KF-X

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5661
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 255 vezes

Re: KF-X

#151 Mensagem por akivrx78 » Ter Out 24, 2023 9:42 pm



Vem aí o MCX. vão caçar engenheiros ucranianos para o projeto.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: KF-X

#152 Mensagem por Túlio » Qua Out 25, 2023 10:38 am

akivrx78 escreveu: Ter Out 24, 2023 9:42 pm

Vem aí o MCX. vão caçar engenheiros ucranianos para o projeto.
Não entendi nada que os caras falaram mas, pra variar, outro avião Coreano meio que sem noção: sequer há pedido da ROKAF e, se entrar em serviço, seus rivais mais próximos, KC-390, A400 e C-2, já estarão há mais de uma década no mercado (e isso que todos foram sabotados "em casa", o da EMBRAER pelo pérfido cajuzinho da FAB, que queria porque queria cortar a encomenda que deu origem ao Programa pela metade; o da AIRBUS pelo Françuá, que queria para si a parte do leão na produção dos componentes e ainda que as especificações fossem essencialmente as do AdlA; e o da KAWASAKI pela completa inexperiência dos japas em exportar, caso ainda pior que o dos Suecos, embora a causa seja a mesma: se acostumaram por gerações a desenvolver, produzir e consumir tudo o que precisavam para Defesa em casa; o fim da Guerra Fria os pegou de calças curtas, tendo que exportar e não sabendo como - o Japão ainda por cima recém revogou a legislação que lhe proibia de exportar armamentos). Mas tem como piorar: os caras estão falando em desenvolvê-lo em várias versões diferentes (como o T-50, que vendeu menos que o Super Tucano, uma aeronave muito mais limitada que o Coreano, tanto para LIFT quanto para combate), enquanto os demais são multirole; do jeito que os caras fazem o desenvolvimento se torna mais demorado e muito mais caro. Olha a concorrência:

Imagem

Sobre os engenheiros Ucranianos, é outra coisa que acho brabo: mesmo seus desenvolvimentos mais "recentes" são aeronaves com clara inspiração nas dos tempos da URSS, logo, tecnologia de ponta e foco no mercado passaram longe. [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: KF-X

#153 Mensagem por gabriel219 » Qua Out 25, 2023 11:23 am

Acho muito difícil essa aeronave sair, até porque a ideia da ROKAF era comprar de fora, pela demanda de poucas aeronaves. Se a Embraer acertar - e vai - toma esse mercado ainda, pois já tem muita gente por ai torcendo o nariz pro Hércules mais recente, A400 é desnecessário para a maioria das Forças Aéreas e o C-2 nem se fala, não é um material que se vende por ai.

Outro projeto que duvido vingar é o A200M.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: KF-X

#154 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Out 25, 2023 6:41 pm

Sem mencionar esse monte de projetos que a KAI está tocando simultaneamente. Parece a Avibrás aqui no Brasil, tem mais projetos do que clientes.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5661
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 255 vezes

Re: KF-X

#155 Mensagem por akivrx78 » Qui Out 26, 2023 12:07 am

Imagem

Me lembro que o T-50 e posteriormente FA-50 foi desenvolvido para substituir os F-5, mas eles não substituíram, ai, veio o KFX que agora iria substituir os F-5.

O plano original era uma aeronave de 4.5G mono motor de baixo custo, dai o projeto foi alterado para bi motor e agora dizem que vai substituir os F-5 e F-16 se vai conseguir substituir, eu não sei porque acredito eu que o KFX atual tem custo muito superior do que foi planejado originalmente.

Se este MCX sair do papel pode ter certeza que tera como foco o mercado externo, estão dizendo que quando o desenvolvimento do KFX terminar os engenheiros que trabalharam no projeto não vão ter o que fazer, desenvolver um projeto para o mercado civil e muito arriscado, dai no pensamento deles de que um cargueiro seria a opção ideal menos arriscada.

O governo coreano sozinho não vai bancar, a Kai sozinha também não, como ainda falta alguns anos para o desenvolvimento do KFX terminar, acredito eu que vão tentar pescar algum parceiro no exterior.






Se e verdade eu não sei, no video esta dizendo que a Coreia do Sul tentou ou violou os lacres de segurança do F-35, o Eua esta analisando cancelar a venda do F-35 para Coreia do Sul, o governo coreano teria pedido para o governo japonês tentar mediar a situação, mas o governo japonês teria recusado.
Is South Korea Stealing U.S. Military Secrets?
Their tanks, missiles, and electronic warfare gear look an awful lot like ours.
https://foreignpolicy.com/2013/10/28/is ... y-secrets/
Não será a primeira vez que são acusados de roubar tecnologia do Eua.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: KF-X

#156 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 27, 2023 6:21 pm

O MCX quando e se chegar a sair do papel encontrará o KC-390 já estabelecido e operacional na ROKAF, e muito provavelmente substituindo todos os Hércules deles. Fala-se em um negócio na casa da dezena de unidades, mas não há fontes fiáveis sobre sobre isso. A Embraer está trabalhando nos bastidores para garantir mais este cliente, com chances muito altas de se confirmar o negócio em 2024.

Quanto ao KF-21, o que se diz é que as 40 e 80 unidades propaladas até agora são para a versão 4,5a G, com a versão naval ainda por confirmar seu desenvolvimento e a 5a G sem nenhuma encomenda ou garantia de compra de parte do governo sul coreano. A produção atual seria para substituir F-4 e F-5, e para complementar os F-35A.

Não vi nada sobre substituição dos F-16, que talvez só encontre uma resposta quando a fase atual do KF-21 chegar a bom termo. É provável que a KAI forneça a versão de 5a G do seu caça para substituir o norte americano, mas nada antes da primeira metade da próxima década.

Se tudo der certo, o KF-21 na melhor das hipóteses vai ter o seu FOC lá para 2032 ou 2034. Conte-se os atrasos normais de um projeto como este, que para a indústria sul coreana tem se mostrado um desafio muito grande.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5661
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 255 vezes

Re: KF-X

#157 Mensagem por akivrx78 » Sex Out 27, 2023 11:04 pm

FCarvalho escreveu: Sex Out 27, 2023 6:21 pm O MCX quando e se chegar a sair do papel encontrará o KC-390 já estabelecido e operacional na ROKAF, e muito provavelmente substituindo todos os Hércules deles. Fala-se em um negócio na casa da dezena de unidades, mas não há fontes fiáveis sobre sobre isso. A Embraer está trabalhando nos bastidores para garantir mais este cliente, com chances muito altas de se confirmar o negócio em 2024.

Quanto ao KF-21, o que se diz é que as 40 e 80 unidades propaladas até agora são para a versão 4,5a G, com a versão naval ainda por confirmar seu desenvolvimento e a 5a G sem nenhuma encomenda ou garantia de compra de parte do governo sul coreano. A produção atual seria para substituir F-4 e F-5, e para complementar os F-35A.

Não vi nada sobre substituição dos F-16, que talvez só encontre uma resposta quando a fase atual do KF-21 chegar a bom termo. É provável que a KAI forneça a versão de 5a G do seu caça para substituir o norte americano, mas nada antes da primeira metade da próxima década.

Se tudo der certo, o KF-21 na melhor das hipóteses vai ter o seu FOC lá para 2032 ou 2034. Conte-se os atrasos normais de um projeto como este, que para a indústria sul coreana tem se mostrado um desafio muito grande.

Estão agora discutindo que um Nae não e prioridade, inclusive o orçamento para estudos foram cortados, estão dizendo que se for para gastar dinheiro um submarino nuclear seria muito melhor que um Nae, Inclusive no próprio Japão também tem vozes dizendo que se deveria construir um SNA.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: KF-X

#158 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Out 28, 2023 6:57 am

akivrx78 escreveu: Sex Out 27, 2023 11:04 pm
FCarvalho escreveu: Sex Out 27, 2023 6:21 pm O MCX quando e se chegar a sair do papel encontrará o KC-390 já estabelecido e operacional na ROKAF, e muito provavelmente substituindo todos os Hércules deles. Fala-se em um negócio na casa da dezena de unidades, mas não há fontes fiáveis sobre sobre isso. A Embraer está trabalhando nos bastidores para garantir mais este cliente, com chances muito altas de se confirmar o negócio em 2024.

Quanto ao KF-21, o que se diz é que as 40 e 80 unidades propaladas até agora são para a versão 4,5a G, com a versão naval ainda por confirmar seu desenvolvimento e a 5a G sem nenhuma encomenda ou garantia de compra de parte do governo sul coreano. A produção atual seria para substituir F-4 e F-5, e para complementar os F-35A.

Não vi nada sobre substituição dos F-16, que talvez só encontre uma resposta quando a fase atual do KF-21 chegar a bom termo. É provável que a KAI forneça a versão de 5a G do seu caça para substituir o norte americano, mas nada antes da primeira metade da próxima década.

Se tudo der certo, o KF-21 na melhor das hipóteses vai ter o seu FOC lá para 2032 ou 2034. Conte-se os atrasos normais de um projeto como este, que para a indústria sul coreana tem se mostrado um desafio muito grande.

Estão agora discutindo que um Nae não e prioridade, inclusive o orçamento para estudos foram cortados, estão dizendo que se for para gastar dinheiro um submarino nuclear seria muito melhor que um Nae, Inclusive no próprio Japão também tem vozes dizendo que se deveria construir um SNA.
E pensar que do lado de cá cansamos de falar isso no fórum com relação aos projetos da MB! Mas fazer o que né?!

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: KF-X

#159 Mensagem por FCarvalho » Sáb Out 28, 2023 12:43 pm

akivrx78 escreveu: Sex Out 27, 2023 11:04 pm
FCarvalho escreveu: Sex Out 27, 2023 6:21 pm O MCX quando e se chegar a sair do papel encontrará o KC-390 já estabelecido e operacional na ROKAF, e muito provavelmente substituindo todos os Hércules deles. Fala-se em um negócio na casa da dezena de unidades, mas não há fontes fiáveis sobre sobre isso. A Embraer está trabalhando nos bastidores para garantir mais este cliente, com chances muito altas de se confirmar o negócio em 2024.
Quanto ao KF-21, o que se diz é que as 40 e 80 unidades propaladas até agora são para a versão 4,5a G, com a versão naval ainda por confirmar seu desenvolvimento e a 5a G sem nenhuma encomenda ou garantia de compra de parte do governo sul coreano. A produção atual seria para substituir F-4 e F-5, e para complementar os F-35A.
Não vi nada sobre substituição dos F-16, que talvez só encontre uma resposta quando a fase atual do KF-21 chegar a bom termo. É provável que a KAI forneça a versão de 5a G do seu caça para substituir o norte americano, mas nada antes da primeira metade da próxima década.
Se tudo der certo, o KF-21 na melhor das hipóteses vai ter o seu FOC lá para 2032 ou 2034. Conte-se os atrasos normais de um projeto como este, que para a indústria sul coreana tem se mostrado um desafio muito grande.
Estão agora discutindo que um Nae não e prioridade, inclusive o orçamento para estudos foram cortados, estão dizendo que se for para gastar dinheiro um submarino nuclear seria muito melhor que um Nae, Inclusive no próprio Japão também tem vozes dizendo que se deveria construir um SNA.
Um Nae e subnuc para a marinha imperial japonesa me parece faz todo sentido. Só não sei se os USA estariam dispostos a liberalidade com os nipõnicos. Uma coisa é vender subnuc para os autralianos, outra é o Japão. Os dois navios atuais tem capacidade limitada de embarcar F-35, se comparados aos navios chineses e norte americanos, mas, é o primeiro passo para mais a frente desenvolver um Nae realmente de origem desde o projeto. E eles vão precisar mesmo.

No caso da Coréia do Sul, um subnuc seria realmente algo a se pensar, mas também temos de levar em conta que o TOM deles é bem restrito entre o mar amarelo e o mar do Japão, e não faria sentido eles enviarem navios para o sul, uma vez que a principal HE deles é com os norte coeranos, quiçá com apoio chinês. Neste aspecto, realmente, um subnuc seria um fator dissuasório importante para eles. Algo que um Nae também poderia fazer a seu modo, mas com maiores restrições devido aos aspectos acima citos.

Não acho que eles cheguem a ter um Nae na prática. Isso leva tempo e dinheiro que agora eles não tem, ou estão investindo em novas classes de navios de escolta e de outras classes necessários ao seu poder naval.

A ver. Do nada eles se saem com novidades não esperadas.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: KF-X

#160 Mensagem por FCarvalho » Sáb Out 28, 2023 12:45 pm

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Out 28, 2023 6:57 am E pensar que do lado de cá cansamos de falar isso no fórum com relação aos projetos da MB! Mas fazer o que né?!
Abraços,
Wesley
A MB, com alguma sorte, irá se tornar nos próximos anos a maior, melhor e mais cara guarda costeira do mundo.
E isso nos basta.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: KF-X

#161 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Out 28, 2023 3:56 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Out 28, 2023 12:45 pm
FIGHTERCOM escreveu: Sáb Out 28, 2023 6:57 am E pensar que do lado de cá cansamos de falar isso no fórum com relação aos projetos da MB! Mas fazer o que né?!
Abraços,
Wesley
A MB, com alguma sorte, irá se tornar nos próximos anos a maior, melhor e mais cara guarda costeira do mundo.
E isso nos basta.
Talvez exista alguma salvação, mas não para aqueles que acreditam em PEAMB mirabolantes.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: KF-X

#162 Mensagem por FCarvalho » Sáb Out 28, 2023 7:41 pm

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Out 28, 2023 3:56 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Out 28, 2023 12:45 pm A MB, com alguma sorte, irá se tornar nos próximos anos a maior, melhor e mais cara guarda costeira do mundo.
E isso nos basta.
Talvez exista alguma salvação, mas não para aqueles que acreditam em PEAMB mirabolantes.
Abraços,
Wesley
Esquece PEAMB, PEM ou qualquer outro tipo de planejamento institucional em Defesa. As forças armadas já se deram conta que jamais vão conseguir empolgar quem quer que seja neste país com suas necessidades materiais e tecnológicas. Não rende voto, não dá cabresto eleitoral, não vira marchinha de carnaval, pagode ou funk lá no morro. Então, é viver com as migalhas que caem da mesa e rezar para não sermos levados a rodo, de novo, por algum evento imprevisto a nível mundial para o qual nós obviamente nunca estaremos preparados do ponto de vista militar.
É a nossa sina sermos pegos eternamente com as calças nas mãos. E será sempre assim enquanto isso for bom para a politicalha local e para o bolso e afasia de oficiais generais por aí.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5661
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 255 vezes

Re: KF-X

#163 Mensagem por akivrx78 » Dom Out 29, 2023 6:15 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Out 28, 2023 12:43 pm
Um Nae e subnuc para a marinha imperial japonesa me parece faz todo sentido. Só não sei se os USA estariam dispostos a liberalidade com os nipõnicos. Uma coisa é vender subnuc para os autralianos, outra é o Japão. Os dois navios atuais tem capacidade limitada de embarcar F-35, se comparados aos navios chineses e norte americanos, mas, é o primeiro passo para mais a frente desenvolver um Nae realmente de origem desde o projeto. E eles vão precisar mesmo.

No caso da Coréia do Sul, um subnuc seria realmente algo a se pensar, mas também temos de levar em conta que o TOM deles é bem restrito entre o mar amarelo e o mar do Japão, e não faria sentido eles enviarem navios para o sul, uma vez que a principal HE deles é com os norte coeranos, quiçá com apoio chinês. Neste aspecto, realmente, um subnuc seria um fator dissuasório importante para eles. Algo que um Nae também poderia fazer a seu modo, mas com maiores restrições devido aos aspectos acima citos.

Não acho que eles cheguem a ter um Nae na prática. Isso leva tempo e dinheiro que agora eles não tem, ou estão investindo em novas classes de navios de escolta e de outras classes necessários ao seu poder naval.

A ver. Do nada eles se saem com novidades não esperadas.

No caso japonês, eu acho que o problema seria interno, mesmo com o governo atual atropelando a oposição em assuntos delicados, um Sna iria criar um debate nacional bem degastante, eu acho que o Eua não colocaria obstáculos.

No caso da Coreia do Sul é diferente, teria apoio interno, mas precisa ver se o que o Eua pensa sobre o assunto, no mínimo iriam dizer o que não pode ser feito.

As coisas são diferentes porque o governo da Coreia do Sul joga dos dois lados com a China e Eua, se dar bem com a China=Controle da Coreia do Norte, se a China invadisse Taiwan tenho serias dúvida de que os coreanos iriam apoiar alguma reposta do Eua eu acho que iriam ficar neutros.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: KF-X

#164 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 30, 2023 3:43 pm

akivrx78 escreveu: Dom Out 29, 2023 6:15 pm No caso japonês, eu acho que o problema seria interno, mesmo com o governo atual atropelando a oposição em assuntos delicados, um Sna iria criar um debate nacional bem degastante, eu acho que o Eua não colocaria obstáculos.
No caso da Coreia do Sul é diferente, teria apoio interno, mas precisa ver se o que o Eua pensa sobre o assunto, no mínimo iriam dizer o que não pode ser feito.
As coisas são diferentes porque o governo da Coreia do Sul joga dos dois lados com a China e Eua, se dar bem com a China=Controle da Coreia do Norte, se a China invadisse Taiwan tenho serias dúvida de que os coreanos iriam apoiar alguma reposta do Eua eu acho que iriam ficar neutros.
A Coréia do Sul não tem nada a ganhar se metendo em uma rusga que não lhe diz respeito, que é o caso de Taiwan e China. Os norte americanos que se virem. Os japoneses até tem motivos para entrar nesta briga, já que possuem divergências territoriais mais sérias com a China e abrir um precedente com Taiwan, sem que os chineses tenham alguma oposição, é praticamente como dar carta branca para eles se sentirem no direito de peitar o Japão a hora que quiserem, mesmo sabendo que isso geraria um confronto direto com os USA.

Neste contexto, possuir e operar Nae e seus GT e subnuc para o Japão é bem mais necessário para opor-se á marinha chinesa sem depender tanto dos apoio da US Navy, o que não acontece com os coreanos que tem suas preocupações com o vizinho ao norte, e que pode ser usado pelos chineses para manter a Coreia do Sul no mínimo neutra em qualquer embate no caso deles resolverem se aventurar numa invasão da ilha ou qualquer outras questões no mar do sul da China.

Poderia até ser uma ideia relevante se os sul coreanos assumissem o papel de força coadjuvante da US Navy no Pacífico, mas eles tem mais problemas ao norte para dar conta do que sair por aí sombreando os strike groups norte americanos e\ou japoneses. Estes últimos então, nem pensar.

Na melhor das hipóteses, se o KF-21 naval sair, pode ser para operar de terra, em apoio aos dois navios da classe Doko e que já seria muito. Com a capacidade de operar F-35B, eles não precisariam de tantos caças assim que justificassem o uso de Nae. E teriam que ser pelo menos dois, a fim de dispor de operacionalidade minimamente crível.

De qualquer maneira, hoje na Coréia do Sul faltam argumentos sólidos e credíveis que justifiquem o investimentos em Nae. Eles simplesmente parecem não se encaixar na realidade das demandas navais e do TOM sul coreano por agora. No futuro quem sabe, mas agora, não vejo porquê.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5661
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 255 vezes

Re: KF-X

#165 Mensagem por akivrx78 » Seg Out 30, 2023 10:18 pm

Uma “Estratégia de Agulhas Venenosas” para países vizinhos (ou seja, Japão e China)

Com as tendências de crescimento das despesas com a defesa e de desenvolvimento militar a tornarem-se mais claras, em 22 de Setembro do ano passado, um artigo no JoongAng Ilbo introduziu o conceito da “estratégia da agulha venenosa”. Neste cenário, os militares sul-coreanos atacariam os núcleos do Japão e da China (ou seja, centros de comando e instalações importantes) utilizando mísseis balísticos e mísseis balísticos lançados por submarinos. Isso significa que os militares sul-coreanos “precisam de capacidade para dissuadir a possibilidade de ameaças futuras dos vizinhos Japão e China”.

O artigo também citava o pensamento de um oficial militar sul-coreano que disse: “Se a Coreia do Sul e o Japão acabarem num confronto militar, os EUA provavelmente permanecerão neutros”. O conceito beira o inacreditável.[13]

O conteúdo do artigo não foi confirmado, mas numa reunião em Setembro de 2017 entre Moon e Trump, Moon teria recebido a aprovação de Trump para obter submarinos nucleares[14]. Num relatório apresentado à Assembleia Nacional em Outubro passado, o Chefe do Estado-Maior da Marinha reconheceu que a Marinha está a operar uma força-tarefa relacionada com a introdução de submarinos nucleares [15]. No entanto, para que a Coreia do Sul adquirisse submarinos de propulsão nuclear, o acordo de cooperação nuclear com os EUA teria de ser alterado, um grande obstáculo, segundo alguns.

Além disso, se os mísseis balísticos lançados por submarinos estiverem equipados com ogivas convencionais, estas “agulhas venenosas” não desferirão um golpe letal nos alvos pretendidos. Isso significa que precisariam de ogivas nucleares, o que levantaria muitas suspeitas na China e no Japão. Como resultado, mesmo que esta estratégia exista verdadeiramente, a probabilidade de ser implementada não é elevada.

https://www.spf.org/iina/en/articles/ito_02.html
Ja faz tempo que o foco deixou de ser a Coreia do Norte, pelo menos no governo anterior.


Imagem

Os planos de ter Nae, Sna, misseis balísticos, etc. vem do governo anterior Moon se esperava que a economia iria bombar.


Imagem

Para que tudo planejado ocorra a economia tem que cooperar, neste caso e parecido com o Brasil se a economia vai bem os programas caminham, se estiver mal fica paralisado, no caso da CS se prioriza na medida do possível os programas que está andamento mesmo que o nível operacional seja reduzido, em 2023 o orçamento de defesa deles foi reduzido.

Como grande parte dos equipamentos que eles fabricam tem envolvimento da indústria local, os militares colaboram em reduzir o nível operacional e dar prioridade em novos equipamentos, que contribui para estimular a economia.


https://www.japantimes.co.jp/news/2023/ ... tive-poll/

O novo governo da Coreia do Sul mudou a política externa com o Japão em 180 graus, mesmo sem ter apoio popular, porque eu não sei, criando atritos com o Japão e bem mais fácil ampliar os gastos militares.


https://www.koreatimes.co.kr/www/biz/20 ... 53551.html

O unico motivo plausivel da reviravolta do governo coreano que eu posso imaginar tem a ver com isto.




Responder