Aviação Naval Brasileira

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#736 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 23, 2022 10:04 am

Cougar_PH escreveu: Ter Nov 22, 2022 6:19 pm Aqui eles com os canhões, eles tiram pra diminuir o peso, só usam quando vão fazer tiro.
E a Marinha tem uma forma única de Nomenclatura das Aeronaves o AF-1CM é o biplace e o mono é o AF-1BM
Eu não sei qual o problema com o pessoal da AN em colocar nomeclaturas como estas nestes caças.
Não dava para ser mais normal e simplemente chamar eles de AF-1A, B, C e D, como todo mundo faz por aí :?: :?
Sinceramente, em matéria de inventar moda o pessoal da marinha se superou.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#737 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 23, 2022 10:11 am

Uma história de superações, de muito envolvimento e de um certo sabor de vitória no desenvolvimento deste modelo do H225M, que é único no mundo e utilizado, até agora, apenas pela MB.
Podem dizer o que quiser sobre o programa HX-BR, mas que ele é um marco na história da indústria de aviação nacional, isso ele é. Por mais que tenha sido deixado para escanteio durante todo o seu tempo de vida.
E se o novo governo chegar a tomar posse e assumir as rédeas da defesa, eu não duvidaria de uma versão 2.0 deste programa.
Mal é que não vai fazer.





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#738 Mensagem por jambockrs » Sex Fev 17, 2023 2:23 pm

Meus prezados
O Super Linx da Marinha executa seu 3º primeiro voo
https://www.defesaaereanaval.com.br/art ... imeiro-voo




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#739 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 17, 2023 7:13 pm

Se eu pudesse escolher um novo helo para os futuros NaPaOc da marinha, eu apontava o dedo sem dúvidar para os Super Linx.
Já que é para ter pouco e viver de migalhas, que seja com o melhor que o nosso dinheiro possa comprar. Melhor do que ele na categoria não tem.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Vinícius Almeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 353
Registrado em: Sex Dez 12, 2014 9:49 pm
Agradeceram: 49 vezes
Contato:

Re: Aviação Naval Brasileira

#740 Mensagem por Vinícius Almeida » Sex Fev 17, 2023 11:27 pm

FCarvalho escreveu: Qua Nov 23, 2022 10:04 am
Cougar_PH escreveu: Ter Nov 22, 2022 6:19 pm Aqui eles com os canhões, eles tiram pra diminuir o peso, só usam quando vão fazer tiro.
E a Marinha tem uma forma única de Nomenclatura das Aeronaves o AF-1CM é o biplace e o mono é o AF-1BM
Eu não sei qual o problema com o pessoal da AN em colocar nomeclaturas como estas nestes caças.
Não dava para ser mais normal e simplemente chamar eles de AF-1A, B, C e D, como todo mundo faz por aí :?: :?
Sinceramente, em matéria de inventar moda o pessoal da marinha se superou.
Na minha visão o certo seria eles chamarem de A-4M mesmo, A-1 já tem o AMX da FAB.

Em tempo, as Forças Armadas deveriam unificar essas questões menores como nomenclaturas e insígnias. Do jeito que está tá complicado.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#741 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 19, 2023 4:01 pm

Vinícius Almeida escreveu: Sex Fev 17, 2023 11:27 pm
FCarvalho escreveu: Qua Nov 23, 2022 10:04 am Eu não sei qual o problema com o pessoal da AN em colocar nomeclaturas como estas nestes caças.
Não dava para ser mais normal e simplemente chamar eles de AF-1A, B, C e D, como todo mundo faz por aí :?: :?
Sinceramente, em matéria de inventar moda o pessoal da marinha se superou.
Na minha visão o certo seria eles chamarem de A-4M mesmo, A-1 já tem o AMX da FAB.
Em tempo, as Forças Armadas deveriam unificar essas questões menores como nomenclaturas e insígnias. Do jeito que está tá complicado.
Mais um dever de casa para o MD. :roll:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Mensagens: 1543
Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
Localização: Parnamirim/RN
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: Aviação Naval Brasileira

#742 Mensagem por Cougar_PH » Sex Abr 28, 2023 8:00 pm

Caças da marinha em treinamento em Natal.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Matéria completa, aqui:
https://spotterbrasilrn.blogspot.com/20 ... -bant.html




EDITADO POR PAISANO!!!
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#743 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Abr 28, 2023 9:51 pm

Cougar_PH escreveu: Sex Abr 28, 2023 8:00 pm Imagem

Matéria completa, aqui:
https://spotterbrasilrn.blogspot.com/20 ... -bant.html
São ogivas nucleares?

https://media.tenor.com/3iMIHFWETGoAAAAM/fear-fright.gif

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
P H
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 205
Registrado em: Qua Jun 18, 2014 6:24 pm
Localização: São Paulo
Agradeceram: 15 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#744 Mensagem por P H » Sex Abr 28, 2023 10:03 pm

FIGHTERCOM escreveu: Sex Abr 28, 2023 9:51 pm
Cougar_PH escreveu: Sex Abr 28, 2023 8:00 pm Imagem

Matéria completa, aqui:
https://spotterbrasilrn.blogspot.com/20 ... -bant.html
São ogivas nucleares?

https://media.tenor.com/3iMIHFWETGoAAAAM/fear-fright.gif

Abraços,

Wesley
Destruição global em dobro! 8-]




Raphael
Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9232
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 575 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#745 Mensagem por Suetham » Sáb Abr 29, 2023 12:42 am

FIGHTERCOM escreveu: Sex Abr 28, 2023 9:51 pm
Cougar_PH escreveu: Sex Abr 28, 2023 8:00 pm Imagem

Matéria completa, aqui:
https://spotterbrasilrn.blogspot.com/20 ... -bant.html
São ogivas nucleares?

https://media.tenor.com/3iMIHFWETGoAAAAM/fear-fright.gif

Abraços,

Wesley
Falando nisso, a descrição em branco da BEX-11 realmente significa o mês/ano em que foi produzido? Talvez lote 02 do ano de 2011 ou de 2008.

Sinceramente, eu já estou com sono, acho melhor ir dormir.




Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#746 Mensagem por Viking » Seg Jul 10, 2023 12:44 pm

Em minha opinião a AN deveria estudar a possibilidade de substituir os AF 1 por drones com capacidade de ataque.

Sds




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#747 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 11, 2023 3:19 pm

Viking escreveu: Seg Jul 10, 2023 12:44 pm Em minha opinião a AN deveria estudar a possibilidade de substituir os AF 1 por drones com capacidade de ataque.
Sds
Olá Nauta.

Não acredito que o Esquadrão Falcão terá sua composição trocada por VANT em qualquer momento. A MB não perdeu, ainda, a esperança de encontrar um substituto que caiba no orçamento e que possa ser utilizado nas missões primárias da caça naval, ainda que sem um Nae para chamar de seu.

Se não estou enganado, e minha memória não me trai, a operação dos A-4 será mantida, se muito, até o final desta década, com algumas indicações, inclusive em matérias da T&D sobre o assunto, de que a partir de 2025 ou 2026, irá se iniciar o processo de procura por um substituto adequado.

Como tenho dito, a existência da asa fixa na marinha independe de termos ou não um Nae, pois a doutrina permanece a mesma, assim como seus objetivos primários. E é imprescindível que qualquer esquadra, ou arremedo de esquadra, que tivermos no futuro possa contar com necessária e impositiva cobertura aérea da caça naval que lhe faz jus, já que em nenhum momento a FAB e seus 36, 40 ou 66 Gripen E\F irá se dispor a fazê-lo continua e regularmente. Como de fato nunca o fez, apesar das muitas promessas e propagandas ao longo do tempo.

Me parece razoável pensar, neste aspecto, que uma compra de oportunidade, ou talvez, uma compra casada com a FAB para um segundo lote por aquele tempo seria viável a fim de substituir os caças norte americanos. Sabe-se que em mais 3 a 4 anos os suecos irão dispor de Gripen C\D usados em quantidades maiores, uma vez substituídos pelos modelos E nos esquadrões de primeira linha. É também uma oportunidade a ser pensada, e quiçá negociada. Não vejo empecilho, senão ou porém neste último caso. Apesar de que a venda dos modelos E seja de maior interesse para eles. Mas isso depende, também, e sobretudo, da boa vontade do governo de plantão aqui em empenhar-se a negociar tal segundo lote que contemple, também, o VF-1. O que parece até o momento não ser o caso.

Mas que não deixa de ser possível, uma vez que dificilmente a MB solicitaria mais do que 12 unidades a si em principio. Ou com muita destreza de gestão e negociação, umas 24 unidades a fim de formar um grupo de caça a si, como chegou a ser aventado quando do primeiro PEAMB.

Aliás, se a FAB ficar somente nas 66 unidades de Gripen E\F até 2050 e além, em minha opinião ficará mais que caracterizada e se tornará mandatória a urgência da substituição dos A-4 no curto prazo, a fim de não apenas substituí-los, mas complementar a pífia quantidade de caças que será operado por ela através do VF-1. Notar que a MB chegou a solicitar naquele programa de reequipamento 48 caças navais. Olhando a possibilidade acima de termos pouco mais de 4 ou 5 dúzias de caças, imagino que comprar 48 para a aviação naval não seja má ideia, muito pelo contrário. Seria possível ao menos equipar dois grupos de caça, com 1 OM na Macega e outra na região norte ou nordeste, como estava previsto para a suposta segunda esquadra que nunca saiu do papel e do mundo dos sonhos dos almirantes.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#748 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 11, 2023 3:31 pm

66 + 48 Gripen E\F = 114 unidades

Esta seria a "gigantesca" e impressionante frota de caças somadas da FAB e MB depois de 2035 no caso de o país se dignar adquirir estes caças também para a aviação naval em um processo de planejamento de longo prazo.
Claro, com a garantia de que não vamos assustar ninguém na vizinhança... :roll: :? :oops: :x




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#749 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 01, 2023 3:07 pm

Há alguns anos atrás eu falava aqui sobre este projeto turco e como ele poderia ser interessante para a modernização da aviação naval.
Bem, os turcos estão chegando lá, e o agora batizado T925 teve o seu mockup apresentado em Le Bourget este ano.
Os planos são muitos, e o desenvolvimento da indústria de defesa turca tem provado ser muito mais promissor, e capaz, do que se supunha até então.

Para resumir, o vídeo abaixo mostra um pouco do que é este projeto, e como ele é importante dentro do contexto de nacionalização dos vetores para as ffaa's turcas. E nada indica que ele não conseguirão atingir seus objetivos.



São três helos de categorias diferentes sendo desenvolvidos no momento. E todos se encaixam nos programas de helos da aviação naval.
Particularmente, eu olharia mais de perto estes programas, incluindo a participação direta neles, a fim de possibilitar sua eventual adoção como modelos padrão da aviação naval. Demanda, e necessidade, não nos falta com certeza. Já vontade e a disposição de investir na defesa é outra conversa. Mas os ganhos industriais, tecnológicos e comerciais são óbvios para ambos países. E já temos entendimento com eles na área de defesa.
Como dizem por aí, não é salutar colocar todos os ovos em uma única cesta.
A ver se isso tem alguma validade concreta por aqui depois da LAAD'23.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#750 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 01, 2023 3:10 pm

É apenas uma mockup, mas o bicho já nasceu bonito. 8-]

Imagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder