Aviação Naval Brasileira

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#196 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 26, 2018 12:25 pm

É provável que este baixo número de células seja limitado pelo orçamento disponível.
Creio que mais tarde depois que todos os caças estiverem entregues ainda vai ter haver espaço para comprar alguns sistemas de armas mais modernos constantes do nosso arsenal nacional. Ao menos o MAA-1B, ou mesmo os Python III dos estoques da FAB, posto que ela opera com o Python IV. Armamento ar-sup inteligente também, como o Mar-1, kits SMKB e outros. Talvez até mesmo o Derby entre na conta. Vamos ver.
Como não se espera deles mais do que formação e manutenção de doutrina, não existe lá toda essa necessidade de que eles sejam equipados com mais do que dispomos por aqui e que seja fabricado em casa mesmo.
Cedo ou tarde talvez ele acabe servindo de bancada de prova para um Mansup ar-sup tupiniquim, na forma do AM-39 nacionalizado.
Enfim, terá as suas utilidades e ainda bancará a existência da caça naval a custos aceitáveis e dentro dos limites encimados ao orçamento da MB.
O mesmo vale para os C-2A.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#197 Mensagem por Carlos Lima » Qui Abr 26, 2018 12:50 pm

Esse A-4 'e um disperdicio de $$

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1899
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: Aviação Naval Brasileira

#198 Mensagem por arcanjo » Qui Abr 26, 2018 1:57 pm

É uma faca de dois gumes...

Se por um lado a modernização dos meios disponíveis é questionável, por outro há o valor já gasto na formação do aviador naval. Salvo engano, algo em torno de US$ 1 milhão cada.

Fazer de conta que esse pessoal simplesmente não existe, não é das melhores escolhas...

Formando pilotos de caça na Marinha do Brasil http://www.defesaaereanaval.com.br/form ... do-brasil/


abs.

arcanjo




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1942
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#199 Mensagem por gusmano » Qui Abr 26, 2018 3:04 pm

Se a MB planeja ter NAe again em um futuro próximo, tem que manter os A4. Já os tracker, se não tem outra opção já que o contrato já estava em vigor, paciência..deixa rolar.

O que não dá é para a MB jogar tudo fora e depois começar tudo de novo daqui 7 anos.

abs




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#200 Mensagem por Carlos Lima » Qui Abr 26, 2018 7:25 pm

No momento com falta de $$$ e sem perspectiva de um PA, seria muito mais interessante a MB ter S Tucanos ao inves desses A-4.

Mas 'e claro que aquela lei absurda e sem nenhum pingo de inteligencia que proibe a MB ter av de asa fixa que nao possa operar em PA ainda esta em vigor.

:|

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#201 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 26, 2018 11:50 pm

As coisas tendem a sempre ocorrerem na medida das possibilidades, e oportunidades. Se temos os A-4 aí e podem ser aproveitados como escola de formação, então o investimento vale. Afinal, pior seria ficar sem ele, e sem asa fixa na MB.
Por outro lado, os prazos para a definição de um novo Nae foram jogados para a metade da próxima década. Temos um tempo aí para saber, e decidir, se vai haver Nae ou não. Até lá, os C-2 e A-4 irão cumprir o seu papel de formar os aviadores navais de que a MB precisa.
Na verdade, como já demonstrado nos planos da MB, um Nae é a terceira prioridade. Isso significa que independente do quadro político e econômico a MB irá continuar aspirando um novo Nae. E para isso, uma vez acertadas as arestas do projeto da CCT e do Prosuper, o que deve acontecer até 2025, prazo máximo da baixa das Niterói, então se pensará concretamente no Nae. Aí já em cima de outras bases.
E se tivermos mesmo um Nae, bem, os últimos caças Gripen E estarão sendo entregues em 2024. Ao menos já dará para saber na real se ele serve ou não para pousar em um Nae. A MB, e mais ainda a SAAB, irão providenciar a solução desta dúvida, inclusive no quesito custos de desenvolvimento, aquisição e operação. Se vai vingar, o tempo irá dizer.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#202 Mensagem por Carlos Lima » Sex Abr 27, 2018 12:33 pm

Nao justifica a nossa miopia e atraso com essa lei absurda. :|

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#203 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 27, 2018 6:03 pm

Concordo Carlos, mas fato é que por hora a MB não está interessada em modificar essa legislação, até porque ela não quer se dar o trabalho de ver a FAB tentar empurrar os P-3AM para ela, pois os custos dessa operação não são baixos, e não existe pessoal qualificado em quantidade e capacidade para operar tais aviões. E verba então...

Por enquanto, o que dá para fazer é manter os o pouco que se tem. Se mais tarde houver condições - e penso que isso deve ser buscado pela MB - a lei cairá naturalmente de acordo com a conveniência das duas forças.

Aí vamos ver o que o futuro reserva para a aviação naval dos anos de 2020/2030.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#204 Mensagem por Carlos Lima » Sex Abr 27, 2018 6:07 pm

Ai sao 2 absurdos. O P-3AM sendo "empurrado" e essa lei absurda.

:|

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#205 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 27, 2018 6:43 pm

Bem, o Brasil é um país absurdo. Então, tá tudo bem.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5441
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 427 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#206 Mensagem por henriquejr » Sex Abr 27, 2018 9:04 pm

A MB desistiu de dar baixa no A-12 e resolveu moderniza-lo? :shock:

Alguém confirma?





.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#207 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 27, 2018 9:29 pm

olha, esse é o tipo de 'notícia' com a qual tem que se ter o maior cuidado. a MB não tem verba mal e porcamente para dar conta dos projetos de modernização dos A-4 e C-2, imagina então recuperar o SP, sabendo de tudo que já foi exaustivamente falado até agora, dando conta de que o navio precisaria de uma reforma para a qual não se tem recursos.

então vamos com muita calma nessa hora.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2082
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#208 Mensagem por gogogas » Sex Abr 27, 2018 10:35 pm

Opalão já foi desmobilizado ! Temos o Atlântico agora ,não faria sentido ,ja que tem o Prosub e as Tamandarés ....




Gogogas !
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1899
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: Aviação Naval Brasileira

#209 Mensagem por arcanjo » Sáb Abr 28, 2018 12:02 pm

knigh7 escreveu: Seg Abr 23, 2018 11:24 pm (...)

A MB confirmou recentemente que vai receber os 6 A-4M e os 4 Traders...

Os Traders já estão em fase avançada e servirão de aeronaves de ligação e os Skywawks irão ficar como núcleo de aviação de caça.
Olá, knigh7.

Com relação aos A-4M, serão 4 monoposto e 3 biposto.

A aeronave N-1001 que se acidentou na costa fluminense vai ser reparada pela Embraer em São Pedro da Aldeia.


abs.

arcanjo




Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#210 Mensagem por Tikuna » Sáb Abr 28, 2018 3:55 pm

henriquejr escreveu: Sex Abr 27, 2018 9:04 pm A MB desistiu de dar baixa no A-12 e resolveu moderniza-lo? :shock:

Alguém confirma?

noticia de 2016

http://www.defesaaereanaval.com.br/coma ... dernizado/




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Responder