GTE - Grupo de Transporte Especial

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

GTE - Grupo de Transporte Especial

#1 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 29, 2014 10:50 am

Como este assunto tem sido discutido inúmeras vezes em meio a outros tópicos, e não encontrando um tópico específico para este assunto, resolvi abrir este.
E começo com estas duas notícias, que basicamente se referem ao episodio da escala "sigilosa" da comitiva presidencial em Lisboa, que hora está gerando inúmeras celeumas.

http://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2014/01/VC-1-600x416.jpg

Não há estudo de compra de novo avião, diz FAB

Último estudo sobre aeronaves para a Presidência é do governo Lula; para comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, País precisa de avião com maior autonomia

As escalas técnicas que causam desconforto à presidente Dilma Rousseff vão continuar existindo porque não existe, neste momento, nenhum novo estudo em andamento ou pedido do Palácio do Planalto para que a Aeronáutica avalie a possibilidade de comprar um novo avião presidencial. “Não existe nenhum processo em estudo”, disse ao Estado, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Segundo o brigadeiro, o tema nunca foi discutido por ele com a presidente ou houve pedido de Dilma a ele.

Para comandante, aeronave utilizada pela presidente Dilma Rousseff não tem autonomia adequada

“O estudo que existia foi feito no final do governo do presidente Lula e está arquivado”, informou Saito, que reconhece que o modelo usado pela presidente Dilma, Airbus A-319, que começou a voar no Brasil janeiro de 2005, não tem autonomia suficiente para fazer voos de longa distância. O comandante da Força Aérea defende, no entanto, que um país como o Brasil precisava de ter um avião com uma autonomia da ordem de 14-15 horas, que, por exemplo, decole de Brasília e vá até Dubai. O comandante lembrou que a necessidade de paradas técnicas incomoda não só a presidente Dilma, como também as autoridades do País onde o avião presidencial brasileiro pousa.

Neste fim de semana, causou polêmica a parada feita pela presidente Dilma Rousseff, em Lisboa, no sábado, pelo fato de ela ter escondido iria pernoitar naquele país. O Estado, no entanto, descobriu que a escala estava acertada pelo menos desde a quinta-feira, dia 23, dois dias antes da viagem, quando o governo brasileiro procurou o governo português e a embaixada brasileira procurou o restaurante Eleven para fazer a reserva para a noite de sábado prevista e que haviam sido feitas reservas para Dilma e seu staff . A equipe ficou hospedada nos luxuosos hotéis Ritz e Tivolli, de Lisboa. A parada em Portugal só entrou na agenda oficial de Dilma no domingo, às 13h50, hora de Brasília, quando a presidente já havia decolado de Lisboa.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comprou o Aerolula, reclamava muito da performance do avião. Quando a aeronave foi comprada, no entanto, uma das justificativas era que o aparelho fazia voos transcontinentais e podia voar de Brasília a Paris sem escala. “Acho que o Brasil precisa de um avião com mais autonomia para o presidente”, disse Lula pouco antes de deixar o governo.

O estudo realizado pela FAB em 2010 previa duas opções de compra: um boeing 767 e um Airbus 330. Os dois modelos têm autonomia da ordem de 12 mil quilômetros, bem mais dos os oito mil quilômetros permitidos pelo Aerolula. No entanto, em se tratando de voos presidenciais, há necessidade de redobrar a segurança, o que reduz a margem da autonomia do avião. Um avião deste porte não custa menos de US$ 300 milhões, mais de cinco vezes o preço pago pelo Airbus A-319 usado atualmente por Dilma. Aviões presidenciais custam mais caros que modelos tradicionais porque sofrem adaptações. O Airbus 319 que serve a Dilma custou US$ 56 milhões, possui uma suite com cama e chuveiro, além de sala de reuniões da presidente Dilma e carrega cerca de 30 passageiros e 12 tripulantes.

FONTE: Estado de SP

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=36678




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#2 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 29, 2014 10:51 am

29 de janeiro de 2014

Sem novo avião, escalas técnicas continuarão a existir

NÃO HÁ ESTUDO DE COMPRA DE NOVO AVIÃO, DIZ FAB

Domingo Aereo - AFA 2013 - VC-1 2

ClippingNEWS-PA As escalas técnicas que causam desconforto à presidente Dilma Rousseff vão continuar existindo porque não existe, neste momento, nenhum novo estudo em andamento ou pedido do Palácio do Planalto para que a Aeronáutica avalie a possibilidade de comprar um novo avião presidencial.

“Não existe nenhum processo em estudo”, disse o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Segundo o brigadeiro, o tema nunca foi discutido por ele com a presidente ou houve pedido de Dilma a ele.

“O estudo que existia foi feito no final do governo do presidente Lula e está arquivado”, informou Saito, que reconhece que o modelo usado pela presidente Dilma, Airbus A-319, que começou a voar no Brasil janeiro de 2005, não tem autonomia suficiente para fazer voos de longa distância.

O comandante da Força Aérea defende, no entanto, que um país como o Brasil precisava de ter um avião com uma autonomia da ordem de 14-15 horas, que, por exemplo, decole de Brasília e vá até Dubai. O comandante lembrou que a necessidade de paradas técnicas incomoda não só a presidente Dilma, como também as autoridades do País onde o avião presidencial brasileiro pousa.

Neste fim de semana, causou polêmica a parada feita pela presidente Dilma Rousseff, em Lisboa, no sábado, 25, pelo fato de ela ter escondido iria pernoitar naquele País.

O jornal O Estado de S. Paulo, no entanto, descobriu que a escala estava acertada pelo menos desde a quinta-feira, dia 23, dois dias antes da viagem, quando o governo brasileiro procurou o governo português e a embaixada brasileira procurou o restaurante Eleven para fazer a reserva para a noite de sábado.

A equipe ficou hospedada nos luxuosos hotéis Ritz e Tivolli, de Lisboa. A parada em Portugal só entrou na agenda oficial de Dilma no domingo, às 13h50, hora de Brasília, quando a presidente já havia decolado de Lisboa.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comprou o Aerolula, reclamava muito da performance do avião. Quando a aeronave foi comprado, no entanto, uma das justificativas era que o aparelho fazia voos transcontinentais e podia voar de Brasília a Paris sem escala. “Acho que o Brasil precisa de um avião com mais autonomia para o presidente”, disse Lula pouco antes de deixar o governo.

O estudo realizado pela FAB em 2010 previa duas opções de compra: um boeing 767 e um Airbus 330. Os dois modelos têm autonomia da ordem de 12 mil quilômetros, bem mais dos os oito mil quilômetros permitidos pelo Aerolula. No entanto, em se tratando de voos presidenciais, há necessidade de redobrar a segurança, o que reduz a margem da autonomia do avião.

Um avião deste porte não custa menos de US$ 300 milhões, mais de cinco vezes o preço pago pelo Airbus A-319 usado atualmente por Dilma. Aviões presidenciais custam mais caros que modelos tradicionais porque sofrem adaptações. O Airbus 319 que serve a Dilma custou US$ 56 milhões, possui uma suite com cama e chuveiro, além de sala de reuniões da presidente Dilma e carrega cerca de 30 passageiros e 12 tripulantes.

FONTE: Exame

http://www.aereo.jor.br/2014/01/29/sem- ... a-existir/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#3 Mensagem por J.Ricardo » Qua Jan 29, 2014 11:07 am

O problema não é a escala em sí, mas a farra que se faz nelas...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#4 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jan 29, 2014 11:23 am

Ta faltando um na lista e ao lado do 747-8 é o meu favorito. O A-380.

Eu acho que para avião presidencial, temos que ter o maior e mais seguro possível.
50 ou 100 milhões a mais ou a menos, não fará diferença. Afinal é apenas 1 unidade. Mesmo que considerem 2. É pouco dinheiro a mais ou a menos.
Temos que ter o melhor, com maior capacidade possível.

Se não for preciso levar tanta gente, substitui por mais espaço para combustível.
E ai teremos uma aeronave que da a volta no globo sem precisar pousar para reabastecer.

Os 4 motores me atraem por oferecer uma segurança redobrada.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#5 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 29, 2014 12:03 pm

A segurança não é problema. A quantidade de turbinas também não.
O problema é a neura da Presd. DR em voar.
Fosse segurança uma questão realmente deletéria, nenhum biturbina entrava na lista em função das longuíssimas distâncias. Pelo contrário.
E os Boeing 777 e Airbus A330 não seriam os reis do espaço aéreo internacional... :wink:
Por mim, vai de 767 mesmo, como votei acima, já que é o que o GF se dignou a deixar a FAB ter. Mais que isso é luxo e desperdício de dinheiro público.

http://www.thechartercompany.co.uk/airl ... 67-vip.php

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#6 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jan 29, 2014 1:58 pm

Bom, o atual tem alcance de 8.000 km
Este 767 tem alcance de 12.000 km

Ok, é mais barato e resolve o problema das visitas na Europa ( a maioria ficando em torno de 10.000 km)

Mas e a Ásia???

Continuaremos precisando de escalas para visitar países asiáticos....

segue:
Distâncias entre o Rio de Janeiro – Brasil e a Ásia
Distância do Rio de Janeiro, Brasil até Tóquio, Japão = 18.581 km
Distância do Rio de Janeiro, Brasil até Tashkent, Uzbequistão = 13.516 km
Distância do Rio de Janeiro, Brasil até Ulaanbaatar, Mongólia = 16.198 km
Distância do Rio de Janeiro, Brasil até Pequim, China = 17.339 km
Distância do Rio de Janeiro, Brasil até Vladivostok, Rússia = 17.706 km
Distância do Rio de Janeiro, Brasil até Jakarta, Indonésia = 15.414 km
Distância do Rio de Janeiro, Brasil até Nova Deli, Índia = 14.068 km

Um 747-8 ou A-380 que possuem mais de 15.000 km de alcance na versão PADRÃO. Em uma versão VIP podem chegar facilmente a 20.000 km e assim, conseguimos visitar QUALQUER país do mundo, sem necessitar de escalas......Além de podermos levar uma quantidade de empresários e negociadores bem maior também.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#7 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jan 29, 2014 2:00 pm

Sobre a segurança, não é bem assim.
A maioria das aeronaves são biturbinas em vez de quadri por causa do CUSTO.

Para aeronave presidencial um custo maior de combustível não é tão problemático, afinal as companhias aéreas visam o lucro, e um avião presidencial visa muito mais a segurança e a imagem do país e dos nossos governantes...




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#8 Mensagem por J.Ricardo » Qua Jan 29, 2014 2:04 pm

Gastar essa montanha de dinheiro para fazer 02 ou 03 viagens por anos é muito dinheiro jogado fora...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#9 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 29, 2014 2:09 pm

Na minha louca cabeça, o papel do avião presidencial deveria ser desempenhado pela FAB igual na época do Sucatão. Um avião reabastecedor que pudesse ser usado como avião presidencial, como foi o caso do FAB 2401. Ou seja, não seria um avião exclusivamente VIP, mas poderia ser de transporte estratégico, reabastecedor, avião hospital e otras coisas que um avião desse deve fazer. A FAB comprou os dois KC-767 da IAI, mas duvido que serão usados para isso. Para mim deveria ser o 330MRTT, que já tem todo essa "modularidade" pensada de fábrica. Dae doa o ACJ pra Al Qaeda e fica com os Lineage para viagens mais curtas.

Imagem

Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#10 Mensagem por J.Ricardo » Qua Jan 29, 2014 3:44 pm

Bolovo, acabou a época da humildade, agora somos "superpotência", a presidente (e todos os outros) agora só quer voar com avião VIP...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2912
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#11 Mensagem por saullo » Qua Jan 29, 2014 3:57 pm

Compra um Cessna monomotor, pois com o pibinho do governo, só tem pra isso.
Sem maracutaias matemágicas de exportar plataformas que nem saíram do Brasil e renegociação de dívidas não recebidas, nós estamos tecnicamente no vermelho brilhante em nossas contas, sem sinal de melhora.
Nossos portos são uma porcaria, mas o da ilha prisão do caribe feito com nosso dinheiro está pimpão.
Cessna monomotor pra ela!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Falando seriamente, creio que seria melhor fretar um avião de companhia aérea nacional, como já andou sendo feito em outros governos.

Abraços




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#12 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 29, 2014 11:45 pm

Luís Henrique escreveu:Bom, o atual tem alcance de 8.000 km
Este 767 tem alcance de 12.000 km
Ok, é mais barato e resolve o problema das visitas na Europa ( a maioria ficando em torno de 10.000 km)
Mas e a Ásia???
Continuaremos precisando de escalas para visitar países asiáticos....
Luís, no caso de países asiáticos, devemos ter em mente que uma viagem para o outro lado do mundo, nem em companhias comerciais se faz isso sem escalas. Apesar de tecnicamente isso ser possível diretamente hoje com os modelos que se tem.
Da lista abaixo, caso queiramos/precisemos mesmo fazer uma viagem direta, temos de ter em mente os principais países da região, como:

Distâncias entre o Rio de Janeiro – Brasil e a Ásia
Distância do Rio de Janeiro, Brasil até Tóquio, Japão = 18.581 km
Distância do Rio de Janeiro, Brasil até Pequim, China = 17.339 km
Distância do Rio de Janeiro, Brasil até Jakarta, Indonésia = 15.414 km
Distância do Rio de Janeiro, Brasil até Nova Deli, Índia = 14.068 km
Pode-se ver que a maior distância é para Tóquio/Japão, e considerando-se que os voos sairiam de Brasília, pode-se até dar um desconto relativo a menor nesta distância.

Um 747-8 ou A-380 que possuem mais de 15.000 km de alcance na versão PADRÃO. Em uma versão VIP podem chegar facilmente a 20.000 km e assim, conseguimos visitar QUALQUER país do mundo, sem necessitar de escalas......Além de podermos levar uma quantidade de empresários e negociadores bem maior também.
Da mesma forma também um 767 em versão VVIP poderá ter o seu alcance alterado a maior, dependendo claro das configurações desejadas. Sendo que o seu MTOW poderá ter parte significativa ao acréscimo de tanques de combustível, ampliando assim o seu alcance até o considerado ideal. O alcance de um 767-300ER está na faixa de 7000 milhas. Nada impede que seja expandida para 8 ou 9 mil milhas. A necessidade e o $$ é que irão dizer.
Sobre a segurança, não é bem assim.
A maioria das aeronaves são biturbinas em vez de quadri por causa do CUSTO.
Para aeronave presidencial um custo maior de combustível não é tão problemático, afinal as companhias aéreas visam o lucro, e um avião presidencial visa muito mais a segurança e a imagem do país e dos nossos governantes...
Luis, a questão custo é importante também na/para a FAB. Principalmente em função da logística. Em todo caso, os aviões biturbina hoje em dia são tão ou mais seguros quanto os quadrimotores.
Na verdade, o que penso deve prevalecer aqui é a idéia, como o Bolovo postou, de o 2o/2o GT continuar a fazer o FAB zero uno sempre que necessário. Mas para isso, ele deve ser aquinhoado da melhor forma possível. E isso significa necessariamente dispor de mais aeronaves do que se planeja. E como uma missão presidencial tem sempre dois aviões, um principal e outro de apoio, aquele esquadrão invariavelmente teria de dispor sempre de 3 aeronaves para cobrir a PR, além de cobrir suas próprias necessidades, envidando assim a aquisição de um mínimo de 9 aeronaves para aquele esquadrão. E sinceramente, eu não acho nada difícil encontrar-se tal quantidade de B767 por aí dentro das condicionantes impostas pela FAB. Se essa função continuasse no 2o/2o GT, isso mais faria bem a FAB do que a própria PR. :wink:
abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#13 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 29, 2014 11:53 pm

Bolovo escreveu:Na minha louca cabeça, o papel do avião presidencial deveria ser desempenhado pela FAB igual na época do Sucatão. Um avião reabastecedor que pudesse ser usado como avião presidencial, como foi o caso do FAB 2401. Ou seja, não seria um avião exclusivamente VIP, mas poderia ser de transporte estratégico, reabastecedor, avião hospital e otras coisas que um avião desse deve fazer. A FAB comprou os dois KC-767 da IAI, mas duvido que serão usados para isso. Para mim deveria ser o 330MRTT, que já tem todo essa "modularidade" pensada de fábrica. Dae doa o ACJ pra Al Qaeda e fica com os Lineage para viagens mais curtas.
Serão sim, acredite. Até por isso de se cogitar inicialmente três aeronaves, e não apenas duas. Uma com certeza ficaria, invariavelmente, a disposição da PR.
E neste sentido, pense o que negritei a partir dos 767-3ER, que é o que efetivamente teremos agora.
No mais é como disse ao Luis. Se esta função de VVIP continuar no 2o/2o GT, a FAB tem muito mais a ganhar do que a PR. Tanto em termos quantitativos, quanto operacionais.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#14 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 30, 2014 12:00 am

J.Ricardo escreveu:Gastar essa montanha de dinheiro para fazer 02 ou 03 viagens por anos é muito dinheiro jogado fora...
Ricardo, se me permite, corrijas esses números aí para 2 ou 3 viagens, no mínimo, a cada quadrimestre. :?
São, por baixo, 6 a 9 viagens internacionais por ano. Então tá sobrando compromissos no estrangeiro para a PR...
Isso se contarmos apenas as viagens de longa distância, sem levar em consideração as mais que frequentes visitas aos nossos vizinhos por aqui, que para nossa sorte, em geral, são usados os VC-2.
Eu disse, em geral... :roll:


abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#15 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 30, 2014 12:06 am

Bolovo escreveu:Imagem
E pensar que se estes aviões tivesses recebido o mesmo tratamento dos C-130E/H da FAB, poderiam hoje estar com motores mais modernos e com uma aviônica de primeira. E voando até hoje, inclusive nas missões VVIP :?

Imagem

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder