C-105 Amazonas

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: C-105 Amazonas

#31 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 02, 2017 11:03 pm

Tikuna escreveu:Esse nosso C-295 é praticamente o C-235 VIGMA Espanhol, mas sem ESM
Aqui um dado importante que tinha me passado despercebido. O C-235. Se o SC-295 está saindo a 62 milhões de euros cada um, talvez fosse o caso de se pensar em um complemento/substituto para os P-95M na forma desta versão do CASA.
Um desconto de uns 10/15 milhões para uma versão de esclarecimento marítimo já seria importante na hora de negociar uma aquisição.
Diga-se de passagem, que olho este modelo com muita atenção para a Avex como sendo uma alternativa no futuro a longo prazo ao invés do C-295.
É para se pensar.

abs.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: C-105 Amazonas

#32 Mensagem por Penguin » Qui Mar 02, 2017 11:40 pm

FCarvalho escreveu:
Tikuna escreveu:Esse nosso C-295 é praticamente o C-235 VIGMA Espanhol, mas sem ESM
Aqui um dado importante que tinha me passado despercebido. O C-235. Se o SC-295 está saindo a 62 milhões de euros cada um, talvez fosse o caso de se pensar em um complemento/substituto para os P-95M na forma desta versão do CASA.
Um desconto de uns 10/15 milhões para uma versão de esclarecimento marítimo já seria importante na hora de negociar uma aquisição.
Diga-se de passagem, que olho este modelo com muita atenção para a Avex como sendo uma alternativa no futuro a longo prazo ao invés do C-295.
É para se pensar.

abs.
Carvalho, a Avex está analisando coisas menores, Caravan e no máximo Twin Otter.
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Re: C-105 Amazonas

#33 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 02, 2017 11:57 pm

Sim eu sei. Por isso que aludi ao longo prazo. No futuro bem mais adiante eles serão necessários.

abs.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: C-105 Amazonas

#34 Mensagem por juarez castro » Sex Mar 03, 2017 12:13 am

Carvalho, se depender de avaliação técnico operacional, o EB JAMAIS irá adquirir o 295, porque ele não cumpre a missão, não consegue operar com o payload propagado pelo fabricante no TO Amazônico, e ainda, o pos venda deles é um Deus nos acuda.
Não vejo possibilidade técnica e financeira do EB operar uma anv deste porte, acredito que ficarão na faixa do Sherpa/212 como limite de carga e com o Caravan ou Twin Other fazendo a "carroçada" da miudeza.

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Re: C-105 Amazonas

#35 Mensagem por knigh7 » Sex Mar 03, 2017 2:49 am

juarez castro escreveu: acredito que ficarão na faixa do Sherpa/212 como limite de carga e com o Caravan ou Twin Other fazendo a "carroçada" da miudeza.
Essa tua informação Juarez bate com a da Tecnologia & Defesa. O EB está analisando 2 tipos de aeronaves de transporte: uma no porte do Sherpa/CASA 212 e outra menor, monomotor, do porte do Grand Caravan.
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Re: C-105 Amazonas

#36 Mensagem por Túlio » Sex Mar 03, 2017 2:08 pm

Penguin escreveu:O novo radar que equipa o P-95M é o Selex Seaspray 5000E, AESA, com 370km de alcance:
http://www.leonardocompany.com/en/-/seaspray_5000e-1

Imagem
O P-95M, sua nova denominação, conta com o radar Seaspray 5000E e tem condições de detectar navios de grande porte a até 370 quilômetros de distância. Semelhante ao instalado na aeronave P-3 Orion, o novo radar também permite registrar imagens de alta resolução durante a varredura. ”Sobrevoando a Ilha de Florianópolis conseguimos visualizar pelo radar embarcações no porto de Paranaguá”, compara o Comandante do Esquadrão Phoenix, Tenente-Coronel Pierre Gonçalves Bastos, sobre uma das possibilidades de imageamento do novo equipamento.

Agora os aviões conseguem acompanhar até 200 alvos simultaneamente, realizar mapeamento de terrenos e detectar aeronaves, entre outras funcionalidades. Os novos sistemas de navegação oferecem maior precisão, o que é fundamental para uma aeronave que voa sobre o mar, sem referências visuais. Os sistemas de comunicação também foram substituídos.
http://www.revistaoperacional.com.br/20 ... ndeirulha/
Mas aonde vão botar a antena AESA desse radar no Bandeirulha? Me parece largo demais para o nariz "do Pateta"; ademais, que eu saiba o seu melhor uso é com rotação em 360º, outra impossibilidade no nariz do P-95. Estranho...
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Re: C-105 Amazonas

#37 Mensagem por Penguin » Sex Mar 03, 2017 2:22 pm

Túlio escreveu:
Penguin escreveu:O novo radar que equipa o P-95M é o Selex Seaspray 5000E, AESA, com 370km de alcance:
http://www.leonardocompany.com/en/-/seaspray_5000e-1

Imagem
http://www.revistaoperacional.com.br/20 ... ndeirulha/
Mas aonde vão botar a antena AESA desse radar no Bandeirulha? Me parece largo demais para o nariz "do Pateta"; ademais, que eu saiba o seu melhor uso é com rotação em 360º, outra impossibilidade no nariz do P-95. Estranho...
Imagem

http://tecnodefesa.com.br/esquadrao-pho ... a-34-anos/
By Roberto Caiafa

https://issuu.com/esquadraonetuno/docs/ ... -290916_hq
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Re: C-105 Amazonas

#38 Mensagem por Túlio » Sex Mar 03, 2017 2:32 pm

Penguin escreveu: Imagem
Perfeito, tks. Na img original da Leonardo tinha ficado parecendo outra coisa.
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Re: C-105 Amazonas

#39 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Mar 03, 2017 4:24 pm

Túlio escreveu:Mas aonde vão botar a antena AESA desse radar no Bandeirulha? Me parece largo demais para o nariz "do Pateta"; ademais, que eu saiba o seu melhor uso é com rotação em 360º, outra impossibilidade no nariz do P-95. Estranho...
Ao que parece quem tirou essa foto estudou na mesma escola que o fotógrafo do McDonalds, a antena tem 43cm de largura, cabe até no banco do passageiro do meu carro.
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Re: C-105 Amazonas

#40 Mensagem por Túlio » Sex Mar 03, 2017 4:38 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Túlio escreveu:Mas aonde vão botar a antena AESA desse radar no Bandeirulha? Me parece largo demais para o nariz "do Pateta"; ademais, que eu saiba o seu melhor uso é com rotação em 360º, outra impossibilidade no nariz do P-95. Estranho...
Ao que parece quem tirou essa foto estudou na mesma escola que o fotógrafo do McDonalds, a antena tem 43cm de largura, cabe até no banco do passageiro do meu carro.
[018] [018] [018] [018]

Pior, o Mac-radar sozinho deve custar várias vezes mais que o Bandeco inteiro! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
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Re: C-105 Amazonas

#41 Mensagem por Juniorbombeiro » Sex Mar 03, 2017 4:48 pm

Isso me lembrou o cunhado de um amigo meu na infância, ele tinha um FIAT 149 (sim, acharam mais dois defeitos) com uma "sonzera" que valia 4 vezes mais que o carro.
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Re: C-105 Amazonas

#42 Mensagem por Penguin » Sex Mar 03, 2017 7:39 pm

Túlio escreveu:
Penguin escreveu: Imagem
Perfeito, tks. Na img original da Leonardo tinha ficado parecendo outra coisa.
Creio que a dimensão da antena é adaptável ao espaço disponível.
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Re: C-105 Amazonas

#43 Mensagem por knigh7 » Sex Mar 03, 2017 10:17 pm

Túlio escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Ao que parece quem tirou essa foto estudou na mesma escola que o fotógrafo do McDonalds, a antena tem 43cm de largura, cabe até no banco do passageiro do meu carro.
[018] [018] [018] [018]

Pior, o Mac-radar sozinho deve custar várias vezes mais que o Bandeco inteiro! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
A título de complemento de informação a antena AESA dele tem 500 módulos. Em comparação com a do Typhoon, é um nada. Mas com um Rafale ae....
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Re: C-105 Amazonas

#44 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 05, 2017 12:46 am

juarez castro escreveu:Carvalho, se depender de avaliação técnico operacional, o EB JAMAIS irá adquirir o 295, porque ele não cumpre a missão, não consegue operar com o payload propagado pelo fabricante no TO Amazônico, e ainda, o pos venda deles é um Deus nos acuda.
Não vejo possibilidade técnica e financeira do EB operar uma anv deste porte, acredito que ficarão na faixa do Sherpa/212 como limite de carga e com o Caravan ou Twin Other fazendo a "carroçada" da miudeza.
G abraço
Olá Juarez, fazia menção ao C-235 e não os -295. Quanto ao mais, estás correto. Por enquanto o EB quer capilaridade das suas undes de asa fixa. O resto a FAB faz a ligação. O problema maior da Avex sempre foi o apoio aos PEF's e/ou OM no interior com pouca acessibilidade aérea e terrestre. Nestes casos só mesmo com aeronaves leves.
Mas acho eu aqui com os meus botões, que cedo ou tarde a evolução da própria asa fixa da Avex irá demandar algo um pouco maior, como o C-235 ou similar.
A mim me parece que a FAB deveria fazer apenas a parte estratégica do apoio logístico com os C-130, e futuramente o KC-390 (apesar de sentir falta de algo como um Y-20, C-2 ou C-17 para complementar aqueles... quem sabe um dia. :roll: ).

abs.
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Re: C-105 Amazonas

#45 Mensagem por Túlio » Dom Mar 05, 2017 12:52 am

knigh7 escreveu:
A título de complemento de informação a antena AESA dele tem 500 módulos. Em comparação com a do Typhoon, é um nada. Mas com um Rafale ae....
No duro? PUTZ, então é só integrar Meteor nele e o Bandeirulha vira BANDEIRAÇA!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
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