Oficial do EB revoltado

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
ernando
Júnior
Júnior
Mensagens: 86
Registrado em: Ter Jul 17, 2007 1:39 pm
Agradeceram: 15 vezes

Oficial do EB revoltado

#1 Mensagem por ernando » Sex Jan 17, 2014 3:24 am

O MPM mandou arquivar o inquérito, disse que não houve crime militar. Administrativamente, não sei o que aconteceu com ele.

http://www.militar.com.br/blog26384-Maj ... ti9VLRVq80

Há tempos que me controlo em me expressar e dizer o que realmente sinto.
Basta! Ou escrevo ou tenho um câncer. Estamos vivendo num país onde os ricos são amigos dos poderosos e nunca são lesados ou punidos. Os poderosos são ricos e entram na regra anterior. Fazem e acontecem e nada acontece!!! Por outro lado os pobres e miseráveis, na maioria ignorantes, a verdade seja dita, já estão comprados pelo governo (PT) com suas bolsas, auxílios, esmolas, etc. a classe média só se ferra . Banca os impostos dos ricos e as esmolas dos pobres.
Eu sou descontado em folha de R$ 17.000,00 por ano só de imposto de renda, fora IPTU, IPVA, TAC, IOF, IPQP.....
Alguém paga isto de livre e espontânea vontade ao leão? Leio os jornais e ouço os noticiários e é só desgraça, corrupção, falcatrua e não acontece nada!!!!! Será que a coisa está ruim mesmo ou eu que sou muito pessimista?
Os políticos inclui-se aí o presidente, 99% do senado, 99,9% do congresso, estão cagando pra Hora do Brasil, querem é se dar bem, fazer caixa e eternizar a curriola, revelando e apadrinhando mais fdp para estuprar a pátria amada, embarrigá-la e abandonar o filho feio. E a violência? Todos sabem que esta vem, em grande parte, motivada pelo tráfico de drogas. Se abafarem as entradas da droga ela não chega aos grandes centros e a criminalidade é asfixiada. Por quê não fazem isso? Porque grande parte dos políticos tem seus tentáculos depositados sobre o tráfico ou vice-versa.
Aí um tenente, formado pelo melhor estabelecimento universitário do país, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) na qual tive orgulho em me formar em 1989, é colocado numa favela, devido a conchavos políticos, com a participação do Exército Brasileiro (meu Deus!), é submetido a horas de patrulha no Morro da Providência, tendo que liderar seu pelotão e controlar seus homens. Este tenente deve ter engolido a seco várias e várias provocações de muitos marginais e subprodutos do crime, até que, como todo ser humano, aloprou e fez o que fez..
A forma foi certa? Não, claro que não, mas aqueles garotos (se é que se pode chamar assim) mas cedo ou mais tarde iriam morrer, seguindo as estatísticas das vítimas do tráfico, e não deviam ser boa coisa não para provocar o Exército. Eu estive lá na Providência, em março, com o 25º Batalhão de infantaria pára-quedista (25º BIPQDT) e vi a situação a que eram submetidos meus soldados. É muito fácil para qualquer um, de longe, cheiroso e sob um ar condicionado crucificar tal oficial, mas guerra é guerra.
Sou carioca de Bonsucesso mas reconheço que o Rio está numa guerra e estão colocando tropas no olho do furacão. Lembro, o tenente é um acadêmico, outros universitários só vão à favela para participar de ong sem vergonha e fumar maconha.. O tenente estava trabalhando. Se eu solto meu filho de 10 anos numa loja de louças chinesas e ele quebra um vaso caro a culpa é só dele? Foi deprimente ver na televisão aquela visita do ministro da defesa à família de uma das 'vítimas', mais deprimente foi ver a cara de algumas 'autoridades' que o acompanhavam, cordeirinhos! Enquanto isso cadê o General
Heleno que só falou a verdade?
Onde está agora o comandante mais moita de toda história do Exército?
A velha vaca de presépio? O Albuquerque mora em Alphaville, um dos bairros mais luxuosos de São Paulo, recebendo parte de sua fortuna como funcionário da Petrobrás. Foi o prêmio por domar cordeirinhos.
E os outros três generais que se rebelaram contra a Estratégia Nacional de Defesa? Esses frouxos, só resolveram aparecer quando passaram para a reserva. Assim fica fácil. Não estranhem se algum deles aparecer pedindo votos ou se lamentando no Clube Militar. Nem mesmo a Brigada de Operações Especiais, a elite do Exército, escapa da subserviência e frouxidão.
O Posto Médico de Goiânia vive entregue às traças e o orçamento nem dá para 20 dias de cada mês. Quase todo orçamento destinado aquela OMS é engolido pelo Chefe do Posto Médico que tem clínica particular (Global Saúde, CEMEP, etc...) e participação em outras OCS. Um ex-chefe do Estado-Maior investiu em equipamentos de raio-X e outros, para drenar um pouco do já parco recurso. Faltam médicos, mas nessas clínicas particulares podem ser encontrados desde o estafeta até o bioquímico, além de outros médicos que até nunca prescreveram qualquer medicamento usando uniforme militares.
Para os imbatíveis, mauricinhos e patricinhas de branco, brincando ser médico militar. Para a tropa dizem que não há problema algum, nada há de errado, mas se quisessem realmente descobrir a verdade, auditavam toda a administração, procedimentos e encaminhamentos, se não por meio do TCU, empresas particulares isentas das falcatruas.
Não só isso esses mesmos guerreiros imortais, frouxos por natureza, baixam a crista e permitem que sejam retiradas vagas de seus efetivos das missões de paz para serem encaixados apadrinhados de comandantes do Forte Apache.
Motorista, taifeiro, etc. Tem sargentos apadrinhados em missão de paz, com a nobre missão de servir cafezinho. E na hora do pega pra capar? E as diárias?
O COTER, EME, CCOMSEX, GABCMT, etc não saem de suas salas refrigeradas para qualquer missão sem que sejam depositadas as diárias em suas contas-correntes. Penso que não estão errados!!!
Porém, e a tropa que faz o trabalho pesado? Os Operacionais? Ração R/2 ou catanho com pão e mortadela, banana amassada, farofa de frango e refrigerante quente? Para os "FACAS NA SOLEIRA", representação, para ser recebida 06 meses depois da missão, já descontado o imposto de renda? Os companheiros operacionais da Marinha e Força Aérea, nesse ponto são reconhecidos, Por Lá o pessoal tem culhão. Lá é outro Exército!!!!
Com que moral essa balaiada pode pedir motivação? Só olham pro próprio umbigo? Pena que os imortais, os FACA NA CAVEIRA, aceitam tal fato com naturalidade. Só me vem na cabeça uma solução: são masoquistas. Que me desculpem os companheiros Comandos e FE.. Se soubessem a FORÇA que tem...
Para fuder mais a tropa, aparece um maluco tirando as ajudas de custo, substituindo por diárias para alunos matriculados em cursos. O outro inibe militares sonhadores com um Exército com representação na Câmara dos Deputados. Puniu os militares que exerceram o seu direito político de ser candidato, estabelecido na constituição, transferindo-os para os mais longínquos rincões. Foram punidos por exercerem os seus direitos. Esses militares tinham comandantes ???????????
Não acredito que essas mentes perversas foram criadas na gloriosa AMAN. Só teremos mudanças quando esses velhos dinossauros vestirem seus pijamas. Tem é político graúdo roubando feio e levando vantagens, mais uma vez, cagando pra hora do Brasil. Como sou militar, de tropa, sem sangue azul, sem me preocupar em me dar bem com missões 'boca boa', sem ser carreirista, sempre sincero com superiores e leal com subordinados, já sei como agir, nossa profissão é meio de vida e não meio de morte, cada vez mais serei corporativista, aos militares tudo, o resto que se f.....
Como subcomandante exijo que o batalhão cumpra horários, mas o libero na hora certa. Estamos acostumados a cumprir a missão a qualquer custo sem meios, sem dinheiro, etc.. Desde que entrei no Exército ouço que somos pobres, até quando? Faltam pouco mais de seis anos para que eu vá para a reserva e nada mudou. Vai mudar? Não creio. Enquanto o Forte Apache tiver um Jurassic Park....
Num país onde bilhões são desviados para bolsos de safados e ilhas fiscais, temos que engolir que não há dinheiro para as Forças Armadas. Num único ano, o velho Albuquerque recebeu mais de R$ 250.000,00 (duzentos e cinqüenta mil reais) em diárias. E tem gente que engole ou finge que engole para não se queimar.
Meu compromisso é com minha família e com meus amigos, que me respeitam, com eles não posso me queimar, com o resto? não estou preocupado. "Dói-me ver safados chamar o período de 1964 a 1985 de ditadura, vê-los receber indenizações como vítimas dele, vê-los nos achincalhar, pisar, submeter e humilhar, vê-los no poder nos olhando com soberba." Enfarta-me vê-los serem agraciados com medalhas do pacificador. Eu, que tenho quase 20 anos só na tropa, destes, 10 anos na brigada pára-quedista, nunca fui punido, sempre fui leal ao exército, não a tenho. O José Genoíno, a terrorista Dilma Russef, neste universo, é melhor do que eu. Não me interessa botar no peito uma Medalha que esses facínoras receberam. Alíás nunca houve critérios justos na distribuição dessas Medalhas.
Sabem o que me dói também é ver oficiais da nossa força, que vestem a pele de amantes da instituição, mas na verdade estão preocupados apenas com seu umbigos, em não se queimar.
A razão de ser do exército é a tropa, na hora do pau é esta que vai dar a cara para bater, mas tem oficial que diz que medalha de corpo de tropa é para sargento, que quem é de tropa é burro e fica aí piruando ser instrutor da AMAN, ESAO e ECEME para ganhar pontinhos e pegar 'bocadas', chegam a coronel e general sem ter nem 10 anos de tropa, brincadeira! Depois vão pra Brasília e viram 'ideúdos'. Os verdadeiros criadores de doutrinas. O novo TAF está ai. Será que eles, do Forte Apache vão tirar MB no novo TAF?
Duvido.
E a Medalha Osório? Qual critério foi criado para, não beneficiar, mas reconhecer os operacionais, aqueles que sempre estão comendo ração R/2. Dar o verdadeiro valor a quem tem valor e não a quem tem preço? Alguns subordinados se queixam de algumas injustiças. Nada posso fazer, a não ser sugerir que sigam para Brasília e arrumem um padrinho. Desse modo terão uma carreira bem sucedida. Aos mais novos, passem em outro concurso. Ralar pra que? E se o pára-quedas não abrir? Estou começando a achar que sou otário. Vou ficando por aqui, agradeço a atenção. Não vou mais engolir sapo, homens têm que ter coragem. Homem não tem medo de homem. Boca é pra falar.
Tenho um filho e não quero que ele veja em mim um covarde. Nunca me vendi e nunca me venderei por conveniência, sigo meus princípios. Olho nos olhos das pessoas com que falo.. Minha única fortuna é o meu caráter. Minha vida é minha família. Desta vida só levamos a família e os amigos. De toda a vida, apenas aqueles que estiverem ao redor de seu túmulo no dia do seu funeral é que valeram a pena, o resto foi o resto!
BRASIL, ACIMA DE TUDO!!!
Major Frederico Ramos Pereira
PQDT NR 56.288




"A maneira de apreciarmos uma coisa é dizermos a nós próprios que a podemos perder."
G. K. Chesterton
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#2 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 17, 2014 9:51 am

Administrativamente o cara tá f...do.
Quanto ao resto, nada além da verdade.
Tem muita coisa boa nas ffaa's. E continuam, institucionalmente, sendo uma referência para o país.
Contudo, há também de se reconhecer, que tanto quanto aquelas, mais ainda há ruins.
Cada um faça seu julgamento.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5239
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 501 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#3 Mensagem por delmar » Sex Jan 17, 2014 12:00 pm

O José Genoíno, a terrorista Dilma Russef, neste universo, é melhor do que eu. Não me interessa botar no peito uma Medalha que esses facínoras receberam. Alíás nunca houve critérios justos na distribuição dessas Medalhas.
Quer o major goste ou nao, a tia dilma e a presidente do Brasil, eleita pelo voto direto do povo. O major estudou na academia e sempre trabalhou recebendo seus proventos dos cofres publicos. Assim a constituicao estabelece que o presidente da republica, legitimamente eleito, e o comandante supremo das forcas armadas. A promocao dos militares e feita segundo os criterios estabelecidos em cada forca.
Aparentemente o major sente-se injusticado nas promocoes, e o que podemos deduzir. Provavelmente acredita que ele deveria jah ser um general, ou ao menos um coronel, mas continua como major. Ganhou apenas uma medadalha. Entao peguem esta medalha de mer@a e enfiem no ra@o! :lol: :lol:




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
ernando
Júnior
Júnior
Mensagens: 86
Registrado em: Ter Jul 17, 2007 1:39 pm
Agradeceram: 15 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#4 Mensagem por ernando » Sex Jan 17, 2014 1:28 pm

"Onde está agora o comandante mais moita de toda história do Exército? A velha vaca de presépio? O Albuquerque mora em Alphaville, um dos bairros mais luxuosos de São Paulo, recebendo parte de sua fortuna como funcionário da Petrobrás. Foi o prêmio por domar cordeirinhos."

Por isso os generais conformam-se com os salários ridículos dos subordinados e nada fazem para mudar algo. A vida deles é bem cômoda, estão próximos do Poder, do cofre público.
Atualmente, sargento ganha igual a garçom, e capitão igual a técnico judiciário. Quando se chega a oficial superior é que melhora um pouco, começa a receber o equivalente a analista judiciário.




"A maneira de apreciarmos uma coisa é dizermos a nós próprios que a podemos perder."
G. K. Chesterton
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3188
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 204 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#5 Mensagem por jumentodonordeste » Sex Jan 17, 2014 1:54 pm

Sério que chegamos a esse nível?

Entrar aqui e ler tanto esterco junto, reunido cuidadosamente em um único e mal escrito texto, de uma fonte ideológica, política e que não deixa muito claro se isso que foi escrito é verdadeiro e se quem escreveu existe mesmo.

Já li textos desse site aí que juravam ter avistado uma invasão da Amazônia de um batalhão inteiro do exército americano, coisas bem "fantásticas", no sentido original do termo. Entrevistas com generais que não existiam, coisas estranhas.

Ideologia ocupa na mente política o mesmo espaço que a religião ocupa nos fervorosos, tudo se transforma em dogma e é defendido como tal, da mesma forma estúpida e frágil.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60632
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6359 vezes
Contato:

Re: Oficial do EB revoltado

#6 Mensagem por Túlio » Sex Jan 17, 2014 2:38 pm

Pelo que pude ver e ouvir até agora, estando entre os caras, interagindo com eles, tem muita VERDADE no texto. Não é puxar brasa (e sempre tem quem puxe para o lado político-partidário, tanto do tipo "mexeu com o PT, mexeu comigo" quanto "vamos lá, chumbo no PT!") pra lado nenhum, eis que estes problemas existem NA FORÇA e independem de qual partido está no poder.

Por exemplo, bastou dizer uma VERDADE, ou seja, que pessoas citadas FORAM terroristas e RECEBERAM medalhas e indenizações como se grandes beneméritos da Pátria fossem para gerar aleivosia contra o autor. Ou a presidente e o mensaleiro NÃO praticaram terrorismo, não foram condecorados e não receberam - recebem...? - polpudas "indenizações"?

Mas a questão está longe disso. O êxodo de gente qualificada das FFAA não é de hoje nem fator de somenos importância: é um SINTOMA! As Escolas Militares como um todo - ou seja, incluídas as que estão no corpo da tropa, formando motoristas, mecânicos, especialistas em eletrônica, etc... - não conseguem segurar seu pessoal, que tão logo possa dá no pé para a iniciativa privada. Algo anda errado e já faz tempo, muito tempo, a ponto de dizermos que excede presidente e partido. Novamente: o problema é ENDÓGENO, inerente às FFAA. O poder político apenas ajuda, no sentido que facilita a perpetuação deste status quo perverso.

Pessoalmente, conheci Oficial-General das três Forças com cabeça no século XXI. Assim, de cabeça, me recordo de um Gen. Ex., um CA e um Maj. Brig. Mas, dos que conheci, são EXCEÇÕES. Infelizmente.

É o que penso. 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#7 Mensagem por J.Ricardo » Sex Jan 17, 2014 2:46 pm

Não há desculpa para o pessoal das FA ganharem tão mal... se não me engano a PMSP tem mais soldados que o exército e paga melhor, se o governo do estado de SP consegue, pq o GF não ?




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60632
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6359 vezes
Contato:

Re: Oficial do EB revoltado

#8 Mensagem por Túlio » Sex Jan 17, 2014 2:48 pm

O problema está muito acima e além, no meu ponto de vista, do que meros soldos. São muito importantes para resolver a questão mas não são A QUESTÃO! :wink: 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
ernando
Júnior
Júnior
Mensagens: 86
Registrado em: Ter Jul 17, 2007 1:39 pm
Agradeceram: 15 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#9 Mensagem por ernando » Sex Jan 17, 2014 3:33 pm

jumentodonordeste escreveu:Sério que chegamos a esse nível?

Entrar aqui e ler tanto esterco junto, reunido cuidadosamente em um único e mal escrito texto, de uma fonte ideológica, política e que não deixa muito claro se isso que foi escrito é verdadeiro e se quem escreveu existe mesmo.

Já li textos desse site aí que juravam ter avistado uma invasão da Amazônia de um batalhão inteiro do exército americano, coisas bem "fantásticas", no sentido original do termo. Entrevistas com generais que não existiam, coisas estranhas.

Ideologia ocupa na mente política o mesmo espaço que a religião ocupa nos fervorosos, tudo se transforma em dogma e é defendido como tal, da mesma forma estúpida e frágil.

Eu também pensei que fosse mentira. Até porque, está pessimamente escrito para alguém que ocupa o posto de major (atualmente tenente coronel) e que é "formado pelo melhor estabelecimento universitário do país, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)". Todavia, se procurar no Diário oficial da União você encontrará o arquivamento do procedimento aberto contra o autor. A carta é real. Segue abaixo:

Pág. 99. Seção 1. Diário Oficial da União (DOU) de 03 de Maio de 2011

PROTOCOLO N. 1245/2010/DDJ/PGJM

NOTÍCIA-CRIME N. 13.92.2010.2102

PJM BRASÍLIA/DF - 2º OFÍCIO

O 2º Ofício da PJM/DF instaurou a presente Peça de Informação a fim de investigar supostas irregularidades ocorridas no âmbito da Brigada de Operações Especiais, conforme relatado em mensagem eletrônica possivelmente lavrada pelo Tenente-Coronel do Exército FREDERICO RAMOS PEREIRA.

Narra-se que "nem mesmo a Brigada de Operações Especiais, a elite do Exército, escapa da subserviência e frouxidão", e que o Posto de Saúde do Exército, em Goiânia, "vive entregue às traças", com um orçamento que "nem dá para 20 dias de cada mês", porque toda a verba é "engolida" pelo Chefe do Posto de Saúde, o qual seria dono de clínicas particulares (fls. 4/5).

Acresce-se que faltam médicos, mas, nas citadas clínicas, podem ser encontrados vários especialistas "usando uniformes militares" (fl. 5). O denunciante registra, ainda, problemas relacionados a "apadrinhados de comandantes do Forte Apache", os quais se utilizam de vagas dos efetivos das missões de paz, muitas vezes "com a nobre missão de servir cafezinho", e que o "COTER, EME, CCOMSEX, GABCMT, etc não saem de suas salas refrigeradas para qualquer missão sem que sejam depositadas as diárias em suas contascorrentes". Por fim, o noticiante consigna alguns comentários pessoais sobre patriotismo e sobre sua vida particular.

Em atendimento à diligência requerida por parte da ilustre representante do MPM na instância a quo, o Comando Militar do Planalto informou que o Posto Médico da Guarnição de Goiânia vem passando por modificações estruturais e de pessoal e que o Chefe do Posto, o TC JORGE ANTÔNIO PEIXOTO DONATO, trabalha em outras entidades hospitalares no meio civil amparado pela Lei n. 6880/80, motivo pelo qual não há se falar em crime ou transgressão disciplinar neste ponto. Noticiou também que foi instaurado o Inquérito Civil n. 118000001096/200980 no âmbito do Ministério Público Federal, para apurar os mesmos fatos relatados na mensagem eletrônica de que trata os autos (fls. 19/21).

Por sua vez, o Departamento-Geral do Pessoal do Exército informou que o suposto denunciante encontra-se servindo no 25º Batalhão de Infantaria Pára-quedista (fl. 24).

Após a análise das declarações prestadas pelo possível representante (fls. 59/60) e considerando o referido Inquérito, a Promotora de Justiça Militar não vislumbrou a existência de crime militar (fl. 73).

Submetidos os autos ao crivo da CCR/MPM, esta, por unanimidade, confirmou a decisão de arquivamento do Parquet na instância a quo e, quanto aos fatos relacionados a Oficial-General, declinou de sua atribuição em favor da Procuradora-Geral da Justiça Militar (fls. 78/81).

É o relatório. Decido.

Concordo com a manifestação exarada na primeira instância, confirmada pelo Egrégio Órgão Revisor.

Com efeito, todas as conclusões da nobre Promotora no sentido da ausência de indícios de delito militar nos fatos narrados vêm amparadas na documentação juntada aos autos, especialmente nas fls. 19/21 e no Termo de Depoimento prestado pelo Tenente-Coronel FREDERICO RAMOS PEREIRA, acostado às fls. 59/60.

Importante registrar que fatos relacionados às condutas atribuídas ao Tenente-Coronel (Méd.) JORGE ANTÔNIO PEIXOTO NONATO, Chefe do Posto Médico da Guarnição de Goiânia, já foram apreciados no bojo do PIC n. 47-75.2010.2102 (Prot. 1394/10/DDJ), conforme decisão anexa.

Por derradeiro, no que se refere à alegação de irregularidades praticadas pelo General de Exército Francisco Roberto de Albuquerque e por parte de algumas Organizações Militares dirigidas por Oficiais-Generais, entre elas o COTER, EME, CCOMSEX, GABCMT, verifica-se que o representante limitou-se a fornecer dados imprecisos e genéricos, não trazendo qualquer elemento concreto a respeito de eventual prática delituosa.

Assim, neste aspecto, diante da ausência de lastro probatório mínimo, mostra-se inviável, à Chefia do Parquet castrense, a assunção de uma linha séria de investigação.

Pelo exposto, determino o arquivamento do feito.




"A maneira de apreciarmos uma coisa é dizermos a nós próprios que a podemos perder."
G. K. Chesterton
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5239
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 501 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#10 Mensagem por delmar » Sex Jan 17, 2014 6:29 pm

que é "formado pelo melhor estabelecimento universitário do país, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)
Quem disse isto? Nao estou dizendo que o ensino e mau, mas cada universidade tem suas areas de exelencia. Mesmo nas forcas armadas temos o ITA, o Instituto de Engenharia e varios outros. Colocar-se como "o melhor do Brasil" parece-me uma demasia.
Nao sei como esta a situacao agora. Em 1973, durante o governo militar, estudei administracao numa faculdade em Ijui e tinha como colega de curso dois tenentes recem formados pela AMAN. Perguntei do porque deles fazerem logo outro curso superior se recentemente haviam concluido um. A resposta foi de que o MEC, na epoca, nao considerava o curso da AMAN como superior. Era uma vontade do Exercito, na epoca, que nao queria que os formandos, de posse de um diploma de curso superior, desistissem da carreira militar e fossem para a vida civil onde poderiam, talvez, ganhar mais.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#11 Mensagem por Clermont » Sex Jan 17, 2014 7:36 pm

Olha, isto é um desabafo como qualquer outro que todo mundo faz, em todas as profissões, em todos os ambientes. Ele tem repercussão porque é feito por um oficial superior do Exército o que desperta temores num país com a história conturbada de relações entre civis e militares. Quanto as críticas a política interna do Exército (as promoções, as condecorações, a preferência dos oficiais de retaguarda em detrimento dos oficiais combatentes, os "operacionais") podem ser encontradas em muitos exércitos e em muitas épocas, um exemplo é o Exército americano.

Se alguma coisa de útil deva ser retirada disso, é questionar por quê um exército que é acossado por estes problemas (baixa remuneração, alto índice de evasão de pessoal especializado) atualmente, pensa em criar mais batalhões, mais brigadas, mais soldados, mais generais. Também, se há uma tão grande insatisfação com a ida de tropas para as favelas, seria de se perguntar por quê o alto-comando do Exército não declara, de público, que é a favor da supressão do papel do Exército na manutenção da ordem pública, que se cristaliza na expressão de "garantia da lei e da ordem". Da mesma forma, o Exército deveria declarar que é favor do fim do papel das polícias ostensivas estaduais como "reserva do Exército". Eu lembro que, em 1988, quando alguns propuseram tais passos, o Exército fez enorme pressão, de todas as formas, inclusive, com ameaças veladas de "retrocesso" caso tais prerrogativas fossem tiradas da instituição.




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9337
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#12 Mensagem por Brasileiro » Sex Jan 17, 2014 7:39 pm

Túlio escreveu: Mas a questão está longe disso. O êxodo de gente qualificada das FFAA não é de hoje nem fator de somenos importância: é um SINTOMA! As Escolas Militares como um todo - ou seja, incluídas as que estão no corpo da tropa, formando motoristas, mecânicos, especialistas em eletrônica, etc... - não conseguem segurar seu pessoal, que tão logo possa dá no pé para a iniciativa privada. Algo anda errado e já faz tempo, muito tempo, a ponto de dizermos que excede presidente e partido. Novamente: o problema é ENDÓGENO, inerente às FFAA. O poder político apenas ajuda, no sentido que facilita a perpetuação deste status quo perverso.
Túlio, podemos aqui olhar a questão num outro ponto de vista:

-Não acho que seja um "problema" inerente às FFAA. No mercado de trabalho, no mundo inteiro, os trabalhadores em geral não tem permanecido muito tempo no mesmo emprego e o tempo médio num mesmo emprego tem caído em todas as áreas já faz bastante tempo. Casos de pessoas que se dedicam a uma mesma carreira ou emprego tem virado passado, desde o futebol, passando pelas grandes e pequenas corporações.
Hoje em dia uma pessoa se dedicaria a uma carreira pela vida toda somente se isto lhe trouxer vantagens bastante atrativas, mais do que estabilidade. Faz parte do paradigma pós-moderno, ou aquilo que chamam de "modernidade líquida". Uma saída não seria, ao invés de fazer a roda girar para trás, tentar acompanhar esta mudança na sociedade? Há excelentes técnicos, não tenho dúvidas, em telecomunicações, mecânica, desenho industrial, informática e programação, trabalhando na iniciativa privada e que em algum momento mudarão de emprego ou estarão desempregados e a procura. Não sei como outros exércitos lidam com isso (como EUA, Canadá, Israel, Japão, UK...) mas acredito que sejam mais abertos em relações a essas trocas com o mercado. Acho que vale a pena ser pensado.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#13 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 17, 2014 8:46 pm

Túlio escreveu:Mas a questão está longe disso. O êxodo de gente qualificada das FFAA não é de hoje nem fator de somenos importância: é um SINTOMA! As Escolas Militares como um todo - ou seja, incluídas as que estão no corpo da tropa, formando motoristas, mecânicos, especialistas em eletrônica, etc... - não conseguem segurar seu pessoal, que tão logo possa dá no pé para a iniciativa privada. Algo anda errado e já faz tempo, muito tempo, a ponto de dizermos que excede presidente e partido. Novamente: o problema é ENDÓGENO, inerente às FFAA. O poder político apenas ajuda, no sentido que facilita a perpetuação deste status quo perverso.
Concordo com o amigo galdério. O problema é bem por aí mesmo. É institucional, e não apenas pessoal e organizacional.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
general-lee
Avançado
Avançado
Mensagens: 453
Registrado em: Sex Dez 03, 2010 7:49 pm
Agradeceram: 3 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#14 Mensagem por general-lee » Sex Jan 17, 2014 8:46 pm

Depois da criaçâo do ministerio da defesa civil,o generalato Brasileiro ficou com a pulga atras da orelha,e todos sabem do temperamento da Dilmandona,como estâo em fim de carreira nâo querem por a mâo no vespeiro!!!!!!!!!! ,portanto salvem-se quem puder..............sds




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#15 Mensagem por rodrigo » Qua Jan 22, 2014 4:33 pm

Eu nunca entendi o que é que um general, subordinado da presidenta, pode fazer para mudar uma situação salarial/operacional/carreira e etc... Ele é inferior hierárquico do ministro da defesa, nem acesso tem direito ao palácio do planalto, a não ser que seja chamado, então vai fazer o que? Mandar recado dizendo que se não foram atendidas reivindicações pendentes vai dar um golpe de estado? Os comandantes das forças são escolhidos a dedo para não encherem o saco, e tem as respectivas regalias do cargo, o que para a profissão militar, espartana por natureza, corresponde a viver como a família real inglesa. Quem vai se mexer?




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Responder