Aviação Naval Brasileira

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#136 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 28, 2017 1:23 pm

Bolovo escreveu:
FCarvalho escreveu:Pena que serão apenas 8 undes.

abs.
Os Lynx são orgânicos das escoltas, portanto com a diminuição dessas, diminuirá o número de helicópteros. E nas novas escoltas, se elas um dia existirem, virão helicópteros novos (creio eu que o Seahawk).
Salvo engano este projeto dos Linx termina em 2021, se muito, com a entrega da 8a aeronave modernizada. Até lá, provavelmente, teremos apenas as 2 Inhaúma, a Barroso, e quiçá 3 Niterói com alguma sorte.

Para uma esquadra em processo de auto-extinção acho que já dá para quebrar um galho. E no futuro, caso venhamos a ter as CV-3 eles serão mais que suficiente para estes navios.

Sea Hawk no convôo de navios da MB, bem, isso ainda vai demorar.... muito.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#137 Mensagem por pmicchi » Qui Set 28, 2017 2:39 pm

não entendo porque esses helos nunca foram equipados com sensores ASW (Mad, sonar de mergulho). São meios ASuW e no maximo podem ser vetorados para lançar torpedos como os velhos Wasp.

é puramente uma questão orçamentária?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#138 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 28, 2017 10:29 pm

pmicchi escreveu:não entendo porque esses helos nunca foram equipados com sensores ASW (Mad, sonar de mergulho). São meios ASuW e no maximo podem ser vetorados para lançar torpedos como os velhos Wasp.
é puramente uma questão orçamentária?
A função ASW por helos tradicionalmente na MB sempre foi exercida pelos HS-1 e seus SH-3 e posteriormente com os SH-16. Os Linx sempre foram primariamente vistos, e utilizados, como vetores ASupW e de esclarecimento para os navios da esquadra, mesmo tendo uma capacidade ASW vetorada.

Com a evolução do quadro de helos na MB, e uma eventual homogenização dos tipos, é provável que os SH-16 futuramente possam ser usados nos navios da esquadra que vierem a ser construídos, oferecendo assim uma maior flexibilidade operacional a estes.

Mas até lá, os AH-1 vão continuar a fazer o seu trabalho de esclarecimento e ataque. E muito bem por sinal.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#139 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 03, 2017 10:13 pm

Esquadrão VF-1: 19 anos de problemas?
Por Roberto Caiafa - out 3, 2017

http://tecnodefesa.com.br/esquadrao-vf- ... problemas/

Ao que parece, quanto mais o tempo passa, menor é a probabilidade de o VF-1 vir a continuar a existir. Não ao menos na atual organização.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#140 Mensagem por Lord Nauta » Qua Out 04, 2017 12:48 am

FCarvalho escreveu:Esquadrão VF-1: 19 anos de problemas?
Por Roberto Caiafa - out 3, 2017

http://tecnodefesa.com.br/esquadrao-vf- ... problemas/

Ao que parece, quanto mais o tempo passa, menor é a probabilidade de o VF-1 vir a continuar a existir. Não ao menos na atual organização.

abs.
A MB deveria encomendar 10/12 Super Tucano junto a EMBRAER e aposentar de vez os A-4. Com estes aviões manteria a formação de pessoal e no caso de serem equipados como seus homólogos estrangeiros agregariam uma capacidade de combate crível para a AN.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#141 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 04, 2017 8:27 pm

Concordo, mas parece que de momento, até o ST anda caro demais para o orçamento da MB.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2059
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#142 Mensagem por Frederico Vitor » Qui Out 05, 2017 5:25 pm

FCarvalho escreveu:Concordo, mas parece que de momento, até o ST anda caro demais para o orçamento da MB.

abs
Cristo! :cry: :roll:

Que nível chegou a MB.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#143 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 05, 2017 8:16 pm

Bem, mais baixo que a da nossa classe política eu duvido. Talvez um pouco menos da ignorância nacional em relação a ela mesma. Mas que a coisa chegou ao fundo do mar, lá isso chegou.

E infelizmente ainda há aqueles na MB que parecem não ter notado a gravidade da situação. Mas isso é coisa de gente muito mais preocupado com cargos, comissões e burrocracia do que com operacionalidade.

Nós temos uma marinha com papel de polícia, mas que não tem cacoete de guarda costeira para fazer o serviço direito, ao mesmo tempo que quer ser de águas azuis sem nem conseguir se virar nas marrons.

Quanto tudo é prioridade, nada fica priorizado então. Portanto pode ficar para depois.

Foi o que aconteceu com a aviação naval, com a Esquadra, e com FFE no início deste século.

Quiseram abraçar o mundo com as pernas, e deu no que deu.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#144 Mensagem por Lord Nauta » Sex Out 06, 2017 1:06 am

FCarvalho escreveu:Bem, mais baixo que a da nossa classe política eu duvido. Talvez um pouco menos da ignorância nacional em relação a ela mesma. Mas que a coisa chegou ao fundo do mar, lá isso chegou.

E infelizmente ainda há aqueles na MB que parecem não ter notado a gravidade da situação. Mas isso é coisa de gente muito mais preocupado com cargos, comissões e burrocracia do que com operacionalidade.

Nós temos uma marinha com papel de polícia, mas que não tem cacoete de guarda costeira para fazer o serviço direito, ao mesmo tempo que quer ser de águas azuis sem nem conseguir se virar nas marrons.

Quanto tudo é prioridade, nada fica priorizado então. Portanto pode ficar para depois.

Foi o que aconteceu com a aviação naval, com a Esquadra, e com FFE no início deste século.

Quiseram abraçar o mundo com as pernas, e deu no que deu.

abs.
[100] [100] [100] [100] [100] [100] [100]




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#145 Mensagem por Carlos Lima » Sex Out 06, 2017 1:53 pm

Lord Nauta escreveu:
FCarvalho escreveu:Esquadrão VF-1: 19 anos de problemas?
Por Roberto Caiafa - out 3, 2017

http://tecnodefesa.com.br/esquadrao-vf- ... problemas/

Ao que parece, quanto mais o tempo passa, menor é a probabilidade de o VF-1 vir a continuar a existir. Não ao menos na atual organização.

abs.
A MB deveria encomendar 10/12 Super Tucano junto a EMBRAER e aposentar de vez os A-4. Com estes aviões manteria a formação de pessoal e no caso de serem equipados como seus homólogos estrangeiros agregariam uma capacidade de combate crível para a AN.
A MB 'e proibida por lei de fazer essa compra...

Isso mostra a dimensao do tipo de bagunca que temos nas nossas FAs e falta de Governos que pelo menos a uns 20 anos ou mais deveriam ter acabado com esse legado vergonhoso.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#146 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 06, 2017 10:57 pm

MD = coleira de veludo. :roll: :?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#147 Mensagem por Lord Nauta » Qui Out 12, 2017 11:33 pm

Existe significativa probabilidade da MB abandonar a operação dos A-4. :mrgreen:




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#148 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 12, 2017 11:45 pm

Lord Nauta escreveu:Existe significativa probabilidade da MB abandonar a operação dos A-4. :mrgreen:
É uma probabilidade mais que concreta. Não tem mais o que fazer com eles. O AF-1 sem o Nae e com a legislação que temos perdeu toda a razão de existir.

Lamentável, mas é a realidade.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#149 Mensagem por Lord Nauta » Sex Out 13, 2017 4:46 pm

FCarvalho escreveu:
Lord Nauta escreveu:Existe significativa probabilidade da MB abandonar a operação dos A-4. :mrgreen:
É uma probabilidade mais que concreta. Não tem mais o que fazer com eles. O AF-1 sem o Nae e com a legislação que temos perdeu toda a razão de existir.

Lamentável, mas é a realidade.

abs.

Acredito que em breve sará publicada a desativação do VF-1. O que neste momento considero uma medida adequada.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#150 Mensagem por FABIO » Sex Out 13, 2017 4:55 pm

Lorda nauta e os aviões vão para FAB ?




Responder