Aviação Naval Brasileira

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#766 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 01, 2023 7:23 pm

A aviação naval passou a contar com um núcleo de esquadrão em Santa Catariana com a ativação desta OM para receber 1 UH-15A para operações SAR, Adm, apoio CFN, comando e ligação, e apoio ao DN local.

Se não estou enganado, agora são 3 Caracal em Belém, 1 Rio Grande e 1 em Florianópolis, com o restante no RJ no HU-2

Mesmo não estando previsto, faltam ainda equipar as bases em Manaus, Ladário, Natal e Salvador, onde existem também BtlFuzNvs e GptoFuzNvs, além das sedes dos respectivos DN.

Com certeza não vai haver helos para todo mundo, e deixar OM com apenas 1 ou 2 helos não é das soluções mais lícitas para se ter alguma capacidade aérea naquelas localidades.

A MB ainda tem 1 ou 2 UH-15 para receber até 2024 ou 2025. Depois disso, ficamos ao Deus dará novamente.

Nenhuma novidade até aqui.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#767 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 01, 2023 7:30 pm

Esqueci, a MB também possui agora um BtlFuzNvs em Santos para operações QBRN. Não está descartada no futuro a demanda por helos em apoio a mais esta OM.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Vinícius Almeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 353
Registrado em: Sex Dez 12, 2014 9:49 pm
Agradeceram: 49 vezes
Contato:

Re: Aviação Naval Brasileira

#768 Mensagem por Vinícius Almeida » Qui Nov 02, 2023 4:57 pm

FCarvalho escreveu: Qua Nov 01, 2023 7:30 pm Esqueci, a MB também possui agora um BtlFuzNvs em Santos para operações QBRN. Não está descartada no futuro a demanda por helos em apoio a mais esta OM.
Esse Batalhão não fica em Santos, mas sim em Iperó, no Complexo Nuclear de ARAMAR.




Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#769 Mensagem por Viking » Sex Nov 03, 2023 2:01 am

Vinícius Almeida escreveu: Qui Nov 02, 2023 4:57 pm
FCarvalho escreveu: Qua Nov 01, 2023 7:30 pm Esqueci, a MB também possui agora um BtlFuzNvs em Santos para operações QBRN. Não está descartada no futuro a demanda por helos em apoio a mais esta OM.
Esse Batalhão não fica em Santos, mas sim em Iperó, no Complexo Nuclear de ARAMAR.
Em Santos esta prevista a reativação do Grupamento de Fuzileiros que já existiu no passado.

Sds




Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#770 Mensagem por Viking » Sex Nov 03, 2023 2:16 am

Em minha opinião considerando as capacidades para operações aéreas do Atlântico e Bahia e das FCT a MB deveria adquirir via FMS pelo menos mais 6 S76 para o HS 1.

Sds




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#771 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 03, 2023 10:36 pm

Viking escreveu: Sex Nov 03, 2023 2:16 am Em minha opinião considerando as capacidades para operações aéreas do Atlântico e Bahia e das FCT a MB deveria adquirir via FMS pelo menos mais 6 S76 para o HS 1.
Sds
A pretensão, ainda, é está. [001]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#772 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 27, 2024 7:32 pm



Com a situação da aviação naval completamente confusa e sem perspectivas no curto e médio prazo, o P-600 da Embraer e IAI\Elta seria um ótimo acréscimo as capacidades de defesa aérea sobre a ZEE e FIR Atlântico, além da cobertura da esquadra dentro destas áreas.

Sendo 6 os DN ao longo do litoral, e com +5 milhões km2 de ZEE e outras 10 milhões km2 de zona SAR Atlântico, é importante que a MB disponha para si das capacidades que esta versão do jato executivo da Embraer pode oferecer.

As lições dos AEW russos e OTAN na Ucrânia nos dão o tom da importância e do valor de se dispor de tais vetores em qualquer TO, principalmente o naval, que via de regra não possui pontos de referência em quantidade e escaláveis que se possa orientar os voos.

Além do AEW, este avião é capaz de cobrir também a parte SAR, C4ISR, EW, SINGIT e outros aspectos indispensáveis à condução da guerra naval

Sonhando acordado, 18 unidades seria o necessário para cobrir de forma íntegral e sem quebra galhos o nosso litoral, a ZEE e a FIR Atlântico pela qual somos responsáveis, embora não poucas vezes nos vejamos na condição de responder pela cobertura de outros países.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder