GTE - Grupo de Transporte Especial

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#151 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 17, 2019 1:28 am

Pessoal, olha só que pechincha! Os problema do GTE se acabaram. :mrgreen:

https://aeromagazine.uol.com.br/media/versions/747_japan_0_free_big.jpg

Por US$ 26 milhões o 747 do governo japonês está a venda por quase o mesmo preço de um Praetor 600
Aeronave era utilizada pelo Primeiro Ministro do Japão e tinha status similar ao do Air Force One
Por Edmundo Ubiratan

https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... _4524.html

abs.




Editado pela última vez por FCarvalho em Dom Set 01, 2019 2:04 pm, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#152 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 01, 2019 2:00 pm

gogogas escreveu: Dom Set 01, 2019 1:34 pm Sei que não o tópico certo , mas a FAB deveria deixar o GTE restrito ao presidente e ao vice !
Os demais vão de avião comercial .
Sobre trasporte de pacientes e órgãos , o SAMU deveria ter um grupamento responsável para este fim ! Sendo dividido 4 bases , podendo ter aviões para este fim , como os Phenom poderiam cobrir está lacuna ....
Olá gogogas,

Por lei a missão do GTE é o transporte das autoridades do poder público, sob a administração da FAB, e que serve demandas dos três poderes. Mas como se viu nos últimos anos, este tipo de transporte foi bastante diminuído em virtude dos vários escândalos de mau uso das aeronaves. Hoje praticamente quem usa os aviões são o PR e o vice, os presidentes da câmara e senado e o presidente do STF, desde que a viagem seja a trabalho, ou para suas residências, dependendo das justificativas, que via de regra, envolvem questões de segurança pessoal dos agentes públicos.

Os ministros de Estado também podem utilizar aquelas aeronaves para trabalho e não mais que isso. Geralmente a PR delimita através da FAB quem pode, quando e porque voar no GTE. Os critérios mudaram bastante e hoje o GTE tem um uso mais adequado e racional.

Sempre fui de opinião que o GTE deveria ser simplesmente extinto, e seus aviões repassados a Base Aérea de Brasília, sob a gestão da Ala 1. Prioridade de uso para o PR e vice, e os presidentes dos poderes quando em trânsito a serviço. Para tanto, os Legacy 600 que estão lá são mais que suficientes. Com o advento dos Praetor, melhor ainda. Duas a quatro aeronaves seriam mais que suficientes. Os E-190 e o A-319 podem ser substituídos hoje pelos E-190 E-2 - duas unidades - e que possui alcance para chegar a qualquer ponto da América do Sul sem qualquer modificação nele. Os Airbu pode ser vendido e ajudar a comprar um 767-300 usado que possa servir de VVIP nas viagens internacionais. O ideal seriam duas aeronaves, mas na falta de uma, vai com o que tem no apoio, seja um KC-390 ou um Legacy.

A quantidade de E-145 e E-135 pode ser distribuída por outros esquadrões e aproveitada nas missões ISR que são muito mais importantes e prioritárias para a FAB do que servir de táxi aéreo para político.
Em tempo, a FAB adquriu 4 a 6 Phenom 100EV para o GTE. Espero que não só ajudem a completar a frota como substituam com vantagens várias aeronaves que estão lá.

Quanto ao trasporte de pacientes e órgãos, isso a FAB o faz mais por caridade do que por qualquer convenção legal. E até creio que se houvesse as mudanças que penso devem ser feitas na aviação de transporte para os próximos anos, essa atividade pode continuar sem maiores problemas, e até incrementada, na medida em que a instituição tenha os recursos materiais e humanos necessários para bem cumpri-la.

Confesso que o SAMU realmente deveria dispor de um sistema de resgate aéreo para atender Estados e Municípios. Mas não vou me alongar aqui pois estou colhendo informações para abrir um tópico específico sobre resgate aeromédico no Brasil. Penso que vai nos oferecer muitas e boas páginas de reflexão e debate. A coisa neste setor é bem mais complexa do que se possa imaginar. Mas felizmente esse ano já houveram algumas iniciativas no sentido de começar um debate sério e a proposição de políticas públicas concretas sobre o tema. Estamos muito atrás dos países desenvolvidos, também, neste aspecto.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#153 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 01, 2019 2:32 pm

Falando em transporte presidencial, pra se vê como são as coisas.
Já tem A350 e 787 novinho sendo vendido como usado. A preços que são realmente uma verdadeira pechincha.

A350-900
https://cdn2.aerotrader.com/v1/media/5d5a40ba400bcd3ed8296526.jpg?width=1024&height=768&quality=70

https://www.aerotrader.com/listing/2019 ... 5008174863

2 pelo preço de um. :roll:

E a gente aqui penando desde 2013 para conseguir um mísero 767 e nada... :?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2073
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#154 Mensagem por gogogas » Dom Set 01, 2019 6:08 pm

FCarvalho escreveu: Dom Set 01, 2019 2:00 pm
gogogas escreveu: Dom Set 01, 2019 1:34 pm Sei que não o tópico certo , mas a FAB deveria deixar o GTE restrito ao presidente e ao vice !
Os demais vão de avião comercial .
Sobre trasporte de pacientes e órgãos , o SAMU deveria ter um grupamento responsável para este fim ! Sendo dividido 4 bases , podendo ter aviões para este fim , como os Phenom poderiam cobrir está lacuna ....
Olá gogogas,

Por lei a missão do GTE é o transporte das autoridades do poder público, sob a administração da FAB, e que serve demandas dos três poderes. Mas como se viu nos últimos anos, este tipo de transporte foi bastante diminuído em virtude dos vários escândalos de mau uso das aeronaves. Hoje praticamente quem usa os aviões são o PR e o vice, os presidentes da câmara e senado e o presidente do STF, desde que a viagem seja a trabalho, ou para suas residências, dependendo das justificativas, que via de regra, envolvem questões de segurança pessoal dos agentes públicos.

Os ministros de Estado também podem utilizar aquelas aeronaves para trabalho e não mais que isso. Geralmente a PR delimita através da FAB quem pode, quando e porque voar no GTE. Os critérios mudaram bastante e hoje o GTE tem um uso mais adequado e racional.

Sempre fui de opinião que o GTE deveria ser simplesmente extinto, e seus aviões repassados a Base Aérea de Brasília, sob a gestão da Ala 1. Prioridade de uso para o PR e vice, e os presidentes dos poderes quando em trânsito a serviço. Para tanto, os Legacy 600 que estão lá são mais que suficientes. Com o advento dos Praetor, melhor ainda. Duas a quatro aeronaves seriam mais que suficientes. Os E-190 e o A-319 podem ser substituídos hoje pelos E-190 E-2 - duas unidades - e que possui alcance para chegar a qualquer ponto da América do Sul sem qualquer modificação nele. Os Airbu pode ser vendido e ajudar a comprar um 767-300 usado que possa servir de VVIP nas viagens internacionais. O ideal seriam duas aeronaves, mas na falta de uma, vai com o que tem no apoio, seja um KC-390 ou um Legacy.

A quantidade de E-145 e E-135 pode ser distribuída por outros esquadrões e aproveitada nas missões ISR que são muito mais importantes e prioritárias para a FAB do que servir de táxi aéreo para político.
Em tempo, a FAB adquriu 4 a 6 Phenom 100EV para o GTE. Espero que não só ajudem a completar a frota como substituam com vantagens várias aeronaves que estão lá.

Quanto ao trasporte de pacientes e órgãos, isso a FAB o faz mais por caridade do que por qualquer convenção legal. E até creio que se houvesse as mudanças que penso devem ser feitas na aviação de transporte para os próximos anos, essa atividade pode continuar sem maiores problemas, e até incrementada, na medida em que a instituição tenha os recursos materiais e humanos necessários para bem cumpri-la.

Confesso que o SAMU realmente deveria dispor de um sistema de resgate aéreo para atender Estados e Municípios. Mas não vou me alongar aqui pois estou colhendo informações para abrir um tópico específico sobre resgate aeromédico no Brasil. Penso que vai nos oferecer muitas e boas páginas de reflexão e debate. A coisa neste setor é bem mais complexa do que se possa imaginar. Mas felizmente esse ano já houveram algumas iniciativas no sentido de começar um debate sério e a proposição de políticas públicas concretas sobre o tema. Estamos muito atrás dos países desenvolvidos, também, neste aspecto.

abs.
OBG pela explicação !
Acredito que o GTE deveria ser reduzido ! E concentrar alguns de seus meios para outras funções na FAB




Gogogas !
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2073
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#155 Mensagem por gogogas » Dom Set 01, 2019 6:24 pm





Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#156 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 02, 2019 12:12 am

Eu tenho cá para mim a esperança de que com o advento dos Phenom 100 o GTE possa começar a ceder/substituir parte de suas aeronaves para outros esquadrões onde eles são muito mais importantes. Principalmente os E-145 e E-135 que estão lá.
Em tempos de penúria financeira os políticos devem ser os primeiros a dar o exemplo. E opções mais baratas é que não faltam, aqui mesmo dentro de casa.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#157 Mensagem por Cassio » Seg Set 02, 2019 11:28 am

Os Phenom 100 curso para substituir os Learjet. Sei custo de operação será bem menor. O primeiro já está pronto lá em Melbourne.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#158 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 03, 2019 6:13 pm

Me parece que talvez seja questão de tempo e racionalidade que o GTE tenha a sua frota diminuída de forma a tender somente a PR, vice e, presidentes dos demais poderes e ministros em ofício.
Para tanto, os Phenom, Legacy e/ou Praetor são mais que suficiente para fazer isso internamente como regionalmente.
Resta escolher e redistribuir as aeronaves atuais para onde sejam mais necessárias, caso do 1o e 2o Esq do 6o Gav.
Alias, os ETA equipados com os Phenom para mim é tão lógico quanto necessário. Mas isso sou eu pensando com meus botões.
E quando e se um dia o Corsário voltar a operar com widebody o problema das VVIP internacionais estará resolvido.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#159 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 07, 2020 5:06 pm

Governo disciplina uso de aeronaves da FAB por autoridades

https://agenciabrasil.ebc.com.br/politi ... utoridades

Ou seja vai continuar a mesma esculhambação com o erário público de sempre.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#160 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Mar 07, 2020 10:52 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Mar 07, 2020 5:06 pm Governo disciplina uso de aeronaves da FAB por autoridades

https://agenciabrasil.ebc.com.br/politi ... utoridades

Ou seja vai continuar a mesma esculhambação com o erário público de sempre.

abs
Vai mudar sim, muita coisa, mas não :twisted: . Talvez pouca coisa, ou quase nada, tipo uns 20% na melhor das expectativas. Por mim tinha que extinguir o GTE ou criar uma agência própria pra desvincular isso da FAB.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#161 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 07, 2020 11:02 pm

É simples. Extingue o GTE, e VVIP só para o PR e vice. E quem mais quiser andar de avião, que compre os seus, vá de táxi aéreo ou então pega o busão aéreo como todo mundo.

Os ETA já fazem esse trabalho de ligação e comando nas suas respectivas zonas de atuação para os cmdos militares e outras agências do governo sob demanda.

Mas político não gosta de viajar na econômica...

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5441
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 427 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#162 Mensagem por henriquejr » Dom Mar 08, 2020 5:03 pm

Assisti uma reportagem na qual informava que o Presidente do México está rifando seu 787 VVP novinho. Acho que seria uma ótima opção para ser o avião presidencial do Brasil....




.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#163 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 17, 2020 1:02 pm

A American Airlines está retirando de linha todos os seus 16 Boeing 767-300ER até maio deste ano por causa da pandemia do coronavírus a fim de se adequar ao enorme tombo que o setor aéreo está levando neste momento. Os aviões tem em média 20 anos de idade.
Uma ótima chance para fazer um negócio de oportunidade por preços bem camaradas para o Corsário, e ainda cobrir o GTE.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#164 Mensagem por J.Ricardo » Ter Mar 17, 2020 1:59 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Mar 07, 2020 5:06 pm Governo disciplina uso de aeronaves da FAB por autoridades

https://agenciabrasil.ebc.com.br/politi ... utoridades

Ou seja vai continuar a mesma esculhambação com o erário público de sempre.

abs
Nem tanto, hoje é o samba do crioulo doido, todo mundo pega, agora só o primeiro escalão mesmo e com critério, quem não gostou foi o queridinho da imprensa democrática, o Nhonhô, mais conhecido como Rodrigo Maia, esse é maior cliente do GTE, usa até pra comprar pão, e por um bom motivo, o povo detesta esse vagabundo.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2913
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#165 Mensagem por saullo » Ter Mar 17, 2020 2:11 pm

FCarvalho escreveu: Ter Mar 17, 2020 1:02 pm A American Airlines está retirando de linha todos os seus 16 Boeing 767-300ER até maio deste ano por causa da pandemia do coronavírus a fim de se adequar ao enorme tombo que o setor aéreo está levando neste momento. Os aviões tem em média 20 anos de idade.
Uma ótima chance para fazer um negócio de oportunidade por preços bem camaradas para o Corsário, e ainda cobrir o GTE.

abs
Correto, devem sobrar aeronaves no mercado e caberá à FAB escolher as seminovas e preencher essa lacuna em sua frota.

Abraços




Responder