KF-X

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36163
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: KF-X

#121 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 15, 2021 9:04 pm

Alguém aí viu probe de reabastecimento no KF-21?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: KF-X

#122 Mensagem por Túlio » Qui Abr 15, 2021 10:22 pm

FCarvalho escreveu: Qui Abr 15, 2021 9:04 pm Alguém aí viu probe de reabastecimento no KF-21?
Alguém aí já viu probe de reabastecimento no FA-50? :lol: :lol: :lol: :lol:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36163
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: KF-X

#123 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 16, 2021 10:08 pm

Túlio escreveu: Qui Abr 15, 2021 10:22 pm
FCarvalho escreveu: Qui Abr 15, 2021 9:04 pm Alguém aí viu probe de reabastecimento no KF-21?
Alguém aí já viu probe de reabastecimento no FA-50? :lol: :lol: :lol: :lol:
Uai, ter não tem, mas eu encontrei isso aqui. Logo... 8-]

KAI FA-50-recebera probe para reabastecimento em voo

https://forcaaerea.com.br/kai-50-recebe ... to-em-voo/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: KF-X

#124 Mensagem por Túlio » Sáb Abr 17, 2021 8:41 am

FCarvalho escreveu: Sex Abr 16, 2021 10:08 pm Uai, ter não tem, mas eu encontrei isso aqui. Logo... 8-]

KAI FA-50-recebera probe para reabastecimento em voo

https://forcaaerea.com.br/kai-50-recebe ... to-em-voo/
Essa promessa já tem vários anos, e continua sendo PROMESSA... :lol: :lol: :lol: :lol:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36163
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: KF-X

#125 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 17, 2021 7:24 pm

Eu acho que seria no mínimo imprudente da parte deles lançarem um caça que não faz Revo. Não é usual.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: KF-X

#126 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Abr 18, 2021 5:45 pm

FCarvalho escreveu: Qui Abr 15, 2021 9:04 pm Alguém aí viu probe de reabastecimento no KF-21?
Não. Provavelmente vai ser adicionada depois.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36163
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: KF-X

#127 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 18, 2021 8:00 pm

Viktor Reznov escreveu: Dom Abr 18, 2021 5:45 pm
FCarvalho escreveu: Qui Abr 15, 2021 9:04 pm Alguém aí viu probe de reabastecimento no KF-21?
Não. Provavelmente vai ser adicionada depois.
Essa parece ser a lógica. Ao menos assim espero.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: KF-X

#128 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Abr 19, 2021 8:02 pm

Túlio escreveu: Seg Abr 12, 2021 9:36 am
FIGHTERCOM escreveu: Seg Abr 12, 2021 8:25 am
Prezado Túlio,

Fiquei pensando na segunda parte do seu post esse final de semana e tenho a seguinte dúvida: existe espaço para a Embraer para além do Super Tucano?

Sempre alimentei a esperança de, algum dia, a Embraer desenvolver algo, no mínimo, parecido com o FA-50. Vejam que até a nossa vizinha quebrada está levando a trancos e barrancos o projeto do Pampa, que, apesar das críticas, acho louvável esse desenvolvimento local.

Muitas dúvidas e nenhuma certeza!


Abraços,

Wesley
A meu ver esse bonde já passou, cupincha véio: desde os tempos heróicos do Bandeco a EMBRAER parece mover-se sempre em busca de novos nichos de mercado, ao invés de ir competir direto com quem tem produtos modernos e já consolidados nele (exceto quando obsoletos/obsolescentes e sem sucessores em sua classe, como o C-130). Bueno, o que mencionas parece ser o MFT/LF, que foi concebido e abortado ainda nos anos 80, justamente por ser caro e um conceito então muito à frente do seu tempo, logo, difícil de vender (nem a FAB o entendeu e muito menos o queria, fora o fato de na época estarmos em default). Um exemplo de como poderia ter sido (e terminado) foi o EADS MAKO, que também não vendeu nenhum exemplar mas foi além de mero estudo conceitual (notar que é possível/provável que mesmo hoje o citado MAKO seria mais furtivo com um par de Sidewinders e outro de AMRAAM do que o FA-50 pelado), ou seja, houve um bom gasto e este foi contabilizado como prejuízo (ao contrário do da EMBRAER, que não foi além de um estudo, até onde sei).

O desenvolvimento de um caça de 5ª/6ª geração por parte da Embraer, pessoalmente, acho complicado. Uma parceria? Talvez. Apesar que a Saab já delimitou seus próximos passos. Não que isso impeça outras parcerias, mas a sinergia com uma possível continuidade seria muito positiva.

Em todo caso, o desenvolvimento futuro de um LIFT permitiria empregar o conhecido adquirido com o Gripen e fomentar a indústria nacional com uma maior nacionalização dos componentes. Mas tendo a concordar com você, para um mercado já saturado de opções, dificilmente veremos a Embraer se aventurar.
Túlio escreveu: Seg Abr 12, 2021 9:36 am
Sobre El Pampita, és bem mais otimista que os próprios Hermanos, os quais o veem pelo que é: um Trainer quarentão que ainda não superou a média de UM AVIÃO POR ANO! Se em uns quarenta anos o bicho AINDA não deslanchou e o mercado tem cada vez mais opções (e modernas!), já passou da hora de (1) abandoná-lo e (2) dar uma boa olhada nas entranhas da FAdeA para ver o que tem de errado (e não deve ser pouca coisa) pois, em suas muitas "encarnações e reencarnações" já existia antes do Herói Nacional Cel Ozires Silva ter nascido e, no entanto... :roll: :roll: :roll: :roll:
Com relação ao Pampa, o problema nem é a plataforma (apesar de ser limitada), mas sim os argentinos. Afinal, que projeto resiste às mazelas de governos poucos compromissados com a causa? Eu fico imaginando como deve ser a rotina de trabalho para produção de uma unidade ao ano.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5661
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 255 vezes

Re: KF-X

#129 Mensagem por akivrx78 » Sex Mai 07, 2021 3:32 pm

Sobre a Coreia do Sul e difícil levar eles a sério.

https://lavender.5ch.net/test/read.cgi/ ... 619614072/

Vou traduzir apenas a parte interessante.

Em 2017 os 36 novos Apaches block 2E voaram 13 vezes 10 sobre a terra 3 sobre o mar.
Em 2018 12 vezes 9 sobre terra e 2 sobre o mar
Em 2019 6 vezes 5 sobre terra e 1 sobre o mar
Em 2020 5 vezes 4 sobre terra e 1 sobre o mar

Desde fevereiro os voos de treinamento estão cancelados por tempo indefinido os pilotos treinam apenas em simuladores.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36163
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: KF-X

#130 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 07, 2021 9:34 pm

Vamos ver a quantas anda esse projeto. Se os sul coreanos mostrarem de fato a que veio, e apararem todas as arestas de dúvidas sobre a real capacidade do projeto, então pode ser que ele tenha a confiança do mercado de armas mundial.
Mas eu particularmente acho muito difícil um caça sul coreano em países centrais.
Já periferia é outro esquema.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36163
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: KF-X

#131 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 05, 2022 10:57 am

Jato KF-21 sul-coreano poderá competir com F-16 e Gripen para novo caça das Filipinas
Governo das Filipinas diz que lista de finalistas Gripen e F-16 ainda não é definitiva.

https://i0.wp.com/www.cavok.com.br/wp-content/uploads/2022/09/KF-21_Boramae_First_Flight4.jpg?resize=1140%2C570&ssl=1

https://www.cavok.com.br/jato-kf-21-sul ... -filipinas

Mal nasceu e já está dando trabalho. :mrgreen:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: KF-X

#132 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 20, 2023 12:49 pm

KAI revives the idea of the F-50, an FA-50 derivative fighter aircraft

During a ceremony at Korea Aerospace Industries (KAI) headquarters announcing the company’s development strategy through 2050, the company’s CEO discussed future developments of the FA-50, such as its F-50 single-seat light fighter version.
In the FA-50 development pipeline, which originated with the advanced training/LIFT T-50 version for the Republic of Korea Air Force (ROKAF), KAI had planned from the beginning for the design to evolve into the development of a light single-seat multirole fighter, which it designated the F-50.
And this should come as no surprise since the development of the T-50 also involved Lockheed Martin. With American assistance, the advanced trainer was created from the design concepts and technology of the F-16, which KAI manufactures locally under license as the KF-16. Thus, the T-50 (later FA-50) always had in its DNA the potential to become the F-50, a light fighter that could do 80% of what an F-16 does, but at lower cost.

Imagem

KAI proposed its single-seat fighter as a replacement for the several dozen F-5 Tiger IIs still in use in the ROKAF, but to finance the development of the F-50, the South Korean Ministry of Defense was required to commit the necessary funds. But this did not happen, as every fraction of the available budget was directed to the development of the KF-21 Boramae.

New opportunity for the F-50?

Kang Gu-young, CEO of Korea Aerospace Industries, officiated at a ceremony at the company’s headquarters in Sacheon, where he outlined his «Global KAI 2050 -Beyond Aerospace-» business strategy, which he believes KAI can become the seventh largest aerospace company in the world.

This strategy, according to Kang Gu-young, will represent a quantum leap forward for the company, based on innovation, investment in R&D and the recruitment and training of human talent.


Another of the strategies to be followed is to reduce its dependence on Korean government procurement contracts, to focus on the export potential of its products. It is from here that the possibility of the development of the F-50 arises.

The successful export of the FA-50 to Poland through close cooperation with the government and a quick response in a rapidly changing security environment confirmed the potential of the European market, which KAI had previously considered inaccessible for its products. This shift is further evidenced by Airbus Defence & Space’s approach to the Korean firm to promote the FA-50 in Western European countries, burying the AFJT, its own advanced supersonic trainer/light fighter project, along the way.

Building on the success of the FA-50, Kang Gu-young wants to establish beachheads in the European, North American, African and Middle Eastern markets (possibly through Egypt), while strengthening KAI’s presence in the Southeast Asian and South American markets.

Versions of the FA-50 tailored to the particular requirements of each export customer will be promoted, including the possibility of developing the F-50 light combat single-seat version. What was not made clear is whether the development is dependent on a potential customer financing the project, or whether KAI plans to pay for it out of its own pocket.

Imagem

There are hundreds of MIG-21, F-5, A-37, A-4, Alpha Jet, L-39 and other old trainer or fighter/light attack aircraft models to be replaced by a new technologically advanced and more economical to operate platform, generating a potential market of between 800 to 1,000 of the FA-50 and F-50 category jets, of which KAI intends to take the lion’s share. And every FA-50 customer is a potential customer for the KF-21, and other military and civilian products of the South Korean aerospace company, which eventually intends to compete with the giants of Boeing and Airbus.

https://www.aviacionline.com/2023/01/ka ... BJM_AIThJ8




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36163
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: KF-X

#133 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 21, 2023 6:51 pm

Segundo a mídia sul coreana, o terceiro protótipo do KF-X voou esta semana. No plano serão 6 protótipos, um para testar cada sistema e operação do caça.
Espera-se que ele possa ser introduzido até o final desta década caso tudo corra de acordo com o cronograma planejado.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36163
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: KF-X

#134 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 21, 2023 6:53 pm

cabeça de martelo escreveu: Sex Jan 20, 2023 12:49 pm Imagem
Ai está o caça baratinho que o Uruguai tanto queria. :twisted:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: KF-X

#135 Mensagem por Túlio » Dom Jan 22, 2023 10:44 am

FCarvalho escreveu: Sáb Jan 21, 2023 6:53 pm
cabeça de martelo escreveu: Sex Jan 20, 2023 12:49 pm Imagem
Ai está o caça baratinho que o Uruguai tanto queria. :twisted:
Continuo cético sobre os EUA deixarem pra Coreano o F-5 do século XXI, cuja linha de montagem estaria sendo aberta mais ou menos na época em que a do F-16 começasse a ficar sem encomendas (claro, por outro lado a LM ainda teria algo a ganhar - royalties, já que o concorrente é da BOEING)...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder