PROJETO DE RECUPERAÇÃO-RECOP

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

PROJETO DE RECUPERAÇÃO-RECOP

#1 Mensagem por jauro » Qua Mai 28, 2014 7:25 pm

Projeto Estratégico Recuperação da Capacidade Operacional (RECOP)
Uma Força Armada tem necessidade constante de modernização e atualização dos meios de que dispõe para cumprir as missões que a Nação lhe confia. Não pode, pois, descurar da responsabilidade da prontidão, da busca da eficiência nem da inquietude do aprimoramento profissional de seus quadros. É com tal entendimento que o Exército Brasileiro (EB) percebe a necessidade de modernizar seus equipamentos e sistemas, agregando-lhes as recentes inovações tecnológicas. Sendo assim, é dever do EB substituir materiais obsoletos e os que já ultrapassaram seu ciclo de vida útil, assim como planejar e adquirir materiais e equipamentos modernos que possam impactar o resultado das batalhas. A Estratégia Nacional de Defesa, aprovada em 2008, serve de marco regulatório para a articulação e reorganização das Forças Armadas, impondo-lhes transformação pela formulação de nova doutrina, identificação de novas capacidades e aquisição de materiais compatíveis com o combate moderno.

http://www.epex.eb.mil.br/index/recop/cont_01.php

ENTREGAS DO RECOP
http://www.epex.eb.mil.br/doc/recop/recop-entregas.pdf




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: PROJETO DE RECUPERAÇÃO-RECOP

#2 Mensagem por Túlio » Qua Mai 28, 2014 7:28 pm

Quinta passada um Gen me falou um treco esquisito. Como estava tratando de outros assuntos, não aprofundei. Em suma, na RECOP, ele disse que o EB quer trazer de volta à capacidade operacional plena os Leos A1 e M-60s. Achei surreal mas, como disse, não deu para ir mais fundo, Cel Jauro...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2073
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: PROJETO DE RECUPERAÇÃO-RECOP

#3 Mensagem por gogogas » Qua Mai 28, 2014 7:49 pm

:D
Até que fim as viaturas não blindadas (caminhões , guinchos,ônibus etc)estão sendo substituídos em grande escala ,no EB ainda possui viaturas com mais de 40 anos de uso ... Muito bom este projeto !




Editado pela última vez por gogogas em Qua Mai 28, 2014 8:02 pm, em um total de 1 vez.
Gogogas !
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: PROJETO DE RECUPERAÇÃO-RECOP

#4 Mensagem por Túlio » Qua Mai 28, 2014 7:59 pm

Notar: Leo 1A1...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: PROJETO DE RECUPERAÇÃO-RECOP

#5 Mensagem por jauro » Qua Mai 28, 2014 8:57 pm

Túlio escreveu:Quinta passada um Gen me falou um treco esquisito. Como estava tratando de outros assuntos, não aprofundei. Em suma, na RECOP, ele disse que o EB quer trazer de volta à capacidade operacional plena os Leos A1 e M-60s. Achei surreal mas, como disse, não deu para ir mais fundo, Cel Jauro...
Também. Aí cabe, ou melhor, faltou um dado: "Por quanto tempo?"

Os M60 vieram em bom estado e possuem uma mecânica robusta. Quanto à parte optrônica, dados computacionais, mecanismos de direção de tiro, visão noturna ainda que desgastados, mas originais.
Já os Leo 1A1 foram adquiridos da Bélgica que por sua vez comprou-os da Alemanha e os repotencializou, modernizou, enfim destitui-os de suas características originais e tornou-os, para o Brasil, irrecuperáveis. Acredito assim, que não dá para tratar os dois como um "salame" só, por que o leopard 1A1 no meu entender, só canibalizando até acabar. Os leos estão tão "podres" que a Cav chegou a preferir continuar com os M41, do que recuperar Leo1A1.
Quanto aos M60, em melhor estado e mais robustos por natureza, quem sabe!




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: PROJETO DE RECUPERAÇÃO-RECOP

#6 Mensagem por Túlio » Qua Mai 28, 2014 10:07 pm

Bueno, Cel Jauro, apenas reportei o que ouvi...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: PROJETO DE RECUPERAÇÃO-RECOP

#7 Mensagem por jauro » Qui Mai 29, 2014 8:47 pm

Mas é isso que você disse Túlio. Também achei surreal! E acredito que os M60 dão um pouco mais de caldo que os L1A1, mas os dois já deram o que tinham.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: PROJETO DE RECUPERAÇÃO-RECOP

#8 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 30, 2014 2:30 pm

jauro escreveu:Mas é isso que você disse Túlio. Também achei surreal! E acredito que os M60 dão um pouco mais de caldo que os Leo1A1, mas os dois já deram o que tinham.
reforço o que coloquei no tópico sobre o VBR-MR 8X8. Não seria mais sensato, já que se trata aqui de recuperação da capacidade operacional, de o EB fazer um esforço de tentar adquirir no exterior undes ainda em condições de uso dos Leo 1A5 a fim de conseguir um melhor apoio logístico para a cavalaria blda? Se sim, quantos seriam necessários para cobrir integralmente as necessidades de todos os RCC e RCB?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2912
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: PROJETO DE RECUPERAÇÃO-RECOP

#9 Mensagem por saullo » Sex Mai 30, 2014 2:44 pm

FCarvalho escreveu:
jauro escreveu:Mas é isso que você disse Túlio. Também achei surreal! E acredito que os M60 dão um pouco mais de caldo que os Leo1A1, mas os dois já deram o que tinham.
reforço o que coloquei no tópico sobre o VBR-MR 8X8. Não seria mais sensato, já que se trata aqui de recuperação da capacidade operacional, de o EB fazer um esforço de tentar adquirir no exterior undes ainda em condições de uso dos Leo 1A5 a fim de conseguir um melhor apoio logístico para a cavalaria blda? Se sim, quantos seriam necessários para cobrir integralmente as necessidades de todos os RCC e RCB?

abs.
Vamos contar:
Cada RCC tem 54 CC x 4 RCC = 216
Cada RCB tem 28 CC x 4 RCB = 112
Total = 328 CC, mais alguns para Aman e CIBld
Como temos 220 Leopard 1A5, mais umas 120 unidades dariam para completar as unidades.

Abraços




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: PROJETO DE RECUPERAÇÃO-RECOP

#10 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 30, 2014 3:57 pm

Se forem 128 undes, mais reserva para treinamento/escolas, temo que não possa haver o número necessários de veículos disponíveis para tal aquisição. Quem teria cerca de 140/150 bldos do tipo em condições para vender por aí? Não me lembro de ninguém. Ao que parece a maioria dos Leo 1A5 já viraram sucata em seus usuários, substituídos que foram há tempos pelos Leo 2.

Talvez até por isso o EB tenha optado por recondicionar alguns dos Leo 1A1, já que encontrar a versão 1A5 em condições operacionais deve ser como procurar uma agulha no palheiro. Isso para não citar os custos de aquisição e homogenização destes veículos com a frota atual, que devem ser absolutamente desaconselháveis para um exército como o nosso.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: PROJETO DE RECUPERAÇÃO-RECOP

#11 Mensagem por jauro » Sex Mai 30, 2014 4:33 pm

Já que estão transformando, transforma esses RCB em SR com (26) VBTP-MR e (28) 8x8 com Can 105 mm.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: PROJETO DE RECUPERAÇÃO-RECOP

#12 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 30, 2014 7:31 pm

Há propostas para todos os gostos Jauro, até onde sei, da ESAEx ao EME.
Inclusive aqueles que defendem até mesmo a substituição dos RCB's por um btl de infantaria nas bgdas de cav mec.
Mas isso eu acho ainda vai demorar, e muito.
Em relação a sua proposta, eu só colocaria no lugar da peça de 105 uma de 120 dos VBR-MR 8x8, para homogenizar o mais que possível com os RCC. E acho até que estes RCB transformados para SR seriam um bom lugar para se inicializar a operação dos VBTP-MR com as UT-30 e/ou semelhantes.
Ao menos até sabermos o que realmente fazer com elas.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1173
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 220 vezes

Re: PROJETO DE RECUPERAÇÃO-RECOP

#13 Mensagem por RobsonBCruz » Sex Mai 30, 2014 10:17 pm

jauro escreveu:Já que estão transformando, transforma esses RCB em SR com (26) VBTP-MR e (28) 8x8 com Can 105 mm.
Então, por que não transformar as Bda Cav Mec para:
2 RCC-SR (3 SU cada uma com 13 VBR-MR 8x8)
1 RCL (3 SU cada uma com 2 VBR-MR 8X8 + 2 VBTP-MR 6X6 + 16 VBR-LR 4x4)
1 BIM (3 SU cada uma com 13 VBTP-MR 6x6)




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: PROJETO DE RECUPERAÇÃO-RECOP

#14 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Mai 30, 2014 10:27 pm

jauro escreveu:Já que estão transformando, transforma esses RCB em SR com (26) VBTP-MR e (28) 8x8 com Can 105 mm.
Quando eu estava na ENGESA dei esta sugestão, baseado no Sucuri 2.

Um General de Exército quando soube da minha sugestão, queria que o Zé Luiz me puzesse na rua!!!

Bacchi




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: PROJETO DE RECUPERAÇÃO-RECOP

#15 Mensagem por jauro » Seg Jun 02, 2014 4:22 pm

PEE RECOP - ENTREGA TÉCNICA DE MEIO-FLUTUADORES DA PONTE M4T6
O 3º Batalhão de Engenharia de Combate (3º BE CMB), no período de 19 a 22 de maio de 2014, recebeu e conferiu o primeiro lote dos meio-flutuadores da Ponte M4T6, da Empresa Zodiac Milpro que realizou a entrega técnica do material.

O Estágio teve também por objetivo a capacitação de militares das OM de engenharia, quanto ao emprego, armazenamento e manutenção dos meio-flutuadores da Ponte M4T6, onde participaram militares do 3º BE Cmb, 12º BE Cmb, 6º BE Cmb, 1ª Cia E Cmb Mec e 3ª Cia E Cmb Mec.

http://www.epex.eb.mil.br/novidades/mod_01_04_10.php




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Responder