPV Amazonas versos OPV da Engepron é de lascar, se ficar com o Amazonas vai chover críticas porque não escolheram o projeto brasileiro, no desenho muito melhor e mais capaz, no entanto e se, repito e se o OPV da Engepron for outra Inhaúma? Pelo menos no caso do Amazonas estamos vendo que o navio é bom de mar, condição número 1 para um navio. Comparando com carros, imagine que você teve uma modelo da marca x e sou deu dores de cabeça de todos os tipos, então você comprou um modelo da marca y que não era exatamente como você queria e gostou o carrinho andou uma beleza aí aparece uma oferta de outro modelo da marca x, aquela que foi uma desgraça. Você faria o que?




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#13 Mensagem por alex » Qui Mai 07, 2015 1:26 pm

O napac é das mesmas dimensões do Macaé, o napaoc é quase do mesmo tamanho do Amazonas. a diferença das versões é que é colocado um BR na frente do nome do projeto. Até quando nos copiamos de nos mesmos (Barroso para CV3) o projeto é igual.




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#14 Mensagem por Túlio » Qua Fev 19, 2020 12:28 pm

Podem dar pá de ouro mas eu não iria abrir novo tópico quando já existe um dedicado ao tema. Trata-se da EMGEPRON, dos recur$o$ bilionários recentemente liberados para ela e especialmente do muito que se pretende fazer com ela. Fiquei bastante surpreso (agradavelmente) com as informações de alguém bastante sério e que sabe muito bem do que fala, no caso, o Comandante Farinazzo, a quem passo a palavra:





Recomendo novamente o canal, são vídeos curtos (mais de mil já) e que explicam de maneira direta, didática e sem aquela xaropada de "achismos", o hôme fala de que SABE!




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
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Re: EMGEPRON

#15 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 19, 2020 1:22 pm

Muito interessante.
Será que a Imbel poderia entrar neste mesmo escopo? Aliás, tirar nem que fosse parte dela das mãos do controle de EB, e profissionalizar a empresa seria algo que penso a elevaria a outros patamares.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
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