GTE - Grupo de Transporte Especial

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#181 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 20, 2022 1:36 pm

Olha só essa tentação para o próximo PR festejar a sua eleição, ou reeleição. :mrgreen: :twisted:
Só US 95 milhões. Uma pechincha. [000]

Imagem

https://www.airway.com.br/encalhado-ha- ... o-nos-eua/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#182 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 25, 2023 3:15 pm

Avião presidencial brasileiro decola e faz voo de 4h30 para lugar nenhum
Por Carlos Ferreira- 22 de janeiro de 2023

https://aeroin.net/aviao-presidencial-b ... ar-nenhum/

Viva a aviação de transporte. :twisted:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#183 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 25, 2023 3:51 pm

Embraer C-99A/VC-99B/VC-99C
3 de fevereiro de 2021 Por Rudnei

https://historiadafab.rudnei.cunha.nom. ... 9b-vc-99c/

São 8 ERJ-145ER\LR distribuídos entre o GTE e o 1o\2o GT, e outros 8 ERJ-135 Legacy no GTE.
A FAB precisa de mais E-99 e R-99 para suas missões ISR, e conta apenas com os mesmos 8 aviões há quase 30 anos.
Eu espero sinceramente que essa nova fase dita operacional do cmdo da força aérea reveja suas prioridades e passe a formular soluções para esta área da sua aviação, visto que com 36, 40, ou sei lá quantos F-39 tivermos, a nossa capacidade ISR continua sendo inferior as necessidades da defesa aérea do país e de suporte à aviação de caça.
Novamente, o GTE tem lá suas prioridades que poderiam ser atendidas facilmente por aviões como os Phenom 100\300, e nada mais que isso. Ou se muito, para não reclamarem de "passarem aperto", uns Legacy 450\500 usados, que no Brasil inclusive existe à venda por preços bem módicos.
Com mais 8 ERJ-145 se poderia ampliar não somente as quantidades, como a disponibilidade e operacionalidade do Esquadrão Guardião em Brasília. E os próprios custos de manutenção e operação seriam menores, com um bom CLS.
No caso dos ERJ-135, com 8 aviões, eu creio que eles poderiam ser dispostos à avião naval como AEW&C e\ou reconhecedores navais no lugar dos Bandeirulha. Seria o primeiro passo para inserir estas capacidades na marinha em apoio ao VF-1, à esquadra e ao FFE. Uma opção talvez mais em conta para se alcançar este objetivo seria adotar os mesmos sistemas do P-600 da Embraer em conjunto com a Elta Systems. O modelo pode tanto realizar atividades de alerta aéreo como esclarecimento e reconhecimento de superfície ao mesmo tempo se equipado em sua íntegra com os sistemas propostos.
Não deixa de ser algo a ser analisado pelo atual cmdo da FAB e da MB, com o devido respaldo do ministério da defesa.
E tudo isso com soluções, mão de obra e renda revertidas para a indústria local via Embraer.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 459 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#184 Mensagem por Cassio » Sáb Jan 28, 2023 11:06 am

FCArvalho,

Para isso você considera a premissa de que transformar as aeronaves C-99 em aeronave de vigilância seja algo viável. Eu acho que não é.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#185 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 28, 2023 12:21 pm

Cassio escreveu: Sáb Jan 28, 2023 11:06 am FCArvalho,

Para isso você considera a premissa de que transformar as aeronaves C-99 em aeronave de vigilância seja algo viável. Eu acho que não é.
Olá Cássio

Este é um detalhe técnico que a FAB deve resolver com a engenharia da Embraer a fim de verificar a viabilidade desta opção.
Por quê consideras inviável está transformação ?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 459 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#186 Mensagem por Cassio » Sáb Jan 28, 2023 2:04 pm

Tecnicamente tem que se "refazer a aeronave", além de se consumir alguns milhares de horas de engenharia e projeto.... e sai muito $$$$$$.

Considerando as limitações de "din-din", fica inviável para se gastar tanto numa célula já bem usada.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#187 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 28, 2023 5:02 pm

Cassio escreveu: Sáb Jan 28, 2023 2:04 pm Tecnicamente tem que se "refazer a aeronave", além de se consumir alguns milhares de horas de engenharia e projeto.... e sai muito $$$$$$.
Considerando as limitações de "din-din", fica inviável para se gastar tanto numa célula já bem usada.
Isto também é válido para os ERJ-135 no caso de se apor as soluções aprestadas no P-600, com os sistemas da Elta :?:

Em que pese a modernização dos 5 E-99 ter custado o olho da cara, a relação custo x benefício dessa possível transformação não traria à FAB um saldo positivo no longo prazo, já que os aviões ISR não tem a mesma proporção de horas de voo que o GTE, o que permitira, inclusive, uma maior rotatividade das células em uso, prolongando assim a perspectiva de ciclos para cada avião individualmente, até que se encontre uma solução definitiva para a sua substituição em mais 10 a 15 anos :?:

Ou é simplesmente mais fácil comprar pronto lá fora quando for o caso :?:

Na prática não temos muitas alternativas para substituir os E-99 no futuro a longo prazo que não sejam tão ou mais caras quanto eles. E penso colocar um radar AEW sobre um E-2 com certeza é muito mais caro de comprar, manter e operar do que no Praetor. E ambos seriam muito caros de qualquer forma para a realidade orçamentária da FAB em qualquer tempo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#188 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 09, 2023 10:33 pm

Lula faz agora seu primeiro voo no Airbus A330 da FAB, acompanhe
Por Carlos Martins- 9 de fevereiro de 2023

Imagem

https://aeroin.net/lula-faz-agora-seu-p ... acompanhe/

Ué, o A319 ficou apertado ou também está precisando de reforma para o novo presidente? A patroa não gostou da decoração, também? Vai mandar trocar o carpete e as louças do banheiro com pinico feito de couro cabrito de Madagasgar... :roll: :?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#189 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 26, 2023 9:01 pm

Para quem gosta de tecnicidades e afins, achei por sorte este documento da ANAC sobre a homologação do H-160 no Brasil.



Link da Airbus Helicopters do H-160 para quem quiser fazer comparações entre informações.

https://www.airbus.com/en/products-serv ... pters/h160




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#190 Mensagem por J.Ricardo » Qui Mai 04, 2023 9:19 am

FCarvalho escreveu: Qui Fev 09, 2023 10:33 pm Lula faz agora seu primeiro voo no Airbus A330 da FAB, acompanhe
Por Carlos Martins- 9 de fevereiro de 2023

Imagem

https://aeroin.net/lula-faz-agora-seu-p ... acompanhe/

Ué, o A319 ficou apertado ou também está precisando de reforma para o novo presidente? A patroa não gostou da decoração, também? Vai mandar trocar o carpete e as louças do banheiro com pinico feito de couro cabrito de Madagasgar... :roll: :?
O A319 tem que fazer escala, isso e um absurdo para o pai dos pobres.
Não sou contra um kit VIP instalado nesses A330, desde que não seja definitivo e não resulte em sua descaracterização operacional, principalmente para reabastecimento aéreo, mas pelo que se tem lido, é exatamente isso que vai acontecer, tudo pelo sonho do molusco de ser um novo líder mundial... :roll:




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#191 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 04, 2023 11:13 am

Pegar esses aviões para fazer de VVIP já era até esperado, mais tempo, menos tempo.
O sujeito ainda acha que é a menina dos olhos do Obama, que como todo bom ex-presidente norte americano, está em férias permanentes da política e cuidando da própria vida, ou ganhando na verdade, como coaching de gente rica, muito rica.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#192 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 04, 2023 4:54 pm

Já que o pessoal está achando chato viajar no A319 porque ele é perna curta, podia começar a fazer umas trocas e melhorar as viagens presidenciais a partir dos VC-2 do GTE, trocando E-Jet E-1 por E-2.

No caso do modelo E-190 E-2, o alcance dele chega a 5.278 km, sem tanques extras. Mais que suficiente para passear saindo de Brasília para qualquer capital ou cidade brasileira e América do Sul. Merchandising melhor que esse não conheço.

Imagem
Imagem

https://aeroin.net/quais-as-diferencas- ... o-e190-e1/

O avião mais moderno está custando atualmente, a preço de tabela, cerca de 60 milhões de dólares.
A Embraer com certeza não teria problema nenhum em aceitar os atuais E-Jet E-1 VVIP como parte do pagamento por 2 novos aviões, que podem ser configurados internamente ao gosto do cliente.
E claro, contando com todos os sistemas de segurança necessários a aviões presidenciais, tal qual as aeronaves atuais possuem, naturalmente.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#193 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 04, 2023 5:01 pm

Recorde do brasileiro
Avião regional da Embraer bate recorde de distância voada
Recém entregue E190-E2 da Helvetic voou por quase 7.500 km sem escalas entre o Brasil e a Suíça

https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... _5469.html

Foi a dois anos atrás, e mostra o quanto estamos perdendo enquanto esperamos um dia trocar os atuais E-1 pelos E-2, muito mais vantajosos em todos os sentidos.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#194 Mensagem por Túlio » Sex Mai 05, 2023 2:05 pm

J.Ricardo escreveu: Qui Mai 04, 2023 9:19 am
FCarvalho escreveu: Qui Fev 09, 2023 10:33 pm Lula faz agora seu primeiro voo no Airbus A330 da FAB, acompanhe
Por Carlos Martins- 9 de fevereiro de 2023

Imagem

https://aeroin.net/lula-faz-agora-seu-p ... acompanhe/

Ué, o A319 ficou apertado ou também está precisando de reforma para o novo presidente? A patroa não gostou da decoração, também? Vai mandar trocar o carpete e as louças do banheiro com pinico feito de couro cabrito de Madagasgar... :roll: :?
O A319 tem que fazer escala, isso e um absurdo para o pai dos pobres.
Não sou contra um kit VIP instalado nesses A330, desde que não seja definitivo e não resulte em sua descaracterização operacional, principalmente para reabastecimento aéreo, mas pelo que se tem lido, é exatamente isso que vai acontecer, tudo pelo sonho do molusco de ser um novo líder mundial... :roll:
Olha, não estou defendendo nem atacando ninguém mas, para o tamanho e importância do Brasil, tinha mesmo que pegar pelo menos um destes e tornar FAB-01 pelo menos temporário, depois comprar outro e pintar do jeito que tem que ser um Avião Presidencial. Eu posso gostar ou desgostar do Presidente mas ele o é e, na doideira que anda o mundo, vai que arranja algo que preste por aí, quem pode garantir que NÃO?

Tentem não ser como os de antes que, por não gostarem do PR, torciam para que o Brasil inteiro afundasse no oceano só pra poder dizer "eu avisei". E lembrem, aqui é TÓPICO-FULCRO, OK?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#195 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 05, 2023 3:26 pm

Falando em algo que preste, aqui tem uma listinha de Boeing que poderia ser um sério candidato a FAB 01.

https://www.controller.com/listings/for ... g/aircraft

Vai que ele dá sorte. 8-]




Editado pela última vez por FCarvalho em Sex Mai 05, 2023 4:08 pm, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder