GTE - Grupo de Transporte Especial

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60611
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6352 vezes
Contato:

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#76 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 05, 2017 6:22 pm

Não estou entendendo essa charla de Airbus: o AERODRÁCULA não é o 767? [022]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36249
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#77 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 05, 2017 6:31 pm

Tikuna, este aí é o modelo -300. Não sabia que eles tinham esse modelo.
De qualquer forma, os modelos 500/600 que citei estão sendo substituídos aos montes pelos 777 / 787 e/ou A350.
Existem muitos deles no mercado hoje em oferta. O leasing de uma ou duas aeronaves poderia ser um bom negócio para a PR, visto que seria hoje possível fazer um pequeno up grade neles de forma a deixá-los o mais próximo do modelo NEO do A330.
Mas isso, claro, iria depender de como a FAB, e o próximo governo veriam esta questão. Mas que é possível é.
Se vai ter grana e interesse no negócio, já é outra coisa.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36249
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#78 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 05, 2017 6:32 pm

Túlio escreveu:Não estou entendendo essa charla de Airbus: o AERODRÁCULA não é o 767? [022]
elocubrações sabatinas a despeito da política nacinoal Túlio... :mrgreen:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36249
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#79 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 10, 2017 9:11 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36249
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#80 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 10, 2017 9:25 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36249
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#81 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 10, 2017 9:40 pm

Jungmann, da Defesa, levou solução para crise do transporte de órgãos em avião da FAB a Temer
Publicado por Fernando Castilho

http://jc.ne10.uol.com.br/blogs/jcnegoc ... de-orgaos/

Com a adição do termo INTEGRAÇÃO à missão primária da FAB fica patente que a instituição segue firme na lida de transportadora de órgãos oficial do país, enquanto as demais companhias e empresas particulares continuam optando por levar ou não de acordo com suas próprias conveniências.

Mais uma vez a FAB paga o pato da falta de uma política pública clara e objetiva em uma temática de interesse social mais que relevante, e que continua contanto com a negligência de sempre das autoridades públicas.

Uma simples lei que obrigasse todas as empresas de transporte, aéreo, terrestre ou naval, a fazer o transporte de órgãos e/ou pacientes sempre que necessário e solicitado pelo poder público ou pelo sistema de captação, já resolveria em muitos aspectos esse problema.

Outra coisa seria a FAB endurecer a liberação de aeronaves do GTE, ou qualquer outra, para políticos e autoridades com direito ao uso, já que da forma como é hoje, o GTE praticamente virou uma rádio táxi particular para uns poucos em Brasilia. E olha que aumentar a frota não melhoraria em nada isso, pelo contrário, até se tornaria pior.

Por fim, seria importante que os ETA, principalmente eles, tivessem condições em suas respectivas áreas de atuação melhor aquinhoados com vetores capazes de fazer este trabalho solidário de forma a contribuir para salvar vida, sem contudo desviar os esquadrões de seu mote principal, o que hoje basicamente é bem difícil, já que eles operam a maior parte do tempo em ACISO e MMI.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36249
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#82 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 10, 2017 9:42 pm

NOTÍCIA
Capitã da FAB é a 1ª mulher a pilotar avião presidencial
Aviação
Carla Borges, 33 anos, passa a integrar seleto grupo de pilotos que transportam o presidente da República

http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-p ... esidencial




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36249
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#83 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 10, 2017 9:50 pm

Uma coisa que penso a despeito da frota do GTE é o seguinte: exitem mais de 10 E-135/145 naquele esquadrão que estariam bem melhor servindo a FAB e ao pais se fossem transferidos para o 6o Gav, onde o cumprimento das missões ISR nos são muito mais necessários e úteis do que em Brasília. Se juntarmos estas aeronaves as do 1o/2o GT, teríamos então uma frota bem equilibrada e suficiente para dar conta da questão AEW&C e ISR.

O modelo E-145 disponível em ambos os esquadrões poderiam aumentar a frota de E-99 enquanto os E-135 disponíveis poderiam ser transformados em R-99.

Parece uma ideia meio esdrúxula, e na verdade penso que é, mas em tempos como estes, não deixaria de ser algo a se pensar seriamente no ato comando da FAB.

A não ser que levar os corruptos de Brasília tenha virado prioridade zero para a FAB e ninguém ficou sabendo.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36249
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#84 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 10, 2017 9:55 pm

O atual FAB 2900, ou FAB ZERO UNO, sempre que "alguém" quer. :?

Imagem

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60611
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6352 vezes
Contato:

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#85 Mensagem por Túlio » Sex Nov 10, 2017 11:37 pm

Nome do tópico alterado mediante solicitação do autor.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#86 Mensagem por Bolovo » Sáb Nov 11, 2017 12:07 am

Essa enquete é completamente louca, olha as opções hahahaha

Eu votei no A330 (porque imaginava o MRTT), mas pô, 747-8, A340, 777 etc é muita loucura. Alias, a lista toda é louca. [003]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36249
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#87 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 11, 2017 1:34 am

Considerando que seriam possíveis candidatos à VVIP da presidência, levei em conta apenas eventuais requisitos provavelmente diferentes do projeto KC-X2.

Por outro lado, esta lista hipotética foi apenas para ilustrar a quantidade e modelos disponíveis no mercado capazes de realizar as atividades de VVIP presidencial.

Mas se formos levar em conta que a FAB desejaria operar o mesmo tipo de avião no 2o/2o GT e no GTE, obviamente que tal lista ficaria restrita somente ao 767 e ao A330. Isso levando-se em consideração os atuais requisitos da mesma para a questão do KC-X2, que não obstante foi cancelado, até decisão posterior.

Por enquanto a realidade é esta: C-767 para Cargo e VVIP de segunda mão.

Como não vamos ter mais um substituto para os KC-137, eu suponho duas possíveis alternativas: uma, a continuidade do sistema de aluguel atualmente adotado, só que com o acréscimo de duas ou três aeronaves a mais, talvez com capacidade Revo, e a continuidade da VVIP em segunda opção, ou duas, a substituição daqueles aviões por um segundo lote de KC-390 no 2o/2o GT.

Não seria de todo má ideia um VVIP presidencial de um tipo, e os REVO/CARGO de outro, até porque já fazemos isso há tempos com os atuais A-319 e o agora C-767.

Se a solução vai durar, bem, o tempo dirá. Nem uma e outra aeronaves irão durar para sempre.

A ver.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#88 Mensagem por Tikuna » Sáb Nov 11, 2017 2:44 am

FCarvalho escreveu:O atual FAB 2900, ou FAB ZERO UNO, sempre que "alguém" quer. :?
Ontem ele estava em SP. Vi o 01 e 02 em Congonhas.




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60611
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6352 vezes
Contato:

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#89 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 11, 2017 1:17 pm

FCarvalho escreveu:Considerando que seriam possíveis candidatos à VVIP da presidência, levei em conta apenas eventuais requisitos provavelmente diferentes do projeto KC-X2.

Por outro lado, esta lista hipotética foi apenas para ilustrar a quantidade e modelos disponíveis no mercado capazes de realizar as atividades de VVIP presidencial.

Mas se formos levar em conta que a FAB desejaria operar o mesmo tipo de avião no 2o/2o GT e no GTE, obviamente que tal lista ficaria restrita somente ao 767 e ao A330. Isso levando-se em consideração os atuais requisitos da mesma para a questão do KC-X2, que não obstante foi cancelado, até decisão posterior.

Por enquanto a realidade é esta: C-767 para Cargo e VVIP de segunda mão.

Como não vamos ter mais um substituto para os KC-137, eu suponho duas possíveis alternativas: uma, a continuidade do sistema de aluguel atualmente adotado, só que com o acréscimo de duas ou três aeronaves a mais, talvez com capacidade Revo, e a continuidade da VVIP em segunda opção, ou duas, a substituição daqueles aviões por um segundo lote de KC-390 no 2o/2o GT.

Não seria de todo má ideia um VVIP presidencial de um tipo, e os REVO/CARGO de outro, até porque já fazemos isso há tempos com os atuais A-319 e o agora C-767.

Se a solução vai durar, bem, o tempo dirá. Nem uma e outra aeronaves irão durar para sempre.

A ver.

abs
Cupincha, concordo com o Dr Shelly: ô enquete bem BIRUTA, hein? :lol: :lol: :lol: :lol:

Se desejares alterá-la ou mesmo suprimi-la, estamos às ordens, tri?

Abração!




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#90 Mensagem por knigh7 » Sáb Nov 11, 2017 5:43 pm

AERODRÁCULA :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Obs: A FAB teve de encerrar o KCX2 por falta de grana. A Presidência que se contente com o que tem ou fique sem nada. Foda-se.




Responder