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Re: Aviação Naval Brasileira

Enviado: Dom Nov 26, 2017 1:16 pm
por Lord Nauta
FCarvalho escreveu:Lord, na reportagem a MB está procurando verificar com a FAB a partilha de bases aéreas para distribuir os UH-15.

Presumivelmente em Belém e Florianópolis. Não tenho ideia do porque dessa divisão dos meios posto que iremos operar míseras 16 undes, sendo que apenas 8 serão EG e as 8 demais versões especializadas C-SAR e AN. Além do que, o grosso do CFN está concentrado no RJ.

Não se sabe ainda sequer qual o destino dos UH-14, se serão modernizados ou aposentados.

Acho contraprudocente isso de querer espalhar os poucos meios que temos, sem nem ter estrutura para operar e receber tais helos. Ademais, qual a utilidade destes helos em Belém e Florianópolis? O que eles fariam que os helos da FAB na área já não cobrem? Se fosse pelo menos em Manaus onde tem o 1o BtlOpRib ainda vá lá. O de Belém nem ainda está operacional.

Tendo a crer que antes de sair espalhando os poucos meios de que dispõe, seria mais interessante pensar em duas questões mais prioritárias, que são o helos de treinamento e médio-leve. Estes sim bem mais interessantes de manter e conseguir verba, já que uma nova compra de H225M pode ser considerada praticamente carta fora do baralho no caso da substituição dos UH-14. Daí o que fazer com eles, já é bem outra coisa. Pelo menos até 2024 eles vão ter que durar, já que esta é a data final para a substituição dos Cougar e BH na Avex.

Em todo caso, com 4 HU's para conseguir um novo helo, pelo menos umas 24 a 32 undes terão de ser arranjadas inexoravelmente. E pelo menos para mim não seria de toda má ideia manter-se os números do PEAMB, já que com 60 helos médio-leves poderíamos dispor de pelo menos mais dois ou três esquadrões, cobrindo assim Natal e Salvador, e quiçá Florianópolis e Belém. E ainda sobraria para o Proantar.

Os helos de treinamento sinceramente, gostaria de que isso fosse feito conjuntamente pelas ffaa's, até porque geraria menores custos e maior capacidade de barganha com os ofertantes. Infelizmente como o pessoal continua cada um olhando para o próprio umbigo, e o MD não tem culhões para resolver o negócio, vamos esperar para ver o que dá.

abs

Concordo com o quantitativo de helis previstos no natimorto PEAMB. Entretanto não podemos nunca nos esquecer que moramos em um país chamado Brasil. Um país que tem uma Esquadra com navios com o mesmo tempo de serviço dos membros do Almirantado. Um país que tem ainda obuses M-114 em operação e que terá como defesa de sua dimensão área míseros 36 aviões de caça monomotores. Quanto aos ministros da Defesa o que tivemos e temos: advogado, embaixador, políticos .... todos,sem exceção, incapazes e dotados de pensamento estratégico de natureza medíocre. :mrgreen:

Sds


Lord Nauta

Re: Aviação Naval Brasileira

Enviado: Dom Nov 26, 2017 6:47 pm
por FCarvalho
Lord, em se tratando de helos médio-leves, e leves, todos com potencial para serem montados aqui, com exceção dos americanos, acredito que a MB possui argumentos fortes para conseguir atingir os números pretendidos, já que isso envolveria com certeza os interesses das fabricantes aqui instaladas, mais objetivamente, franceses e italianos. Todos eles com pesados investimentos aqui.

Um AW-109 custa em torno de US 4-6 milhões. A mesma coisa os H-135/145. Os helo leves custam em torno US 1,5 a 3 milhões. Os americanos podem até fazer por menos, sabemos disso.

Então a questão de fundo é: com que a gente tem que conversar ao pé do ouvido para esse negócio sair?

abs

Re: Aviação Naval Brasileira

Enviado: Seg Nov 27, 2017 12:01 am
por Bolovo
FCarvalho escreveu:Por enquanto a prioridade é conseguir no curto prazo a substituição dos IH-6B e dos Esquilo mono e bi turbina.

Este último é mais complicado em função da quantidade apontada, cerca de 60 helos, no último PEAMB. Se considerarmos os 4 HU que a MB tem, seriam 15 aeronaves para cada um.

Já os helos de treinamento são necessários cerca de 30 undes. A AW tem a vantagem de oferecer uma mesma base com o AW-109/119 nos dois projetos, enquanto a Helibrás oferece o H125 e a dupla H135/145 respectivamente.

Há o problema dos helos para o Proantar, mas estes acredito serão comprados usados, novamente com o AW-109 despontando como a oferta mais em conta, posto que são ex-USCG. Não seria em todo caso nenhuma grande modificação neles. São 8 helos com apenas 8 anos de uso. Se o almirantado conseguir a proeza de abrir a mão do MF/MOGP, podemos comprar todas as undes, já que temos dois navios polares e ambos conseguem levar mais de um helo a bordo.

abs.
Eu sinceramente torço para os helicópteros da Airbus/Helibrás.

No EB, o treinamento de asas rotativas é feito com o Esquilo e na FAB é a mesma coisa. Portanto, creio eu, que substituir os Jet Ranger por novos H125 Esquilo não seja assim tão sem sentido, é até agradável padronizar a frota, visto que o Esquilo é o helicóptero mais difundido no país em funções públicas, entre elas a paramilitar e militar, enquanto os da Agusta são estranhos no ninho, bem raros de se ver. E não acredito que seja necessário 30 unidades, isso é o previsto no PEAMB 2030, para as necessidades atuais eu acredito que até menos do que a metade disso já seja o suficiente.

Para o novo helicóptero leve multifunção, inclusive para o PROANTAR, eu acredito que o H145M T2 seja a melhor opção. Acho muito superior ao concorrente da Agusta. Ele é um derivado direto do UH-72 Lakota que teve 400 encomendas do Exército dos EUA e, assim como o Esquilo, tem algumas unidades voando em unidades públicas pelo país (apesar de se tratar da versão mais antiga do H145, sem o rotor fenestron). Além disso, foi encomendado pela Marinha da Tailândia, o que mostra que já pode voar nos navios. Quanto ao dinheiro, o atual "governo" disponibilizou bilhões de reais para salvar o pescoço, então custa nada imaginar que o país tenha dinheiro, nem que seja uns meros 20 milhões para comprar uns três helicópteros para o programa antártico. Chega de tranqueira de segunda-mão, chega.

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Re: Aviação Naval Brasileira

Enviado: Seg Nov 27, 2017 11:28 am
por FCarvalho
A resposta para a sua questão, segue abaixo.
Então a questão de fundo é: com que a gente tem que conversar ao pé do ouvido para esse negócio sair?
Dinheiro nunca foi problema. Já a gestão dos negócios da defesa... :roll:

ps1: à boca pequena, diz-se nos corredores internos da MB, que o AW tem a preferencia do pessoal da AN para o UHL. Se é verdade, ou não, é outra coisa.

ps2. penso que já passou da hora de conversarmos seriamente sobre uma escola comum de formação de pilotos de helo, e por conseguinte, de um único modelo para tal.


abs

Re: Aviação Naval Brasileira

Enviado: Qui Fev 15, 2018 9:19 pm
por FCarvalho
Um notícia que deve interessar a MB no futuro.

Canada e Polonia se unem ao programa da Otan para desenvolver proxima geracao de aeronave multi-missão maritima

http://www.cavok.com.br/blog/canada-e-p ... -maritima/

abs

Re: Aviação Naval Brasileira

Enviado: Sáb Fev 17, 2018 10:17 pm
por FCarvalho
Os dilemas da administração Leal Ferreira na Aviação Naval
14 de Fevereiro de 2018

http://www.naval.com.br/blog/2018/02/14 ... cao-naval/

Re: Aviação Naval Brasileira

Enviado: Qua Fev 21, 2018 9:20 pm
por FCarvalho
Marinha reduz número de jatos AF-1 Skyhawk modernizados pela Embraer
21 de Fevereiro de 2018

http://www.aereo.jor.br/2018/02/21/mari ... a-embraer/

É... cada um se vira como pode. Melhor 6 no esquadrão do que nenhum voando.

Agora é esperar o tempo passar.

Até daqui a vinte anos.

abs.

Re: Aviação Naval Brasileira

Enviado: Qui Fev 22, 2018 11:54 am
por J.Ricardo
Que estranho, nessa notícia ele especifica integrar o MAA1-B, esse bicho não foi cancelado?
Não seria melhor partir pro A-Darter?

Re: Aviação Naval Brasileira

Enviado: Qui Fev 22, 2018 12:02 pm
por Bolovo
J.Ricardo escreveu:Que estranho, nessa notícia ele especifica integrar o MAA1-B, esse bicho não foi cancelado?
Não seria melhor partir pro A-Darter?
Sim, o cara deu um Ctrl+C Ctrl+V de uma matéria antiga e saiu com esse MAA-1B na lista.

Re: Aviação Naval Brasileira

Enviado: Qui Fev 22, 2018 8:06 pm
por FCarvalho
As configurações serão atualizadas dos vários sistemas das aeronaves a serem modernizadas. E o MAA-1B não foi cancelado, pelo contrário, foi até homologado, mas não houve encomendas do mesmo, sequer para os F-5/A-1.

Lamentável, para não dizer vergonhoso. Enfim, gastou-se tempo e dinheiro em algo que no fim sequer chegou a ser comprado.

Coisas de Brasil.

A ver o que a MB irá colocar nestes caças. A FAB já usa o Pythoon III e IV. Se alguns desses puderem ser usados nos A-4 menos mal.

abs

Re: Aviação Naval Brasileira

Enviado: Qua Mar 21, 2018 8:26 pm
por arcanjo
21/03/2018
Marinha Brasileira ganhará importantes adições nos próximos meses

Por fernando Valduga

https://i1.wp.com/www.cavok.com.br/blog/wp-content/uploads/2018/03/AH-15B_17.jpg

:arrow: http://www.cavok.com.br/blog/marinha-br ... mos-meses/

abs.

arcanjo

Re: Aviação Naval Brasileira

Enviado: Qua Mar 21, 2018 10:10 pm
por FCarvalho
São raras, mas as boas notícias acontecem. Ao menos os projetos principais da AN continuam sendo todos tocados em frente.

Falta dar uma resposta aos programas de substituição dos Esquilo e Bell 206, mas que parece infelizmente, segue sem rumo e sem prumo mesmo na racionalidade da atual gestão.

A ver.

abs

Re: Aviação Naval Brasileira

Enviado: Qui Mar 22, 2018 1:48 pm
por pmicchi
FCarvalho escreveu:Marinha reduz número de jatos AF-1 Skyhawk modernizados pela Embraer
21 de Fevereiro de 2018

http://www.aereo.jor.br/2018/02/21/mari ... a-embraer/

É... cada um se vira como pode. Melhor 6 no esquadrão do que nenhum voando.

Agora é esperar o tempo passar.

Até daqui a vinte anos.

abs.
Que mal lhes pergunte, por força de decreto a MB só pode manter a aviação de asa fixa embarcada, certo?

Sem o São Paulo, como fica a situação?

Re: Aviação Naval Brasileira

Enviado: Qui Mar 22, 2018 5:29 pm
por Tikuna
Quando que o governo tá pensando em acelerar o processo da revogação do decreto 2.538?

Porque quando houver a desincorporação oficial do São Paulo e sua mostra de desarmamento, a marinha em tese estaria cometendo um crime operando os A-4 e esperando os C-1.

Re: Aviação Naval Brasileira

Enviado: Qui Mar 22, 2018 11:27 pm
por FCarvalho
E alguém neste país patético liga se a MB comete alguma ilegalidade por falta de uma simples canetada?
Na hora que convir o decreto é revogado/alterado. Sem cerimônia e nem mais questões.
A Avex também vai precisar. Mas os aviões dela só chegam daqui a 3 anos.
Até lá, o SP vai sendo aposentado aos pouquinhos... :|

abs.