KF-X

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36161
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: KF-X

#136 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 22, 2023 1:47 pm

Túlio escreveu: Dom Jan 22, 2023 10:44 am
Continuo cético sobre os EUA deixarem pra Coreano o F-5 do século XXI, cuja linha de montagem estaria sendo aberta mais ou menos na época em que a do F-16 começasse a ficar sem encomendas (claro, por outro lado a LM ainda teria algo a ganhar - royalties, já que o concorrente é da BOEING)...
A linha de produção do F-16, mesmo no block 70, sabe-se não irá muito mais longe. Tem encomendas apenas para esta década, e mesmo assim bem limitadas. E se não arrumarem mais nada neste meio tempo, ela simplesmente fecha, já que a USAF não está mais comprando modelos novos, apenas fazendo o retrofit dos block mais antigos.

Um F-50 seria a alternativa para países como as Filipinas, que não tem tantos recursos assim para colocar na defesa, apesar das questões internas, e externas, agora com a China. Ele com certeza teria mercado no oriente médio, Africa e América do Latina, provavelmente. E mesmo assim, o que se diz por aí é que o país estaria interessado no KF-X, apesar da concorrência entre Gripen E e F-16V.

Os sul coreanos me parece só irão se aventurar em propor esta versão mono do seu LIFT, primeiro, se encontrar mercado concreto para ele no médio e longo prazo, e segundo, se ele não for motivo de concorrência predatória com o seu KF-X, de acordo com questões de custos e operacionalidade. Há países que não teriam problema em operar ambos, mas há de se considerar que a maioria se veria na posição de ter de escolher entre um e outro, e neste aspecto, com a evolução que vemos aí dos caças de 5a G, é muito provável que os sul coreanos não queiram dar esse tiro no pé em relação ao KF-X, que tem possibilidades de mercado no longo prazo muito maiores que um eventual T-50 monoposto.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: KF-X

#137 Mensagem por Túlio » Dom Jan 22, 2023 1:54 pm

FCarvalho escreveu: Dom Jan 22, 2023 1:47 pm
A linha de produção do F-16, mesmo no block 70, sabe-se não irá muito mais longe. Tem encomendas apenas para esta década, e mesmo assim bem limitadas. E se não arrumarem mais nada neste meio tempo, ela simplesmente fecha, já que a USAF não está mais comprando modelos novos, apenas fazendo o retrofit dos block mais antigos.

Um F-50 seria a alternativa para países como as Filipinas, que não tem tantos recursos assim para colocar na defesa, apesar das questões internas, e externas, agora com a China. Ele com certeza teria mercado no oriente médio, Africa e América do Latina, provavelmente. E mesmo assim, o que se diz por aí é que o país estaria interessado no KF-X, apesar da concorrência entre Gripen E e F-16V.

Os sul coreanos me parece só irão se aventurar em propor esta versão mono do seu LIFT, primeiro, se encontrar mercado concreto para ele no médio e longo prazo, e segundo, se ele não for motivo de concorrência predatória com o seu KF-X, de acordo com questões de custos e operacionalidade. Há países que não teriam problema em operar ambos, mas há de se considerar que a maioria se veria na posição de ter de escolher entre um e outro, e neste aspecto, com a evolução que vemos aí dos caças de 5a G, é muito provável que os sul coreanos não queiram dar esse tiro no pé em relação ao KF-X, que tem possibilidades de mercado no longo prazo muito maiores que um eventual T-50 monoposto.

A ver.
Na verdade nenhum dos dois tem chance alguma em exportações (até limites para seu próprio uso) sem a bênção do Pai Sam: e nem falo APENAS nos motores da GE, falo em grande parte das tecnologias patenteadas pelos EUA que foram necessárias ao desenvolvimento tanto de um quanto de outro, e o são/serão para sua produção seriada.

Integrar armas e sensores de procedência "maligna" então... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: KF-X

#138 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Jan 22, 2023 6:23 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Jan 21, 2023 6:53 pm
cabeça de martelo escreveu: Sex Jan 20, 2023 12:49 pm Imagem
Ai está o caça baratinho que o Uruguai tanto queria. :twisted:
Por enquanto essa maquete é a única versão do FA-50 com BVR.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36161
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: KF-X

#139 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 23, 2023 12:20 pm

Túlio escreveu: Dom Jan 22, 2023 1:54 pm
Na verdade nenhum dos dois tem chance alguma em exportações (até limites para seu próprio uso) sem a bênção do Pai Sam: e nem falo APENAS nos motores da GE, falo em grande parte das tecnologias patenteadas pelos EUA que foram necessárias ao desenvolvimento tanto de um quanto de outro, e o são/serão para sua produção seriada.
Integrar armas e sensores de procedência "maligna" então... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
O que se diz por aí é que a maior parte das tecnologias eletrônicas e de sistemas computacionais embutidas no KF-X são de origem sul coreana, mas eu ainda não me dei o trabalho de olhar a fundo até onde realmente isto é fato, ou apenas release de mídia.
Em todo caso, o coração do caça, os GE F404 - alguma coisa não deu certo para colocarem os F414 - por si só já são uma coleira para lá de amarrada no projeto, e neste aspecto, eles não tem o que fazer, já que não possuem opções a curto prazo, e turbinas europeias não seriam exatamente muito diferente em relação a questões comerciais e de concorrência.
O radar AESA diz-se será sul coreano também. O IRST idem. Então, tem que ver qual a amplitude real de porcas e parafusos norte americanos tem nele a fim de verificar até onde vai essa coleira.
Se bem me lembro, no lançamento do projeto eles afirmaram que o principal mercado seriam países da Ásia, África e América Latina, ou seja, um mercado, digamos, periférico para os caças de 4,5a e 5a G que estão surgindo por aí e mais adiante.
Como ele só deve ficar pronto e operacional para lá de 2030, então é muito provável que até lá, caso isso siga para frente, que os USA vejam no T-7 uma plataforma coerente para tentar senão substituir o F-16, complementá-lo naqueles mercados, de forma a oferecer uma plataforma mais adequada à realidade da maioria, que não tem ou não pode investir tufos de recursos em caças custando 200 milhões e cheios de letrinhas miúdas no contrato.

A ver se os coreanos topas a concorrência predatória yankee.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: KF-X

#140 Mensagem por Túlio » Seg Jan 23, 2023 12:44 pm

Na verdade, caro @FCarvalho, se fores pesquisar irás ver logo de saída a participação de empresas dos EUA com tecnologias próprias (logo, patenteadas) para desenvolver tanto o treinador quanto o caça (a LM chega ao ponto de ter parte da propriedade do projeto, dada sua participação também FINANCEIRA).

E isso vai muito além de um motor (sem contar que vão ter que gastar uma barbaridade no KF-X); aliás, a Indústria Aeronáutica da CS parece meio que com a falecida NOVAER, tem desenho pra tudo (acho que até maquete) mas na hora de botar pra voar e sair fabricando e vendendo...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36161
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: KF-X

#141 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 04, 2023 2:38 pm



O terceiro protótipo em voo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36161
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: KF-X

#142 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 21, 2023 2:08 pm

Primeiro voo da variante treinamento de dois lugares do jato KF-21 da Coreia do Sul

https://www.cavok.com.br/primeiro-voo-d ... eia-do-sul
________________________________________________________________________________

Voa primeiro KF-21 biplace

https://www.edrotacultural.com.br/voa-p ... 1-biplace/

https://cdn-cavok.nuneshost.com/wp-content/uploads/2023/02/331990268_719912656432041_2729711246254153586_n-1140x570.jpghttps://www.edrotacultural.com.br/wp-content/uploads/2023/02/KF-21-biplace-Foto-KAI.webp

A coisa realmente está ficando séria. 8-]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36161
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: KF-X

#143 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 07, 2023 8:30 pm

A evolução do projeto KF-21 Boramae





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36161
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: KF-X

#144 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 07, 2023 8:34 pm

Em menos de 2 anos, todos os 6 protótipos apresentados no lançamento do projeto estão voando e realizando diversas missões de avaliação ao longo do tempo.
A entrada prevista para o modelo é 2026, com a versão naval prevista para 2028.
Um calendário muito apertado. Mas o vídeo acima mostra que os sul coreanos estão dispostos a bancar o mesmo.
Até agora não dá para duvidar que eles consigam.
Com todos os protótipos voando a fase de avaliação deve correr mais célere por agora. Eles tem mais 2,5 anos para mostrarem se este caça é de fato tudo o que se diz dele.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: KF-X

#145 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Out 19, 2023 12:07 pm

Vamos brincar ao quem é quem!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

https://twitter.com/tymaymaychan




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5661
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 255 vezes

Re: KF-X

#146 Mensagem por akivrx78 » Qui Out 19, 2023 3:13 pm

FCarvalho escreveu: Seg Ago 07, 2023 8:34 pm Em menos de 2 anos, todos os 6 protótipos apresentados no lançamento do projeto estão voando e realizando diversas missões de avaliação ao longo do tempo.
A entrada prevista para o modelo é 2026, com a versão naval prevista para 2028.
Um calendário muito apertado. Mas o vídeo acima mostra que os sul coreanos estão dispostos a bancar o mesmo.
Até agora não dá para duvidar que eles consigam.
Com todos os protótipos voando a fase de avaliação deve correr mais célere por agora. Eles tem mais 2,5 anos para mostrarem se este caça é de fato tudo o que se diz dele.
A ver.
Estão voando sim mas o programa esta, atrasado segundo noticias traduzidas em japonês, os protótipos estão realizando voos em velocidade media inferior a 400km/h e existe um monte de problema para ser resolvido, dizem que a LM esta botando pressão para acelerar o programa que depende agora da parte coreana no que comprometeu a desenvolver.



Video novo aparentemente teve um grande progresso, agora esta fazendo acrobacias, o próximo passo sera os testes com pos-combustor ligado.




Estou procurando algum video para ver a decolagem completa e o pouso, mas não encontro nada, porque sera???




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: KF-X

#147 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Out 20, 2023 8:00 am

O atraso não será causado pelos atrasos sucessivos dos pagamentos do sócio minoritário do projeto...a Indonésia?




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5661
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 255 vezes

Re: KF-X

#148 Mensagem por akivrx78 » Sex Out 20, 2023 9:10 pm

cabeça de martelo escreveu: Sex Out 20, 2023 8:00 am O atraso não será causado pelos atrasos sucessivos dos pagamentos do sócio minoritário do projeto...a Indonésia?

Pelo que se comenta, o atraso se refere a coisas que eles se comprometeram a desenvolver internamente, a LM coloca pressão porque ela não quer pagar nenhuma multa se o projeto atrasar.
Para cumprir a meta estipulada que é apertada, ele já deveria estar realizando testes de voos supersônicos.



Encontrei um video melhor da para observar que o pos combustor está sendo acionado em baixa potência em alguns momentos.

Poder ser por falta de verba da Indonésia o desenvolvimento de alguma coisa esteja atrasado, se for este o caso o governo coreano deveria bancar os custos extra e depois tentar receber do governo da Indonésia. 




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: KF-X

#149 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Out 21, 2023 7:16 pm

cabeça de martelo escreveu: Qui Out 19, 2023 12:07 pm Vamos brincar ao quem é quem!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

https://twitter.com/tymaymaychan
Fui informado no fórum /k/ do 4chan que em 2028 já a Coréia do Sul pretende encomendar 80 unidades da versão com baia de armas interna e ainda no final de 2024 irão assinar o contrato pra pelo menos 40 unidades da versão 4.5 G. Sabe-se lá se isso é só ufanismo de algum usuário Sul Coreano mas o fato é que esse caça vai voar, vai receber encomendas em massa e vai se tornar o caça de 5ª geração primário da Força Aérea Sul Coreana.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5661
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 255 vezes

Re: KF-X

#150 Mensagem por akivrx78 » Dom Out 22, 2023 1:20 am

Imagem

Imagem

Imagem


Aparentemente ele tem um espaço sobrando para uma baia interna. somente este grande reforço estrutural na horizontal parece atrapalhar um pouco.




Responder