Cachorros: raças, criação e afins.

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Cachorros: raças, criação e afins.

#1 Mensagem por J.Ricardo » Dom Fev 02, 2014 4:31 pm

Ultimamente, por influência de um irmão, tenho procurado um cachorro para criar em minha casa, comecei pelas raças tradicionais, como boxer, pastor-alemão... mas pesquisando sobre raças na internet ví que o assunto é realmente cativante, e descobri algumas raças muito interessantes. Procurei algum tópico aqui no fórum e não achei nenhum específico. Então ai vai algumas amostras de raças brasileiras:

Esse é da terra do Túlio:

Buldogue campeiro:
Imagem
http://pt.wikipedia.org/wiki/Buldogue_campeiro




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Cachorros: raças, criação e afins.

#2 Mensagem por J.Ricardo » Dom Fev 02, 2014 4:37 pm

Este realmente me chamou a atenção e vou estudar mais a respeito dele:

DOGUE BRASILEIRO:
Imagem
Imagem

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dogue_brasileiro




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: Cachorros: raças, criação e afins.

#3 Mensagem por Pablo Maica » Dom Fev 09, 2014 3:26 pm

Eu sou, como chamam por aqui, cachorreiro.

Tenho duas cadelas, ambas vira-latas e resgatadas da rua, de porte médio e grande. São companheiras e duas palhaças, estão sempre me fazendo dar risada.


Das raças citadas acima eu recomendo o bulldog campeiro (e não é bairrismo rsrsrs), é ligeiramente menor, e é mais esguio que o boxer, normalmente um pouco agitados, brincalhões, mas não são agressivos.



Um abraço e t+ :D




Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: Cachorros: raças, criação e afins.

#4 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Fev 09, 2014 11:29 pm

Uma raça nacional que começou em SP e fez sucesso país afora, no sul, no centro oeste etc é o Fox Paulistinha (chamado também de terrier brasileiro). Fiel e corajoso pelo porte pequeno/médio.




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: Cachorros: raças, criação e afins.

#5 Mensagem por Pablo Maica » Ter Fev 11, 2014 6:44 pm

A Bisnaga:

Imagem


A pipoca:

Imagem


E a moleza do calor:

Imagem




Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Cachorros: raças, criação e afins.

#6 Mensagem por J.Ricardo » Qua Fev 12, 2014 9:56 pm

Outra raça muito interessante é o Dogo Argentino, cachorro de porte, intimidador:

Imagem

http://www.cachorroideal.com/2010/11/do ... ntino.html




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Cachorros: raças, criação e afins.

#7 Mensagem por J.Ricardo » Seg Abr 14, 2014 10:58 pm

FILA BRASILEIRO

Nosso best-seller, um cachorro tão bom na guarda que é usado até pelo exército de Israel...

Imagem

Imagem

http://racasbrasileiras.blogspot.com.br ... leiro.html
Forças armadas e policiais[editar código-fonte]

Kalimba01.jpg

O Exército Brasileiro e o Exército Israelense realizaram, separadamente, testes e estudos com diversas raças para escolherem o cão mais apto ao trabalho de cão de guerra (muito mais complexo do que o trabalho do cão policial). Estas organizações chegaram a conclusão de que o fila brasileiro é a melhor raça de cão para as forças armadas.

O Exército Brasileiro, através de seu reconhecido internacionalmente CIGS - Centro de Instrução de Guerra na Selva, realizou testes durante 5 anos com cães das raças doberman, pastor alemão e o próprio fila brasileiro, levando estas raças a situações extremas, próximas de um real conflito na selva. Chegaram à conclusão que o fila brasileiro é a raça mais apta ao trabalho na selva. Os estudos apontaram que o fila brasileiro teve melhor adaptabilidade às condições inóspitas da floresta amazônica e em ambiente hostil. Teve melhor desempenho na maioria das qualidades testadas, como olfato, resistência, força, coragem, silêncio, entre outras características.11 .12

O Exército Israelense fez testes semelhantes em campos de treinamento em Israel, mas em um período menor e com um número muito maior de raças, e também elegeram o fila brasileiro como a melhor raça para a guerra moderna. Segundo o relatório, a característica mais marcante da raça é a coragem, pois não recuam diante do barulho das bombas e dos tiros.13 .8 .

No Brasil é uma das raças oficialmente utilizadas pelo Exército Brasileiro14 , onde, além de seu uso pelo Comando Militar da Amazônia, é também usado como cão de guerra pára-quedista pela Brigada de Operações Especiais. Tem também destaque como cão farejador ou cão de tropa de choque na polícia do exército, porém, seu uso por outras forças policiais ou pelos corpos de bombeiros militares ainda é muito restrito.

No exterior, é amplamente utilizado por várias organizações policiais estadunidenses, inclusive a K9,11 e também é muito comum o seu uso por agentes penitenciários de presídios de segurança máxima dos Estados Unidos.12 Também é sabido de seu uso por forças de segurança do Peru, Nigéria, Israel,11 e Chile.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fila_brasileiro




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8609
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 391 vezes

Re: Cachorros: raças, criação e afins.

#8 Mensagem por prp » Ter Abr 15, 2014 12:42 am

Fila é cachorro de roça, bixo bruto demais. O meu fila está batendo os 1.4, tá de dá dó. :(




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Cachorros: raças, criação e afins.

#9 Mensagem por Túlio » Seg Jun 09, 2014 7:07 pm

Cupincha meu de ONZE anos aprendendo a operar com cachorro. Estou ensinando a trabalhar com o Urso, que é bem dócil. Um curso bueno de CINÓFILO ali pelos 18, e aos 21 vai estar nadando em ouro (ou não, temo que seja como eu, que recuso tudo que é proposta para treinar bicho dos - e para - os outros porque me apego e o K9 a mim, fica brabo).

Gustavo e Urso:

Imagem

Esse jostinha tem futuro! :D :D :D :D

PS.: foto do smart.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Cachorros: raças, criação e afins.

#10 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 09, 2014 7:35 pm

prp escreveu:Fila é cachorro de roça, bixo bruto demais. O meu fila está batendo os 1.4, tá de dá dó. :(
A minha família criou Fila durante anos para vender para todo tipo de empresas como cães de segurança e outras instituições.

Meu avô tinha orgulho de todos os seus cachorros e adorava ouvir histórias de 'ex-clientes' sobre os seus cães.

Ele fazia questão de tirar foto de cada filhote que nascia no canil, mas sempre foi muito discreto 'para o mundo exterior' para evitar que malucos tentassem envenenar os seus cães ou coisa parecida.

Em todos os anos que ele tinha o canil, nunca tivemos nenhum problema e eu adorava os cachorros (além dos filas ele tinha um Labrador misturado com vira-lata (Rex) que era o Xodó dele).

Uma coisa interessante era que quem sempre comandava o canil era uma fêmea, e em um episódio aonde um ladrão tentou invadir a casa, se não fosse por ela o rapaz tinha morrido (o pobre coitado era literalmente ladrão de galhinha e só queria comida para a família)... o pior é que tivemos que leva-lo para o hospital pois os cachorros judiaram muito dele e depois minha avó nos fez levar uma cesta básica para a família do rapaz... :lol: (meu avô não gostou muito disso).

Quando Deus resolveu que era a hora do meu avô partir para a próxima jornada, Rex foi o primeiro a chorar igual doido e a Tila (a fêmea na época) não comia, e só ficava deitada o dia todo no canil. Os outros 3 Filas que estavam por lá também não ficaram bem.

Impressioante a sensibilidade desses animais.

Por fim, Rex morreu não muito tempo depois e a Tila e os outros 3 Filas foram repassados para um amigo da família que tem empresa de segurança e transporte de valores e que conhecia bem os cães.

Raça boa essa, nós éramos crianças e sabíamos que tínhamos que respeitar os cães, tratá-los com carinho, brincar com eles nas horas reservadas para isso, mas lugar de cachorro era no Canil ou na área de exercício e nunca dentro de casa (eram os valores do meu avô, até por conta do lado 'business' de criar os Filas).

Enfim... fiquei com saudades daquela época. :)

Desculpem pelo longo post.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Cachorros: raças, criação e afins.

#11 Mensagem por Túlio » Seg Jun 09, 2014 7:39 pm

Nada a desculpar, truta. Quando as malditas abelhas mataram a KIKA (e por pouco não levam eu e o Urso também), me esgoelei chorando e nem sabia que era capaz disso.

MIL VEZES UM CACHORRO AMIGO DO QUE UM AMIGO CACHORRO!




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Cachorros: raças, criação e afins.

#12 Mensagem por LeandroGCard » Seg Jun 09, 2014 8:40 pm

Quando eu era garoto meus tios tinham um casal de filas brasileiros, cachorros muito bem cuidados, de exposição. Ambos tinham várias medalhas de ouro e prata em exposições. Eram animais enormes, o macho pesava mais de 80 Kg, mas tinham boa índole, eram alegres e em geral amigáveis. Eu brincava bastante com eles, embora saísse todo babado no final. Só não eram muito inteligentes, não tinham noção do próprio tamanho e demoravam um pouco para perceber as coisas. Quem sempre dava o alarme quando havia alguma coisa diferente em casa, como estranhos batendo no portão, era a pequena dachshund preta :wink: .

Mas apesar de também gostar de cães e ter boas experiências com eles, eu prefiro os gatos.


Leandro G. Card




Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: Cachorros: raças, criação e afins.

#13 Mensagem por Rodrigoiano » Ter Jun 10, 2014 12:45 am

quote "não tinham noção do próprio tamanho e demoravam um pouco para perceber as coisas"

Lembro de criança quando tínhamos um fila - o Caçula! - que dava trabalho destruindo o jardim e "pegando" as roupas do varal. Fora a sessão lambança também...Depois dele passamos só a raças menores!




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Cachorros: raças, criação e afins.

#14 Mensagem por J.Ricardo » Sex Jul 04, 2014 12:19 am

A veterinária que cuidava de meu Hound (era mestiço, era hound todo preto e com a orelhas um pouco menores) tinha 03 Rottweilers, e o namorado dela tinha um Puma GTB preto lindo, pois os cachorros começaram a roer a fibra do carro, para evitar que o estrago fosse maior, ele passou pimenta por toda base do carro para os cachorros pararem de roer, não adiantou nada, um dia quando ele foi ligar o carro cedo, os cachorros estavam deitados embaixo do carro lambendo a pimenta...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Cachorros: raças, criação e afins.

#15 Mensagem por J.Ricardo » Sex Nov 14, 2014 11:35 am

Companhia de Polícia forma novos adestradores de cães de guerra.

qua, 05/11/2014 - 12:07

Imagem
Cães recebem adestramento na Companhia de Polícia da Tropa de Reforço

A Companhia de Polícia (CiaPol) da Tropa de Reforço realizou, no dia 31 de outubro, a formatura de mais uma turma do Curso Especial de Adestramento de Cães de Guerra. Foi contemplado um total de 21 militares, entre oficiais e praças da Marinha do Brasil, das demais Forças, das Forças Auxiliares e, particularmente neste ano, da Armada Paraguaia.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Tropa de Reforço, Contra-Almirante (FN) Jorge Armando Nery Soares, que realizou a entrega dos diplomas aos três primeiros colocados do curso, respectivamente: o Suboficial de Infantaria de Marinha Walter Ramon Ovelar Lusberg, da Armada do Paraguai; o CB-FN-IF Danielson Araujo de Amorim, do 3º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais; e o SD-FN Ezequiel Telson Lima de Souza, da CiaPol.

O curso tem como objetivo preparar seus alunos para o adestramento de cães de guerra e para o planejamento e emprego da cinotecnia em proveito das operações militares, com ênfase nas operações anfíbias. É composto pelas disciplinas de cinofilia, enfermagem veterinária, adestramento, operações com cães e detecção e tem a duração de 10 semanas. Conduzido pela Companhia de Polícia desde 2012, o curso surgiu de uma modificação do Estágio de Qualificação Técnica Especial de Adestramento de Cães de Guerra, que era ministrado, anualmente, desde 2007, na CiaPol.

No início das aulas, os alunos levam seus cães, sem qualquer adestramento, para o canil da CiaPol, onde permanecem durante todo o curso. Ao final, saem com seus animais aptos ao adestramento básico de proteção. A partir do binômio homem–cão, sendo ambos capacitados ao trabalho de cinotecnia militar, os formandos poderão vir a ser empregados em tarefas específicas da atividade militar e em apoio aos órgãos de segurança pública, como foi o caso da Operação no Complexo da Maré, da Jornada Mundial da Juventude e da Copa do Mundo.
fonte: https://www.marinha.mil.br/noticias/com ... -de-guerra




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder