Guarda Costeira/Fluvial

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

O Brasil precisa de uma Guarda Costeira/Fluvial?

Sim
74
62%
Não
31
26%
Talvez
12
10%
Outras respostas
2
2%
 
Total de votos: 119

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37823
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Guarda Costeira/Fluvial

#316 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Set 13, 2023 5:21 am

Esqueçam o trimaran, mas o navio de baixo é exatamente o que será o NPO de 3ª série da Marinha Portuguesa.

Imagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guarda Costeira/Fluvial

#317 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 13, 2023 2:01 pm

Infelizmente, mais uma vez, o NPO BR da marinha foi jogado para escanteio, já que o almirantado tem o maior medo de virar uma guarda costeira de uma vez caso priorizasse estes navios e os NAPA 500 e ficar com apenas 4 fragatas.
A ver os prejuízos mais adiante.
Seria uma boa opção para nós aqui esse projeto.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Vinícius Almeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 353
Registrado em: Sex Dez 12, 2014 9:49 pm
Agradeceram: 49 vezes
Contato:

Re: Guarda Costeira/Fluvial

#318 Mensagem por Vinícius Almeida » Seg Set 18, 2023 11:07 pm





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guarda Costeira/Fluvial

#319 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 19, 2023 12:58 pm

Pelo tanto que nós temos aqui da bacia hidrográfica dos principais rios no estado, deveríamos ter não 7 mas no mínimo 70 dessas lanchas.
É visível que nem EB e MB tem recursos no estado, para não dizer na região norte inteira, satisfatórios para a patrulha dos rios e limites fronteiriços.
Se as PM dos estados da região puderem contar com seus próprios meios, já é um certo alívio, mesmo diante do gigantismo do desafio.
Felizmente temos várias soluções oferecidas no mercado nacional que podem contribuir para a solução, ainda que parcial, dos problemas.
É só essas compras deixarem de ser feitas a conta gotas e passionalmente.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37823
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Guarda Costeira/Fluvial

#320 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Set 21, 2023 8:18 am

Vinícius Almeida escreveu: Seg Set 18, 2023 11:07 pm Nova lancha do COE da PMAM:

Imagem

https://www.portalmarcossantos.com.br/2 ... ios-do-am/
Não me levem a mal, mas a posição das Ml tem que ser revista, os pobres homens vão ficar com um problema nas costas em dois tempos, estão demasiado baixos praticamente ao nível da cintura.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Vinícius Almeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 353
Registrado em: Sex Dez 12, 2014 9:49 pm
Agradeceram: 49 vezes
Contato:

Re: Guarda Costeira/Fluvial

#321 Mensagem por Vinícius Almeida » Qui Set 21, 2023 12:06 pm

Realmente, a altura só estaria boa se eles estivessem sentados.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guarda Costeira/Fluvial

#322 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 21, 2023 1:00 pm

Ou de joelhos e agachado, que acho é o caso, visto que ali não há quase nenhuma proteção contra tiros vindo contra a embarcação. Então é natural que o manejador da metralhadora se encolha para se tentar se proteger atrás daquela pequena placa e atirar de volta.
Mas como o pessoal costuma ser bem afeto a "jeitinhos", não demora muito e já já arruma um jeito de botar um pedestal ali mais conveniente à posição de tiro. Conquanto, ficar de pé em uma embarcação como esta em velocidade, e manobrando e ao mesmo tempo atirar com aquela arma tentando se proteger, é um desafio bem intrigante.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guarda Costeira/Fluvial

#323 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 21, 2023 1:02 pm

Não sei se o EB autorizaria, mas ali na posição frontal sobre a cabine pode ser instalada uma Remax sem maiores problemas.
O problema é o exército deixar a PMAM comprar mesmo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guarda Costeira/Fluvial

#324 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 21, 2023 1:06 pm

A tílulo de comparação, a DGS Defense tem vários produtos oriundos da sua Raptor, e que também servem para utilização como embarcações de patrulha nos rios da região.
Mas até agora não vi nem o EB, MB ou PM da região interessadas no emprego massivo das embarcações desta empresa brasileira.
E os barcos dela tendem a ser bem mais baratos do que outras opções por aí, inclusive as importadas pelo EB.





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guarda Costeira/Fluvial

#325 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 04, 2023 11:28 am

Um passo lógico, a meu ver, no desenvolvimento dos NaPa 500BR seria sua adaptação para atuar como NaPaFlu.

A marinha planejava, salvo minha memória não me engane, produzir apenas 15 unidades destes navios, embora considere tal número pífio e insuficiente para cobrir as necessidades reais dos DN na região norte e centro oeste.

Hoje em termos de infraestrutura, a MB possui três grandes bases fluviais em Manaus, Belém e Ladário, mas existem algumas dezenas de bases secundárias de delegacias fluviais ao longo da calha de todo os rio Amazonas e Paraguai. Portanto, as necessidades, como sempre, são muito maiores que a vontade de resolver os problemas.

Ainda em tempo, lembro que a COCTEMAR colombiana tem projeto em comum conosco e o SIMA do Peru, mas que nunca saiu da fase de conceito. Do ponto de vista da engenharia e soluções técnicas apresentadas, é um baita navio, e que seria muito bem vindo para a MB. Mesmo o OPV 93, que hoje está em construção para a marinha da Colombia, apresenta-se como alternativa de patrulheiro fluvial segundo aquela empresa.

Enfim, mesmo com apenas 15 unidades previstas, já passou do tempo dos atuais navios de patrulha fluvial serem substituídos, uma vez que contam mais de 50 anos de operação. O monitor Parnaíba já é quase secular e segue operando. Motivo de orgulho :?: Acho que não. Tem coisas bem melhores para tentar nos orgulhar, como simplesmente fazer o dever de casa e dar-lhe o mais que merecido descanso, passando à eternidade em algum museu naval no centro oeste, para honrar sua vida e aos homens e mulheres que nele gastaram as suas vidas.

O NaPa 200 ainda é uma necessidade que se faz urgente para a marinha na patrulha fluvial. Seria o caso também de se pensar juntamente com o NaPa 500 fluvial encaminhar a produção de ambos. Quantidade nessas horas, em construção naval, principalmente, faz toda a diferença.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: Guarda Costeira/Fluvial

#326 Mensagem por FABIO » Seg Dez 04, 2023 4:57 pm

Amigo Carvalho na mimha opinião navios patrulha de 200 ton atende a necessidade da patrulha fluvial.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guarda Costeira/Fluvial

#327 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 05, 2023 11:15 am

FABIO escreveu: Seg Dez 04, 2023 4:57 pm Amigo Carvalho na mimha opinião navios patrulha de 200 ton atende a necessidade da patrulha fluvial.
Olá Fábio.

As calhas do Rio Amazonas são muito grandes, e o rio recebe diversos tipos de afluentes. Há espaço, e calado, para navios como o OPV 93 da Coctemar e há espaço também para versões fluviais dos Napa 500BR, assim como para os NaPa 200.

Estes últimos serviriam principalmente às várias delegacias fluviais espalhadas por toda a região norte e centro oeste. O navio pode inclusive servir de patrulha marítimo também, visto que foi projetado para tal.

Precisamos de navios adequados à realização de vários tipos de missão e que sejam complementares entre si, tanto em termos de capacidade de navegação quanto em armamento, transporte de tropas e apoio logístico. Fazer tudo isso com apenas um navio é dar continuidade à mesmíssima incapacidade que temos hoje com os NaPaFlu e seus navios auxiliares.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guarda Costeira/Fluvial

#328 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 14, 2023 3:30 pm



Um projeto que poderá vir a concorrer para o NaPaOc BR no futuro.
O mesmo estaleiro VARD que hoje encontra-se instalado no Brasil. Uma empresa do grupo Fincantieiri associado coma Leonardo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37823
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Guarda Costeira/Fluvial

#329 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jan 03, 2024 8:36 am

Imagem

Imagem

Imagem

Fonte:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37823
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Guarda Costeira/Fluvial

#330 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jan 03, 2024 8:58 am

Imagem

Imagem

Imagem

Fonte:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder